sábado, 9 de janeiro de 2010

Paróquia divulga programação da festa de São Sebastião

Igreja de São Sebastião, em Nova Cruz, pronta para a festa


Fiéis devotos participaram da festa em 2009





A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga a progromação da tradicional festa de Sao Sebastião 2010, com o tema: Eucaristia, fonte e ápice da vida e da missão da Igreja, no período de 11 a 20 deste mês.

A abertura acontece segunda-feira, dia 11, com celebração eucarística, às 19 horas, presidida pelo administrador paroquial Pe. Edilson Nobre, com entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus, seguido de hasteamento das bandeiras. Durante os dias festivos acontecerão, diariamente, caminhadas penitenciais, às 5 horas, seguido da recitação do oficio de Nossa Senhora e celebração da novena na Igreja de São Sebastião, às 19 horas, cada noite com participação de sacerdotes da Arquidiocese de Natal que presidirá a santa missa e fará a pregação.

No dia 15, às 9 horas, acontecerá a missa dos Enfermos; dia 17 casamentos comunitários, às 9h30 e dia 18, às 9 horas, missa dos feirantes, seguido de batizados, todos na igreja de São Sebastião. A programação sócio-cultural acontecerá no período de 16 a 19, com barraca, quermesse e atrações musicais, após a novena, em frente à Igreja de São Sebastião.

A festa será encerrada dia 20, dia de São Sebastião e feriado municipal, em Nova Cruz, com procissão, às 16 horas, seguido da santa missa presidida pelo Vigário Geral, Pe. Aerton Sales (foto), concelebrada pelos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto. Na procissão de encerramento uma multidão de fiéis devotos de São Sebastião, acompanha e conduz a imagem por várias ruas do bairro.

Nova Cruz constrói capela

Terreno onde será constuída a capela Mãe Peregrina
Foto: Flavio Luiz

A paróquia de Nova Cruz inicia neste sábado, 9, a construção de mais uma capela, esta será construída no bairro planalto. O Pe. Edilson apresentou no último dia 4 de janeiro a planta da capela aos moradores da comunidade, deste então ficou marcado para hoje dia 9, iniciar a preparar o alicerce para construção.


A capela do bairro planalto será construída na Rua Maria Felismina da Conceição, próximo a torre da Rádio Agreste FM, e contam com o apoio dos moradores do bairro que irão fazer mutirão para construir e também de entidades e fiéis devotos que vão ajudar na obra, com doação de material.

O bairro Planalto tem como padroeira Mãe Rainha três vezes Admirável, conhecida popularmente como Mãe Peregrina, cuja capela receberá o nome da Santa. No ano passado foi realizado a primeira festa da padroeira, onde os recursos arrecadados foram destinado a construção da capela. O terreno da capela foi doado pelo casal João Segundo e Ceiça.

Paróquia de Nova Cruz realiza assembleia pastoral

Participantes da Assembleia realizado em Nova Cruz, em 2008

Religiosas, coordenadores das pastorais, movimentos e serviços e também representantes das comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz se reunirão dias 9 e 10 de janeiro, no Centro Pastoral do Catolé para assembleia Pastoral Paroquial. A abertura terá início às 14 horas deste sábado e terminará no domingo ao meio-dia.


A programação do sábado consta de acolhida, seguido da apresentação do projeto pastoral arquidiocesano, apresentação do perfil pastoral da paróquia e da região Agreste, Trairi e Potengi. À noite haverá um momento de espiritualidade, dirigida pelo Pe. Edilson Nobre.
No domingo a assembléia terá início às 7h30 com a celebração eucarística na capela Santa Maria Goretti, logo após no Centro Pastoral, será apresentado o calendário de atividades da diocese, do zonal e da paróquia, em seguida as pastorais e comunidades apresentarão as ações para 2010 e depois o Pe. Edilson apresenta os setores da paróquia.

A assembléia de Nova Cruz será assessorada pelos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto, as religiosas Filhas do Amor Divino, Ir. Maria Aparecida e Eulália Batista, pelo articulador paroquial João Germano e do coordenador da pascom, Flavio Luiz.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Primeira etapa de curso de comunicação acontece na diocese de Parnaíba


Entre os dias 11 e 23 de janeiro começa em Parnaíba (PI) a primeira etapa do curso de educação para a comunicação: uma abordagem teórico-prática. A formação é promovida pela Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da CNBB.

