sábado, 12 de outubro de 2013

Pontifício Conselho divulga livro do papa sobre Família e Vida





Com ênfase nas crianças e anciãos, foi lançado hoje, no Vaticano, o livro do papa Francisco sobre a Família e a Vida. O volume, publicado em espanhol e italiano, contém 35 textos, escritos entre 1999 e 2013, e aborda, entre outros assuntos, a cultura do diálogo e do encontro; a atenção ao outro; a escola como lugar de acolhida; a família e a solidariedade social; a dignidade do trabalho; eutanásia e aborto; divórcio, e matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. 

O livro foi apresentado, na manhã desta quinta-feira, pelo chefe de departamento do Pontifício Conselho para a Família, padre Gianfranco Grieco. “Hoje, o papa Francisco fala como fazia antes o cardeal Bergoglio. Conceitos claros, imediatos e diretos, que sensibilizam corações, despertam as consciências adormecidas e interpelam as inteligências”, afirmou padre Grieco. 

Os textos do cardeal Jorge Mario Bergoglio evocam, em particular, o Documento de Aparecida 2007, mostrando sua preocupação com a atenção que se deve dedicar às crianças e aos anciãos, para que nunca sejam marginalizados.

O livro foi editado pelo Pontifício Conselho para a Família com a colaboração do Instituto Matrimônio e Família da Universidade Católica de Buenos Aires, Argentina.

Fonte: CNBB

8º Muticom tem inscrições prorrogadas até o dia 20


O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) está com inscrições prorrogadas até o próximo dia 20 de outubro. Realizado pela primeira vez em Natal (RN), o mutirão pretende reunir comunicadores de todo o país para debater o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, entre os dias 27 de outubro a 01 de novembro. Os interessados em participar, podem se inscrever por meio do site: www.muticom.com.br e pagar uma taxa de R$ 130.

A programação vai contar com a realização de conferências, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros. Os grupos de trabalho, novidade para esta edição, vão apresentar experiências exitosas no campo da comunicação. O encontro também vai contar com uma programação cultural, focando nos artistas locais, além da participação da cantora Elba Ramalho, no dia 31 de outubro, em uma apresentação exclusiva para os participantes inscritos no Mutirão.

O evento é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. O 8º Muticom é uma promoção da CNBB, Arquidiocese de Natal e Signis Brasil, em parceria com Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Pároco realizará reunião sobre festa da padroeira 2013


O Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio, realizará primeira reunião em preparação para Festa da Padroeira 2013. A reunião acontecerá próxima sexta-feira, 11, no salão do ECC, a partir das 19 horas. Pe. Assis convida os coordenadores das pastorais, movimentos, serviços, irmandades, diácono, religiosas e demais paroquianos para participarem da reunião. A festa da Imaculada Conceição acontecerá no período de 29 de novembro a 8 de dezembro. 

Paróquia de Nova Cruz inicia o forro da Igreja Matriz



A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, iniciou os trabalhos do forro da Igreja Matriz. O trabalho teve inicio dia primeiro de outubro com previsão de termino antes do inicio da Festa da Padroeira 2013. Na próxima semana terá reinicio os trabalho na parte elétrica da igreja. Este ano a paróquia realizou a troca do madeiramento e telhado devido a alguns problemas apresentados. 



Comunidade Planalto celebra festa da padroeira Mãe Peregrina



A Comunidade Planalto, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebra a 6ª festa em honra da padroeira, Mãe Peregrina, no período de 15 a 18 deste mês. A programação terá início de 15, às 19 horas, com missa, presidida pelo vigário paroquial, Padre Pedro Cunha. Os festejos seguem até o dia 18, com celebrações às 19h30, seguida de quermesse. O encerramento será no dia 18, às 18h30, com procissão e missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio. Na ocasião, os integrantes do Movimento da Mãe Peregrina farão a consagração a Nossa Senhora.

