

O SAR é um Serviço da Arquidiocese de Natal, mantido com recursos de ONG alemã, com atuação há 61 anos nas cidades das paróquias pertencentes à Arquidiocese, hoje presidido pelo Padre Robério Camilo, desenvolve um trabalho de articulação entre a sociedade, através de suas representações ( associações, entidades, cooperativas, etc) e os órgãos e poderes públicos, no sentido de garantir o devido acesso às decisões das políticas públicas nas áreas, social, educativa e de saúde.
Nestes 61 anos o SAR contribuiu efusivamente para criação de cooperativas agrícolas, Escolas radiofônicas, Sindicatos Rurais, Educação Política. Atuou conjuntamente com outros parceiros como FETARN, MST para mediação de Conflitos de Terra. Ariticula junto às associações as escolhas das prioridades nos Oraçamentos Participativos e nas escolas das Políticas Públicas a serem aplicados pelos gestores públicos (estado, municípios).
Em Nova Cruz técnicos do SAR já vem desenvolvendo vários trabalhos, incluindo reuniões periódicas com conselhos municipais, entidades, associações, e poderes públicos, através de seus representantes, atuando dentro de sua missão e objetivos específicos.
Na reunião desta manhã, formaram a mesa diretora dos trabalhos, Padre Robério Camilo, atual Presidente do SAR – Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Nobre, Administrador Paroquial de Nova Cruz, Sérgio Pimentel , Chefe de Gabinete e no ato representando o Prefeito da cidade, Vereador Luiz da Costa Prudêncio, Presidente da Câmara e Vereador Humberto Martins.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Cruz, FUMAC, Conselhos Tutelar e Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes –CMDCA, Articuladores no município para o selo UNICEF, Conselhos Municipais da Saúde, Educação e Assistência Social, e entidades estudantis, além de populares compuseram a assistência.
Padre Robério explicou sobre a atuação do SAR que hoje compõe os municípios de São Pedro, São José do Campestre, Serra Caiada, Passa e Fica, São Tomé, São Paulo do Potengi, Santa Cruz, Santo Antonio e Nova Cruz. Ele conclamou a sociedade Novacruzense para um engajamento de todos no processo de tornar as Políticas Públicas mais participativas.
Padre Edilson reafirmou que há uma grande necessidade da Sociedade Civil organizada através de suas representações se aprofundar nos temas mais importantes nas áreas da saúde, educação e assistência social através de novos encontros, audiências públicas, nas diversas áreas.
Geraldo Pinto, Técnico do SAR que fez a explanação das ações do SAR, também deixou claro que a “população tem de participar das coisas da sua cidade, cobrando, dando opiniões, apontando as prioridades, e SAR está a disposição da sociedade para orientações neste sentido.
Em seguida, foi facultada a palavra aos presentes, onde se abriu um debate sobre as atuações das entidades ali presentes e suas responsabilidades como articuladoras no processo da aplicação das políticas públicas no município.
Várias outras reuniões serão realizadas neste ano. Dentro do cronograma, as reuniões Regionais ( do agreste) serão as seguintes: 21 de Maio em Santo Antonio. Dia 16 de Julho em Passa e Fica e dia 08 de Setembro em Nova Cruz.
INFORMAÇÕES OU CONTATOS COM O SAR:
Av. Floriano Peixoto 674, Tirol, Natal - Fone 84 - 3615-2800
E-mail: sar@arquidiocesenatal.ogr.br
(Matéria PASCOM / Fotos Claudio Lima Pascom)
Nesta semana o Colégio de Nossa Senhora do Carmo de Nova Cruz, vive os último eventos alusivos aos 70 anos de fundação. A equipe da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz fez uma entrevista com a diretora do Colégio CNSC, Irmã Espedita Valério (foto). Ela fala sobre os 70 anos do CNSC e deixa uma mensagem para alunos e ex-alunos. O Colégio foi fundado em 19 de abril de 1941 e é administrada pelas Irmãs Nossa Senhora do Bom Conselho. Confira baixo:
Autoridades do Município, representantes da Sociedade Civil organizada e a população em geral estão convidados para participarem do evento.
CONHEÇA UM POUCO DO SAR
O Serviço de Assistência Rural – SAR nos seus 61 anos possui um legado histórico que coincide com a própria organização, luta e conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras, no campo e na cidade, do Rio Grande do Norte, nas áreas do cooperativismo, sindicalismo, luta pela terra, educação política, controle social das políticas públicas, entre outras. Nessas seis décadas, o SAR construiu uma história pautada pelos princípios cristãos de justiça, solidariedade, respeito à vida e amor ao próximo, segundo a Doutrina Social da Igreja, além dos princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. A coerência com que tem assumido esses princípios na sua prática sócio-educativa credibilizou o SAR perante as comunidades rurais e urbanas, homens e mulheres, da Igreja Católica ou de outros segmentos da sociedade, demandando a continuidade e adequação de suas ações, em cada conjuntura vivenciada no processo sócio-histórico.
(Informação da Arqudiocese)
Um grupo de alunos da Escola Diaconal Santo Estevão, Núcleo de Santa Cruz, receberá os Ministérios de Leitor e Acólito, dia 27 deste mês, às 19 horas, na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macedo, concelebrados por diversos Padres das Regiões do Agreste e Trairí do estado.
Receberão os ministérios os candidatos ao diaconato permanente: Emanoel Araújo Costa, Evanoel Fernandes da Silva, Francisco Nelson Gomes, Geraldo José de Paiva, Jário Hélio do Nascimento, João Aparecido Ribeiro de Lima, José Jeová dos Santos Júnior, José Rogério Sobrinho e Manoel Cícero Batista Silva.
Ficou isolado em uma gruta de difícil acesso onde hoje existe um mosteiro construido em sua homenagem. Durante sua estadia neste mosteiro teve muitos embates com o inimigo. Quando percebeu que suas forças estavam esvaindo-se, retirou sua roupa e atirou-se sobre uma roseira que alí estava. Claro que as feridas provocadas pelos espinhos, muito dolorosas fizeram com que aquela tentação abandonasse sua mente!
O Santo Varão foi convidado a assumir a vaga de um abade que acabara de morrer em um mosteiro próximo de onde ele estava.
Muitos foram os combates e milagres feitos por este santo que modificou a conduta de todos os mosteiros, mudança necessária na sua época. Por este motivo, até os dias de hoje ele é considerado o patriarca dos mosteiros. Também pelos combates que ele venceu é invocado, através da oração da medalha, quando é necessário combater o inimigo!
(Fonte: Vaticano)
O Pe. Mário Gomes, toma posse hoje da nova Paróquia da Arquidiocese de Natal. Nesta noite de segunda-feira, 25, o Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá a missa em que criará a Paróquia de São Bento, formada pelas cidades de Serra de São Bentoe e Monte das Gameleiras. A partir de agora a Arquidiocese de Natal passará a contar com um total de 80 paróquias e seis áreas pastorais.
Segundo relatos históricos, Serra de São Bento já foi paróquia lá pelos idos de 1800. Perdeu o título e foi anexada à Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. Em 2009, Dom Matias desmembrou Serra de São Bento e Monte das Gameleiras das paróquias de Nova Cruz e São José de Campestre, respectivamente, criando a Área Pastoral de São Bento Abade. A criação da Área Pastoral se deu no dia 15 de junho de 2009.