quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz ano novo!


Gratos, a você!

Graça e paz para você!
É o que desejamos, neste finalzinho de ano e inicio do próximo.

Ao olharmos para trás, para os já quase 365 dias passados, neste ano de
2010, vimos o quanto fizemos.
Cada vez mais temos consciência de que sem o trabalho realizado
por você e toda a equipe, na paróquia de Nova Cruz, o trabalho da Pascom, na
Arquidiocese de Natal, seria bem menos expressivo, ou, talvez, nem
existisse. Por isso, nossos agradecimentos pelo seu esforço e toda a equipe
da Pascom e você que deu uma espinhadinha no nosso blog.


Somos gratos a você e a agente de pastoral, fiél que sempre nos visitou,
para saber qual matéria estaria postado no blog.

Somos gratos a você que ajudou e contribuiu com nossas noticias. A você da imprensa novacruzense que sempre divulgou nossas notícias.

Que Jesus Cristo ilumine o seu trabalho.

Que o ano novo seja repleto de realizações e amor verdadeiro para você e sua família.

Que, em 2011, tenhamos mais coragem, disposição, vontade de sermos
verdadeiros agentes do Reino de Deus, através da nossa atuação na Igreja de Jesus Cristo.

Amigo, amiga, irmão e irmã, comunicadores da Boa Nova de Jesus: alimentem
a chama acessa com as luzes emanadas da presença de espírito do
Natal do Menino Deus, na vida e na caminhada desta nossa Igreja. Ela é a
Igreja que Jesus quis, com todos as nossas virtudes e defeitos. Lutemos,
pois, para que as virtudes se sobresaiam e os defeitos diminuam.

Um abraço fraterno!

Feliz 2011!!

Assim encerramos nossos trabalhos neste ano, mas em 2011 estaremos juntos mais uma vez.


Pe. Edilson Nobre, Pe. Janilson Francisco
e todos que fazem a Pastoral da Comunicação.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Paróquia de Nova Cruz prepara fiéis para o ano novo


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz inicia nesta quarta-feira, 29, o tríduo em preparação para o ano novo, com missa, às 19 horas, na Igreja Matriz. Nos dias 30 e 31, as missas também serão às 19 horas. Às 23 horas do dia 31, terá inicio a preparação para a benção do Santíssimo Sacramento, que será pontualmente às 00 horas.

Tradicionalmente no dia 31, em Nova Cruz, milhares de fiéis participam dos momentos finais do ano, a paróquia por sua vez oferece um ambiente agradável para oração e meditação. Em frente a Igreja Matriz, por volta das 23 horas muitas famílias já estão aguardando a chegada do ano novo.

Já no dia primeiro de janeiro de 2011, às 16 horas, terá inicio a procissão da Mãe de Deus, seguido de missa na Igreja Matriz.

Papa ensina sete armas espirituais na luta contra o mal



O Santo Padre dedicou a Catequese de quarta-feira, 29 - última de 2010 - à figura de Santa Catarina de Bolonha, seguindo o ciclo de reflexões sobre grandes mulheres da Idade Média.

O Papa citou o tratado autobiográfico e didático escrito pela santa italiana - As sete armas espirituais -, que oferece ensinamentos "de grande sabedoria e profundo discernimento" sobre as tentações do diabo:

1. ter cuidado e preocupação de trabalhar sempre para o bem;
2. crer que, sozinhos, nunca poderemos fazer nada de verdadeiramente bom;
3. confiar em Deus e, por seu amor, não temer nunca a batalha contra o mal, seja no mundo, seja em nós mesmos;
4. meditar com frequência nos eventos e palavras da vida de Jesus, sobretudo sua Paixão e Morte;
5. recordar-se que devemos morrer;
6. ter fixa na mente a memória dos bens do Paraíso;
7. ter familiaridade com a Sagrada Escritura, levando-a sempre no coração para que oriente todos os pensamentos e todas as ações.

"Um belo programa de vida espiritual, também hoje, para cada um de nós!", exclamou o Pontífice.


Fonte: www.cancaonova.com

Cardeal brasileiro é nomeado para departamentos da Cúria Romana


Divulgação
Cardeal Dom Raymundo Damasceno

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 29, alguns cardeais - criados no Consistório de 20 de novembro passado - como membros de organismos da Cúria Romana.

Entre eles, está o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, nomeado membro do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS). O purpurado de Aparecida também foi confirmado como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) - missão que já desempenha atualmente -, juntamente com o Arcebispo emérito de Quito, Cardeal Raúl Eduardo Vela Chiriboga, e o Arcebispo de Palermo, Cardeal Paolo Romeo.


O PCCS

A Constituição Apostólica Pastor Bonus, de 28 de junho de 1988, nos artigos 169 e 170, afirma que, ao PCCS, estão confiadas as responsabilidades de suscitar e apoiar adequadamente a ação da Igreja e dos fiéis nas múltiplas formas da comunicação, acompanhando os jornais católicos, as publicações periódicas, as emissões radiofônicas e televisivas, para que realmente correspondam à própria índole e função, divulgando a doutrina da Igreja.

