sábado, 11 de dezembro de 2010

Procissão encerra festa de Santa Luzia


Procissão com a imagem de Santa Luzia, realizado em 2009
Foto: Robervanio

A festa de Santa Luzia padroeira do bairro do mesmo nome da santa, em Nova Cruz, termina na próxima segunda-feira, dia 13, dia dedicado a Santa Luzia. Uma procissão às 16 horas, com fiéis conduzindo a imagem da santa pelas ruas do bairro, seguido de missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco, marcam o encerramento da festa.

A festa teve inicio dia 10, durante o período festivo celebrações, batizados, primeira Eucaristia e festa social fizeram parte da programação.

Missionários estrangeiros visitam a sede da CNBB


A sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu na tarde desta sexta-feira, 10, os 19 missionários de 12 países, que estão no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, há três meses participando do Curso de Iniciação à Missão no Brasil (Cenfi).

O subsecretário de pastoral da CNBB, padre Ademar Agostinho, foi o responsável por explicar aos missionários a estrutura, instalações e funcionamento do corpo da Conferência dos Bispos. Já o assessor de imprensa, padre Geraldo Martins Dias, falou sobre a estrutura do site.

Dos 19 missionários do Cenfi, 18 irão atuar no Brasil e somente uma, Thereza Asia, da Indonésia, irá atuar no Timor Leste. Ela veio ao Brasil para aprender, principalmente, a língua portuguesa. Ela atuou por cinco anos no Timor Leste e retornará novamente para continuar o trabalho que deu início.

Fonte:CNBB

Papa assina decreto de beatificação de irmã Dulce


O papa Bento XVI assinou, na manhã de sexta-feira, 10, o decreto que conclui o processo de beatificação de Irmã Dulce. A expectativa agora é pela cerimônia de beatificação que deve acontecer no primeiro semestre de 2011, em Salvador (BA).

Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais um milagre intercedido pela religiosa e reconhecido pelo Vaticano.

A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 pelo próprio Dom Geraldo Majella. Desde junho de 2001, o processo tramitava na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.

Fonte: Arquidiocese de Salvador

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pastoral da Comunicação realiza avaliação e planejamento e ECC faz confraternização


Será neste sábado, dia 11, no Centro Pastoral do Catolé, o Encontro de avaliação e Planejamento da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz. A assessoria será dos padres Edilson Nobre e Janilson Francisco, a partir das 8 horas. Os membros da Pascom irão avaliar as atividades realizada em 2010 e elaborar o plano de ação para o próximo ano. No final do encontro acontecerá o almoço de confraternização dos membros da Pascom.

Também no mesmo dia, os casais do ECC participarão da confraternização, Centro Pastoral do Catolé, a partir das 20 horas. Momentos de alegria e descontração, com música ao vivo, fazem parte da programação.

Implantada a Pastoral Universitária na arquidiocese da Paraíba



Uma reunião realizada na dia 6, em João Pessoa (PB) implantou a Pastoral Universitária na arquidiocese da Paraíba. Cerca de 30 jovens pertencentes à Comunidade Católica Shalom e Nova Berith e membros do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) participaram do encontro, além do arcebispo da Paraíba, dom Aldo Di Cillo Pagotto. Durante a reunião foram discutidas questões ligadas à evangelização de universitários.

A reunião aconteceu na sede da Comunidade Católica Nova Berith e foi presidida pelos coordenadores da Pastoral Universitária da arquidiocese, José Cândido e Rafael Nunes.

Pastoral Universitária em João Pessoa

Há mais de um ano a arquidiocese da Paraíba tenta articular a pastoral Universitária. A assessora da Pastoral, Maria Eugenia Lloris Agaudo, participou da primeira reunião com os reitores e voluntários do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) em 30 de agosto de 2009. Durante o encontro se refletiu sobre como iniciar o trabalho de pastoral. Depois desse encontro, José Candido que esteve presente nessa primeira reunião, participou em Natal do encontro Lectionautas, projeto realizado em conjunto com o Setor Bíblico-Catequético com o Setor Juventude e Universidades. Esse encontro foi um novo incentivo para que Jose Candido assumisse o desafio da pastoral Universitária. Na ocasião também Rafael interessou-se na pastoral e participou do 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos em Belo Horizonte (MG).

