sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Encerramos o encontro com um saldo excelente”, destacou dom Raymundo Damasceno sobre a 51ª Assembleia Geral


  

A coletiva de imprensa do último dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB foi composta pela presidência da CNBB, Cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente e arcebispo de Aparecida (SP); dom José Belisário da Silva, vice-presidente e arcebispo de São Luís (MA) e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral e bispo auxiliar de Brasília.

No início da coletiva dom Raymundo saudou os jornalistas presentes e aqueles que acompanharam ao vivo pelo Portal A12. O cardeal destacou o trabalho da imprensa e revelou o sentimento de gratidão pelo trabalho que foi realizado durante a 51ª Assembleia. “Estamos gratos e agradecemos o trabalho realizado por vocês durante esses 10 dias que estivemos reunidos aqui em Aparecida”, disse.

O presidente da CNBB avaliou que a 51ª Assembleia Geral foi uma ocasião de profunda experiência eclesial. “Estivemos reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento de nossa comunhão. O resultado desse nosso empenho foi o melhor possível. Encerramos o encontro com um saldo excelente”, ponderou.

Durante a coletiva foi feito um balanço das atividades realizadas. Sobre o tema central da Assembleia 2013 “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, dom Raymundo disse que “já era previsto que seria aprofundado na assembleia desse ano e continuaria sendo levado para as dioceses para novos estudos e somente na assembleia do próximo ano que será apresentado para a aprovação final”.

O cardeal explicou que o tema central se situa na busca por uma maior “conversão pastoral” e apontou algumas reflexões sobre o estudo como a cultura dos tempos atuais, o desafio e a necessidade de considerar a mudança de época, o reconhecimento que o lugar privilegiado para realizar uma experiência concreta com Jesus Cristo é a comunidade eclesial e por fim o reconhecimento de que a paróquia é a grande escola da fé, da oração, dos valores e costumes cristãos.

Além do tema central, dois outros assuntos foram destacados na coletiva: o estudo sobre a Questão Agrária e o Diretório para a Comunicação no Brasil. Os dois temas foram amplamente discutidos pelos bispos que decidiram pela continuidade da reflexão antes de se tornarem documentos da CNBB.

Foi destacado também assuntos abordados durante a Assembleia como a Jornada Mundial da Juventude, os textos litúrgicos e a Campanha da Fraternidade.

No final de suas palavras dom Raymundo Damasceno apresentou outros dois frutos da Assembleia que são um subsídio que os bispos estão oferecendo a todos as comunidades para aprofundamento do tema das eleições e uma Nota que foi emitida em defesa dos direitos indígenas e quilombolas, pela rejeição da PEC 215.

Fonte: CNBB

4º Domingo da Páscoa (21 de abril de 2013)




Introdução
      “Ninguém tira minhas ovelhas do meu rebanho. Elas me escutam, eu as conheço e elas me seguem”. Por que ele é o verdadeiro pastor, doa sua vida para que todos a tenham plenamente (Evangelho).
      A 2ª
  Leitura descreve o Cordeiro, que é Jesus, sendo visto no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes que brotarão água viva (cf. v. 17).
      A 1ª Leitura fala das cidades: Perge e panfília. PERGE: “Cidade em Anatólia, na Turquia, no Sudeste da Ásia Menor. Foi outrora capital da região da Panfília. Povoada pelos hititas por volta do ano 1500 a.C.” . PSÍDIA: “Foi uma cidade no que é hoje a parte Oeste da Turquia Central” (v.14).
      Não obstante a atitude tomada pelas mulheres ricas e piedosas de terem expulsado Paulo e Barnabé, há uma reação por parte dos ouvintes que, aliás parece favorável, pelo menos como curiosidade em escutá-los. Dessa forma, sente-se que a Palavra de Deus não encontra fronteiras, por isso alcança a todos que se deixam orientar por ela.

