sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pe. Edilson saúda novo Arcebispo em nome do clero natalense



Na solenidade de posse do novo arcebispo de Natal, dom Jailme Vieira Rocha, o pároco de Nova Cruz, Pe. Edilson Nobre, leu a mensagem de acolhida em nome do clero da Arquidiocese de Natal. Leia na íntegra a mensagem:

Exmo. E reverendíssimo senhor Dom Jaime Vieira Rocha

“Sei em quem acreditei” (2Tim 1,12). Com este lema, inspirado na segunda carta de São Paulo a Timóteo o senhor vem fazendo a sua trajetória como servidor da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, no exercício do seu episcopado. Depois de ter passado pelo Seridó do Rio Grande do Norte e pela Borborema da Paraíba, o senhor retorna à Igreja diocesana que lhe gerou: a Arquidiocese de Natal. É bem verdade que 15 anos depois não podemos dizer que a realidade é a mesma, pois o tempo passa e as coisas evoluem. Hoje o clero é bem mais numeroso. Somos 178 sacerdotes, sendo 156 diocesanos e 22 religiosos. 68 diáconos permanentes e um transitório. No Seminário de São Pedro temos 41 seminaristas fazendo um caminho de discernimento e recebendo a formação e as orientações necessárias para também se somarem aos presbíteros de nossa Arquidiocese. O senhor contará com um batalhão de religiosos e religiosas. São 25 congregações, sendo 08 masculinas e 17 femininas, além das 19 comunidades de vida e aliança. 33 pastorais, movimentos e serviços estarão à disposição para se somarem ao serviço da evangelização.

Dom Jaime. A extensão territorial da Arquidiocese de Natal ainda é a mesma. São 25.059 km2. Mas a população já é outra. Somos mais de 2.100.000 habitantes, dos quais uma média de 1.800.000 se declaram católicos. O número de paróquias cresceu consideravelmente. Hoje temos 82 Paróquias e 06 Áreas Pastorais. Consequentemente, com este crescimento, surgiram novos desafios. A evangelização no mundo urbano torna-se um desafio cada vez maior. Os problemas sociais acompanham esta evolução e interpelam da Igreja ações eficazes de políticas públicas e capacidade de articulação junto aos diversos seguimentos da sociedade. Não obstante estas mudanças e desafios, a Igreja de Natal continua sendo uma Igreja viva, dinâmica e participativa. Em nosso trabalho de evangelização buscamos, historicamente, equilibrar fé e vida, pregação e vivência, espiritualidade e promoção humana. Somos uma Igreja que tem o seu plano pastoral com as urgências, as metas e ações bem definidas. Uma Igreja em que os leigos ocupam espaços e que contribuem consideravelmente para o dinamismo da mesma. Uma Igreja que continua se projetando no cenário nacional. Recentemente Natal sediou um dos maiores eventos dentro da programação do bote fé, que foi a gravação do DVD em prol da Jornada Mundial da Juventude; ocasião em que num mesmo palco se apresentaram as maiores expressões da música católica do Brasil. Já estamos nos preparando para sediamos o Oitavo Mutirão Nacional de Comunicação que acontecerá no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013. Um evento promovido pela CNBB que contará com a articulação e logística da Arquidiocese, juntamente com outros parceiros que entendem a dimensão e a grandeza de tal evento. São mais de 1.000 comunicadores dos mais diversos segmentos da sociedade que estarão reunidos em nossa Arquidiocese e comprometidos com a causa de fazer da comunicação, suas políticas e suas mídias, o principal lugar de construção de outra ordem social, de relações justas e solidárias. Certamente, haveremos de contar com o seu apoio neste mutirão.

