sexta-feira, 29 de julho de 2011

Hora da Família 2011 discute “Família, Pessoa e Sociedade”



Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Hora da Família”.

Este evento, que está em sua 15ª edição é promovido desde 1992 e acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional. Este ano, o tema do encontro é “Família, Pessoa e Sociedade”.

Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.

Segundo dom Petrini, a Hora da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini.

Segundo o subsídio da Hora da Família 2011, os participantes do evento pretendem externar publicamente o seu apreço à família.

“O papa bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano. Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém, com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e de insegurança”, disse o arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, dom Orlando Brandes, na apresentação do subsídio. Dom Orlando foi presidente da Comissão até maio desse ano.

Além da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, o interessado em adquirir o subsídio pode acessar o site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, no endereço www.cnpf.org.br ou no telefone: (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material também pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz faz parceria e realizará festival de prêmios





A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Crruz em parceira com a 107 FM realizarão Festival de Prêmios dia 21 de agosto, em frente a praça de São Sebastião, a partir das 16h. Serão 9 prêmios em 5 chamadas e no último prêmio será sorteado uma moto Pop 100, 0 KM. As cartelas já estão a venda ao preço de R$ 10,00, com os membros das pastorais e na 107 FM. Antes e durante o festival teremos show com música ao vivo. Confira os prêmios:

1º Prêmio: Um Forno microondas e um liquidificador

2º Prêmio: Um Fogão 4 bocas e uma panela de pressão

3º Prêmio: Uma bicicleta e um aparelho MP3

4º Prêmio: Uma maquina de lavar roupa e um ferro elétrico

5º Prêmio: Uma moto Pop 100 Honda e um capacete



Foto: Moto Pop 100

8° Zonal realiza Encontrão do Povo de Deus

Encontrão realizado em 2010, em Nova Cruz

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antônio, sediará o Encontrão do Povo de Deus, do 8° Zonal, dia 7 de agosto, a partir das 7h30, na quadra de esportes do CAIC. O encontro terá como tema: “Igreja, compromisso missionário”, e como lema: “Ide e anunciai a todos”.

A programação iniciará com uma palavra de acolhida do vigário paroquial de Santo Antônio, Pe. José Adelson Rodrigues. Depois, haverá show-palestra com a dupla Léia e Sônia, e apresentações culturais feitas pelas paróquias de Nossa Senhora das Dores, de Brejinho; Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre, e Nossa Senhora de Fátima, de Passa e Fica.

O Encontro será encerrado às 11h, com missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Dia do Padre será comemorado com reflexão

Grupo de padres da Arquidiocese de Natal
Foto: Pe. Edilson Nobre


A Arquidiocese de Natal comemorará o Dia do Padre, dia 8 de agosto, na Granja do Clero, em Emaús. A programação iniciará às 10 horas, com uma reflexão baseada no subsídio preparado para o próximo Encontro Nacional dos Presbíteros, que é: “A identidade e a espiritualidade do presbítero no processo de mudança de época”.

O texto, de autoria de de J.B. Libânio, está dividido em cinco capítulos, que abordam os seguintes temas: situação da problemática, conceituação de identidade, conceito de espiritualidade, análise crítica e perspectivas pastorais. O subsídio está disponível no site da Arquidiocese de Natal: www.arquidiocesedenatal.org.br. Após a reflexão, os padres terão um momento de confraternização.

Fonte: site Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dom Matias ordena cinco novos diáconos

Shirleno Sharlisson de Oliveira

A Arquidiocese de Natal, a partir de agosto, passará a contar com cinco novos diáconos. O grupo é formado por três seminaristas do Seminário de São Pedro, Marcelo de Araújo Cunha, Marcos Roberto do Nascimento e Shirleno Sharlisson de Oliveira (foto), e por dois religiosos da Associação Pública de Fiéis Filhos de Sant’Ana, Antônio Almeida de Oliveira e José Charles da Silva. Todos são ex-alunos do Seminário de São Pedro e, atualmente, realizam estágio pastoral em paróquias da Arquidiocese e em obras sociais e de apostolado dos Filhos de Sant’Ana, no caso dos religiosos.

