sábado, 23 de março de 2013

Via Sacra da Juventude movimentou Nova Cruz


 A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou na noite de sexta-feira, 22, a primeira Via Sacra da Juventude. Evento que movimentou toda cidade durante a noite. Jovens de várias escolas, grupos e pastorais, fizeram uma encenação ao ar livre, pelas ruas, vivenciando as 15 estações da via sacra de Jesus Cristo. Os padre Assis e Janilson, além das religiosas e membros das diversas  pastorais, movimentos e serviços participaram do evento, que faz parte da programação da Campanha da Fraternidade cujo tema é Fraternidade e Juventude.

A via sacra da juventude teve inicio na capela Santa Maria Goretti, por volta das 18h30, passando por várias escolas, onde era as paradas de cada estação, e a cada parada muita emoção e expectativa por todos que acompanharam e viram uma bonita encenação. A via sacra terminou na Igreja Matriz, onde aconteceu a 15ª  estação, momento muito esperado quando Jesus, interpretado por um jovem do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, apareceu, na parte alta da igreja, simbolizando a ressurreição. 




















VEJA MAIS FOTOS AQUI

O encontro histórico entre Papa Francisco e Bento XVI: "Somos irmãos"




O Papa Francisco encontrou-se neste sábado, 23, pela primeira vez com seu predecessor, o Papa emérito, Bento XVI, em Castel Gandolfo, nas proximidades de Roma. Ao meio-dia Francisco se dirigiu de helicóptero à pequena cidade para o encontro com o Papa emérito onde almoçaram juntos num fato sem precedentes na história da Igreja.

Após um voo de 20 minutos o Papa Francisco aterrissou no heliporto das Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, acolhido pelo Papa emérito Bento XVI. Presentes também o Bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro e Saverio Petrillo, Diretor das Vilas Pontifícias e Dom Georg Gänswein. Papa Francisco e Bento XVI utilizaram o mesmo automóvel para chegar até a Residência Pontifícia.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, o helicóptero papal aterrissou às 12h15, hora de Roma. O Santo Padre estava acompanhado pelo Substituto da Secretaria de Estado, Dom Becciu, por Mons. Sapienza e por Mons. Alfred Xuereb.

Apenas o Papa tocou terra, Bento XVI se aproximou dele e houve um abraço belíssimo entre os dois, disse Pe. Lombardi. Na Residência Apostólica os dois protagonistas deste histórico encontro foram até o apartamento e imediatamente à capela para um momento de oração.

Na capela, o Papa emérito ofereceu o lugar de honra a Papa Francisco, mas esse disse: “Somos irmãos”, e pediu que se ajoelhassem juntos no mesmo banco, contou Pe. Lombardi. Após um breve momento de oração, se dirigiram para a Biblioteca privada, e por volta das 12h30, teve início o encontro reservado que durou cerca de 45 minutos.

Padre Lombardi destacou ainda que o Papa emérito estava vestindo uma simples batina branca, sem faixa e sem capa; ao invés Papa Francisco usou uma batina branca com faixa e capa.
Presentes ainda no almoço os dois secretários, portanto, Dom Georg e Mons. Xuereb.

Padre Lombardi referiu também que Papa Francisco presenteou Bento XVI com um ícone de Nossa Senhora da Humildade. O Santo Padre explicou a Bento XVI que “esta Nossa Senhora é a da Humildade, e eu pensei no senhor e quis dar-lhe um presente pelos muitos exemplos de humildade que nos deu durante o seu Pontificado”, destacou Papa Francisco.

Desde o dia 28 de fevereiro, Bento XVI reside neste local, onde acompanhou a eleição do Cardeal Bergoglio como Sumo Pontífice, e aguarda o fim das reformas no mosteiro Mater Ecclesiae dentro do Vaticano.

Papa Francisco, nos seus discursos, tem manifestado palavras de afeto a Bento XVI, chamando-o, seguidamente de “meu Predecessor, o querido e venerado Papa Bento XVI”. 

Já na sua primeira aparição no balcão central da Basílica de São Pedro disse “Rezemos pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e a Virgem Maria o proteja”.

Após o almoço Papa Francisco retornou ao Vaticano.