Evangelho (Jo 10,27-30): É bastante pertinente na Bíblia a cultura “pastoril”, isto é, “guardas de rebanho”. Inclusive, quem é que não sabe que Jacó, Moisés, Davi foram pastores?
      E é considerado bom pastor, porque leva para as pastagens, além de ter a devida atenção a tantas outras iniciativas, aquele que cuida com desvelo do seu rebanho.
      Teologicamente falando, Deus é chamado de “Pastor de Israel”, porque conduz o rebanho para as fontes de águas cristalinas (cf. Sl 23,1).
      No trecho do Evangelho de hoje (Jo 10,27-30), Jesus retoma esta imagem do Antigo Testamento, aplicando-a a si próprio, denominando-se “o verdadeiro pastor”. Eis porque o quarto domingo da Páscoa é considerado como sendo o “domingo do Bom Pastor”.
      Quando falamos de Jesus como bom pastor, podemos descrever com a seguinte análise: Por que Jesus é bom pastor?
- Porque vai em busca da “ovelha desgarrada” (Lc 15,4-8);
- Porque não tem medo de lutar, a ponto de dar a própria vida pelo rebanho que ele ama (Jo 10,11);
- Porque – ele é o Cordeiro que teve sua própria vida sacrificada, conforme é salientado na segunda leitura de hoje.
      E suas ovelhas, quem são elas? São todas e todos os que têm a coragem de segui-lo neste dom da vida em favor dos irmãos.
      Poderíamos ainda perguntar: Como é possível que alguém se torne membro do rebanho que segue a Jesus? O texto do Evangelho deste domingo nos revela que a iniciativa de segui-lo não é nossa: é ele quem nos chama: As minhas ovelhas escutam  a minha voz e eu as conheço e elas me seguem (v. 27).
      Atenção: Tenhamos o cuidado para não sermos enganados por muitos que se apresentam dizendo-se ser “pastores”, que prometem “salvar a pátria de hoje para manhã”, ou seja, garantindo “felicidade já” e convidam para segui-los.
      É fácil cair no engodo “dos charlatães”, “dos mercenários”, “dos comerciantes”,
“dos anestesistas das consciências”. Como conseguir identificar, entre tantas vozes, aquela do “verdadeiro pastor”? Estudando a Bíblia, fazendo a “leitura orante”; conhecendo as Igrejas e os seus pastores, para poder fazer a verdadeira síntese sobre eles. Quanto à nossa Igreja, olhe para o seu itinerário de vida, partindo desde a vida dos apóstolos e das Primeiras Comunidades Cristãs, procurando perceber a sua experiência autêntica de fidelidade a Jesus Cristo e à vida dom de Deus. “É preciso apurar os ouvidos” sempre, e não uma vez só por ano.
      Jesus não promete vida fácil, sucesso, não. Por isso não é fácil confiar nele. Exige o dom de si mesmo, a renúncia à busca irrefletida, tonta e desenfreada do próprio interesse; pede, inclusive, o sacrifício da própria vida em favor dos irmãos, os marginalizados, os “sobrantes” da vida. Se não buscarmos este caminho que conduz à “vida eterna” (vv. 28-29), certamente não chegaremos lá, porque não há atalhos.
      Como identificar a voz do verdadeiro pastor? Quais são eles? O Papa, os bispos, os padres, os verdadeiros catequistas e animadores de comunidades. Só esses? Não! E outros, de outras categorias? Não será também “bom pastor” quem ensina e vive o amor a Deus e aos irmãos: Por exemplo, os pais, os jovens, os mestres, as nossas benzedeiras, inclusive os que pertencem às Igrejas que “não professam o nosso credo”. 
      O trecho termina com as seguintes palavras: “Eu e o Pai somos um” (v. 30). É necessário que nos tornemos “um” com Cristo. É preciso haver unidade de projeto, de ações com ele. E mais ainda: é preciso que haja a verdadeira “comunhão e participação” entre o povo de Deus, leigos, padres, diáconos, religiosos, bispos, Papa. Seguindo juntos o Pastor por excelência, o Primeiro e Verdadeiro que é Jesus Cristo, estaremos formando “um” com o Eterno Pai. Assim, sim, seremos verdadeiros e honestos pastores, no querer de Deus e da comunidade. Amém!