Fonte: CNBB

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Cardeal Damasceno será homenageado pela Polícia Militar de SP

O Arcebispo de Aparecida e atual presidente do
Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ,
Dom Raymundo Damasceno Assis


O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será condecorado com a medalha Brigadeiro Tobias, a mais alta condecoração da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A solenidade será no dia 15 de dezembro, às 17h, na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no bairro do Tucuruvi, São Paulo.

A Medalha

A medalha Brigadeiro Tobias foi instituída pelo decreto nº 45.648, de 7 de dezembro de 1965, pelo então governador Adhemar Pereira de Barros, em memória ao Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, fundador da Milícia Estadual. Ela condecora os componentes da PM e das Forças Armadas pela prática de atos relevantes em benefício da Força Pública. Personalidades civis e entidades também são consideradas merecedoras da outorga em virtude dos seus excepcionais serviços prestados a essa corporação.

Fonte: Canção Nova noticias

Bento XVI dedica oração do Angelus à solenidade da Imaculada Conceição


Na solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, celebrada nesta quarta-feira, 8, o papa Bento XVI dedicou a oração mariana do Angelus na Praça São Pedro, Vaticano, à solenidade da Imaculada Conceição de Maria, celebrada hoje em todo o mundo. Durante a oração, ele destacou o diálogo entre o anjo Gabriel e a Virgem Maria.

"Alegre-se, cheia de graça! O Senhor é contigo!", disse o mensageiro de Deus, revelando a identidade profunda de Maria, a "cheia de graça", nome que o Senhor lhe deu. "Esta expressão que nos é familiar desde a infância, pois a pronunciamos toda vez que rezamos a "Ave Maria", nos oferece a explicação do mistério que hoje celebramos", disse Bento XVI.

Toda a celebração foi pontuada a Maria pelo pontífice. "Maria, desde o momento em que foi concebida por seus pais, foi escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho que se fez homem. Por isso, Maria foi preservada do pecado original. O anjo se dirige a ela com o nome "cheia de graça" que literalmente significa: "desde sempre repleta do amor de Deus", de sua graça", frisou o papa.

Bento XVI sublinhou ainda que "o mistério da Imaculada Conceição é fonte de luz interior, esperança e conforto. No meio a tantas provações da vida e contradições que o homem experimenta dentro de si e ao seu redor, Maria, Mãe de Cristo, nos diz que a Graça é maior do que o pecado, que a misericórdia de Deus é mais forte que o mal e sabe transformá-lo em bem".

O pontífice recordou que "infelizmente, todos os dias nós experimentamos o mal, que se manifesta de várias formas nas relações, nos acontecimentos e sua raiz está no coração do ser humano, um coração ferido, doente e incapaz de curar-se sozinho. A Sagrada Escritura nos revela que a origem de todo mal está na desobediência à vontade de Deus, e que a morte passou a dominar porque a liberdade humana cedeu à tentação do maligno. Deus, porém, não vacila em seu desígnio de amor e vida. Através de um longo e paciente caminho de reconciliação, Deus preparou a aliança nova e eterna, sigilada com o sangue de seu Filho, que nasceu de uma mulher".

O papa lembrou também que na tarde de hoje renovará o tradicional ato de devoção à Virgem Imaculada na Praça de Espanha, no centro de Roma. "Que Maria nos ajude a ter fé em Deus, a crer em sua Palavra, a repelir sempre o mal e escolher o bem", concluiu confiando à Virgem Maria as necessidades mais urgentes da Igreja e do mundo.

A seguir, o pontífice concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Fonte: CNBB com Rádio Vaticano

Primeira Eucaristia, adoração, pipocaço, procissão e missa marcaram o encerramento da festa da padroiera



Dia 8 de dezembro, feriado municipal em Nova Cruz, dia dedicado a padroeira da cidade e da Paróquia, com titulo de Imaculada Conceição. Primeira Eucaristia, adoração, pipocaço, procissão e missa marcaram o encerramento da festa da padroeira.

Logo às 9 horas teve inicio a missa da primeira Eucaristia para cerca de 100 crianças, com presenças dos pais das crianças, dos padres Edilson e Janilson, as religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho, um coral formado por crianças.

