sexta-feira, 14 de junho de 2013

SAR capacita conselheiros em Nova Cruz


O Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal - SAR, realizará Oficina de formação de Conselheiros, com o objetivo de acompanhar as lideranças comunitárias do Projeto do SAR e Sociedade Civil organizada em rede, incidindo na definição correta da aplicação dos recursos e implementação das políticas públicas no município. A oficina será no sábado, dia 15, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 8 horas da manhã. Os conselheiros dos diversos conselhos em Nova Cruz podem participar da oficina.

Fotos: Reunião do SAR em Nova Cruz

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Paróquia de Nova Cruz receberá novo Vigário Paróquial

Pe. Pedro

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o neo-sacerdote Pe. Pedro Cunha para assumir a função de Vigário Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A data da posse será divulgada posteriormente. Com estes seis, a Arquidiocese passa a contar com 143 padres diocesanos, atuando nas paróquias, além de outros 10 que atuam em outras dioceses.


Os novos padres já sabem aonde vão atuar, nas paróquias da Arquidiocese de Natal, nomeados pelo Arcebispo: Pe. Francisco Ney Lopes assumirá a função de Vigário Paroquial de São Paulo Apóstolo, de São Paulo do Potengi; Pe. Inácio Lopes será vigário paroquial de Santa Teresinha, no Tirol e continuará com coordenador do Setor Juventude; Pe. Joseilson de Oliveira será vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, de Parnamirim; Pe. Manoel Alaíde assumirá o cargo de Administrador da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Pedro Avelino; Pe. Pedro Cunha será Vigário Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz; e Pe. Wilson Alves também será vigário paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba. Eles assumirão as respectivas funções no próximo mês, depois de celebrarem a primeira missa.

Crédito da foto: Diego Meneses

Pároco de Nova Cruz participou da ordenação dos novos padres


O Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, participou da ordenação dos seis novos padres, na última terça-feira, dia 11 de junho. Em celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, com a presença de cerca de 80 padres e 20 diáconos, foram ordenados presbíteros: Francisco Ney Lopes, Inácio Lopes Filho, Joseilson de Oliveira, Manoel Alaíde da Silva, Pedro da Cunha Júnior e Wilson Alves de Oliveira. Com estes seis, a Arquidiocese passa a contar com 143 padres diocesanos, atuando nas paróquias, além de outros 10 que atuam em outras dioceses.











segunda-feira, 10 de junho de 2013

Cardeal Damasceno revela detalhes sobre a visita do Papa Francisco a Aparecida (SP)



Durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, a Arquidiocese de Aparecida e o Santuário Nacional divulgaram detalhes sobre a visita do Papa Francisco a Aparecida (SP). Será a primeira atividade oficial do Santo Padre, integrando a agenda do Pontífice durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

O presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, apresentou as informações ao lado do bispo auxiliar, dom Darci José Nicioli, e do reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio. Ainda não está definido se a celebração será realizada dentro ou fora do Santuário.

De acordo com o cardeal, antes da Missa Solene, o Papa visitará a Capela dos Apóstolos, onde terá a oportunidade de venerar a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio Paraíba há quase 300 anos. “O Papa quer que esta visita seja um momento íntimo, como devoto de Nossa Senhora. Vemos nisso uma vontade do Papa em renovar seu pontificado”, explicou.

A Missa Solene será concelebrada pelos bispos que acompanharem o Santo Padre, além dos bispos brasileiros que desejarem participar: “Evidentemente, nós entendemos que o número de concelebrantes não será tão grande, já que a maioria já estará no Rio de Janeiro, em razão da JMJ”, afirmou dom Damasceno.

O texto da missa que o Papa utilizará será o mesmo utilizado no dia da Padroeira do Brasil: “Será uma festa própria de Nossa Senhora Aparecida, com paramentos brancos, já que será uma missa solene, típica do dia 12 de outubro”, revelou o arcebispo. O cardeal informou também que o cerimonial do Vaticano, chefiado pelo monsenhor Guido Marini, voltará ao Santuário cerca de dois dias antes da chegada de Francisco para oferecer treinamento àqueles que estarão próximos ao Santo Padre, o que inclui o credenciamento dos concelebrantes. “Todos os diáconos, padres e bispos que chegarem perto do pontífice estarão credenciados, além dos que vão atendê-lo no Seminário. Autoridades que participarão, como governador e o prefeito, serão credenciados também”, explicou Dom Damasceno.