2ª leitura (Ap 7,9.14-17)
      Nesse texto, João procura responder ao leitor que Deus, ao longo da história, manteve sua fidelidade, perseverando e salvando todos os que apostaram no seu projeto de vida. Assim foi ontem, é hoje e será sempre.
      Alguns detalhes são válidos serem lembrados, tais como: a) “multidão incalculável...”: É uma comunidade universal, isto é sem fronteiras; b) “vestes brancas” e “palmas na mão”: tudo enfim, significa sinal de vitória de Cristo Ressuscitado; “alvejaram suas roupas no sangue do cordeiro”: significa a resistência ativa diante das perseguições; é consequência do testemunho. Todas essas imagens, em seu conjunto, significam que a perseguição e os sofrimentos não têm a última palavra, não são a realidade última do ser humano. “Deus enxugará toda lágrima” (Ap 7,17). Assim sendo, diante do Pastor-Cordeiro há uma multidão vinda de todas as culturas.

1ª leitura (At 13,14.43-52)
      Lucas quer lembrar a preocupação que têm os discípulos e missionários e evangelizadores rompendo definitivamente a sinagoga e o consequente corajoso encontro com os pagãos.
      Eles partem em direção aos pagãos, levando como proposta a Palavra de Deus. Há uma grande perspectiva em torno da Palavra, por causa de sua força. Duas reações são suscitadas por causa do anúncio do Evangelho: a reação dos judeus e a dos pagãos. Determinados judeus, enciumados, perderam a possibilidade das promessas salvadoras, buscando injuriar os missionários, negando ainda a importância da Palavra. Enquanto que, a reação dos pagãos é absolutamente oposta à dos judeus. Acolhem com satisfação e bastante receptividade.
      Não obstante a terrível perseguição, os discípulos não se sentem desanimados, não desistem da missão, pelo contrário, a fortalece. “Estavam cheios de alegria e cheios do Espírito Santo” (cf.. 1 Ts 1,6).
Para refletir:
- Já pensamos que tipo de ovelhas somos nós e são também os outros? Cuidado para que a nossa concepção cristã e pastoral não massifique, a ponto de deixarmos as ovelhas mais carentes no anonimato da vida.
- Como temos vivido o nosso cuidado de pastor e pastora em nossas realidades, por exemplo: trabalho?, família?, comunidade? No dia-dia “com qualquer um”? 

FESTIVIDADES DE SANTO EXPEDITO TEM TERMINO HOJE.

(Quadra do Batalhão lotada de fiéis todas as noites das festividades)
A programação das festividades em homenagem a Santo Expedito em Nova Cruz, terminam nesta sexta feira, 19 de Abril, com uma procissão às 18 horas, com a presença da banda da Polícia Militar do RN, saindo do Batalhão percorrendo as principais ruas da cidade e com chegada no mesmo batalhão onde será celebrada a Missa de Encerramento a partir das 19 horas na Capela de Santo Expedito.
As festividades se iniciaram na ultima segunda feira e todas as noites houve missa celebrada por Padres Convidados, onde a presença dos fiéis foi muito boa, na avaliação dos organizadores.
 As quermesses também foram bem concorridas.
 
