sábado, 15 de janeiro de 2011

Festa de São Sebastião movimenta Nova Cruz


A tradicional festa de São Sebastião padroeiro de um dos bairros da cidade de Nova Cruz está sendo local de reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente e também sobre a vida no planeta. Baseado no tema da festa deste ano, que é o mesmo da Campanha da Fraternidade, os padres que estão presidindo as missas estão abordando o tema com muita clareza.

A festa está movimentando toda a cidade de Nova Cruz. Todas as manhãs, por volta das 5 horas, muitos devotos saem as ruas participando das caminhadas penitenciais e às 19 horas, participam da novena, em cada noite presidida por um padre convidado.


Caminhada penitencial


Na manhã do dia 15, o Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial, foi às rádio da cidade para falar da festa de São Sebastião e convidar a população para participar dos festejos que prosseguem até o dia 20.

Também neste dia 15, terá inicio a programação socio-cultural, com quermesse, barracas e show ao vivo. A programação cultural segue até o dia 19, ao lado da praça de São Sebastião.

Pe. Iranildo Virgilio presidiu missa no dia 14


Membros da Paróquia Santa Clara, de Natal/RN,
participaram da novena

Morre Frei Airton Queiroz


O Frei José Airton de Queiroz, OFMCap, conhecido como Frei Airton, faleceu na manhã desta sexta-feira, 14, no Convento Santo Antônio, em Natal. O corpo será velado no Convento, localizado ao lado da Igreja do Galo, na Cidade Alta, durante a noite desta sexta-feira. Amanhã, sábado, às 6h30, será celebrada missa de corpo presente, na Igreja de Santo Antônio. Após a missa, o corpo será conduzido para a cidade de Doutor Severiano, no oeste potiguar, onde haverá o sepultamento.

Frei Airton tinha 58 anos de idade e pertencia à Ordem dos Franciscanos. Residiu em Natal, no período de 1997 a 2005. Depois, foi transferido para a Paraíba e, em seguida, para Pernambuco. Foi transferido para Natal, novamente, em setembro de 2010.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

3ª noite da novena da festa de São Sebastião

O Pe. Iranildo Augusto presidiu a missa da 3ª noite de novena da Festa de São Sebastião, em Nova Cruz. Com o sub-tema "A atualidade da advertência aos primeiros pais no paraíso, o Pe. Iranildo focou bem, ainda falou sobre a importância da preservação do meio em que vivemos no Planeta. A teve como noiteiros o Apostolado da Oração, Pastoral da Saúde e Movimento Jesus Misericordioso, com animação do ministério e música do ECC e participação de membros do ministério da matriz.




Papa João Paulo II será beatificado em maio


O papa Bento XVI aprovou a publicação do decreto que comprova um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II. A beatificação está marcada para 1º de Maio, domingo da Divina Misericórdia.

A data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia.

O milagre, agora confirmado, refere-se à cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria da doença de Parkinson. A religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris, França, tendo superado, em 2005, todos os sintomas da doença de que sofria há quatro anos.

Segundo o cardeal Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, dom Ângelo Amato, o decreto sobre a cura da irmã Marie Simon é o que terá mais ressonância na Igreja Católica e no mundo.

No dia 13 de Maio de 2005, apenas quarenta e dois dias após a morte de João Paulo II, o papa Bento XVI anunciou o início imediato do processo de canonização de Karol Wojtyla, dispensando o prazo canônico de cinco anos para a promoção da causa. Ainda em dezembro de 2009, o atual Papa assinou o decreto que reconhece as “virtudes heróicas” de Karol Wojtyla, primeiro passo para a beatificação.

João Paulo II foi papa entre 16 de outubro de 1978 e 2 de abril de 2005, quando faleceu após mais de 25 anos como Sucessor de São Pedro.

Fonte: CNBB

CNBB divulga nota solidariedade às vitimas das chuvas e lança campanha SOS SUDESTE



A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acaba de divulgar uma nota lamentando as tragédias causadas pelas chuvas, especialmente, na região sudeste do país.

“Causa-nos tristeza profunda o crescente número de mortos, bem como dos desabrigados que perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e de seus bens”, diz um dos trechos da nota.

Segundo dados divulgados pela imprensa, desde terça-feira, 11, só na região Serrana do Rio de Janeiro já morreram ao menos 389 pessoas devido às chuvas. As mortes ocorreram em Teresópolis (169), Nova Friburgo (160), Petrópolis (39), Sumidouro (17) e São José do Vale do Rio Preto (4). Em todo o Sudeste, de acordo com a Defesa Civil, mais de 1 milhão de pessoas já estão afetadas pelos temporais.

