sábado, 15 de abril de 2017

Semana Santa nas comunidades



Durante a semana santa as comunidades da Paróquia da Imaculada Conceição vivenciam com os momentos da paixão, morte e ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo, desde o domingo de ramos até o domingo de páscoa. Para algumas comunidades a paróquia envia missionários, ministros da eucaristia e religiosas para realização das celebrações do tríduo pascal. 

O setor Santa Maria Goretti realizou missão em algumas comunidades preparam e convidando os fieis católicos para a semana santa. Celebrações, procissões, vigília, via sacra fizeram parte da programação das comunidades. Confira algumas abaixo:

Celebração do domingo de Ramos na comunidade Conceição

Visitas as famílias nas comunidades Catolé, lagoa verde e lagoa da mata


Celebração da ceia e lava pés em lagoa da mata


Vigília em lagoa limpa 

Missa em Primeira lagoa


 Via sacra na comunidade Serrote dos Bezerras




Celebração da Paixão


Na sexta-feira santa. 14 de abril de 2017, aconteceu a celebração da paixão na igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz, presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis, com participação do diácono Alexandre Rossino e da comunidade paroquial. No inicio na procissão de entrada todos entraram em silêncio e o Padre e o Diácono se prostraram, seguida da saudação e liturgia da palavra. No segundo momento os fieis participaram da adoração da cruz. Após a comunhão as imagens do Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores entraram na igreja conduzida pelos jovens vestidos com roupas de cor preta. No final da celebração todos saíram em procissão pelas ruas da cidade com as imagens. 












sexta-feira, 14 de abril de 2017

Vigília da sexta feira santa



Este ano vigília na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz aconteceu no Salão do ECC e teve inicio na quinta-feira santa após a celebração do ceia e lava pés e prosseguiu até as 15h da sexta-feira santa, 14 de abril de 2017, com participação das pastorais, movimentos, serviços e irmanadas, além dos fieis paroquianos. 




Missa da Ceia do Senhor



 A missa da Santa Ceia aconteceu na Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Nova Cruz, presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis Inácio. Na liturgia inicia o tríduo pascal, lembrando os gestos de amor de Cristo ao instituir a eucaristia. Durante a celebração o Pe. Assis fez o lava-pés, exemplo de serviço e doação que o Próprio Jesus nos deixou. No final aconteceu a transladação do Santíssimo Sacramento para o salão do ECC, onde permanecerá em vigília até as 15 horas da sexta-feira santa. A Missa da Ceia aconteceu na quinta-feira Santa, 13 de abril de 2017.













quinta-feira, 13 de abril de 2017

Arcebispo anuncia data de ordenação de quatro sacerdotes

Dom Jaime, na Missa dos Santos Óleos 
(Foto: Edvanilson Lima)


No final da Missa do Crisma, celebrada na manhã desta quinta-feira, 13, na Catedral Metropolitana, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou a data da ordenação sacerdotal de quatro diáconos. A celebração será dia 24 de maio, às 17 horas, na Catedral Metropolitana. Na ocasião, serão ordenados padres os seguintes diáconos: Willian Bruno dos Santos Costa, Francisco Hémerson Câmara, Jecione da Silva Melo e Willian Lamarck Nunes de Brito.

Diáconos

Atualmente, o Diác. Willian Bruno é responsável pela residência episcopal e vice-chanceler da Arquidiocese; o Diác. Hémerson faz estágio pastoral na Paróquia do Beato Mateus Moreira, na Cidade Verde; o Diác. Jecione cumpre estágio na Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros; e o Diác. Willian Lamarck faz estágio na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macau.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Pároco de Nova Cruz fala sobre significado da Semana Santa



A SEMANA SANTA celebra todos os anos este acontecimento inefável: a Encarnação, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo para a salvação da humanidade; para o seu resgate das mãos do demônio, e a sua transferência para o mundo da luz, para a liberdade dos filhos de Deus. Estávamos todos cativos do demônio, que no Paraíso tomou posse da humanidade pelo pecado. E com o pecado veio a morte (Rm 6,23).

Celebrar a SEMANA SANTA é celebrar a vida, a vitória para sempre. É recomeçar uma vida nova, longe do pecado e em comunhão mais íntima com Deus. Diante de um mundo carente de esperança, que desanima da vida porque não conhece a sua beleza, celebrar a Semana Santa é fortalecer a esperança que dá a vida. O Papa Bento XVI disse em sua encíclica “Spe Salvi”, que sem Deus não há esperança; e sem esperança não há vida.