Dom Jaime, o senhor recebeu das mãos de Dom Matias Patricío de Macêdo, seu antecessor, o Báculo do Pastor. Daqui pra frente o senhor assume a missão confiada pelo Papa Bento XVI, de conduzir esta porção do povo de Deus neste solo rico e fértil, banhado pelo sague dos protomártires do Brasil e protegido pela Mãe de Jesus, invocada com o título de Nossa Senhora da Apresentação. Damos as boas vindas e externamos o desejo de um frutuoso pastoreio. Conte não apenas com as nossas orações, mas com o nosso apoio, o nosso respeito, o nosso empenho, a nossa disponibilidade, para que a Igreja de Natal mantenha a tradição de uma Igreja viva, dinâmica e respeitada pela seriedade do trabalho que esta desenvolve na sociedade.

Seja bem vindo, Dom Jaime! Conte conosco! Deus o abençoe na nova missão.


Pe. Edilson Soares Nobre
Em nome do clero arquidiocesano

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pascom



Estão abertas as inscrições para o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), que acontecerá em Aparecida (SP), de 19 a 22 de julho, abordando o tema “Identidade e Missão”.

O setor hoteleiro de Aparecida fechou um contrato com a comissão organizadora do Encontro no qual reservou 320 vagas para os participantes inscritos. Isso significa que as inscrições só serão validadas após a confirmação do pagamento efetuado em qualquer agência bancária. Além disso, o contrato para a reserva de vagas estará disponível apenas até o fim de março.

O custo total da inscrição, mais as três diárias, com café da manhã, almoço e jantar, mais pernoite fica em 355 reais.

Os interessados poderão acessar o site da CNBB ou clicar neste endereço: www.cnbb.org.br/3enc.

Outras informações estão disponíveis no setor de Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no telefone: (61) 2103-8366.

Segundo a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social, irmã Élide Maria Fogolari, este Encontro quer ser um momento importante de reflexão, estudo e trocas de experiências para todos os que desejam comunicar Jesus Cristo a todos com a Comunicação.

“O papa João Paulo II recomendava e insistia em suas homilias, que ‘não basta utilizar a mídia para difundir a mensagem cristã e o magistério da Igreja, mas é preciso integrar a própria mensagem nesta nova cultura criada a partir da comunicação moderna’ (Redemptoris missio, 37). Esta é a motivação que dá sentido realizar mais um encontro da Pascom, em Aparecida, onde juntos, vamos planejar a comunicação a partir do contexto cultural em que nos situamos”, explicou a assessora da CNBB.

Fonte: CNBB

Pastoral da Comunicação realiza Encontro Regional

Pe. Edilson fará assessoria do encontro
Foto: Flavio Luiz

Os coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação das dioceses de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, do Nordeste 2, participarão do primeiro encontro presencial deste ano, dias 9, 10 e 11 de março, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, Paraíba.

Entre os assuntos em pauta, estão um estudo do Documento 101, da CNBB, sobre Comunicação na Vida e Missão da Igreja”, com assessoria do Pe. Edilson Nobre, Assistente Eclesiástico da Pascom de Natal e Pároco de Nova Cruz/RN.

O tema tomará a primeira parte do encontro, na noite do dia 9 e a manhã do sábado, dia 10. Outro assunto será a avaliação do Plano Regional da Pascom 2011, apresentado por cada diocese. Também será apresentada a avaliação do quarto Mutirão Regional de Comunicação, realizado em Maceió, bem como um levantamento das urgências da ação da Pascom para o Regional Nordeste 2, em 2012. No domingo, dia 11, serão definidas as urgências para o Plano da Pascom Regional e o planejamento do quinto Mutirão Regional. O Bispo Referencial da PASCOM, Dom Manoel Delson, participará do encontro. As equipes diocesanas devem confirmar presença pelos telefones: (83) 3331-1495 ou 331-4091.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal empossará o novo Arcebispo



A Arquidiocese de Natal empossará, no próximo domingo, 26 de fevereiro, o sexto Arcebispo: Dom Jaime Vieira Rocha. A celebração acontecerá, na Catedral Metropolitana, e contará com a participação de bispos, padres, diáconos, religiosos e centenas de fiéis, da Arquidiocese de Natal, e, também de outras Diocese, como Caicó (RN) e Campina Grande (PB).