A missa foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre, administrador da paróquia, que fez uma bela reflexão sobre significado da Eucaristia na vida de um cristão. Homenagens, coreografia e momento de oração e reflexão fizeram parte da programação.

Fotos: Flavio Luiz

Assim que terminou a missa da Primeira Eucaristia, já estava próximo às 11 horas da manhã, foi quando teve inicio o momento da adoração ao Santissimo Sacramento, encerrando com a Benção do Santissimo e pipocaço. Às 12 horas uma grande queima de fogos, sinos repicando em todas as Igrejas da Paróquia e muita alegria fizeram a cidade de Nova Cruz tremer de emoção.


Por volta das 16 horas a procissão já estavam sendo organizada para sair percorrendo algumas ruas da cidade. Os padres Silvio, Edilson, Julio Cesar e uma multidão de fiéis devotos da Imaculada Conceição participaram da grande procissão em homenagem a padroeira da cidade.



A banda Fanfarra de Nova Cruz animou
a procissão com cânticos religiosos



A missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Julio Cesar, Chanceler da Cúria metropolitana da Arquidiocese de Natal, concelebrada pelo Padres Edilson, Janilson e Silvio.


Fotos: Artur Luiz

A festa terminou com uma novidade, o bolo da Imaculada, que foi feito para o momento final da festa. Logo após aconteceu o arriamento das bandeiras com o Major Linhares, Ana Karla, 1ª dama do municipio e Pe. Janilson, vigário paroquial. Mas por volta das 23 horas ainda teve uma seresta dançante para familias novacruzense.

Café comunitário pela manhã e missa à noite encerram último dia de novena

Logo por volta das 5 horas no dia 7, acontece a última caminhada penitencial, seguido de café comunitário, marcou o encerramento do último dia da novena na festa da padroeira em Nova Cruz. Desde o dia 30 de novembro que as caminhadas fizeram parte da programação da festa, saindo sempre da Igreja de São Sebastião, percorrendo várias ruas e chegando na Igreja Matriz onde acontecia as missas.



Fotos: Pe. Janilson Francisco

Também no dia 7, aconteceu a última noite da novena da festa da padroeira de Nova Cruz, com missa presidida pelo Pe. Darci Lopes, da Paróquia de Lagoa de Pedras, concelebrada pelos padres Edilson e Janilson, de Nova Cruz.

Várias pastorais, movimentos e serviços além de algumas comunidades participaram de novena, como noiteiros, assim como aconteceu durante todo período em que foi realizada a festa. Logo após a missa a quermesse, com atração musical e muita gente prestigiando a tradicional festa da padroeira.
Foto acima: Os padres Edilson. Darci e Janilson

Pe. Janilson proclamou o Evangelho


No final aconteceu as homenagens aos
padrinhos da noite e ao Pe. Darci
Fotos: Diogo Oliveira

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Festa de Santa Luzia começa dia 10

Na Paróquia de Nova Cruz logo após terminada a festa da padroeira inicia um ciclo de festas dos padroeiros de bairros e comunidades que só para um pouco no mês de fevereiro depois da festa de Nossa Senhora da Piedade. No dia 10 de dezembro, terá inicio a festa de Santa Luzia, padroeira do bairro do mesmo nome da santa. A abertura será com missa às 19 horas com primeira Eucaristia, presidida pelo Pe. Edislon Nobre, seguido de hasteamento da bandeira e show musical com Marcos Aurélio de Campestre/RN.

No dia 11, às 10 horas acontecerá batizados e missa às 19 horas presidida pelo Pe. José Adelson, seguido de festa social. No dia 12, às 15 horas, uma procissão com a Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, sairá do Lar de Maria, para Santa Luzia e missa às 19 horas presidida pelo Pe. Janilson Francisco.

A festa termina no dia 13, com procissão às 16 horas com a imagem de Santa Luzia pelas ruas do bairro e missa predida pelo Pe. Edilson Nobre.

Festa da Imaculada termina dia 8

A festa da padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz termina com uma vasta programação religiosa e social, no dia 8 de dezembro, dia dedicado a Imaculada Conceição. A programação de encerramento terá inicio as 5 horas com alvorada; às 9 horas missa da Primeira Eucaristia. A partir das 11 horas, a rádios locais 107 FM e Curimataú AM transmitirão ao vivo a adoração e benção do Santissimo Sacramento e logo às 12 horas repicar dos sinos das Igrejas e Capelas da Paróquia.

