sexta-feira, 25 de março de 2016

Quinta-feira santa




Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na matriz da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, na noite da Quinta-feira Santa, 24 de março, a Igreja Católica dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores. 

O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor. Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia. 

O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O padre Francisco de Assis lavou os pés de algumas pessoas da comunidade, imitando Jesus no gesto, como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.

No final da celebração teve início a Adoração ao Santíssimo Sacramento na capela do Santíssimo que acontecerá até as 15 horas da Sexta-feira santa, quando começa a celebração da paixão.















Procissão do Encontro



A Procissão do Encontro realizado pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz na Quarta-feira Santa, 23 de março, os homens saíram da igreja Sagrada Família com um jovem representando Nosso Senhor dos Passos; e as mulheres saíram da igreja Nossa Senhora da Piedade com uma jovem representando Nossa Senhora das Dores. Na Praça de São Sebastião aconteceu, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho.












quinta-feira, 24 de março de 2016

Quinta-feira Santa: Santa Ceia e Lava-pés

Hoje, dia 24, acontece a missa da Santa Ceia e Lava-pés, às 20 horas, na Igreja Matriz, Após a celebração haverá Adoração ao SS. Sacramento. A paróquia pede ao fiéis que tragam alimentos não perecíveis para o momento das ofertas para doação aos irmãos necessitados.


quarta-feira, 23 de março de 2016

Venha participar da Cristoteca 2016

O Grupo Juventude Shekinah realizará mais uma Cristoteca, no dia 02 de abril, sábado, a partir das 19:30h, no Salão do Lions Club. Shows com DJ Diogo Oliveira e Ministério Claves de Deus. Senhas antecipadas com os membros do Grupo Juventude Shekinah. Venha e participe!



Quarta-feira Santa tem Procissão do Encontro

Nesta quarta-feira santa, dia 23, acontecerá a procissão do encontro, onde os homens sairão da Capela Sagrada Família, no bairro Cidade do Sol, e as mulheres sairão da Capela a partir das Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, ambos as 18 horas, e o encontro acontecerá na Igreja de São Sebastião.

A Procissão do Encontro, é um momento que marca o encontro da Virgem Maria com Seu Filho Divino, carregando a cruz no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado de espinhos e condenado à morte por Pilatos. É um momento em que meditamos o doloroso encontro da Virgem Maria com Jesus; é um momento de profunda reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus, desde o Seu nascimento até a Sua morte na cruz. Jesus sofreu a Paixão; a Virgem sofreu a compaixão por nós.



Fotos: Arquivo Paróquia de Nova Cruz

domingo, 20 de março de 2016

Domingo de Ramos



"Jesus viveu entre nós numa condição de servo", disse o Papa Francisco neste Domingo de Ramos, 20 de março. Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a primeira celebração, às 7h30 foi presidida pelo Pe. Antônio Roberto, com a benção dos ramos na praça Marco Zero, seguida de tradicional procissão com os ramos até a Igreja Matriz onde aconteceu a missa. 












Via sacra marca preparação para Semana Santa em Nova Cruz


Jovens da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz fizeram a encenação das 15 estações da Via-Sacra da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. A Via-sacra aconteceu na última sexta-feira, 18 de março, quando às 19 horas todos os participantes saíram da Capela Mãe Peregrina, no bairro Planalto, percorreram algumas ruas da cidade até a Capela Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, onde foi encenado a Ressurreição. A Via-sacra marca os preparativos para vivencia da Semana Santa.