Às 8h30, Dom Jaime chegará à Catedral Metropolitana de Natal e será recepcionado pelo pároco, Padre Aerton Sales. Logo após, haverá o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional. Em seguida, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregará ao Arcebispo as chaves da cidade. No mesmo local, Dom Jaime será saudado pela Governadora do Estado, Rosalba Ciarlini.
Depois, Dom Jaime será conduzido até à Capela do Santíssimo Sacramento, no interior da Catedral. Após momento de oração, ele se paramentará para o início da celebração da missa.

No Rito Inicial da celebração, o chanceler da Arquidiocese, Padre Júlio César Cavalcante, apresentará as ?Letras Apostólicas? (bula do Papa nomeando Dom Jaime como Arcebispo de Natal). O até então Administrador Apostólico, Dom Matias Patrício de Macêdo, passará o báculo para Dom Jaime, que significa justamente a passagem do governo arquidiocesano. Após, o novo Arcebispo será saudado pelo Padre Edilson Soares Nobre. Em seguida, todo o clero da Arquidiocese se aproximará de Dom Jaime para lhe manifestar obediência e respeito. Depois, a missa segue o rito normal. No final, haverá a leitura da ata da posse.
Quem é o sexto Arcebispo de Natal?

Dom Jaime Vieira Rocha, filho de José Patrício de Melo e Maria Nini Rocha, nasceu aos 30 de março de 1947, na cidade de Tangará (RN). Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo-SP; Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte ? UFRN; IBRADES, no Rio de Janeiro-RJ; e Atualização para Formadores de Seminários, em Roma, Itália. Ordenou-se Padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal; e nomeado Bispo da Diocese de Caicó-RN, no dia 29 de novembro de 1995; Ordenação episcopal, no dia 06 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo então Papa João Paulo II. Lema episcopal: ?Scio cui credidi? (Sei em quem acreditei).

Antes do Episcopado, foi pároco da Paróquia de São João Batista, de Pendências; membro da Comissão Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs; coordenador diocesano de CEBs, em Natal; Reitor do Seminário de São Pedro, em Natal; vigário episcopal para as pastorais sociais; coordenador diocesano de Vocações e Ministérios e diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo - ECC.

Foi Bispo de Caicó (RN), de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande (PB), de 2005 a 2011; nomeado pelo Papa Bento XVI para Arcebispo de Natal, em 21 de dezembro de 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira (PB); foi Bispo Referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família; Vice-Presidente do Regional Nordeste 2, que abrange os Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas; e atualmente é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Quarta-feira de Cinzas em Nova Cruz



A Paróquia de Nova Cruz realizou na quarta-feira, 22, a tradicional celebração de Cinzas. Na ocasião o Pe. Janilson presidiu as missas falou sobre as práticas da serem vivenciadas no período da quaresmo, tempo em que a Igreja começa a partir da quarta-feira de cinzas.

A Igreja Católica inicia todos os anos na quarta-feira de cinzas a Campanha da Fraternidade. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner abriu, no auditório da sede da CNNB, em Brasília, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, que tem por tema ‘Fraternidade e Saúde Pública’. O Ministro da Saúde Alexandre Rocha dos Santos Padilha, participou da cerimônia e elogiou a iniciativa da CNBB.



O ministro foi questionado sobre o corte de cinco bilhões de reais na área previstos para este ano. “Esse corte não afeta nenhum programa do Ministério da Saúde. Tudo o que estava programado pelo ministério da Saúde e foi encaminhado ao Congresso, está absolutamente mantido”, afirmou.