Esta é a SEMANA SANTA que o mundo precisa celebrar para vencer seus males, suas tristezas, suas desesperanças. Toda a Quaresma nos prepara para celebrar com as disposições necessárias a SEMANA SANTA.

Ela se inicia com a celebração da Entrada de Jesus em Jerusalém, o Domingo de Ramos. O povo simples e fervoroso aclama Jesus como Salvador. O povo grita “Hosana!”, “Salva-nos!”; Ele é Redentor do homem. Nós também precisamos proclamar que Ele, e só Ele, é o nosso Salvador (cf. At 4,12).


TRÍDUO PASCAL
QUINTA-FEIRA-SANTA


Missa dos Santos Óleos

Na Missa dos Santos Óleos a Igreja celebra a Instituição do Sacramento da Ordem e a bênção dos santos óleos do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. 

Missa da Ceia do Senhor

Na Missa do Lava-pés, na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja celebra a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos onde Ele instituiu a Sagrada Eucaristia e deu suas últimas orientações aos Apóstolos.

SEXTA-FEIRA-SANTA


Na Sexta-Feira Santa a Igreja guarda o grande silêncio diante da celebração da morte do seu Senhor. Às três horas da tarde é celebrada a Paixão e Morte do Senhor. Em seguida, a Procissão do Senhor Morto por cada um de nós. Cristo não está morto, e nem morre outra vez, mas celebrar a sua Morte é participar dos frutos da Redenção.

SÁBADO-SANTO



Na Vigília Pascal a Igreja canta o “Exultet”, o canto da Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor que venceu a morte, a dor, o inferno, o pecado. É o canto da Vitória. “Ó morte onde está o teu aguilhão?”

A vitória de Cristo é a vitória de cada um de nós que morreu com Ele no Batismo e ressuscitou para a vida permanente em Deus; agora e na eternidade.


MISSA DA CEIA DO SENHOR
(Quinta-feira santa)



Orientações a serem lembradas
1. Preparar o ambiente de modo que revele o sentido de uma ceia festiva (providenciar pães, frutas, etc., se possível);
2. Preparar um ambiente que seja digno, para o funcionamento da capela a ser colocado o Santíssimo Sacramento. Cuidar que não faltem adoradores;
3. Preparar o lava-pés;
4. Acolher com carinho as pessoas que forem chegando, e proporcionar à assembleia um espaço digno e acomodativo.
5. Atenção com os cantos: Em todas as celebrações e dias do tríduo (quinta, sexta e sábado), os cantos devem ser conforme a natureza da liturgia de cada dia.
6. No Domingo pascal, os cantos devem ser totalmente pascais, na letra e na música.
7. Um lembrete: os animadores e tocadores procurem ensaiar o máximo possível. Perdoem-me os bateristas, mas na quinta e na sexta, sobretudo, a bateria é dispensável. É preciso que os instrumentos sejam tocados com maior serenidade e disposição litúrgica.  


CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR
(Sexta-feira Santa)

Orientações a serem lembradas
1. A liturgia de hoje sinalize despojamento e simplicidade. O altar fica sem toalhas e velas até o rito da comunhão;
2. A celebração começa e termina em silêncio, o qual ocupa lugar importante na piedade e na dinâmica desta liturgia. Aqui, os celebrantes ao se aproximarem do altar, se ajoelham ou se prostrarão;
3. A cruz é entronizada como sinal de vitória de Cristo sobre a morte. Beijando e aclamando a cruz, o povo aclama e adora Cristo que deu a vida por nós.

A AÇÃO LITÚRGICA É COMPOSTA DOS SEGUINTES E ELEMENTOS:
Liturgia da Palavra (especialmente a leitura da Paixão);
Orações solenes;
Adoração da Cruz;
Comunhão. 


CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL
(Sábado Santo)



Orientações a serem lembradas
1. Todos se reúnem fora da Igreja em torno do fogo aceso;
2. Cada pessoa traga a sua vela;
3. Se possível deixar a Igreja apagada até o fim da proclamação da Páscoa (Exulte). O ambiente seja iluminado com o CÍRIO (aquela vela grande que, depois de preparada e acesa, será conduzida pelo Diácono ou pelo Padre) e as velas acesas.
4. Apagadas as luzes e reunido o povo em torno da fogueira acesa (o fogo aceso), com a presença do presidente, INICIA-SE A CELEBRAÇÃO DA LUZ.