“Às vítimas desta dramática situação a CNBB vem manifestar sua solidariedade, ao mesmo tempo em que conclama a sociedade brasileira a intensificar suas doações, a fim de aliviar a dor e reavivar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia”, diz a nota CNBB.

Juntamente com a Cáritas Brasileira, a CNBB lança a Campanha SOS SUDESTE, com o objetivo de arrecadar dinheiro que será doado às regiões atingidas pelas chuvas. O presidente da Cáritas, dom Demétrio Valentini sugere que, no dia 30 de janeiro, todas as dioceses façam uma coleta em favor das vítimas das chuvas.

Leia, abaixo, a íntegra da nota da CNBB.


Nota de solidariedade às vítimas das chuvas

“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos em apuros, mas não desesperançados; derrubados, mas não aniquilados” (2Cor 4,8-9).

O Brasil acompanha com dor, mais uma vez, as tragédias causadas pelas chuvas em vários estados do país, neste início de ano, de maneira especial, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, Sul de Minas, Espírito Santo e São Paulo. Causa-nos tristeza profunda o crescente número de mortos, bem como dos desabrigados que perderam seus entes queridos e assistiram à destruição inclemente de suas casas e de seus bens.

Às vítimas desta dramática situação a CNBB vem manifestar sua solidariedade, ao mesmo tempo em que conclama a sociedade brasileira a intensificar suas doações, a fim de aliviar a dor e reavivar a esperança na certeza da superação de tamanha tragédia. Este gesto será facilitado com a campanha SOS SUDESTE, que a CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, acaba de lançar apresentando a Conta 1490-8, Agência 1041 - OP. 003 – Caixa Econômica Federal e também a Conta 32.000-5, Agência 3475-4, Banco do Brasil, para doações.

Muitas destas tragédias poderiam ser evitadas ou, pelo menos, minimizadas se ações preventivas fossem tomadas, considerando o histórico de regiões que, ano após ano, vivem o mesmo drama. A CNBB confia, portanto, que as autoridades competentes se comprometam eficazmente na busca de solução para que catástrofes como estas a que assistimos não se repitam, vitimando milhares de pessoas.

Elevamos a Deus nossas preces pelos que morreram e por todos que sofrem com esta tragédia. Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, venha em socorro de seus filhos e filhas.

Brasília, 13 de janeiro de 2011

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Foto: Bruno Domingues/Reuters

Fonte: CNBB

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Missa no Vaticano recorda um ano da tragédia no Haiti


Na missa celebrada na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, pelo secretário do Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, no dia 12, foram lembradas as 200 mil vítimas do terremoto que atingiu o Haiti há um ano.

Durante a missa, o Cardeal Bertone desejou a “prosperidade e paz para o povo do Haiti, duramente provado, mas também conforto e solidariedade concreta e estável.

O terremoto atingiu mais de 2 milhões de pessoas. A situação no Haiti permanece dramática por causa da epidemia de cólera e de mais de um milhão de pessoas que ainda vivem em barracas em condições desfavoráveis.

A Cáritas Internationalis informou que continua incentivando o trabalho de reconstrução do país e que destinou a este projeto um fundo de 217 milhões de dólares. “Que este impulso de fraternidade, de um humanismo excepcional se perpetue para ajudar os mais vulneráveis”, disse a Cáritas no Haiti, em declaração divulgada também nesta quarta-feira, 12.

Na mesma data, no Haiti, foi celebrada também uma missa pelo presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum”, cardeal Robert Sarah, que levou aos presentes uma mensagem do Papa Bento XVI e sua benção e solidariedade.

Fonte: CNBB

Igreja se mobiliza em favor das vítimas das chuvas no Rio de Janeiro


As chuvas intensas que assolam a região serrana do estado do Rio de Janeiro já causaram mais de 350 mortes, em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis. O bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, descreve a situação como dramática.

“A situação na diocese de Petrópolis é dramática, sobretudo nos dois focos da própria cidade, em particular, Itaipava, e o Vale de Cuiabá, em Teresópolis, onde o desastre é ainda maior”, disse o bispo.

O vigário episcopal para Caridade Social da arquidiocese do Rio de Janeiro, padre Manuel de Oliveira Manangão também falou sobre as medidas adotadas diante da situação. “Logo que tivemos a notícia da tragédia que se abateu sobre Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, colocamos em ação a nossa Cáritas, no sentido primeiro de verificar os recursos que pudessem ser repassados imediatamente de um fundo de reserva que nós temos para essas eventualidades”, disse padre Manangão. A catedral do Rio de Janeiro também está recebendo donativos e mantimentos para os desabrigados.

