sexta-feira, 12 de maio de 2017

Pascom de Nova Cruz conclui ações prioritárias

alguns membros da Pascom Nova Cruz

A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa d'Anta, concluiu neste mês de maio as ações prioritárias referente ao Eixo Comunicação que foram definidas na Assembleia Pastoral 2017. Entre as ações estão a criação de um grupo na rede social entre as pastorais e comunidades da Paróquia para troca de experiências e comunicados; outra ação concluída foi a transmissão da missa, aos domingos, a partir das 19h30, e o Programa A Hora do Ângelus, diariamente, a partir das 18h, através da rádio 103 FM. 

Além dessas ações a Pascom de Nova Cruz criou a Web Rádio Imaculada Conceição, com programação 24 horas, através de músicas, recitação do terço, às 9h e 20h, reza do Oficio da Imaculada, às 12h, Hora do Ângelus, às 18h, transmissão da missa às 19h30, e divulgação dos principais eventos da Paróquia. 

A Pascom ainda tem projetos para aquisição de novos equipamentos que possa ser útil para transmissão, ao vivo, dos principais eventos através da página do facebook. 







Arquidiocese lança terceira edição da Caminhada da Solidariedade



Padres, diáconos, religiosos, agentes de pastorais, autoridades, empresários e representantes de instituições da sociedade civil participaram do lançamento da terceira edição da Caminhada da Solidariedade, promovida pela Arquidiocese de Natal. O lançamento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal. Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, ressaltou a importância do engajamento das pessoas na campanha. “Adquirindo a camiseta, a pessoa está afirmando o apoio às ações sociais da Arquidiocese”, disse.

Ainda, na programação de lançamento, o Vigário Episcopal para as Instituições Sociais, Padre Murilo Paiva, apresentou o projeto da 3ª Caminhada da Solidariedade, que acontecerá dia 3 de setembro. Neste ano, os recursos arrecadados com a venda das camisetas, vão beneficiar obras sociais da Arquidiocese de Natal, principalmente aquelas desenvolvidas com dependentes químicos, crianças e jovens.



As camisetas da Caminhada já estão a venda, no valor de R$ 25,00, e podem ser adquiridas na sala do Vicariato para as Instituições Social, no Edifício Nossa Senhora da Apresentação, localizado na Av. Floriano Peixoto (nos fundos da Catedral Metropolitana), ou na sala da coordenação arquidiocesana de pastoral (subsolo da Catedral). Mais informações pelo telefone (84) 3615-2800.


Festa da padroeira de Santa Cruz começa dia 13


Imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz 
(Crédito: José Bezerra)


A Comunidade de Santa Cruz celebra a festa da padroeira, Santa Rita de Cássia, no período de 13 a 22 de maio. A abertura, no próximo sábado, dia 13, será às 18h, com procissão luminosa, culminando com hasteamento das bandeiras, na Igreja Matriz, e missa, presidida pelo Vigário Geral de Mossoró, Padre Flávio Augusto Forte. Diariamente, a programação constará de caminhada penitencial, às 5h; recitação do Ofício de Nossa Senhora, às 12h; missa e recitação do terço, às 18h, e novena, às 19 horas. Todas as noites, após a novena, também vai ser desenvolvida a programação sócio-cultural, com quermesse, feira de artesanato, apresentação do Auto de Santa Rita, entre outras atividades.

Os festejos serão encerrados no dia 22, com a seguinte programação: 7h, missa, no Santuário; 9h, missa, na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo; 10h, missa, no Santuário, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha; 11h, leilão; 12h, missa da Coroa de Santa Rita, presidida pelo pároco de Santa Cruz, Padre Vicente Fernandes; às 15h, missa dos devotos, presidida por Dom Jaime, seguida de procissão pelas principais ruas da cidade.

Através da TV Santa Rita, a Paróquia vai transmitir o novenário, programação cultural, entrevistas, missas, procissão e outras celebrações da festa de Santa Rita de Cássia. A TV Santa Rita vai transmitir as imagens através do site da paroquiasantaritarn.com.br e das contas da paróquia nas redes sociais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Paróquia de Nova Cruz apresenta a Hora do Ângelus



A Hora do Ângelus teve inicio dia 10 de maio

A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, passa a rezar a Hora do Ângelus, diariamente, às 18 horas, na Rádio Curimatau 103,5 FM. A recitação é ao vivo, coordenada por agentes da Pascom, da Renovação Carismática, religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscanas do Bom Conselho e pelo Diácono Alexandre Rossini. A Rádio também transmite, todos os domingos, às 19h30, a missa, direto da Igreja Matriz.

Como receber a indulgência plenária no centenário das aparições?