A voz do Pastor



“A Voz do Pastor” é o nome do programa que o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, vai estrear na Rádio Rural de Natal, na próxima segunda-feira, 14. O programa será levado ao ar de segunda a sábado, às 6h15, com dez minutos de duração, e constará de reflexão e de informações pastorais. Durante o período do horário de verão, que começa dia 20 de outubro, o programa irá ao ar às 7 horas. A intenção do Arcebispo é que o programa seja levado ao ar também por outras emissoras de rádio, para levar evangelização a um maior número de pessoas.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Participe!!!

Seminário de São Pedro promove a Semana de Estudos sobre Arte Sacra

Seminaristas da Arquidiocese de Natal
Crédito: Cacilda Medeiros


A Academia de Estudos Padre Anchieta, do Seminário de São Pedro, promove a Semana de Estudos sobre Arte Sacra, de 23 a 25 deste mês, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, da paróquia de Nossa Senhora da Apresentação (Antiga Catedral), na Cidade Alta. No dia 23, haverá cerimônia de abertura, com concerto do grupo de Trompetes da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, seguida de conferência sobre “A conservação da memória histórica religiosa a partir da restauração do patrimônio sacro”, com Maria Simone Guilherme de Souza Medeiros, especialista em artes visuais e restauradora de obras sacras.

No dia 24, a partir das 9 horas, haverá duas conferências, pela manhã: “O legado literário de Antônio Vieira”, com Prof. Rodson Ricardo, da UFRN; e “O barroco moderno pelo desdobramento do auto de natal pernambucano”, com Lenise dos Santos Santiago; e dois minicursos, à tarde: “A manifestação do Sagrado na Literatura”, com Nelson Ferreira, e “O rosto de Cristo na história da pintura”.. No dia 25, pela manhã, duas conferências: A música Sacra, com o Padre Pedro Ferreira, e a Filosofia do Canto Gregoriano, com o Professor e Doutor Ivanaldo Santos. O encerramento ocorrerá na Igreja de Santo Antônio (Igreja do Galo), às 19h30, com um concerto da Camerata de Vozes do RN. Inscrições, no site: http://arquidiocesedenatal.org.br/arte_sacra.html.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia transmite festa via internet


Festa do padroeiro de Pedra Preta
Crédito: Laurita Araújo


As transmissões das novenas de São Francisco de Assis, padroeiro de Pedra Preta, cidade pertencente à paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Lajes, via internet, através do blog “A Voz da Imaculada”, bateu todos os recordes, neste ano. “Foram mais de 18 mil acessos, do início, no dia 25 de setembro, ao encerramento, no começo de outubro. Para se ter uma ideia mais clara do aumento de acessos, basta comparar com 2012, quando os acessos, durante a festa da padroeira de Lajes, chegaram apenas a 1.200”, comenta Júnior Martins, da Pascom de Lajes.

Segundo ele, houve acessos de São Paulo, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Natal e outros, inclusive do exterior. Além da transmissão, ao vivo, das novenas, os agentes da Pascom ainda registraram mais de 1.100 fotos dos vários eventos da festa, entre os quais as novenas, as caminhadas penitenciais, celebrações da primeira eucaristia, procissão, entre outros.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Pe. Luiz Mosconi fará assessoria na 53ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana

Pe. Luiz Mosconi participará da Assembleia
Crédito: Teotônio Roque

A Arquidiocese de Natal realizará a 53ª Assembleia Pastoral, dias 26 e 27 de novembro deste ano, na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, situada no Centro Administrativo do Governo do Rio Grande do Norte. A assessoria será feita pelo Pe. Luiz Mosconi, que fará uma reflexão sobre “A Conjuntura da Igreja dentro da dinâmica de uma animação missionária permanente”, em sintonia com as orientações das Diretrizes da Evangelização da Igreja no Brasil e com o Plano Pastoral da Arquidiocese, em vigência até 2015.

O material que servirá de fundamentação para a reflexão, na assembleia, será o livro “A Vida é Missão”, que poderá ser adquirido na tesouraria da Arquidiocese, ao preço de R$ 20,00. “Sugiro que os participantes da assembleia dediquem uma atenção especial ao capítulo 9, deste livro, que fala sobre “Dioceses missionárias permanentes”, orientou o Pe. Luiz Mosconi. Brevemente, a carta convocatória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e ficha de inscrição para a assembleia serão enviadas pela coordenação de pastoral.