A diocese lançou a campanha SOS Serra e abriu a conta 11.4134-1, Agência 4014, Banco Bradesco, para receber doações. De acordo com dom Filippo, a Caritas do Rio de Janeiro já enviou R$ 20 mil à diocese de Petrópolis para socorrer os desabrigados. A CNBB e a Cáritas Brasileira também deverão lançar uma campanha nacional para ajudar as vítimas.


Foto retirada do site G1, que retrata a cidade de Itaipava, Região Serrana do Rio de Janeiro.
Fonte: CNBB

Pe. Iranildo Augusto preside missa hoje na festa de São Sebastião


O Pe. Iranildo Augusto de Assis volta à Nova Cruz depois de quase três meses que saiu para assumir a àrea pastoral de São Miguel do Gostoso/RN. Hoje, dia 13, O Pe. Iranildo presidirá a missa da 3ª noite da novena da Festa de São Sebastião. Com o sub-tema: A atualidade da advertência aos primeiros pais no paraíso, baseado no texto-base da Campanha da Fareternidade. Nesta noite os noiteiros são: Apostolado da Oração, Pastoral da Sáude, Movimento Jesus Misericordioso, com animação do ministério de música do ECC.

A festa prossegue até o dia 20, com vasta programação religiosa, e a partir do dia 15, teremos inicio a programação sócio-cultural, com quermesse e barracas. Na noite do dia 15, seresta dançante com Edson.


"O lugar do ser humano na criação" foi o sub-tema da segunda noite de novena da festa de São Sebastião


A segunda noite da novena da festa de São Sebastião teve a participação do Pe. Matias Soares, que presidiu a missa. Com o sub-tema: O lugar do ser humano na criação, tirado do texto-base da Campanha da Fraternidade 2011, cujo tema é Fraternidade e a vida no Planeta, o Pe. Matias fez uma bela reflexão, destacando a importância do ser humano na presevação do ambiente em que vivemos. A RCC, Renovo, Comunidade Missão Atos e Ministério da Família, foram os noiteiros, com animação do ministério de música da RCC.





quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Zilda Arns: nem terremoto impediria sua missão, diz filho


Há exatamente um ano, o Haiti foi vítima de uma das piores tragédias naturais dos últimos anos. Em 12 de janeiro de 2010, os haitianos foram surpreendidos por um terremoto que provocou a morte de milhares de pessoas e deixou inúmeros desalojados.

O Brasil também guarda na memória essa data devido à morte de um dos ícones do país no combate à mortalidade infantil: Zilda Arns, a fundadora da Pastoral da Criança. Ela estava no Haiti em um encontro com os líderes religiosos para iniciar os trabalhos da pastoral entre as crianças haitianas que sofrem com a pobreza do pais.


O filho dela, Nelson Arns, afirma que, mesmo se a Drª. Zilda soubesse do risco de um terremoto, "ela teria tomado essa atitude em prol das crianças do Haiti, que já era o país mais pobre das Américas e, depois do terremoto, se tornou ainda mais".

"Ela estava muito interessada em ajudar as crianças", afirmou seu filho, que é médico como a mãe e, atualmente, é o coordenador internacional da Pastoral da Criança.

Nelson conta que a Drª. Zilda já havia estado na divisa do Haiti com a República Dominicana e ficou impressionada com os relatos que de lá vinham sobre a extrema pobreza. Depois disso, só aguardou uma oportunidade de ir ao Haiti. "Ela já tinha programado uma viagem, que foi cancelada por causa da revolução interna daquele país. Não havia segurança", destaca.

Com o fim dos conflitos internos, surgiu o convite da conferência dos religiosos no Haiti. "Ela estava muito empolgada com a oportunidade única de se encontrar com toda a Igreja naquele país e foi com muita alegria", recordou.

Fonte: www.cancaonova.com

Começou a festa de São Sebastião

Teve inicio na noite do dia 11 a festa de São Sebastião 2011. Muitos fiéis compareceram na missa de abertura, que foi presidida pelo Pe. Edilson Nobre, administrador e concelebrada pelo Pe. Janilson Francisco, vigário paroquial, ambos de Nova Cruz. O Pe. Orcenival Oliveira, não pode comparacer na abertura da festa, como havia sido divulgado pelo blog.

Com o tema Fraternidade e a vida no Planeta, o Pe. Edilson fez uma bela pregação, voltado para o martir São Sebastião. A abertura contou ainda com a presença do prefeito Flavio Azevedo que participou do hasteamento das bandeiras, no final da missa.

A festa prossegue até o dia 20, com uma vasta programação religiosa e sócio-cultural. Confira na página ao lado toda programação da festa. Hoje, dia 12 teve inicio as caminhadas peninteciais e às 19 horas, missa presidida pelo Pe. Matias Soares.