Dom Leonardo disse que deve haver mais fiscalização, por parte da sociedade, quanto aos investimentos na saúde. “Faz parte da cidadania ajudarmos o governo e o Estado. Os conselhos municipais são decisivos. Onde existe uma boa experiência da participação da sociedade nos conselhos, tem havido aplicação melhor de recursos, inclusive com a discussão de prioridades”, declarou.

Vejas as fotos da missa de cinzas em Nova Cruz: click aqui Galeria de fotos

RCC realizou Ágape em Nova Cruz


A Renovação Carismática Católica de Nova Cruz realizou mais uma edição do Retiro de Carnaval - Ágape 2012. Muita animação contagiou os participantes que tiveram 4 dias de muita oração, palestras, missas, adoração e louvor. o ágape teve inicio no sábadom 18 com arrastão pelas ruas da cidade e terminou na terça-feira, 21.


Vejas as fotos: Galeria de fotos


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA – Igreja inicia período com lançamento da Campanha da Fraternidade.

A tradicional “quarta feira de cinzas” – a quarta logo após o carnaval – é toda cheia de simbologia para a Igreja Católica.

O primeiro simbolismo é que esta data abre a QUARESMA, o período de 40 dias em que os católicos relembram os dias em que Jesus Cristo se RETIROU para o deserto para lá, se preparar espiritualmente para a sua Missão. Neste episódio inclui-se que Ele foi tentado pelo demônio, resistindo e mostrando que seu espírito e sua mente estavam preparados para a futura missão. Neste sentido, a Igreja relembra os fiéis a se prepararem para celebrar “ OS DIAS GRANDES” – A QUINTA FEIRA SANTA, A SEXTA DA PAIXÃO, E O DOMINGO DA RESSURREIÇÃO, o que todos conhecem como SEMANA SANTA que acontecem 40 dias após a quarta feira de cinzas.

O segundo simbolismo é que na quarta feira intitulada “de cinzas” é realizada a Celebração da Unção do óleo com cinzas que representam o arrependimento dos pecados e principalmente a grande Conversão do Pecado para a Salvação. É um período para as práticas do jejum, da oração e da doação de esmolas. É um momento preparatório.

Também nesta quarta feira de cinzas, a Igreja Católica, especialmente a do Brasil, lança a CAMPANHA DA FRATERNIDADE. Esta campanha existe desde 1963. E nestes 49 anos de existência tem como principal objetivo despertar a solidariedade das pessoas em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos e apontando soluções.

Neste ano de 2012 a Campanha da Fraternidade destaca a saúde pública e suas variantes. Com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8); a CF de 2012 tentará refletir o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precarização de condições dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

Na nossa paróquia serão celebradas missas de Cinzas. Na cidade elas acontecem: às 07:30 horas da manhã na Igreja Matriz; às 17 horas na Igreja de N. Sra da Piedade no Bairro Frei Damião; 19 horas na Igreja de São Sebastião.

Pascom N.Cruz.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

ÁGAPE CONTINUA NESTA SEGUNDA FEIRA


Tem sido de grande sucesso a realização do Retiro de Carnaval "ÁGAPE" neste ano de 2012. Uma grande multidão comparece na Quadra Prof. Alice Soares na Esc. Mun. Nestor Marinho para participarem deste momento de oração, adoração, mas também de muita alegria em Jesus Cristo.

O arrastão percorreu as ruas da cidade na abertura no ultimo sábado. No domingo, 19, a programação prosseguiu de acordo com o agendado. Hoje, 20, a programação é a seguinte:

20/02 – Segunda-feira

8h – abertura

Animação

Palestra

Intervalo/animação

Palestra

Almoço

14h – Animação

Palestra

Intervalo/animação

Palestra

19h30 – Missa e Adoração ao Santíssimo (Noite dedicado à família)

Vários são os palestrantes. Teremos durante a programação participações dos padres: Valtair Lira, São José de Mipibu; Shirleno Sharlison, de Canguaretama; Lenilson Morais, de Nísia Floresta; Edilson e Janilson, de Nova Cruz.