Celebração da Luz
A celebração da luz contêm três partes: 
_ a bênção do fogo, 
_ a procissão do círio pascal, 
_ e a proclamação da Páscoa.

Liturgia da Palavra
Terminada a proclamação a Páscoa, apagam-se as velas, acendem-se as luzes, iniciam-se as leituras.

Antigo Testamento   
_ 1ª Leitura (Gn 1,1.26-31a)

Salmo Responsorial 102 (104)

_ 2ª Leitura (Ex 14,15-15,1)
Salmo Responsorial (Ex 15)

_ 3ª Leitura (Is 55,1-11)
  Salmo Responsorial (Is 12)

_ 4ª Leitura (Br 3,9-15.32-4,4)
Salmo Responsorial 18 (19)
               Após a cantar o último Salmo e o padre rezar a última oração, a acendem-se as velas do altar e SE PODE TOCAR OS SINOS, enquanto se canta o GLÓRIA.  
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Novo Testamento   
_ 5ª Leitura: Epístola (Rm 6,3-11)

_ 6ª Leitura: Evangelho (Mt 28,1-10)

Renovação das promessas batismais e aspersão da água benta
Após as PROMESSAS BATISMAIS e a ASPERSÃO DA ÁGUA BENTA, começa-se a LITURGIA EUCARÍSTICA

Ritos finais
_ Bênção solene
_ Canto de despedida.

Com votos de uma feliz Semana Santa e com gosto de uma abençoadíssima Páscoa.

Fraternalmente, 

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco

Paróquia de Nova Cruz realizou Procissão do encontro



Dezenas de fiéis participaram da tradicional Procissão do Encontro, realizado pela Paróquia da Imaculada Conceição, na noite de quarta-feira, 12 de abril de 2017. A procissão foi dividida em dois momentos, onde os homens saíram do bairro Antônio Peixoto, e as mulheres do bairro Frei Damião, ambas percorreram diversas ruas até a praça de São Sebastião onde aconteceu o encontro. A encenação contou com a participação dos jovens do Setor Juventude da Paróquia de Nova Cruz.


As mulheres

Os homens



Crismando participaram de palestra sobre Autenticidade cristã


Jovens crismandos do setor Santa Maria Gorete, da Paróquia da Imaculada Conceição, participaram da palestra sobre Autenticidade Cristã na era da tecnologia. A palestra foi proferida pelo membro da Pascom de Nova Cruz, Flavio Luiz. O encontro aconteceu no último dia 08 de abril de 2017, no salão pastoral de Santa Maria Gorette. 


Dom Jaime discutiu projeto de melhoria do Monumento dos Mártires



O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, visitou a comunidade de São Gonçalo do Amarante, e ele se encontrou com a primeira dama do Estado e secretária estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria; com o prefeito de São Gonçalo, Paulo Emídio, e outras autoridades municipais.

A primeira parada da visita foi no Monumento dos Mártires, na comunidade de Uruaçu. Na ocasião, foi discutido um projeto de melhoria na estrutura e acessibilidade para o Monumento. Depois, o Arcebispo e comitiva fizeram uma visita ao Hospital Belarmina Monte, que é administrado pelo Instituto dos Camilianos. O hospital atende a toda a população de São Gonçalo e, por dificuldades financeiras, não atende a demanda de forma adequada. Atualmente, a casa de saúde se mantém com recursos do SUS, do município e do Instituto de São Camilo, mas não suficientes para a manutenção da instituição.

À noite, Dom Jaime ainda participou, no Teatro Municipal de São Gonçalo, do lançamento de uma campanha de arrecadação de lençóis para ser doados a famílias carentes. A visita aconteceu segunda-feira, 10 de abril de 2017, 

FOTO
LEGENDA: Reunião no Monumento dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Domingo de Ramos



No Domingo de Ramos, 9 de abril,  a Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz abriu a Programação da Semana Santa 2017. Pela Manhã a benção e procissão dos ramos aconteceram em frente a praça Marco Zero (Caixa Econômica Federal) e a noite a solenidade teve inicio na Praça São Sebastião, ambas para Igreja Matriz, onde aconteceu as missas presididas pelo Pe. Francisco de Assis Inácio. 

A Igreja Católica do Brasil organizou em todo país a Coleta Nacional da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade (CF), que este ano propõe o aprofundamento e ações concretas em torno do tema do meio ambiente, com um destaque para os biomas brasileiros. Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores desta coleta.