A celebração de ordenação acontecerá dia 8 de agosto, na Catedral Metropolitana, às 17h, sob a presidência do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Após ordenados, os novos diáconos continuarão realizando estágio pastoral, enquanto se preparam para a ordenação sacerdotal. O diácono Marcelo permanece na Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Várzea; Diác. Marcos, irá para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba; Diác. Shirleno, para Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Canguaretama; e os diáconos Antônio e José Charles permanecerão na comunidade Guarapes, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, em Felipe Camarão.

Fonte: site arquidiocese de Natal

Ministerio para Famílias reuniu casais


Os casais do Ministerio para as Famílias da RCC da paróquia de Nova Cruz participaram de reunião na noite de quarta-feira, 27. Na ocasião foram realizados dinamicas, oração e momentos de louvor. Os casais estão participando de reuniões quinzanais, em suas residencias. Na noite desta quinta-feira, a RCC realizará mais momento de adoração ao Santissimo Sacramento na Igreja Matriz, a partir das 19h.


Aprofundamento do ECC foi adiado



A equipe dirigente do Os casais ECC- Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia de Nova Cruz, comunica que o aprofundamento marcado para acontecer dia 31 deste mês, no Centro Pastoral do Catolé, foi ADIADO PARA O DIA 28 DE AGOSTO. A equipe comunica ainda que no dia 30 de agosto será realizado a missa do ECC e nos dias 02, 03 e 04 de setembro, será realizado o encontrão do ECC.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Encontrão da Juventude acontecerá dia 30



A Pastoral da Juventude PJ, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realizará o I ENCONTRÃO DA JUVENTUDE, dia 30 de Julho, durante todo o dia, no Centro Pastoral do Catolé. O Evento idealizado pelo Padre Janilson Macedo, atual Vigário Paroquial de Nova Cruz, tem o objetivo de capacitar as lideranças juvenis que atuam nos Grupos de Jovens e fortalecer o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Juventude.


A assessoria do Encontrão será feita pelo Padre Mário Gomes, articulador da Juventude no VIII Zonal da Arquidiocese de Natal, e por membros da PJ de Natal e de Nova Cruz. Segundo os organizadores, será instituída uma taxa simbólica de R$ 5,00 (cinco Reais) para as despesas com a alimentação.

Todas as igrejas de Madri tocarão seus sinos quando o Papa chegar

Dom César Franco, Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador geral da JMJ 2011

Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, Dom César Franco, enviou uma carta aos párocos e reitores de todas as igrejas madrilenhas na qual solicitou que toquem os sinos de suas igrejas quando aterrissar o Papa Bento XVI em Madri no dia 18 de agosto.

Esta iniciativa, que se enquadra no programa de ambientação cidadã da Jornada, tem como objetivo informar a toda a província eclesiástica de Madri que o avião do Papa tocou terras espanholas, momento que ocorrerá perto das 12h da quinta-feira, 18 de agosto.

A ideia, conforme explica Dom Franco na carta, consiste em fazer um repique de sinos simultâneo em todas as igrejas da diocese de Madri.

Concretamente, aponta que aquelas paróquias que tenham o sistema computadorizado toquem os sinos festivamente e que as que não o tenham, o façam de forma manual, durante cinco minutos.

Desta forma, todas aquelas pessoas que não possam receber o Santo Padre no aeroporto de Barajas, saberão que ele já chegou.

Além disso, Dom César Franco pretende com este gesto demonstrar a Bento XVI o carinho e agradecimento da Igreja em Madri ao mesmo tempo que dar um tom festivo ao evento desde o começo.