De acordo com a assessora da Comissão, irmã Elide Fogolari, o objetivo do curso é oferecer conteúdos teóricos e práticos para gestores sociais envolvidos com o trabalho da comunicação na Igreja. A primeira etapa do curso será realizada na próxima semana [11 a 23]. A segunda só acontecerá em janeiro de 2011. Irmã Elide acrescenta ainda que “entender a comunicação, seus processos e meios, é fundamental para que construamos sujeitos conscientes de sua história, portanto, conscientes de seu papel social e de evangelização para anunciar a boa nova de Jesus Cristo a todos”.

O curso foi solicitado pelo bispo da diocese de Parnaíba, dom Alfredo Schaffler para capacitar os seminaristas, sacerdotes e leigos que atuam nas diversas pastorais da Igreja. O Setor de Comunicação Social da CNBB organizou e irá coordenar essa primeira etapa para que os participantes possam se capacitar no sentido teórico e prático da comunicação.

Para dom Alfredo, “o trabalho pastoral está intrínseco nos processos comunicacionais contemporâneos, o que faz com que os agentes envolvidos nesse trabalho estejam aptos para enfrentar os desafios que a sociedade contemporânea nos apresenta”.

Fonte: www.cnbb.org.br

A caminho do 13º Encontro Nacional de Presbíteros



Itaici, município de Indaiatuba (SP) vai sediar, de 3 a 9 de fevereiro, o 13º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP). O encontro, que acontece a cada dois anos, deve reunir este ano aproximadamente 400 padres de todo o Brasil.

2010 é um ano especial para o encontro, isso porque será comemorado os 25 anos do ENP. Para celebrar a data, os organizadores do encontro escolheram o tema “ENPs, 25 anos celebrando e fortalecendo a comunhão presbiteral” e o lema “Eu me consagro por eles” (Jo 17,19a).

O assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, padre Reginaldo de Lima antecipou o que será tratado na 13ª edição do ENP. “Durante o encontro os presbíteros vão recordar os temas que foram estudados e refletidos ao longo destes 25 anos. Os chamados temas transversais serão acompanhados de reflexão sobre o presbítero elementar, ou seja, diante de inúmeras atividades, o que é realmente elementar na figura do presbítero, para que ele exerça seu ministério na ‘Fidelidade de Cristo, fidelidade do Sacerdote”’.

O assessor também comentou o tema central do ENP. “O ponto central deste 13° Encontro Nacional de Presbíteros é o Ano Sacerdotal. Assim refletiremos como aprofundar ainda mais a espiritualidade dos presbíteros em todo o país. Também serve para articular, trocar experiências e idéias entre si, mostrando a singularidade e ao mesmo tempo a pluralidade de cada diocese ali representada por seus delegados. Ao final do encontro, é característico o envio de uma carta aberta aos presbíteros”, sublinhou.

Durante o 13º ENP o cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Cardeal Scherer orientará um retiro e os presbíteros farão uma peregrinação ao Santuário de Aparecida, no dia 6 de fevereiro. No mesmo dia, o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, presidirá uma missa às 9h. Para essa concelebração são convidados todos os presbíteros, de modo especial os das dioceses mais próximas de Aparecida.

Fonte: www.cnbb.org.br

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Seminarista natalense se ordenará em Roma

O seminarista César Luiz Lima de Morais (foto ao lado), da Arquidiocese de Natal, atualmente estudando no Pontifício Colegio Internacional Maria Mater Ecclesiae, de Roma, será ordenado Diácono, no dia 9 de janeiro, na Basílica Papal de São Pedro, em Roma. O Bispo ordenante é Dom Mauro Piacenza, atual Secretário da Congregação para o Clero. César Luiz ingressou no Seminário de São Pedro em fevereiro de 2002.

Quatro anos depois, em agosto de 2006, ele viajou para concluir o curso de Teologia (bacharelado) e, em seguida, fazer Mestrado em Teologia Moral, com especialização em Moral Familiar e Sexual. Atualmente, cursa o segundo ano do Mestrado, que deverá concluir em junho de 2010. “A minha previsão é retornar à Arquidiocese de Natal no mês de julho, ou seja, logo após concluir o curso”, comenta César.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Paróquia promove “Missão Veraneio”

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta


No território da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, de Nísia Floresta, há várias praias que, neste período do ano, ficam “habitadas” por turistas ou mesmo por potiguares que vão veranear. São pessoas que circulam pelas praias de Pirangi do Sul, Búzios, Barra de Tabatinga, Camurupim e Barreta. Pensando em melhor atender aos veranistas, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, Pe. Inácio Henrique Teixeira, idealizou um projeto, intitulado “Missão Veraneio”, realizado há sete anos.

Este ano, o Projeto teve início no último dia 3, e estende por todo mês de janeiro, com a celebração de missas, todos os domingos, nas capelas, nos seguintes horários: Barra de Tabatinga, às 8h; Barreta, às 9h30; Camurupim, às 16h, e Búzios, às 17h30.