Informaçoes e fotos PASCOM

PAROCO PARTICIPA DE DEBATE PARA ELABORAÇÃO DA LDO MUNICIPAL

 O Padre Francisco Inácio participou dos debates ocorridos na terça feira, 16 de Abril na Câmara Municipal

A Prefeitura Municipal de Nova Cruz realizou na terça feira, 16 deAbril, a Audiência Pública para apresentação e debate sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e todos os aspectos que norteiam os gastos públicos, durante esta gestão.
Com as presenças de 7 dos 13 vereadores, três ex-presidentes da Câmara Municipal, de representantes e de Entidades Públicas representativas da Sociedade,  e dos téccnicos palestrantes: Dr João Eudes e Dr Dias, o evento serviu para apresentação por parte do setor Jurídico e Técnico da Prefeitura apresentar e ao mesmo tempo, colher sugestões para elaboração do Orçamento Municipal para os próximos anos.
O Pároco de Nova Cruz, Padre Francisco Inácio participou do evento como convidado e ressaltou que " o fórum foi de fundamental importância pois permitiu à sociedade uma participação direta nos debates em torno da elaboração do Orçamento do Município, e a Igreja não poderia estar ausente, inclusive apresentando propostas", ressaltou.
As sugestões serão avaliadas pela equipe da Prefeitura e que contribuem para a transformação destas em Lei Orçamentária que norteará a administração nos próximos 4 anos.
Lembrando que Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que a Lei de Orçamento Antual – LOA e o Plano Pluri Anual – PPA, são peças importantíssimas que definem as ações e os valores a serem gastos pela gestão em curso em benefício da população.

PAROCO É ESCOLHIDO VICE PRESIDENTE DO CONSELHO MUN. DE EDUCAÇÃO.

A eleição da nova presidencia do Conselho Municipal de Educação de Nova Cruz, ocorreu na tarde desta quinta feira, 18, no Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.
Os membros titulares que participaram foram: Valéria Maria Vieira Arruda Câmara, Miguel Rosa Filho, Ivaneide Laurentino da Costa e Matilde, representantes do Poder Executivo; José Laércio Xavier e Severina Crizanto da Costa, representantes do Conselho do Caixa Escolar da Rede Municipal de Ensino; Vereadora Maria de Fátima da Costa e Gerson Vitor, representantes do Poder Legislativo; Padre Francisco de Assis Inácio e José Jeová dos Santos Júnior, representante da Igreja Católica; Léia Marques da Silva e Juliane Borges da Silva, representantes de Instituição Particular de Ensino Infantil; Rosa de Lima da Silva e Rosilma da Silva, ambas do CEMEI, representantes dos Pais da Rede Municipal de Ensino e Antonio Barbosa e Edinalma Morais de Lima, representantes do SINTE/RN.

Foi eleita Presidente, a Secretária Valéria Arruda e como vice Presidente, Padre Francisco Inácio.

Informações Assessoria de Comunicação.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Padre natalense fala da JMJ para bispos na Assembléia Geral


Pe. Sávio (de pé) falando para os bispos sobre a Jornada
Foto: Gracielle Reis


O Padre Carlos Sávio Ribeiro, do clero da Arquidiocese de Natal, Assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e um dos Coordenadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio-2013 falou, ontem, quarta-feira, para os mais de 300 Bispos do Brasil, reunidos em Aparecida-SP. Ele falou sobre a preparação do País para o evento que acontecerá no mês de julho, com a presença de mais de 2 milhões de jovens. 

Padre Sávio comentou sobre o legado positivo da peregrinação da Cruz da JMJ, que já agregou mais de três milhões de jovens por meio do projeto Bote Fé; da Semana Missionária, que acolherá milhares de jovens, em mais de 170 cidades brasileiras; do projeto Cidade da Fé, que contará com a presença de artistas de todo o mundo; da feira do turismo religioso, que antecede à Jornada;  dos subsídios temáticos para jovens, produzidos pela CNBB, e da programação oficial da Jornada Mundial, que receberá o Papa Francisco no Brasil. "Sediaremos o maior evento religioso do mundo, no mês de julho, aqui, no Brasil, e não tenho dúvida de que a Jornada Mundial da Juventude será um divisor de águas na história da evangelização da juventude brasileira", afirmou o Padre Carlos Sávio à imprensa presente em Aparecida-SP.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Grupo de Jovens faz ação solidária em Nova Cruz



O Grupo de Jovens da Comunidade Planalto, em Nova Cruz, realiza ação solidária, que consiste em arrecadar e distribuir alimentos com famílias carentes. A atividade começou no último dia 5, com a ‘celebração do quilo’, na capela da Mãe Peregrina. No dia seguinte, os jovens fizeram a distribuição dos alimentos arrecadados. “O objetivo é ajudar a famílias carentes, com os alimentos doados no ofertório da celebração”, explica o coordenador paroquial da Pastoral da Comunicação, Flávio Luiz da Silva. 