Ao mesmo tempo, o Conselho deve favorecer as relações com as associações católicas, que atuam no campo das comunicações e examinar as demandas e concessões de autorização para as coberturas audiovisuais (foto, televisão, cinema, rádio) das cerimônias e dos lugares diretamente dependentes da Santa Sé.

O atual presidente do organismo vaticano é Dom Claudio Maria Celli e o secretário é monsenhor Paul Tighe.

Fonte: www.cancaonova.com

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Formada as equipes para a Festa de São Sebastião em Nova Cruz

A Paróquia de Nova Cruz realizou a reunião em preparação para a festa de São Sebastião 2011. Na reunião foi formada as equipes que atuarão durante o período do novenário que será de 11 a 20 de janeiro de 2011. A coordenação da festa ficará por conta dos casais, Gilson Lima e Telma Lúcia e José Carlos e Maria de Lourdes. Também foi definida a programação religiosa da festa que contará com a participação de vários padres da Arquidiocese de Natal, entre eles estão: Pe. Orcenival, Matias, Iranildo Augustos, Adelson, Aerton Ednaldo, Iranildo Virgilio, além dos padres de Nova Cruz, Edilson Nobre e Janilson Francisco.

Durante o período da festa acontecerá Caminhadas penitenciais, missas, casamentos comunitários, batizados, missa da unção, procissão e programação sócio-cultural que será de 15 a 19 de janeiro. O tema da festa será o mesmo da Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no planeta.


Assim ficou as equipes da festa de São Sebastião:

Padrinhos e madrinhas – Ir Aparecida e Fátima Duarte, Geralda
Liturgia – Rosário, Marlene, Vanuse, Zilda, Vagner, Kátia, Igor, Fátima, Silene, Marina
Cânticos e distribuição dos ministérios de músicas – Érica e Vera, Maxiana
Acolhida – Coroinhas e Infância
Caminhada encerrando com ofício – Eunice, Vanuse, Fátima, Dona Zefinha
Coleta – Gilvan e Neide = Pastoral do Dízimo
Café da manhã – Equipe de Liturgia
Divulgação – Pascom, Diogo, Flávio,
Arte do programa e cartazes – Sidney
Comissão – Vanuse, Marlene, Eunice, Zefinha, Zezé, Marina, Geralda, Maria Gomes
Salgados – Laudicélia
Bolos e Doces - RCC
Cachorro Quente – Terço dos homens
Churrasco – Dízimo
Pescaria – Gilmar e Maria, e Pastoral do Batismo
Bar – ECC
Os coordenadores da Festa: Gilson Lima e Telma Lúcia
e José Carlos e Maria de Lourdes

A reunião foi realizada na Igreja de São Sebastião, dia 27, e contou com a participação de membros das pastorais, representantes da prefeitura municipal, os padres Edilson e Janilson, Ir. Aparecida, Major Linhares, comandante do 8º BPM e Cap. Helena.

Natal celebra festa de Santos Reis


Procissão de encerramento da festa, em 2010
Foto: Lysângela Silva

A festa dos Reis Magos, celebrada no Santuário a eles dedicado, localizado no bairro de Santos Reis, em Natal, será celebrada de dia 28 de dezembro a 6 de janeiro.

Diariamente, às 19h30, haverá celebração de novena, sempre com a presença de padres convidados. No mesmo período, após as novenas, acontecem apresentações culturais e artísticas, e funcionamento de barracas, na praça pública do bairro de Santos Reis.

No dia 6 de janeiro, feriado no município de Natal, a programação é intensa, iniciando às 6h, com alvorada. Às 6h15, haverá atendimento de confissões. Às 7h, será celebrada missa com o Sacramento da Unção dos Enfermos, presidida pelo administrador paroquial, Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz. Às 9h, Missa com bênção dos peregrinos, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo. Às 11h, celebração do Sacramento do Batismo. Às 16h, acontecerá procissão com as imagens dos três Reis Magos, saindo da Praça Wilson Miranda com destino à Praça Benta Guilherme, encerrando com missa, presidida pelo Vigário Episcopal para o Clero, Pe. Edilson Soares Nobre.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Definida a data de beatificação de Irmã Dulce


A data para a cerimônia de beatificação de Irmã Dulce já foi definida. Será no dia 22 de maio de 2011, em missa que será celebrada no Parque de Exposição (Av. Paralela), em Salvador (BA). A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação da arquidiocese de Salvador.

De acordo com a assessoria, o arcebispo de Salvador, cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, designou o padre Manoel Filho para coordenar o evento. O horário da missa ainda não foi definido. A comissão organizadora do evento é composta por padres, leigos e representantes das Obras Sociais Irmã Dulce.