Fonte: CNBB

sexta-feira, 22 de março de 2013

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da Semana Santa




A Programação da Semana Santa terá inicio no próximo domingo, dia 24, com a tradicional benção e procissão dos ramos. A Paróquia de Nova Cruz inovou na programação da Semana Santa deste ano, disponibilizando vários horários para as confissões e a exibição do filme Paixão de Cristo. O objetivo é proporcionar uma semana diferente para os cristão católicos  e a vivencia do Tríduo Pascal. “O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição,  comentou o padre Francisco de Assis, pároco de Nova Cruz.

A programação da Semana Santa, em Nova Cruz, terá início dia 24, às 6h30, com a procissão de ramos, saindo da Praça Marco Zero, para a Igreja Matriz, onde há celebração eucarística, presidida pelo Pe. Janilson Macedo. Às 18h, acontecerá outra procissão, saindo da Praça São Sebastião para a Matriz, onde haverá missa, presidida pelo Padre Assis Inácio.


Confira programação completa:

DOMINGO DE RAMOS 

6h30 - Bênção e Procissão dos Ramos, saindo da Praça Marco Zero, em frente à Caixa Econômica Federal, seguido de missa na Igreja Matriz, 
18h - Bênção e Procissão de Ramos, saindo da Igreja de São Sebastião para a Matriz, onde haverá às 19h Celebração da Eucaristia.








CONFISSÕES 
Segunda-feira (24/03)

- Local: Igreja de São Sebastião

- Horário: Das 8 às 11h30, das 14h às 17h das 19 às 22h;

Quarta-feira (27/03)

 - Local: Matriz da Imaculada Conceição

- Horário: Das 8 às 11h30 e das 14h às 17h.

PROCISSÃO DO ENCONTRO





As mulheres sairão da Praça da Matriz.

 Os homens sairão da Praça de Frei Damião, ambos as às 18h.

 Local do Encontro: Igreja de São Sebastião.





TRÍDUO PASCAL

 QUINTA-FEIRA SANTA (28/03)

 Missa do Crisma em Natal, às 8h30, 
(presença do clero, diáconos, religiosos (as), seminaristas, povo de Deus)

+ Missa vespertina da Ceia do Senhor com Lava-pés +

Na Igreja Matriz, às 19h; logo após terá inicio a Adoração ao Santíssimo Sacramento






SEXTA-FEIRA-SANTA DA PAIXÃO DO SENHOR (29/03)
Continuação da adoração

Ação litúrgica solene da Paixão, às 15h30, na Igreja Matriz, seguido da Procissão do Senhor Morto, acompanhada pela sua Mãe, Nossa Senhora.


 





EXIBIÇÃO DO FILME PAIXÃO DE CRISTO (29/03)

 Horário: 19h30

 Local: Salão paroquial, em São Sebastião

Entrada custa apenas: R$ 1,00




SÁBADO SANTO  (30/03)

VIGÍLIA PASCAL 

Na Igreja Matriz, a partir das 21 horas, seguido da procissão da luz até Igreja de São Sebastião;







DOMINGO DA RESSURREIÇÃO (31/03)
Domingo de Páscoa

 Na Igreja Matriz, às 7h30 e às 19h,

Na Igreja de São Sebastião, às 17h,




quinta-feira, 21 de março de 2013

CNBB abre credenciamento de jornalistas para a 51ª Assembleia Geral



Os órgãos e os profissionais de imprensa interessados na cobertura da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que se realizará de 10 a 19 de abril de 2013, em Aparecida (SP,) são convidados a solicitar o credenciamento até às 23h do dia 5 de abril de 2013.

O pedido deve ser feito em papel timbrado da empresa e assinado pela chefia imediata, enviado para o endereço eletrônico imprensa@cnbb.org.br . Será necessário informar na solicitação os seguintes dados: nome completo, função, número do documento de identidade, número do registro profissional (se houver), telefone, fax e e-mail da empresa para contato.

Caso o profissional seja estrangeiro, deverá apresentar cópias das páginas do passaporte nas quais estejam registradas a identificação do titular, o número do passaporte e o órgão expedidor, além da credencial do Ministério das Relações Exteriores.

É importante que o veículo encaminhe o e-mail do setor de jornalismo da empresa ou do repórter que vai participar da cobertura para o caso de a Assessoria de Imprensa da CNBB vir a disponibilizar antecipadamente algum material sobre o evento.