Cerca de 20 jovens se reúnem, semanalmente, na capela, para refletir a Palavra de Deus, ouvir testemunhos e preparar a Semana Missionária.

Foto Acima
Legenda: Jovens distribuem alimentos arrecadados
Crédito: Josias Oliveira

SAR realiza encontro em Nova Cruz


Reunião do SAR, no sindicato de Nova Cruz

O Serviço de Assistência Rural - SAR realiza encontro com lideranças em Nova Cruz, nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 14 horas, no salão do ECC. O objetivo é fazer uma capacitação e motivação dos trabalhos desenvolvidos pelo SAR. 

O SAR está presente na Arquidiocese de Natal há 64 anos, vem contribuindo com a formação política cidadã das lideranças, na intenção de favorecer a estes, através de encontros, reuniões e seminários o acesso ao conhecimento e instrumentos legais, do controle social das políticas públicas, para intervir e contribuir com o desenvolvimento sustentável do seu município.

Acreditando na ação protagonista do (a) cidadão (ã), sabendo que todos (as) são capazes de atuar e contribuir nos conselhos, sindicatos, associações, igrejas e instituições para transformação da realidade sócio-política dos seus municípios. Queremos animar a todos (as) a continuarem na luta por uma sociedade justa e igualitária, animados pela fé em Cristo.



terça-feira, 16 de abril de 2013

CNBB divulga nota ‘Sede de água e de justiça’



Durante entrevista coletiva na tarde desta terça-feira, 16 de abril, a presidência da CNBB apresentou a sua mensagem sobre a seca no semiárido que atinge a região do semiárido do Brasil.

A nota demonstra a solidariedade dos bispos do Brasil pelo sofrimento e a luta pela superação deste fenômeno, secular e cíclico, que ameaça a vida e o desenvolvimento integral da população.

O texto foi aprovado durante a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontece desde o dia 10 de abril em Aparecida (SP).

A seguir, a uma parte da nota:

Sede de água e de justiça

“Eu estava com fome, e me destes de comer;

estava com sede, e me destes de beber” (Mt 25,35)

Nós, bispos do Brasil, reunidos em Aparecida–SP, na 51ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, de 10 a 19 de abril de 2013, expressamos nossa solidariedade aos irmãos e irmãs castigados pela maior seca que atinge a região do semiárido nos últimos 40 anos. Fazemos nossos seus sofrimentos e suas dores e nos unimos à sua luta pela superação deste fenômeno, secular e cíclico, que ameaça a vida e o desenvolvimento integral da população. Trata-se de mais de 10 milhões de pessoas diretamente atingidas, em 1.326 municípios, segundo dados da Secretaria da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional (SEDEC/MI).

Os bispos do Nordeste, por várias vezes, assinalaram as consequências de ordem social, econômica, moral e ética provocadas pela seca tais como: a) Migração forçada com a consequente desarticulação e desintegração da família, que fica exposta à máxima penúria; b) tráfico humano, que conduz ao trabalho escravo; c) instrumentalização da extrema vulnerabilidade das pessoas para fins eleitoreiros, em total desrespeito aos valores éticos; d) agravamento da situação econômica relegando milhares de famílias à miséria; e) dizimação da produção agrícola e agropastoril com a morte de rebanhos inteiros, comprometendo o presente e o futuro dos pequenos e médios produtores, além de seu endividamento; f) colapso no abastecimento de água nas áreas urbanas; g) risco de se perderem conquistas econômicas e produtivas fundamentais acumuladas nos últimos dez anos.