Fonte: CNBB


Campanha planeja Semana Nacional de Luta Contra o Extermínio de Jovens para 2011


Aprofundar o debate com a sociedade e formular propostas concretas para o enfrentamento da violência serão algumas das prioridades da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens para os próximos anos. A conclusão é resultado do seminário nacional realizado em Salvador/BA, e reuniu representantes de todas as regiões do país, além de organizações que apoiam a defesa dos direitos da juventude.

Na avaliação da coordenação nacional, o encontro foi muito bom na construção de novos horizontes, realizou também uma análise sobre o panorama do primeiro ano de existência da Campanha e pontuou desafios para o próximo período. O planejamento prevê para 2011 a divulgação do texto base até o mês de abril, um seminário nacional em agosto e a 1ª Semana Nacional de Luta Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, em novembro, antecedendo o Dia Nacional da Consciência Negra.

O planejamento visa, também, a construção da marcha nacional da Campanha, programada para acontecer no mês de julho de 2012, em Brasília. Dentro da estratégia, ainda constam as atividades permanentes das Pastorais da Juventude (Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude) que terão como eixo os debates da Campanha. As ações previstas deverão contribuir para continuar sensibilizando a sociedade e denunciando o extermínio dos jovens brasileiros.

Chega de violência!

Lançada em novembro de 2009, a Campanha é uma iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A intenção é debater as diversas formas de violência praticadas contra a juventude, denunciar o extermínio de milhares de jovens no Brasil e desencadear ações que possam mudar a realidade.

Com uma taxa de até 51,7 homicídios para cada 100 mil, o Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo, atrás de Colômbia e Venezuela. A conclusão consta do estudo Mapa da Violência 2010 – Anatomia dos Homicídios no Brasil, divulgado pelo Instituto Sangari. Segundo relatório da Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritla), no Brasil morrem por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Procissão encerra festa da Sagrada Família


Uma procissão com a imagem da Sagrada Família encerrou a festa da padroeira do bairro Cidade do Sol, em Nova Cruz. Os festejos em homenagem a Sagrada Família tiveram inicio no dia 23 de dezembro e encerrou na tarde do dia 26, com procissão e missa presidida pelo Pe. Edilson Nobre e Concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco.





Fotos: novoimpactante.blogspot.com


Ir. Edneide deixa paróquia de Nova Cruz

A Ir. Edneide, deixa a paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, nesta segunda-feira, 27. Ela chegou em Nova Cruz no inicio deste ano, fez um ótimo trabalho a frente da Infância e Juventude Missionária. Ontem, dia 26, acontece um momento de despedida no Centro Pastoral do Catolé, com a participação de membros da Infância e do Pe. Janilson.

A Ir. Edneide é da Congregação Filhas do Amor Divino, ela vai para o Colégio das Neves, em Natal/RN. O nosso muito obrigado a essa religiosa que tanto fez pela evangelização da nossa paróquia.


Nova Cruz fez o gesto concreto do Natal em Família

Como gesto concreto da celebração do Natal em Familia, este foi proposto que as familias plantassem mudas de plantas em locais em estão prejudicando a vida da comunidade. Foi assim que aconteceu na paróquia de Nova Cruz, com a participação de moradores do bairro Antonio Peixoto, com ajuda da Ir. Lucia Domingos e Maria dos Santos, foi plantado várias mudas de plantas em um terreno onde estava servido de lixão.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é a Vida no Planeta, esse gesto ficará marcado e que as pessoas sigam o exemplo.




Celebração do natal movimenta comunidades de Nova Cruz

Na paróquia de Nova Cruz desde o dia 24 de dezembro que várias comunidades vem realizando as celebrações do natal. As comunidades tem feito bonito para acolher aquele que vem em nome do Senhor, o menino Jesus. Em algumas comunidades o presépio vivo é montado com a participação de moradores.

Foi o que aconteceu na noite de ontem, dia 26, na comunidade do planalto, onde aconteceu a missa do natal, presidida pelo Pe. Iranildo Virgilio e participação de várias familias. Também na comunidade Antonio Peixoto, a celebração do natal acontece no dia 24.

Missa no planalto




Celebração do natal na comunidade Antonio Peixoto


Na comunidade Antonio Peixoto a celebração
foi presidida pelo Ir. Lucia Domingos


Missa do natal na rua Campo Santo fez 10 anos

Em 2010 completou 10 anos em a paróquia de Nova Cruz realiza a missa do natal na rua Campo Santo. A missa foi uma iniciativa do casal Lourdinha e José Carlo, que junto com a Pastoral da Criança começou no ano de 2000 a fazer com as familias daquela rua tivesse a oportunidade de vivenciar um natal.

A missa este ano foi realizado no dia 21, presidida pelo administrador paroquial Pe. Edilson Nobre, com a participação de várias pessoas, religiosas, membros da Pastoral da Criança, entre outras.





O presépio vivo com moradores da rua Campo Santo
O casal Lourdinha e José Carlo foram homenageados no final da missa
A Pastoral da Comunicação exibiu algumas fotos
das missa realizadas nos anos anteriores
O bolo dos 10 anos foi servido no final da missa