sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Peregrinação prepara fiéis para festa da Padroeira da Arquidiocese

Mais de 70 capelinhas visitarão residências dos fiéis (Foto: Cacilda Medeiros)


A Arquidiocese de Natal começa a se preparar para a festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação, que será celebrada no período de 11 a 21 de novembro. Neste ano, a festa terá como tema: “Mãe da Apresentação: ensina-nos a cuidar da casa comum”.

Como forma de preparar os fiéis para a festa, será realizada uma peregrinação com imagens da Santa. Setenta e três capelinhas visitarão residências dos fiéis das Paróquias  de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, e da Catedral. “Fiéis que residem em outras paróquias, também poderão receber a visita a imagem. Basta entrar em contato com a coordenação, na antiga Catedral, pelo telefone 2020-9085, ou na Paróquia da Catedral, através do 3201-4559”, diz o pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Padre Flávio Herculano. Outra imagem da padroeira da Arquidiocese também visitará instituições públicas e escolas, no mesmo período.

A peregrinação iniciará dia 21 próximo, às 16 horas, com a recitação do terço e celebração eucarística, na Pedra do Rosário, às margens do Rio Potengi. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. A peregrinação prosseguirá até o dia 11 de novembro, quando acontecerá a abertura dos festejos.

A programação festiva, de 11 a 21 de novembro, constará de várias atividades religiosas e sócio-culturais, que serão desenvolvidas na antiga  Catedral e na Catedral Metropolitana de Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese de Natal vai ganhar sete novos padres


Da esq.: Diáconos Robson, Francisco, Marcondes, Dom Matias, Dom Jaime, Antônio, Gilmar, Hugo e Rodrigo 
(Foto: Cacilda Medeiros)


O clero da Arquidiocese de Natal ganhará sete novos membros, no próximo dia 17. Neste dia, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal, pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, sete diáconos serão ordenados presbíteros: Antônio Roberto Gomes de Lima, Francisco de Assis da Silva, Hugo Marcelo Marcelino Galvão, Rodrigo Fernandes de Souza Paiva, Marcondes Eduardo Alexandre, Gilmar Pereira Victor da Silva e Robson Paulo de Oliveira Silva.

Os neo-sacerdotes presidirão a primeira missa nos seguintes dias e locais: Pe. Antônio Roberto, dia 18 de setembro, às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim; Pe. Francisco de Assis, dia 19, às 17h30, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz; Pe. Hugo Galvão, dia 20, às 8h30, na Capela do Carmelo de Nossa Senhora do Sorriso e Santa Teresinha, em Emaús; Pe. Rodrigo Paiva, dia 21, às 19h30, na Igreja Matriz de São Sebastião, no Alecrim, Natal; Pe. Marcondes Alexandre, dia 23, às 19h, na Igreja Matriz de São José, em São José de Campestre; dia Pe. Gilmar Victor, dia 24, às 19h, na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes e São José, em Senador Elói de Souza; e Pe. Robson Paulo, no dia 26 de setembro, às 17h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Monte Alegre.

Após a ordenação, o Arcebispo anunciará a função que cada padre irá assumir.

Fonte: Arquidiocese de Natal 

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Miss@o.Com no 8º Zonal acontecerá neste domingo dia 13




Agentes da Pastoral da Comunicação das paróquias do 8º Zonal participam do Miss@o.Com, no próximo dia 13 de setembro, das 8 às 16h, na cidade de Lagoa de Pedras. Na primeira parte da manhã, haverá um momento de reflexão sobre a missão da Pascom, dirigido pelo Padre Edilson Nobre, coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação.  Em seguida, serão ministradas, simultaneamente, quatro oficinas: Fotografia, Como falar em público, Liturgia e Mídias Sociais, ministradas por membros do Núcleo Arquidiocesano de Formação da Pascom e da Comissão Arquidiocesana de Liturgia e Sacramentos. A programação será encerrada às 16h, com a celebração eucarística, presidida pelo pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, de Lagoa de Pedras, Padre Idelbrando Medeiros Basílio.

As paróquias da Imaculada Conceição de Nova Cruz; Divino Espirito Santo, Vera Cruz; Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio e São Francisco de Assis, Lagoa de Pedras, já confirmaram presença.

Arquidiocese de Natal presta contas da Caminhada da Solidariedade




A Arquidiocese de Natal presta contas do resultado financeiro da primeira Caminhada da Solidariedade, realizada no último dia 30 de agosto. A prestação de contas, feita pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e equipe organizadora do evento, acontece nesta quinta-feira, 10, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana). Participarão do momento, representantes dos sete abrigos de idosos que serão beneficiados com o resultado da Caminhada.