Leia mais AQUI

Diáconos Permanentes e Candidatos participam de Assembleia


Diác. José Bezerra, da Arquidiocese de Natal
Crédito: Cacilda Medeiros



Diáconos Permanentes, Candidatos ao Diaconato e respectivas esposas participam da primeira Assembleia Nacional não eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos, neste final de semana, 19 a 21, em Florianópolis, Santa Catarina. O tema de estudo é “As Diretrizes para a vida e formação dos Diáconos Permanentes”.

Da Arquidiocese de Natal participam o Diretor Espiritual dos Diáconos, Pe. Alfredo Costa, e dos Diáconos José Bezerra de Araújo e Raimundo Escolástico Bezerra Filho e respectivas esposas. Vários outros diáconos das Dioceses do Regional Nordeste 2 também participam. Entre eles, está o Presidente da Comissão Regional dos Diáconos – CRD NE 2, Diác. José Aderaldo de Souza, de João Pessoa-PB.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Dom Jaime fala sobre seca para Bispos


Dom Jaime (segunda, da direita) durante pronunciamento na Assembleia dos Bispos
Crédito: Pe. Sávio Ribeiro



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez um pronunciamento na 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, na tarde de ontem, segunda-feira, por ocasião da aprovação da nota de solidariedade dos Bispos do Brasil ao povo nordestino que vive as consequências da seca que assola toda a região. Ele ressaltou a solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB ao povo do Nordeste. “Precisamos estar coesos na defesa e implementação de projetos estruturantes e permanentes que garantam os recursos hídricos necessários para a convivência com o semi-árido”, enfatizou o Arcebispo.

A 51ª Assembleia Geral da CNBB acontece na cidade de Aparecida (SP), no período de 9 a 19 de abril, reunindo mais de 350 bispos de todo o Brasil. Da Arquidiocese de Natal, participa também o Arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Festa de Santo Expedito no 8º Batalhão de Policia Militar


A Comunidade do 8º Batalhão de Policia Militar, pertencente a Paróquia Militar Cristo Rei, da Arquidiocese Militar do Brasil, está realizando a festa em homenagem ao  padroeiro Santo Expedito. A festa teve inicio na segunda-feira, 15, com procissão e missa de abertura. A missa foi presidida pelo Pe. João Batista Chaves (capelão do 8º BPM), da Paróquia Cristo Rei, seguida de programação sócio-cultural com quermesse e show musical ao vivo.

Durante o período festivo que  prossegue até dia 19, serão realizados celebrações, reza do terço, e quermesse. No dia 19 acontecerá procissão e missa de encerramento com a presença do Pe. Francisco das Chagas de Souza, Pároco Militar.

Programação:

16/04 (terça-feira):
TEMA: “O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo” (Jo 6, 33).

Missa ás 19 horas, presidida pelo Pe. Francisco de Assis, Pároco de Nova Cruz/RN
Após a Missa, apresentação Musical com Edson Balança Bebê na quadra de esportes do batalhão.


 17/04 (quarta-feira):
TEMA: “Esta é a vontade do meu Pai: Todo aquele que vê o Filho e 
nele crê tenha a vida eterna” (Jo 6, 40).

Missa ás 19 horas, presidida pelo Pe. José Adelson, adm. paroquial de Santo Antonio/RN
Após a Missa, apresentação Musical com Tércius Luiz (irmão do Sgt. Ednaldo) 
na quadra de esportes do Batalhão.

18/04 (quinta-feira):
 TEMA: “Aquele que crê tem a vida eterna. Eu sou o Pão da Vida” (Jo 6, 48).

Missa ás 19 horas, presidida pelo Pe. Janilson Francisco de Macedo, Vigário paroquial de Nova Cruz/RN
Após a Missa, apresentação Musical na quadra de esportes do batalhão.