Segundo dom Darci José, a comitiva de segurança do Vaticano esteve no Santuário no último sábado (08), e fez apenas um pedido: “Solicitaram que todas as lombadas das ruas e avenidas sejam retiradas para facilitar o trajeto do papamóvel”.

As autoridades também informaram que o percurso a ser realizado terá duração de 45 minutos, aproximadamente: “Será um trajeto bem lento, para que todos tenham a oportunidade de vê-lo. O público ficará distante alguns metros, devido às barreiras, mas todos verão o pontífice passar”, garantiu o bispo auxiliar. O tempo estimado não inclui a possibilidade de quebra de protocolo, como tem ocorrido na Praça São Pedro, quando Francisco desce do carro para saudar os fiéis.

Existe a possibilidade de que os devotos que participarão da missa passem por detectores de metais, caso a celebração aconteça no espaço interior da igreja.



Fonte: CNBB

VI Encontro dos Jornalistas


O último dia do VI Encontro dos Jornalistas (09), foi marcado por uma celebração eucarística presidida pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Ulrich Steiner. Em seguida, houve uma coletiva de imprensa, onde os jornalistas puderam fazer vários questionamentos sobre temas atuais, junto ao secretário geral.

Um tema comum foi a redução da maioridade penal. Dom Leonardo pode reafirmar a posição da CNBB. “O que estamos fazendo pelas crianças nas nossas periferias, e o que estamos fazendo na nossa família para transmitirmos valores às nossas crianças?”, questionou o bispo.

Como se tratava de um encontro entre comunicadores, a importância da comunicação também foi abordada. Dom Leonardo fez um chamamento junto aos participantes. “O que estamos fazendo para que a informação da igreja chegue às pequenas comunidades?”.

O papa Francisco também esteve entre os temas da coletiva. Dom Leonardo falou sobre “a alegria de ser cristão” do papa Francisco. “Na sua simplicidade, no seu modo direto de estar entre as pessoas, ele demonstra a alegria em ser cristão”, disse.

Na oportunidade, os participantes também levantaram outros temas como: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ); o diálogo ecumênico; diretório de comunicação; e a demarcação de terras indígenas/construção de usinas hidrelétricas; e outros.

Ao final da coletiva de imprensa, dom Leonardo agradeceu a presença de todos, dizendo que o VI Encontro dos Jornalistas, foi “um momento muito rico”, por ter proporcionado a partilha entre cristãos, e profissionais de comunicação de todo Brasil.

Fonte: CNBB

domingo, 9 de junho de 2013

Pascom de Nova Cruz inova no layout do site e cria página no face

Página principal do face da Paróquia

A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz inova no layout do site oficial da Paróquia e criou uma página no facebook. O site no endereço: http://www.paroquiadenovacruz.com/ passou modificações no layout e ainda está em fase de conclusão. O objetivo é fazer com que o site seja mais interativo e atrativo, com menu em efeito cascata e acesso direto a página no face. Já no facebook a Pascom criou a página da Paróquia e pode ser curtida através do nome Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A Pascom também criou uma conta no face com o endereço Pascom Nova Cruz

Novo layout do site da Paróquia


Antigo layout do site

Pascom Arquidiocesana visitou Nova Cruz


A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz recebeu a visita do seminarista Antônio Roberto, da coordenação arquidiocesana da Pascom, no domingo, 9 de junho, na sala da Pascom . Os membros da Pascom de Nova Cruz se apresentaram e falaram das atividades que desenvolvem. O seminarista fez um analise dos trabalhos realizados pela Pascom de Nova Cruz. Antônio perguntou como acontecem as atividades, quais alegrias e dificuldades enfrentadas pelos membros. Após relato de cada membro da Pascom o seminarista parabenizou a equipe pelo excelente trabalho e pelo fato de não existir centralismo nas funções de cada membro e pela existência da divisão dos trabalhos entre os membros.

No final o seminarista divulgou a programação comemorativa aos 15 anos da Pascom arquidiocesana, marcado paro os próximos dias 14 a 16. Na ocasião Pascom de Nova Cruz confirmou a realização de atividades em comemoração aos 15 anos. Antônio divulgou também o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação que acontecerá em outubro, em Natal.



A equipe da Pascom de Nova Cruz entregou ao seminarista cópia do Plano paroquial e um jornal paroquial Comunicação e Fé como forma das atividades realizadas pela equipe paroquial.