Caminhada da Solidariedade


Cerca de sete mil pessoas participaram da primeira edição da Caminhada da Solidariedade, promovida pela Arquidiocese de Natal, no último dia 30 de agosto, e que teve como objetivo ajudar sete abrigos de idosos de Natal e região metropolitana, que estão com maior necessidade de manutenção. A renda que foi arrecadada com a venda de kits, composto por camiseta e boné, será dividida entre eles. As instituições beneficiadas com a iniciativa são: Instituto Juvino Barreto, Lar do Ancião Evangélico, Espaço Solidário de Mãe Luíza, Abrigo Anísia Pessoa, Abrigo São Vicente de Paulo, Lar da Vovozinha e Abrigo de Idosos Jesus Misericordioso.

A atividade teve início com celebração de missa, no Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, os participantes saíram em caminhada pelas ruas da capital, com animação de trio elétrico, encerrando no abrigo Juvino Barreto, local onde tiveram apresentações de grupos locais, como a banda As Nordestinas e banda de música Trampolim da Vitória, da cidade de Parnamirim.


Fonte: Arquidiocese de Natal 

terça-feira, 8 de setembro de 2015

11º Congresso PHN - Por Hoje Não



Fundação Jesus Misericordioso e Grupo de Oração Renascer da RCC da Paróquia de Nova Cruz realizarão 11º Congresso PHN - Por Hoje Não, dias 19 e 20 de setembro, na Quadra de esportes da Escola Municipal Nestor Marinho. Este ano o congresso tem como tema "Não vois conformei com este mundo" (Rm 12;2), e lema Por amor nova vida te dou! Pregação, louvor, adoração e missa fazem parte da programação. 


Paróquia de Nova Cruz promove Sarau Legionário



A Paróquia de Imaculada Conceição de Nova Cruz, promove próximo domingo (20), o Sarau Legionário. Essa é uma das festas do grupo Legião de Maria e celebra a natividade de Nossa Senhora. O evento será realizado a partir das 14h, na matriz da Imaculada Conceição e contará com a participação dos praesidium da paróquia. O sarau contará com recitação do terço, seguido de apresentações, palestra e homenagens, encerrando momento de louvor à Virgem Maria, com a imagem peregrina da Mãe Aparecida.

Paróquia de Nova Cruz define programação da visita da Imagem Mãe Aparecida



Acolhida da imagem  na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Canguaretama
(Fotos: Raquel Marques)


A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, receberá próxima quarta-feira, 16, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Às 18h, na entrada da cidade, nas proximidades da Fazenda Lapa, os fiéis vão acolher a imagem, entregue pela Paróquia São João Batista, em Montanhas. Depois, os fiéis seguem em carreata até a Igreja Matriz, onde será celebrada missa.


A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, acontecerá de 16 a 20 de setembro. 


A programação segue até o dia 20 de setembro, com momento mariano, diariamente, com participação das pastorais, movimentos, serviços e das comunidades que compõem a Paróquia. No dia 19, às 19h, a imagem será conduzida para cidade de Lagoa D'Anta, onde permanecerá até dia 20, quando às 16h, sairá para Nova Cruz e às 18h os fiéis conduzirão a imagem, em carreata, até a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antonio.

 Programação

Dia 16 - Acolhida da Imagem, na entrada da cidade, Fazenda Lapa, seguido em carreata pelas principais ruas da cidade, seguido de missa na Igreja Matriz

De 17 a 19 - Acontecerá momentos mariano com participação das pastorais, movimentos e serviços, escolas estaduais e municipais, e comunidades da paróquia, onde cada grupo ficará responsável por uma hora, onde serão realizados louvores, recitação do terço e orações mariana.


No dia 19, Às 19h sairá em carreta para Lagoa D'Anta, onde passará o dia 20, com uma vasta programação até às 16h, quando voltará para Nova Cruz para participar do encerramento do Sarau Legionário, na Igreja Matriz, e às 18h carreata para Santo Antonio.



segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pároco de Nova Cruz participa das comemorações de 7 de setembro


Milhares de pessoas compareceram a Av. Assis Chateubriand, em Nova Cruz, para participar do desfile de sete de setembro nesta segunda-feira. O desfile começou por volta às 8h30 e a programação comemorativa terminou por volta das 13h. O Pároco Pe. Francisco de Assis, acompanhado do prefeito Cid Arruda, e do Comandante do 8º BPM, Ten. Cor. Tavares, além de secretários (as), vereadores, e auxiliares do executivo participaram do evento.


A programação teve inicio em frente a sede da Prefeitura de Nova Cruz, com hasteamento das Bandeiras. Em seguida todos foram até o 8º Batalhão de Polícia Militar, onde também aconteceu o hasteamento das Bandeiras, e discurso do Pe. Francisco de Assis. Por fim, foi realizado o desfile cívico para comemorar os 193 anos de independência do país.