Segundo o pároco, Pe. Inácio Henrique, no dia 31 de janeiro, a partir das 15 horas, será realizado o Louvor Fest, pelo terceiro ano consecutivo. A animação será do Ministério de Música Luz Divina, da cidade de Nísia Floresta.

Fonte: www.arquidiocesedental.org.br

Comissão de Segurança do 16º Congresso Eucarístico Nacional anuncia andamentos dos trabalhos

Sob coordenação do vigário geral do Ordinariado Militar e pároco da paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito, em Brasília, padre Julio Cesar Mônaco, a Comissão de Segurança do 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), que acontece na Capital Federal, de 13 a 16 de maio, apresenta o esquema de segurança e anuncia que todas as solicitações dos órgãos competentes estão sendo realizadas.

O trabalho inicial foi descrever todos os acontecimentos que serão realizados entre os dias 13 e 16, logo após o detalhamento de todas as atividades do CEN para apresentar as necessidades de apoio. “Em cada local – Esplanada dos Ministérios, Complexo Cultural da República, Centro de Convenções, Ginásio Nilson Nelson e a paróquia Nossa Senhora do Lago – Lago Sul, pedimos que a Polícia Militar (PM) do Distrito Federal e o Departamento de Trânsito (Detran) estejam presentes com o número efetivo próprio”, explica padre Julio Cesar Mônaco.

Outra preocupação é a segurança civil. A Polícia Militar ficará responsável pela segurança ostensiva. O Corpo de Bombeiros também estarão previstos. O coordenador da Comissão de Segurança comenta que este tipo de auxílio é necessário em qualquer evento de grande porte e que a pedido da Secretaria de Segurança, será determinado o número desses profissionais para atender às emergências.

Quanto à segurança do Legado Pontifício, há duas estratégias sendo elaboradas. O chanceler do Ordinariado Militar, José Carlos de Medeiros, explica como será feita. “Temos duas opções que ainda não foram definidas. A primeira com desembarque em São Paulo ou no Rio de Janeiro; a Infraero assume a recepção e logo após a força aérea conduz para a base militar para a chegada em Brasília. E a segunda opção é o vôo direto para Brasília, assim a segurança seria de responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública com toda a estrutura de transporte, batedores e a própria segurança até a Nunciatura, que está responsável pela recepção e hospedagem”. Todos os deslocamentos do legado pontifício em Brasília serão acompanhados da respectiva segurança.

Fonte: www.cnbb.org.br

Padres natalenses participarão de Curso na Terra Santa

Pe. Júlio César participaráo do curso



Os padres Júlio César Souza Cavalcante, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal, e José Valquimar Nogueira do Nascimento (foto ao lado),ex-reitor do Seminário de São Pedro, atual secretário do Cardeal Dom Eugênio Sales, participarão do Curso de Renovação Espiritual para Sacerdotes, no período de 18 de janeiro a 6 de fevereiro, em Jerusalém.

Curso é organizado pela Congregação Pontifícia para o Clero, pelo Instituto Notre Dame, de Jerusalém, e pelo Instituto Sacerdos. Durante o período, os participantes farão adoração eucarística, celebrarão a eucaristia, renovação das promessas batismais e sacerdotais, e realizarão estudos espirituais pessoais. Além disso, o Curso também prevê visitas a lugares santos como Jerusalém, Belém, Cesarea, Nazaré, Caná e Cafarnaum, e contatos com comunidades cristãs locais.

O Curso de Renovação Espiritual para Sacerdotes é oferecido duas vezes por ano. Desde 2007, 13 padres da Arquidiocese de Natal já participaram.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2,2 milhões de peregrinos com o Papa em 2009



O Vaticano revelou que 2,24 milhões de peregrinos estiveram com o Papa em 2009, nas audiências gerais e nos encontros que tiveram lugar no pequeno Estado ou em Castel Gandolfo. O número é sensivelmente igual ao de 2008 (2,21 milhões de pessoas). Os dados recolhidos pela prefeitura da Casa Pontifícia dizem respeito a 44 audiências gerais, celebrações litúrgicas, audiências especiais e ao Ângelus. Este último momento foi o que reuniu mais fiéis, num total de 1,12 milhões. Abril foi o mês com maior afluência de peregrinos: 350 mil.

Quanto às celebrações litúrgicas, congregaram 470 mil pessoas, particularmente em abril (187 mil), mês em que decorreu a canonização de Nuno Álvares Pereira e outros quatro santos. Nas audiências gerais houve 537 500 pessoas, tanto na Praça de São Pedro como na sala Paulo VI.



