sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Lagoa Salgada ganha novo pároco

Padre Lenilson Silva (Foto: Cacilda Medeiros)


A Paróquia da Imaculada Conceição, no município de Lagoa Salgada, vai receber o novo pároco, padre Lenilson Silva, no próximo dia 23 de novembro, em celebração na Igreja matriz, às 19h30. A posse será dada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Anteriormente, o padre Lenilson Silva estava na cidade de Macau, na função de diretor do Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório (CEIMH).






Festa de Nossa Senhora da Apresentação encerra dia 21



Uma vasta programação será desenvolvida, no próximo sábado, 21, no encerramento da festa da padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A programação iniciará nos primeiros minutos do dia, com uma vigília de oração, na Pedra do Rosário. Às 3h30, acontecerá a procissão fluvial, com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, saindo do Iate Clube, com destino à Pedra do Rosário, onde, às 5 horas, será celebrada missa, presidida pelo pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, Padre Antônio Nunes.

Às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, haverá outra celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Às 10h, na Catedral Metropolitana, será celebrada a missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. No final da missa, será fechada a ‘porta santa’, como parte da programação do Ano Jubilar da Misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco.

Às 16h, terá início a procissão, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Av. Hermes da Fonseca, Rua Apodi e Av. Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral Metropolitana, onde será celebrada missa, presidida por Dom Jaime Vieira, marcando o encerrando dos festejos.



Porta Santa da Misericórdia

A partir do dia 8 de dezembro,  a Igreja Católica, em todo o mundo,  passará a viver o Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, no mês de abril deste ano. A vivência desta celebração vai ser desenvolvida até o dia 20 de novembro de 2016.

Na Arquidiocese de Natal, diversas atividades vão integrar este Jubileu, como a abertura das chamadas “Portas Santas” e a promoção de datas celebrativas. Ao todo, no território da Arquidiocese, serão abertas oito ‘Portas Santas’. A primeira será a da Catedral Metropolitana. Antes, ela fechada, fato que ocorrerá no próximo, por ocasião da missa solene da festa de Nossa Senhora da Apresentação, às 10 horas. O ritual acontecerá no final da missa, quando o Arcebispo se dirigirá até a porta, onde explicará para os fiéis o significado da “Porta Santa”. Em seguida, fará um momento de oração e fechará a porta simbolicamente. Será fechada a porta que fica ao lado direito da entrada principal da Catedral. Ela só será aberta dia 13 de dezembro, em uma celebração especial, marcada para às 11 horas da manhã.





quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Paróquia de Serra de São Bento inaugura torre e inicia construção de capela



A Paróquia São Bento que compreende os município de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, realizou celebração de inaugural da torre da igreja Matriz na cidade de Serra de São Bento. A celebração aconteceu dia 15 de novembro e foi presidida pelo Pe. Mário Gomes, responsável pela paróquia. Na ocasião Pe. Mário fez oração por todos os benfeitores e benfeitoras. No final da celebração foi realizado show louvor com a banda Renascer. 

Também em Serra de São Bento teve inicio no último dia 14 de novembro a construção da Capela na comunidade do Chole. A Associação de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Serra de São Bento. fez a doação do terreno para a construção da capela que erá construída em mutirão.



Inicio da construção da Capela do Sítio Chole 

Fonte: paroquiadesaobentoabade.blogspot.com.br



Peregrinação dos quadros prepara fieis para festa da padroeira


Enquanto a imagem centenária da Imaculada Conceição movimenta as comunidades rurais da cidade de Nova Cruz, a peregrinação dos quadros movimenta os bairros. São cerca de 60 quadros da Imaculada que estão peregrinando e preparando os fieis católicos para festa da padroeira que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. 

Diariamente os quadros visitam 60 famílias, simultaneamente, onde acontece recitação do terço e cânticos em louvor a Mãe de Deus. No período de 04 a 28 de novembro 1.440 residências serão visitadas com a peregrinação dos quadros na cidade de Nova Cruz. Cada quadro conta com fieis devotos que são chamados de missionários de Nossa Senhora que conduzem a peregrinação. 





terça-feira, 17 de novembro de 2015

A Imagem Centenária continua sua peregrinação nas comunidades

A Imagem Centenária da Imaculada Conceição continua sua peregrinação pelas comunidades da paróquia de Nova Cruz. E nesta segunda-feira, a equipe da Pascom acompanhou a peregrinação na comunidade de Lagoa do Couro, na missa celebrada pelo Vigário Pe. Antônio juntamente com a comunidade que se fez presença marcante, não só na missa, mas também durante o dia, com reza do terço e oficio de Nossa Senhora. Estiveram presentes também na ocasião, fieis da comunidade do bairro Planalto, dando assistência no que foi preciso. Também registramos a presença da Ir. Aparecida, articuladora, organizadora e presente em todas as etapas da peregrinação, e Carlos, Assistente Paroquial. 

Após a missa a comunidade se organizou em carreata, levando a imagem centenária para a próxima comunidade a ser visitada pela santa, Sitio Gravatá. Destaque para o"Caminhão-andor", que conduziu a imagem, juntamente com fieis, e a animação e oração no trajeto, com Pe. Antônio e cantoras da bairro planalto.

Chegada no Sitio Gravatá

Ao chegar na comunidade do Gravatá a imagem Centenária foi recebida com bastante festa, com fogos, fiéis cantando e acenando bandeiras, na frente da capela de Nossa Senhora do perpetuo Socorro. Após uma celebração de recepção, a animadora da comunidade comunicou a agenda da visita da santa para este dia, terça-feira, dia 17, com reza do terço, oficio ao meio dia e missa a noite, às 19h. Na recepção notou-se a presença de representantes da comunidade de Sitio Macacos, próximo destino da peregrinação da imagem, logo mais a noite ao termino da missa.















Fotos: Robervânio Heverton