As credenciais serão entregues no dia do evento no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), local da 51ª Assembleia mediante apresentação de carteira de identidade.

Mais informações pelos telefones: (61) 2103-8313.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 20 de março de 2013

Papa Francisco recebe Presidente Dilma e diz que pretende ir a Aparecida (SP) após a JMJ



A presidente Dilma Rousseff foi recebida na manhã desta quarta-feira, 20 de março, no Vaticano, pelo Papa Francisco, durante uma audiência particular. No dia de ontem, terça-feira, falando aos jornalistas a presidente afirmou que a Jornada Mundial da Juventude seria o “tema central” do encontro com o Papa Francisco.

“A Jornada – disse a Presidente -, vai atrair para o Brasil milhares de jovens católicos, que serão muito bem recebidos, como a gente sempre faz”, acrescentou. A visita ao Rio para a Jornada Mundial da Juventude, em julho, deverá ser a primeira grande viagem do Papa Francisco.

O papa Francisco disse à presidente Dilma Rousseff que é necessário empenho conjunto para combater as drogas e reforçar os valores e os princípios para a juventude. Dilma foi a primeira chefe de Estado recebida por Francisco, depois da cerimônia que marcou ontem (19) o início do seu pontificado. Na conversa, o papa lembrou que a construção do futuro depende da juventude.

“[O papa] falou sobre a importância da juventude na construção do futuro da humanidade e que a Igreja [Católica], como uma instituição secular, tem no jovem um foco muito grande”, disse a presidente, após o encontro com o papa, no Vaticano.

Dilma disse que Francisco ressaltou que é fundamental, para o combate às drogas, reforçar valores e princípios. “Conversamos sobre a questão das drogas e do crack, o reforço de valores, princípios e símbolos para a juventude”, destacou.

A presidente acrescentou que o papa confirmou que participará da Jornada Mundial da Juventude, nos dias 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. “Ele [o papa] disse que espera uma presença grande dos jovens [durante a jornada]”, contou ela. Segundo Dilma, o papa disse que pretende, depois da jornada, visitar Aparecida (SP) – onde está o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

“Ele [o papa] disse que vai a Aparecida, depois [da jornada]. Ele até me lembrou que, em 2007, esteve em Aparecida, e me deu um livro do que eles [os bispos latino-americanos] fizeram em 2007”, contou a presidente, lembrando da recomendação de Francisco de que ela “não leia o livro todo”.

“'Você não precisa ler tudo porque você pode se aborrecer, então você pega o índice e vai nos assuntos que te interessa', ele me disse”, contou Dilma, entre sorrisos, demonstrando o bom humor de Francisco.

A presidente se disse impressionada como o papa se comporta como uma pessoa normal. “Ele [Francisco] é o primeiro muitas coisas: é o primeiro Francisco, primeiro jesuíta, primeiro latino-americano e primeiro argentino”, acrescentou Dilma, informando que percebeu bastante entusiasmo no papa.

A Rádio Vaticano informou que o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, ficou feliz ao receber a notícia. Porém, ainda não há maiores detalhes sobre esse acréscimo no roteiro da visita do Santo Padre ao país. “É uma notícia que me enche de alegria. Os devotos de Nossa Senhora Aparecida, em todo o Brasil, também devem estar transbordando de alegria”, disse dom Damasceno.




Após participar na manhã de terça-feira, 19 de março, da missa de inauguração do pontificado do Papa Francisco, a Presidente da República Dilma Roussef cumprimentou o Santo Padre e conversou por alguns minutos com ele, dentro da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Antes do encontro, a presidente disse que sua intenção era falar sobre o combate à pobreza e à fome.

Dilma elogiou o empenho do Papa em dar prioridade aos pobres, mas pediu que ele compreenda as “opções diferenciadas” no mundo. Ela ressaltou ontem que Francisco “tem um papel importante a cumprir”.

Pelo menos 132 países enviaram delegações. Dilma participou da missa acompanhada por uma comitiva de ministros e assessores. De acordo com a Santa Sé, também estavam presentes 32 líderes de distintas religiões.


Fonte: CNBB


Encontro em Natal (RN) prossegue com preparativos do 8º Muticom


   
O presidente e a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa e irmã Élide Maria Fogolari, respectivamente, e a presidente da Signis Brasil, irmã Helena Corazza, estarão em Natal (RN), no próximo sábado, 23 de março, para uma reunião com as equipes que estão organizando o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). A reunião, que também contará com a participação do Arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.