Peregrinos em oração no Santuário de Fátima - REUTERS

No centenário das Aparições de Nossa Senhora, o Santuário de Fátima anunciou a concessão, por mandato do Papa Francisco, da indulgência plenária, de 27 de novembro de 2016 a 26 de novembro de 2017. Durante este Ano Jubilar, a indulgência será concedida:

- aos fiéis que visitarem em peregrinação o Santuário de Fátima e participarem devotamente de alguma celebração ou oração em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai Nosso, recitarem o Símbolo da Fé (Credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima;

- aos fiéis que visitarem devotamente uma imagem da Virgem de Fátima exposta à veneração em igrejas, capelas ou locais adequados nos dias do aniversário das Aparições (dia 13 de cada mês, de maio a outubro de 2017), participarem de celebrações ou orações em honra da Virgem Maria, rezarem a oração do Pai Nosso, recitarem o Símbolo da Fé (credo) e invocarem Nossa Senhora de Fátima;

- aos fiéis que por razão de idade, doença ou graves motivos não possam se locomover, estejam arrependidos de seus pecados e tenham a firme intenção de colocar em prática, logo que possível, as três condições indicadas diante de uma pequena imagem da Nossa Senhora de Fátima; e nos dias das Aparições, se unirem espiritualmente às celebrações jubilares, oferecendo com confiança a Deus misericordioso, por meio de Maria, suas orações, sofrimentos e dificuldades.


Para obter a indulgência plenária, os fiéis sinceramente arrependidos e animados pela caridade devem atender as seguintes condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e orações segundo as intenções do Papa. 

Fonte: br.radiovaticana.va (CM)

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Santa Sé, Igrejas locais e o Dia Mundial das Comunicações Sociais



Com a aproximação da Festa da Ascensão do Senhor e do 51° Dia Mundial das Comunicações Socais, a serem celebrados em 28 de maio, a Direção Teológica-Pastoral da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, deseja promover e encorajar a partilha de recursos pastorais e produções de multimídia desenvolvidos pelos departamentos de comunicação social das Igrejas locais.

Neste sentido, o dicastério convida os agentes da Pastoral de Comunicação Social para enviarem ou indicarem os conteúdos elaborados a partir da Mensagem do Papa Francisco para o Dia, sobre o tema “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo”.

O material e os recursos multimídias poderão ser enviados para o endereço gmcs2017@spc.va. Os trabalhos, por sua vez, serão publicados no site institucional da Secretaria para a Comunicação (www.comunicazione,va), na seção dedicada ao Dia. (AG/JE)

Fonte/br.radiovaticana.va

Paróquia de Nova Cruz inicia apresentação da Hora do Angelus


A partir desta quarta-feira, 10 de maio de 2017, a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, inicia a apresentação o Programa A Hora do Angelus, ao vivo, das 18h às 18h10, na Curimatau FM 103,5. O programa será apresentado pelos membros da Pastoral da Comunicação, da Renovação Carismática Católica, Diácono Alexandre, e as religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho, sendo um por dia.

A recitação do Angelus, foi disponibilizado através do diretor da Rádio, Ademilson Amorin, para Paróquia. A rádio transmiti também a santa missa, aos domingos, a partir das 19h30 da noite. 

A Hora do Angelus também conhecida como a hora das Ave- Marias (ou Toque das Ave-Marias), relembra aos católicos, mediante preces e orações, o momento da Anunciação - feita pelo anjo Gabriel a Maria - da concepção de Jesus Cristo, acreditada como livre do pecado original, trazendo as boas novas de que o salvador iria nascer de uma virgem sem pecado.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Paróquia vivencia mês mariano

Conceição

Durante todo o mês de maio as igrejas e capelas das comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta acontece diversos momentos marianos em devoção a Maria, Mãe de Deus. Na Comunidade de Santa Maria Goretti os fieis participam todas as noites da recitação do terço, celebração da palavra, adoração ao Santíssimo Sacramento e louvor. Na Igreja Matriz e São Sebastião, acontece missas e celebrações da palavra. Toda programação do mês de maio tem inicio às 19:00 horas nas capelas e igrejas.


Santa Luzia


Santa Maria Goretti


Paróquia de Nova Cruz realizará carreata dia 13 de maio


Na programação do Ano Mariano na Paróquia da Imaculada Conceição será realizada uma carreata em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, em comemoração ao centenário das aparições de Fátima. A carreata acontecerá no próximo sábado dia 13 de maio, saindo às 18h, da Igreja Santa Terezinha, em Lagoa d'Anta, para Igreja Matriz, em Nova Cruz, onde haverá missa. 

Ano Mariano

O Ano Nacional Mariano foi proclamado pela CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas Águas do Rio Paraíba do Sul. A iniciativa vem sendo celebrada desde o dia 12 de outubro de 2016 até o dia 11 de outubro de 2017.

Por ocasião do centenário das aparições de Fátima, o Santuário mariano de Portugal deu início ao Ano Jubilar no domingo, 27 de novembro. Durante este período, será possível obter indulgências, conforme documento do Papa Francisco publicado no site do Santuário.

 “A fim de celebrar o centésimo aniversário das Aparições de Fátima, por mandato do Papa Francisco é concedido, com a inerente indulgência plenária, um Ano Jubilar, do dia 27 de novembro de 2016 até o dia 26 de novembro de 2017”, diz o texto.


ECC realizará Feijoada dia 21 de maio



Os casais do ECC da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizarão a feijoada, dia 21 de maio de 2017, a partir das 12h, no Centro Pastoral do Catolé. As senhas no valor de R$ 8,00, individual e casadinha, R$ 15,00, com os casais da equipe dirigente. A feijoada contará com show de Marlon Alexandre e sorteio de brindes.