Fonte: Cançao Nova noticias

ECC realizará aprofundamento

alguns casais do ECC

Os casais que participaram do ECC- Encontro de Casais com Cristo, da Paróquia de Nova Cruz, participam de um aprofundamento, no Centro Pastoral do Catolé, dia 31, a partir das 8 horas. O aprofundamento tem como objetivo preparar todos os casais para o encontrão que acontecerá em agosto.

Os casais estão participando ativamente da pós-encontro realizado quinzenalmente no salão do ECC, que fica localizado próximo a Igreja Matriz.

Estão abertas inscrições para Crisma de adultos


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz abre inscrições para adultos que desejam receber o Sacramento da Crisma. As inscrições podem ser feita na secretaria paroquial, na Igreja de São Sebastião ou com a coordenadora da Crisma para adultos, Maria do Rozário Lapenda. A formação vai de agosto a dezembro.

Desde 2009 que a Paróquia de Nova Cruz vem realizando o processo de formação para adultos que ainda nao receberam este sacramento da Igreja.

Foto: Celebração da Crisma realizado em 2010

Papa Bento XVI lança Mensagem para a Jornada Mundial da Juventude de Madri 2011



Queridos amigos!

Penso com frequência na Jornada Mundial da Juventude de Sidney de 2008. Lá vivemos uma grande festa da fé, durante a qual o Espírito de Deus agiu com força, criando uma comunhão intensa entre os participantes, que vieram de todas as partes do mundo. Aquele encontro, assim como os precedentes, deu frutos abundantes na vida de numerosos jovens e de toda a Igreja. Agora, o nosso olhar dirige-se para a próxima Jornada Mundial da Juventude, que terá lugar em Madrid em Agosto de 2011. Já em 1989, poucos meses antes da histórica derrocada do Muro de Berlim, a peregrinação dos jovens fez etapa na Espanha, em Santiago de Compostela. Agora, num momento em que a Europa tem grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs, marcamos encontro em Madrid, com o tema: «Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2, 7). Por conseguinte, convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal.

E gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem n’Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós.

Acesse o link abaixo e veja a mensagem completa:

http://www.jovensconectados.org.br/jmj/97-noticias-jmj/566-mensagem-do-papa-bento-xvi-para-a-jornada-mundial-da-juventude-de-madri-2011#.Ti65fvT5Yps.tweet

Fonte: site jovens conectado

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Crianças da Catequese e membros da Pastoral da Saúde participam de retiros

As crianças no Retiro

Um total de 140 crianças que se preparam para receber o Sacramento da Primeira Comunhão participaram de um retiro na manhã de domingo, 24, no Centro Pastoral do Catolé. O retiro teve inicio com a Adoração ao Santissimo Sacramento. Logo após foi realizado a leitura orante do Evangelho. Essas crianças receberão o Sacramento da Primeira Eucaristia em dezembro, nos festejos em homenagem a Padroeira, a Imaculada Conceição.

Equipe da Pastoral da Saúde

Também no domingo, 24, membros da Pastoral da saúde da Paroquia de Nova Cruz, participaram de retiro, na capela SantoExperdito. O retiro foi assessorado pelo Seminarista Chirleno Sharlisson, que abordou a Espiritualidade da Pastoral da saúde e dirigiu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Catequese faz inovação na missa com as crianças




A Pastoral da Catequese da Paroquia de Nova Cruz está inovando na missa com as crianças. A novidade consta de um momento com animação, historinha sobre o evangelho do dia, e preparação para a celebração Eucaristica, antes do início da Missa. A missa com as crianças acontece todo domingo, às 17, na Igreja de São Sebastião. Segundo as Catequistas essa atividade pré missa, faz com que as crianças se concentrem mais nas missas e desta forma assimilem com melhor desempenho a mensagem do Evangelho e a homilia do Padre celebrante. A inovação teve inicio neste mês e vai acontecer todos os domingos, com apresentações teatrais, encenação do evangelho e ensaios das musicas que serão cantadas na missa.