No encontro, serão apresentados um balanço dos preparativos para o Mutirão. Também, haverá um momento de interação entre os organizadores para a acolhida de sugestões. O 8º Muticom será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano. É promovido pela CNBB, Signis Brasil, Arquidiocese de Natal,  e  das unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN: Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.

As inscrições para o 8º Muticom serão abertas em breve. O site www.muticom.com.br contém informações sobre o evento, como programação, sugestões de hospedagem, peças publicitárias, notícias, entre outras.

Fonte: CNBB

terça-feira, 19 de março de 2013

Via Sacra da Juventude será realizado dia 22





A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz realiza na próxima sexta-feira (22), a via sacra da juventude. A celebração penitencial vai sair às 19h, da capela Santa Maria Goretti, e vai percorrer as ruas da cidade, até a Igreja matriz. Durante o percurso, serão feitas reflexões e encenações das 15 estações, que tem a proposta de contribuir para uma melhor compreensão da pessoa de Jesus. A via sacra é uma celebração que medita a paixão, morte e ressurreição de Cristo, revivendo os últimos momentos da vida dele na terra.

A via sacra terá as estações em vários locais, entre eles escolas. Ao sair da capela Santa Maria Goretti, passará pela Alpargatas, bairro Antonio Peixoto, Escola Estadual Getúlio Vargas, Igreja de São Sebastião, Escola Modelo, Escola Estadual Rosa Pignataro, Escola Municipal, Nestor Marinho,, Escola Estadual Alberto Maranhão, Colégio de Nossa Senhora do Carmo, CEMEI, Casa do terço, Banco do Brasil, Geysiane Mods e Igreja Matriz.

Dom Jaime é nomeado presidente de Comissão


Dom Jaime é o presidente da Comissão pró instalação Universidade Federal do Seridó
Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, foi escolhido para presidir a comissão pró instalação da Universidade Federal do Seridó. A comissão também é integrada por representantes dos poderes públicos e da sociedade civil.

Na última segunda-feira, 18, das 9 às 13 horas, aconteceu uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, para tratar da possibilidade de instalar a Universidade na Região do Seridó. Da audiência, que teve como proponente o deputado estadual Nélter Queiroz, participaram o Arcebispo, Dom Jaime; o Senador José Agripino; a Governadora Rosalba Ciarlini; o Presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, além de outras lideranças políticas, religiosas, da sociedade civil organizada e a imprensa. 

No início da reunião, Dom Jaime enfatizou que a instalação da Universidade Federal trará mais desenvolvimento para a Região do Seridó. "É uma região sem maiores projetos de desenvolvimento econômico. A Universidade, certamente, fortalecerá a Região", destacou. Já, a governadora, Rosalba Ciarlini, fez a memória de alguns passos dados em prol da instalação. "Precisamos, cada vez mais, reunir forças vivas, nessa luta: autoridades, a Igreja e sociedade", enfatizou. E acrescentou: "Uma univerisdade é uma força muito grande em qualquer região." Ela disse que que o governo do Estado se coloca à disposição para contribuir no projeto.

O Presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, informou que o Ministro da Educação, Aluísio Mercadante, virá ao Rio Grande do Norte, no mês de abril. Henrique se comprometeu em marcar uma audiência com o Ministro para que a Comissão possa entregar o projeto da Universidade a ele. A reitora da UFRN, por sua vez, afirmou que estará presente em qualquer instância que queira discutir a educação. "Talvez este seja um momento muito singular para mim, ver tantas instituições reunidas, discutindo a educação", destacou Ângela.
A luta pela criação da Universidade Federal do Seridó é uma iniciativa da Diocese de Caicó, Colégio Diocesano Seridoense e Associação dos Ex-alunos do CDS. Uma outra reunião para tratar do assunto foi realizada dia 28 de fevereiro, na sala da governadora Rosalba Ciarlini, e também contou com a participação do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

CNBB apresenta a Cidade da Fé



Evento que será realizado de 20 a 26 de julho nasce para dar suporte aos peregrinos e à Igreja do Brasil durante a JMJ Rio 2013.