Também abril foi o mês em que se registraram mais peregrinos para este encontro semanal: 130 mil pessoas. Por último, as audiências especiais registram 115 mil participantes, número que em 2008 tinha sido de 226 mil. Estes números não incluem os dados das três viagens do Papa ao estrangeiro (Angola e Camarões, Terra Santa e República Checa) nem das cinco dentro da Itália ou às paróquias de Roma.

Fonte: http://www.cancaonova.com.br/

Papa nomeia Bispo para o Brasil



O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 6, dom Sebastião Bandeira Coelho (foto), 50 anos, para assumir a diocese de Coroatá (MA), como bispo coadjutor. O pontífice atendeu ao pedido de dom Reinaldo Pünder, de poder contar com a colaboração de um coadjutor. Até então, dom Sebastião Bandeira era bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus (AM).
Dom Sebastião Bandeira

Nascido em Riachão (MA), dom Sebastião, foi nomeado bispo em 22 de dezembro de 2004, ordenado em 12 de março de 2005 e desde 18 de março de 2005 é auxiliar na arquidiocese de Manaus, onde era responsável pela Dimensão Bíblico-Catequética, no Regional Norte 1 da CNBB [Roraima e parte do Amazonas]. Seus estudos filosóficos e teológicos foram feitos no Instituto de Ciências Religiosas de Fortaleza (CE). Seu mestrado em Teologia Dogmática foi feito entre os anos 1997 a 1998, na Universidade Gregoriana de Roma. Seu lema episcopal é “Comunhão e Esperança”.


Fomte:www.cnbb.org.br

Autoconfiança exagerada desvia do caminho de Deus, afirma Bento XVI


A autoconfiança exagerada e a pretensão de conhecer perfeitamente tudo o que acontece no mundo são os principais motivos que levam as pessoas a se perder do caminho indicado por Jesus.


O Papa Bento XVI apontou esses e outros perigos para a fé dos cristãos na Homilia que pronunciou durante a Santa Missa da Solenidade da Epifania, comemorada nesta quarta-feira, 6. O Pontífice presidiu a celebração na Basílica de São Pedro, às 10 horas (em Roma - 7 horas em Brasília) .
Ao falar sobre quem mantém os olhos e o coração fechados para Deus, o Santo Padre também disse:
"São seguros da ideia que fazem do mundo e não se deixam mais questionar pela aventura íntima de um Deus que deseja conhecê-los. Colocam a sua confiança mais em si mesmo que n'Ele e não acreditam que seja possível que Deus seja tão grande a ponto de se fazer pequeno, de se fazer próximo a nós".


Bento XVI também afirmou que, embora haja muitos adeptos, o número de crentes em Jesus Cristo parecem ser sempre poucos.
"Muitos viram a estrela, mas poucos têm entendido a mensagem. [...] O que falta é a humildade genuína, que sabe se submeter àquilo que é maior, mas também a coragem autêntica, que leva a crer n'Aquele que é verdadeiramente grande, embora ele se manifeste em um Menino indefeso".


Fonte: www.cancaonova.com.br

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Santuário Nacional se mobiliza por vítimas das enchentes em São Paulo


O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, inicia uma campanha em solidariedade às vítimas das enchentes de São Luiz do Paraitinga (SP). Serão enviados para a cidade três carregamentos de mantimentos, com previsão de saída do primeiro às 15h de hoje, dia 5. Serão arrecadadas cestas básicas, velas, roupas e água potável.


A campanha terá duração de duas semanas. E há a possibilidade de que mais dois carregamentos sigam com as doações para São Luiz na segunda-feira, 11, e no dia 18.
Junto com as doações, o Santuário enviará todas as doações de alimentos que são feitas diariamente pelos romeiros e devotos de Nossa Senhora Aparecida.
“Habitualmente recebemos no Santuário Nacional, doações de devotos da Mãe Aparecida, fruto de promessas e agradecimentos pela intercessão de Maria Santíssima. Esse material, que durante todo o ano repassamos às entidades assistenciais do município, será, nas próximas duas semanas, somado àquele que também doado pelas pessoas da cidade”, explicou o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli.

Os interessados podem trazer suas doações e entregá-las na Tribuna Papa Bento XVI (em frente a Basílica), durante todos os dias, até o dia 18 de janeiro, no horário das 8h às 17h, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Fonte: www.cnbb.org.br

Ceará-Mirim recebe novo padre

Fiéis católicos participarão da posse do Pe. Bianor, na Igreja Matriz



A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, terá novo Administrador Paroquial a partir de hoje, 5 de janeiro. O Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior será empossado pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, às 19 horas, com missa, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A posse contará com a participação de fiéis, agentes pastorais, padres e autoridades da cidade. Antes da missa os fiéis acolherão o Pe. Bianor na entrada da cidade e em seguida acontecerá uma caminhada até a Igreja Matriz.