19/04 (sexta-feira):
Procissão de encerramento animada pela Banda PMRN.
Saída: Capela de Santo Expedito, ás 18 horas.

TEMA: “Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e
 eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 54).
Missa ás 19 horas. 


Fotos da abertura








Thiago Barros e Geraldo, G2 animou a quermesse

Pe. Adelson esteve presente na programação cultural




Coletiva de Imprensa: Bispos falam sobre família, Ano da Fé e documento sobre questões agrárias




No 6º dia da Assembleia Geral da CNBB, dia 15, os bispos reunidos em Aparecida (SP) trataram de Vida e Família, o Catecismo, Ano da Fé e suas ações concretas. A questão agrária também voltou à discussão nesta segunda-feira.

Participaram da coletiva de imprensa o bispo de Ipameri (GO), dom Guilherme Werlang, o arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha e o bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.

O arcebispo de Brasília e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, dom Sérgio da Rocha destacou aos jornalistas como vivência para o Ano da Fé o texto ‘As razões da Fé na Ação evangelizadora’.

“É necessário que cada pessoa seja capaz de vivenciar e testemunhar a fé. É necessária a compreensão que o Ano da Fé vai muito além desta comissão. O Ato da fé tem a ver com o conjuntos da vida”, afirmou dom Sérgio.

O arcebispo lembrou ainda que o catecismo da Igreja Católica e a nova evangelização devem ser instrumentos para viver a nossa fé.

Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família apresentou durante a coletiva de imprensa algumas ações da comissão como a edição da ‘Hora da Família’, subsidio utilizado em todo o Brasil para encontros e reflexões dos assuntos relacionados à família.

Dom Petrini destacou ainda o Manual de bioética para jovens que tem 2 milhões de edições e faz parte do material que os peregrinos vão receber durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho no Rio de Janeiro.

Além desses títulos, o bispo de Camaçari (BA) ressaltou também a publicação ‘Cristo nos ensina a amar’ com 30 perguntas e respostas relacionadas aos jovens. Dom Petrini destacou ainda as Associações de Famílias como grande recurso na construção da paz.

Peregrinação Nacional da Família – Também como ação concreta da comissão, Dom Petrini falou sobre o grande encontro de famílias no Santuário Nacional de Aparecida, que deve acontecer em maio.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Serviço, Justiça e Paz, dom Guilherme Welang falou sobre a Igreja e as questões agrárias.

O bispo afirmou que o novo documento da CNBB sobre questões relacionadas a este tema será colocado em votação novamente na Assembleia Geral de 2014.

Respondendo a perguntas de jornalistas, Dom Petrini afirmou que a nota emitida pelo Conselho Federal de Medicina sobre o posicionamento em apoio à possibilidade de aborto até 12 semanas de gestação ignora a criança em gestação.

“Entendemos que é necessário levar em consideração todos os fatores que envolvem essa situação. O direito à vida é inviolável”, ressaltou dom Petrini.

Igreja e as questões agrárias - Dom Guilherme explicou que o texto foi apresentado aos bispos na assembleia e que houve uma grande participação dos grupos de trabalho e muitas sugestões de emendas.

“É urgente um documento e uma manifestação sobre este tema, mas percebemos que não teríamos condições de acrescentar todas as sugestões de emendas feitas pelo nosso episcopado. Diante disso votamos para que o documento seja enviado ao bispos do Brasil posteriormente”, completou.

Dom Guilherme falou ainda sobre a complexidade das questões que envolvem a água, seca, e grandes obras hídricas. “A Comissão Pastoral da Terra avalia com seriedade as questões ligadas a água, onde nos deparamos com sérios problemas como a contaminação das águas, a privatização e as grandes hidrelétricas, problemas que atingem a pesca, a agricultura e o meio ambiente”, completou.