Imagine um local que reúna toda a diversidade católica e ainda sirva de apoio aos peregrinos e religiosos (as) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro (RJ). É sob esse contexto de entretenimento e centro de apoio que a CNBB, em parceria com a Promocat Marketing Integrado - empresa responsável pela promoção e organização do evento – criou a "Cidade da Fé", evento que acontecerá em conjunto com a JMJ, no Centro de exposições Riocentro, localizado na Barra da Tijuca.

Cidade da Fé é o nome dado ao local que reunirá eventos como a tradicional Feira de artigos religiosos ExpoCatólica - Feira Internacional de Livros e Artigos Religiosos; o FÉSTIVAL, -Festival Internacional de Turismo Religioso - setor que conta com o apoio dos Estados brasileiros e do Ministério do Turismo; a Expo Vocacional, área da ExpoCatólica destinada às Congregações religiosas, e,  o Bote Fé Brasil, última edição do evento que marcou a peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pelas dioceses do Brasil.

Segundo Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB, "os eventos regionais do Bote Fé e a Campanha da Fraternidade de 2013 sobre a Juventude, estão contribuindo ativamente para a promoção e divulgação da JMJ Rio 2013, além de despertar nos jovens a importância de sua participação na vida da Igreja. Concluir essa caminhada de quase dois anos com um evento de abrangência internacional foi uma forma encontrada para agradecer a acolhida e o envolvimento de toda a Igreja do Brasil nesse projeto, que deixará frutos em todas as comunidades”.

O evento ocupará mais de 70 mil metros quadrados do Riocentro, começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da própria Jornada. "Serão sete dias de muitas atrações como shows e entretenimento, exposições culturais, fóruns, congressos, tudo preparado especialmente para receber as centenas de milhares de pessoas de mais de 190 países que estarão no Rio de Janeiro para a JMJ Rio 2013" - relata Fábio Castro, Coordenador operacional da Cidade da Fé e Diretor Geral da Promocat Marketing.

Segundo padre Valdeir dos Santos Goulart, Coordenador Geral do evento e Assessor da CNBB, a Cidade da Fé foi aprovada pelos organizadores da Jornada: "Quando tivemos a ideia da realização deste evento, logo apresentamos ao COL (Comitê Organizador Local da JMJ Rio 2013) que solicitou autorização ao Pontifício Conselho para os Leigos (PCL). Com a devida autorização, passamos a construir o projeto em parceria com a Promocat, aproveitando toda estrutura oferecida pelo Riocentro" - disse padre Valdeir. "Uma estrutura tão grande, que servirá como Centro de Apoio para a  Igreja do Brasil, onde as dioceses e congregações além das Embaixadas e Consulados poderão acolher e dar suporte a seus peregrinos. Um verdadeiro ponto de encontro para atender a Igreja" - completou.

No local as paróquias, congregações, grupos, movimentos e dioceses terão uma estrutura apropriada para reunir seus membros durante a Jornada, com várias ações e áreas de apoio como postos de saúde e acesso a internet, por exemplo. Em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, linhas de ônibus especiais ligarão os principais pontos de hospedagem e turísticos da Cidade até o Riocentro, além de ônibus exclusivos para transportar os milhares de padres, bispos e religiosos (as) que estarão na cidade. O projeto conta também com o apoio dos Governos Estadual, Municipal e Federal, além da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Além das atrações de responsabilidade da CNBB, outros eventos oficiais da JMJ Rio 2013 também acontecerão na Cidade da Fé. "A partir do dia 23 de julho as áreas do Riocentro estarão exclusivamente voltadas para atender as necessidades da Jornada, não promovendo concorrência com os eventos dos Atos Centrais" - disse Pe. Carlos Sávio, coordenador pastoral da Cidade da Fé e membro da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB.

Eventos realizados simultaneamente na Cidade da Fé e ExpoCatólica Rio

A ExpoCatólica é uma Feira pastoral e profissional realizada anualmente com o objetivo de organizar e promover o segmento religioso Católico. Lançado em 2002 na cidade de São Paulo-SP, o evento tem como objetivo principal, além de promover o segmento, encurtar a distância entre o produtor e o consumidor, atendendo a cadeia de distribuição com as especificidades que a Igreja exige.