Amanhã, dia 06, várias caravanas partem de Ceará-Mirim com destino a Macaíba para prestigiar a posse do Padre Francisco de Assis de Melo Barbosa como novo administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição naquela cidade. Há 12 anos o Pe. Assis, recém-ordenado, chegava a Ceará-Mirim.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Paróquia de Nova Cruz prepara festa de São Sebastião


Já está definida a programação religiosa da festa de São Sebastião, padroeiro de um dos bairro mais populosos de Nova Cruz. A festa terá início dia 11 deste mês, com missa solene e hasteamento das bandeiras.


No período de 11 a 20 acontecerá uma vasta programação religiosa e social em homenagem ao santo padroeiro. No último dia 2 de janeiro, aconteceu uma reunião com membros da equipe organizadora da festa (que esse ano será dos casais Pedro e Cleide e Nildo e Erica) e representantes da diversas
pastorais e dos padres Edilson e Iranildo. A próxima reunião acontecerá quarta-feira, 6, na Igreja de São Sebastião, a parti das 19h30.
Em preparação para a festa de São Sebastião a Igreja do bairro, que tem o nome do santo, está sendo pintado, os trabalhos começaram no final de dezembro de 2009, e para concluir além da pintura, serão colocados os vitrais. A festa de São Sebastião em Nova Cruz é exclussivamenta organizada pela Paróquia.
A programação sócio-cultural da festa vai acontecer no período de 16 a 20 de janeiro com quermesse e atrações musicais.


A reunião com a equipe organizadora da festa


Fotos:Flavio luiz

A pintura da Igreja





Arquidiocese de Natal lança vídeodocumentário

Capa do vídeodocumentário


Um resumo da história da centenária Diocese de Natal é o conteúdo do vídeodocumentário, produzido pela Pastoral da Comunicação Arquidiocesana. O documentário traz informações desde o início da colonização no Rio Grande do Norte, contadas pelo Mons. Francisco de Assis Pereira e pela Irmã Vilma Lúcia, FDC. Depois, apresenta os bispos que administraram a Diocese e os fatos que marcaram seus respectivos governos. Um destaque é dado ao Movimento de Natal, cuja efervescência aconteceu nas décadas de 50 e 60. Sobre este tema, o vídeo traz entrevista com o Cardeal Dom Eugênio Sales, e depoimentos de pessoas que viveram as ações do Movimento. Tem, também, relatos de Dom Heitor de Araújo Sales e do atual Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo.

A produção e roteiro do vídeodocumentário é do jornalista Atahan Solon, coordenador da Pascom na Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, e de Cacilda Medeiros e do Diácono José Bezerra, da coordenação arquidiocesasna da Pascom. “É um resgate de fatos e ações que marcaram, fortemente, a história da Diocese de Natal, nesses cem anos de caminhada. É uma peça preciosa, que deve fazer parte dos arquivos de todas as paróquias da Arquidiocese de Natal”, recomenda o Diác. José Bezerra.

O lançamento do vídeo aconteceu no dia 25 de dezembro, por ocasião do abertura do primeiro Congresso Eucarístico Missionário, nas comemorações dos cem anos de criação da Diocese. O produto pode ser adquirido na sala da Pastoral da Comunicação, no Centro Pastoral Pio X, subsolo da Catedral, ao preço de dez reais.

São Paulo promove encontro continental de Leigos Missionários



Acontece em São Paulo, Brasil, de 3 a 7, o 1° Encontro Continental dos Leigos Missionários da Consolata na América. Participam aproximadamente 60 pessoas vindas da Argentina, Brasil, Colômbia e Estados Unidos.


Representam os missionários da Consolata, a irmã Gabriella Bono, a irmã Renata Conti, o padre Antônio Fernandes e alguns superiores das regiões, bem como padres, seminaristas e religiosos missionários.
“Manifesto minha alegria em terem escolhido São Paulo para acolher este Encontro. Sem dúvida é um momento de graça e presença do espírito”, afirmou padre Lírio Girardi, superior regional do Brasil, durante a apresentação dos participantes e abertura dos trabalhos no Centro Missionário José Allamano.


A programação do Encontro conta com orações inculturadas, apresentação dos caminhos e trabalhos missionários regionais, noites culturais, entre outras atividades. Uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no dia 7, encerrará os trabalhos.


Fonte: Revista Missões