Fonte: CNBB

Cardeais brasileiros são homenageados durante cerimônia



Em agradecimento aos cinco cardeais do Brasil que participaram do último Conclave que elegeu o Papa Francisco, a TV Canção Nova organizou uma cerimônia de homenagens, no domingo, 14 de abril. Na solenidade realizada na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP), os cardeais dom Cláudio Hummes, OFM, dom Geraldo Majella Agnelo, dom Odilo Pedro Scherer receberam uma pequena estatueta com a imagem de São Pedro, primeiro Papa da Igreja Católica, como forma de expressar a importante contribuição destes membros do Colégio Cardinalício na escolha do Sumo Pontífice e na missão da Igreja no Brasil. O cardeal João Braz de Aviz, que está em atividades em Roma, também foi lembrado entre os homenageados.

Anualmente, durante a Assembleia Geral da CNBB, os bispos são convidados para uma recepção na Canção Nova que oferece, gentilmente, um jantar ao episcopado, padres e colaboradores da Conferência. Na ocasião, o fundador da comunidade, Monsenhor Jonas Abib manifestou profundo agradecimento aos bispos pela visita e disse que a Canção Nova “está a serviço da Igreja do Brasil e a todos os seus pastores na obediência”. A cerimônia contou com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello e do bispo de Lorena, dom Benedito Beni dos Santos, entre outras autoridades. O presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis deixou uma palavra de gratidão aos membros da comunidade Canção Nova pelo empenho no trabalho de evangelização através dos meios de comunicação.


Fonte: CNBB
 

domingo, 14 de abril de 2013

Bispos participam de retiro espiritual no final de semana durante assembleia geral da CNBB



Encerra-se com a celebração da Eucaristia no Santuário Nacional de Aparecida (SP), na manhã deste domingo, 14 de abril, o retiro espiritual dos bispos participantes da 51a assembleia geral da CNBB. O pregador do retiro foi o bispo de Porto Velho (RO), dom Esmeraldo Barreto de Farias.

O tema para a reflexão durante o retiro foi “O Bispo, mestre e testemunha da fé”. Três meditações foram dirigidas por dom Esmeraldo ao grupo de mais de 360 bispos presentes no centro de eventos da Basílica.

Na primeira meditação de dom Esmeraldo, na tarde do sábado, 13 de abril, ele afirmou que “Um bispo encontra a sua identidade e o seu lugar no seio da comunidade dos discípulos do Senhor, onde recebeu o dom da vida divina e a primeira instrução na fé. Sobretudo quando da sua cátedra episcopal exerce na presença da assembleia dos fiéis a sua função de mestre na Igreja, cada Bispo deve poder repetir como santo Agostinho: ‘Se se considerar o lugar que ocupamos, somos vossos mestres; mas, pensando no único Mestre, somos condiscípulos vossos na mesma escola”. Na Igreja, escola do Deus vivo, Bispos e fiéis são todos condiscípulos e todos têm necessidade de ser instruídos pelo Espírito”.

Na última meditação feita por dom Esmeraldo na manhã deste domingo, o bispo de Porto Velho lembrou que “Somente unido a Jesus Cristo, aos seus sofrimentos, no caminho da Páscoa, o bispo pode viver a missão. A união com Jesus Cristo ressuscitado significa necessariamente comunhão com o Servo, com aquele que assumiu a nossa natureza humana e que também diz para nós hoje: ‘sem mim, nada podeis fazer’(Jo 15,5). O cominho da fé abre o horizonte da esperança e esta “não decepciona porque o amor foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5)”.

Com essa experiência de oração, os bispos encerram a primeira fase dos trabalhos desse encontro anual.

Durante a semana que contou, praticamente, com três turnos diários de atividades, os bispos deram início aos debates em torno do tema central da assembleia: “comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Os outros dois temas que estão sendo aprofundados, “Questão Agrária” e “Diretório da Comunicação” também foram amplamente discutidos e voltam ao plenário nesta última semana. A assembleia dos bispos termina no próximo dia 19, sexta-feira.

Fonte: CNBB