É reconhecida mundialmente por apresentar as principais empresas produtoras de livros e artigos religiosos do Brasil e de vários países do mundo os quais participam frequentemente da Feira. Um lugar onde o visitante encontra tudo o que precisa para ele e para abastecer sua loja ou comunidade.

FÉSTIVAL - Festival de Turismo Religioso

No FÉSTIVAL, fé e turismo se misturam. Uma mostra para promover e incentivar a comercialização dos produtos desse setor que vem se expandindo a cada ano, onde o expositor se encontrará com esses peregrinos do mundo todo.

Expo Vocacional

A Expo Vocacional é um setor da ExpoCatólica criado em 2005 para promover os carismas da Igreja Católica. Nessa área haverá palcos para shows, pregações, momentos de oração, além de tendas para oficinas e Adoração ao Santíssimo Sacramento montados próximos aos estandes dos expositores que divulgam seus carismas. Expositores da Feira Vocacional JMJ Rio 2013 também participam dessa área na Cidade da Fé.

Bote Fé Brasil
Os eventos locais com a marca "Bote Fé" são realizados mensalmente pela CNBB nas principais dioceses por onde a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estão passando com o projeto de peregrinação que, além dos objetivos pastorais, divulga a JMJ Rio 2013. Com grandes Shows de música católica os Botes Fé locais estão atraindo milhões de pessoas nas principais cidades do Brasil. Dentro da Cidade da Fé, no Rio de Janeiro, junto com a JMJ Rio 2013, haverá a última edição de fechamento desta peregrinação que recebeu o nome de Bote Fé Brasil. Como não se consegue imaginar um evento de jovens sem que se pense também na música, foi preparada uma vasta programação em parceria com as principais gravadoras do Brasil para realizar Shows com artistas consagrados da música católica e secular.

Espaço ADORAR
Ação, Doação, Oração, Respeito, Atitude e Recreação. A proposta desse espaço é que o jovem se conscientize de seu papel cristão na sociedade para ajudar o próximo dentro do contexto da fraternidade. No Espaço "ADORAR" o jovem poderá fazer doações de agasalhos, alimentos e do próprio sangue que será recolhido por profissionais da saúde.

Fonte: CNBB


Primeira missa do Papa Francisco: "Cuidar das pessoas que estão na periferia do nosso coração"



Desde as primeiras horas da manhã de hoje, 19 de março, a praça São Pedro começou a receber chefes de estado, líderes religiosos e peregrinos para a missa de inauguração do pontificado do papa Francisco. Antes do início da cerimônia, o Papa Francisco desfilou em carro aberto pela praça, e em seguida desceu ao túmulo de São Pedro, embaixo do altar da Confissão, dentro da Basílica. Depois de se deter alguns minutos em oração, incensou o Trophaeum apostólico e se juntou à procissão de cardeais concelebrantes.

À frente, estavam os diáconos levando o Pálio pastoral, o Anel do Pescador e o Evangelho. Já fora da Basílica, no altar da Praça São Pedro, o cardeal-protodiácono, Jean-Louis Tauran, impôs o Pálio (estola decorada com as cruzes do martírio); o cardeal protopresbítero Godfried Danneels, fez uma oração, e o cardeal decano Angelo Sodano entregou ao Pontífice o Anel do Pescador. Neste momento, seis cardeais, em nome de todo o Colégio Cardinalício, prestaram obediência ao Papa.

Todos os cardeais, patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas orientais católicas; o secretário do Conclave, Dom Lorenzo Baldisseri, e os padres Fr. Jose' Rodriguez Carballo e Alfonso Nicolas SJ, respectivamente presidente e vice-presidente da União dos Superiores Gerais, concelebraram com Francisco a sua primeira Missa como Papa.

Também acompanharam a celebração o presidente da Itália, Giogio Napolitano; as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner; e do Brasil, Dilma Rousseff, entre outros. Todos os chefes de estado e delegações estrangeiras foram recebidos pelo papa, após a missa, na Basílica de São Pedro.

Leia AQUI, na íntegra da homilia do papa Francisco, na missa de hoje, solenidade de São José, patrono da Igreja.


Fonte: CNBB

segunda-feira, 18 de março de 2013

Santa Sé apresenta brasão do novo Papa



A Rádio Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira, 18 de março, o brasão do Papa Francisco. O símbolo possui a mensagem "Miserando atque eligendo" - "Com misericórdia o chamou".