A tarde uma multidão se concentrará por volta das 16 horas para a procissão de encerramento com a imagem da padroeira e missa presidida pelo Pe. Júlio Cesar e concelebrada por vários pades da Arquidiocese de Natal. A missa deve começar às 17 horas e também será transmitida pelas rádios locais.

Na noite do dia 8, às 20 horas acontecerá a última atração social da festa com show musical de Jorge Luiz, fazendo uma seresta dançante, na loja Maçonica, com entrada ao preço de R$ 20,00, para 4 pessoas, com direito a uma mesa com 4 lugares.

Pe. Adelson participa da Festa da Imaculada


A noite desta segunda-feira, dia 6, teve a presença do Pe. José Adelson, vigário paroquial de Santo Antonio, onde presidiu a missa às 19h30, na Igreja Matriz, concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco. A Igreja estava completamente lotada mais uma, como vem acontecendo todas as noite da festa, com a participação das comunidades e pastorais de Nova Cruz.

Na quermesse a noite foi de música MPB, ao som de Edson e logo em seguida Malbiano, com um repertório bastante agradável para as familias que prestigiaram a programação sócio-cultural da festa Imaculada em Nova Cruz.


Edson cantando na festa
Fotos: Artur Luiz

Aberto Concurso para elaboração do cartaz da CF-2012



Em 2012, a Igreja católica no Brasil celebra a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e saúde pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8). Neste sentido a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, juntamente com a Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade lança o Concurso Nacional para a criação do cartaz que irá traduzir o lema da CF 2012.

Comunicadores, Agentes da PASCOM, Designers, Agentes da Campanha da Fraternidade nos estados, ou qualquer pessoa interessada está convidada a criar e enviar para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, seu trabalho gráfico. O prazo para envio dos cartazes vai até o dia 03 de junho de 2011.

No cartaz deverá conter uma imagem ou arte que represente o lema da CF 2012, além dos seguintes textos: “Campanha da Fraternidade 2012”; “Fraternidade e saúde pública” e “Que a saúde se difunda sobre a terra (Cf. Eclo, 38,8).

Um júri irá escolher o melhor cartaz que será distribuído para todas as dioceses e paróquias do país.

O endereço para envio do cartaz é: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Setor de Embaixadas Sul – Quadra 801 – Conjunto “B” - Brasília - DF - CEP 70200-014, aos cuidados do Setor Comunicação Social.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vice-reitor do Seminário Presidiu missa na festa da Imaculada

O Pe. Elielson Cassimiro vice-reitor do Seminário de São Pedro esteve participando da festa da padroeira de Nova Cruz, na noite do último domingo, dia 5. Ele presidiu a missa das 19h30, na Igreja Matriz, que foi concelebrada pelo padres Edilson e Janilson, administrador e vigario da Paróquia de Nova Cruz.

Antes da missa teve o terço recitado por pessoas da terceira idade e depois da missa aconteceu show religioso com grupo Missão Regaste de João Pessoa/PB que animou a quermesse.

Homens e mulheres da terceira idade rezando o terço
Os padres Edilson, Elielson e Janilson


Ministério de Música que animou a liturgia




Missão Resgate animou a quermesse


Fotos: Flavio Luiz

Noite do jantar na festa da Imaculada

No dia 4, a festa da Imaculada teve a presença dos novacruzenses ausentes e famílias paraibanas, além do povo novacruzense que tem lotado todas as noites a Igreja Matriz de Nova Cruz. A missa neste dia foi presidida pelo vigário paroquial Pe. Janilson Francisco e concelebrada pelo Pe. Edilson Nobre. Logo após a missa aconteceu o jantar da Imaculada, organizado pelo Renovação Carismática, com música religiosa ao vivo, apresentação do mágico Rian, depois com show de Moreninho do teclado.
A missa


O jantar



Ministérios de música Senda, de Natal/RN
animou o jantar

O mágico Rian fez uma bela apresentação


A noite foi de festa, com show de
Moreninho do teclado de Macau/RN
Fotos: Flavio Luiz