No Escudo, em seus traços, essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade.

O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiande e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

Abaixo, encontram-se a estrela e a flor de nardo. A estrela, de acordo com a antiga tradição araldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo indica São José, patrono da Igreja. Na tradição da iconografia hispânica, de fato, São José é representado com um ramo de nardo nas mãos. Colocando no seu escudo tais imagens, o Papa pretendeu exprimir a própria particular devoção à Virgem Santíssima e São José.

Fonte: CNBB

Primeiro "Angelus" do Papa Francisco: Domingo é dia de encontro e de conversa



Uma multidão de mais de 150 mil pessoas lotou a Praça São Pedro e todas as ruas vizinhas, para assistir e rezar junto com o Papa a sua primeira oração do Angelus, neste domingo, 17 de março. Francisco apareceu na janela de seu apartamento para rezar e abençoar os fiéis, turistas e romanos.

Desde as primeiras horas do dia, o movimento já era grande. Toda a área foi interditada ao tráfico e ao estacionamento. Francisco fez um discurso informal, falando de improviso e apenas em italiano.

Ele saudou com as mãos e com um grande sorriso, recebendo em troca aplausos e muito entusiasmo. A popularidade de Francisco tem aumentado a cada dia desde que se tornou, quarta-feira passada, o primeiro Papa latino-americano da história. Chegou ao balcão com o seu modo simples, os braços ao longo do corpo e a mão direita ao alto, saudando o povo. “Bom dia!” – foram as suas primeiras palavras.

Lembrando o episódio da mulher adúltera que Jesus salva da condenação, Francisco ressaltou o valor e a importância da misericórdia e do perdão nos dias de hoje: “Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão. Temos de aprender a ser misericordiosos com todos”, afirmou.

Antes disso, Francisco disse que estava contente de estar com os fiéis domingo, “dia do Senhor, dia de se cumprimentar, de se encontrar e conversar, como aqui, agora, nesta Praça, uma praça que graças à mídia, é do tamanho do mundo!”.

A propósito da leitura evangélica, Francisco encorajou os fiéis citou a atitude de Jesus, que não desprezou nem condenou a adúltera, mas disse apenas palavras de amor e misericórdia, que convidavam à conversão.

“Vocês já pensaram na paciência que Deus tem com cada um de nós? É a sua misericórdia: Ele nos compreende, nos recebe, não se cansa de nos perdoar se soubermos voltar a Ele com o coração arrependido. É grande a misericórdia do Senhor!”.

Dando andamento ao discurso, o Papa citou um livro lido nestes dias sobre a misericórdia, de autoria do Cardeal Walter Kasper, “um ótimo teólogo”. “O livro faz entender que a palavra ‘misericórdia’ muda tudo; torna o mundo menos frio e mais justo” – disse, ressalvando que com isso “não quer fazer publicidade ao livro do cardeal”. Depois, completou lembrando o Profeta Isaias, que afirma que “se nossos pecados fossem vermelho escarlate, o amor de Deus os tornaria brancos, como a neve”.

Sem ler um texto preparado, Francisco contou à multidão um fato de quando era bispo, em 1992, e uma senhora de mais de 80 anos, muito simples (uma ‘vovó’, ele disse, ndr) quis se confessar com ele. Diante de sua surpresa, a idosa lhe disse “Nós todos temos pecados! Se Deus não perdoasse tudo, o mundo não existiria...!”. De seu balcão, Francisco brincou com os fiéis arriscando que a senhora “havia estudado na Universidade Gregoriana de Roma”.

Telões foram montados em toda a área para transmitir as imagens do Papa, enquanto helicópteros sobrevoavam o centro de Roma, e o Papa continuava seu discurso:

“É, o problema é que nós nos cansamos de pedir perdão a Deus. Invoquemos a intercessão de Nossa Senhora, que teve em seus braços a misericórdia de Deus em pessoa, no menino Jesus”. 

O bispo de Roma, que é argentino, lembrou ainda que as origens da sua família são italianas, sublinhando, no entanto, que “nós fazemos parte de uma família maior, a família da Igreja, que caminha unida no Evangelho”.

Despedindo-se dos fiéis, Francisco disse palavras ainda mais simples: “Bom domingo e bom almoço!”.

Fonte: CNBB