Pe. Janilson proclamou o Evangelho


Pe. Edilson fez a pregação da missa


Ministros da Eucaristia

Coroinhas





A animação do ministério de música da Matriz

O Prefeito Flavio Azevedo, e um dos casais coordenadores da festa,
José Carlos e Lourdinha

Já estão a venda as camisetas da festa,
é só procurar o casal Nildo e Erica, durante o novenário

Hasteamento das Bandeiras



Da esq.: Flavio Azevedo, prefeito de Nova Cruz, Pe. Edilson e Pe. Janilson

Dom Murilo Krieger é o novo arcebispo de Salvador



O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 12, o arcebispo de Florianópolis (SC), dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, 67, novo arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil [título ao arcebispo de Salvador – por ser esta a primeira diocese criada no Brasil]. Ele sucede o cardeal dom Geraldo Majella Agnelo, 77, que teve sua renúncia aceita pelo pontífice por limite de idade (75 anos), conforme o Código de Direito Canônico, cânon 401.

Dom Murilo Krieger nasceu em Brusque (SC) em 19 de setembro de 1943. Foi ordenado presbítero em 1969 e sua nomeação episcopal aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1985. Ele é arcebispo de Florianópolis desde fevereiro de 2002.

Nos estudos, o novo arcebispo de Salvador fez filosofia em Brusque, teologia no Instituto Teológico SCJ, em Taubaté (SP); especialização em espiritualidade em Roma [Itália] e letras, na Faculdade Anchieta de São Paulo (SP).

Dez livros já foram publicados por dom Murilo, entre eles, Deixa meu povo ir (Paulus); O primeiro, o último, o único Natal ( Loyola); Com Maria, a mãe de Jesus (Paulinas).

Seu lema episcopal é “Deus é amor”. A posse de dom Murilo está marcada para o dia 25 de março.

Cardeal Geraldo Majella Agnelo

Dom Geraldo Majella nasceu em 1933, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado padre em 1957 e nomeado bispo 1978, ambas em São Paulo.

Dom Geraldo foi bispo de Toledo (PR), arcebispo de Londrina (PR); presidente da Comissão Litúrgica da CNBB; secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em Roma; vice-presidente do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná); segundo vice-presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM); membro do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes e presidente da CNBB de 2003 a 2007.

Após 54 anos de vida religiosa, dom Geraldo deixa inúmeros livros, artigos e teses publicados, como o “Liturgia, Serviço Cultural do Povo de Deus”; Pastoral dos Sacramentos” e Os Sacramentos e os Ministérios de Santo Ambrósio.

Fonte: CNBB

Bispo de Petrópolis se solidariza com população atingida por chuvas no estado do Rio de Janeiro


A diocese de Petrópolis (RJ), por meio de duas notas, se solidariza com a população das cidades de Teresópolis e Itaipava (que fazem parte da diocese de Petrópolis), que foram duramente castigas com as chuvas dos últimos dias, culminando com a morte de dezenas de pessoas.

As notas são assinadas pelo bispo diocesano, dom Filippo Santoro, no qual ele se “solidariza com as vítimas, com os desabrigados e desalojados, e, coloca à disposição os ambientes das paróquias para os primeiros socorros as vitimas da enchente”.

Dom Filippo convoca ainda toda a comunidade católica a ser “plenamente solidária nesta dramática situação, colaborando com as forças governamentais – Estado e Prefeitura”.

O bispo encerra dizendo renovar as orações “para que sejam poupados outros sofrimentos” às cidades atingidas pelas fortes chuvas.

Até o fechamento desta matéria o número de mortos pela chuva na Região Serrana do estado era de 63 pessoas, sendo que destes, 54 em Teresópolis.A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Luiz de Castro.

Fonte: CNBB

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vaticano doa um milhão de dólares aos desabrigados no Haiti


O papa Bento XVI enviou o cardeal Robert Sarah ao Haiti junto com uma ajuda financeira de US$ 1,2 milhão para a população atingida pelo terremoto de 2010 que causou a morte de 250 mil pessoas e deixou 1 milhão de desabrigadas, anunciou o Vaticano hoje, 11.

O cardeal Robert Sarah, presidente de Conselho Pontifício Cor Unum, instituição que distribui os fundos econômicos recebidos pelo Vaticano, levará também uma mensagem do papa à população haitiana.

Sarah visitará algumas comunidades religiosas como a Irmãs de Cristo Rei, cujo hospital ficou destruído e lançará a pedra fundamental da Escola Notre Dame des Anges.

O cardeal levará uma ajuda econômica proveniente das contribuições para o terremoto: US$ 800 mil destinados à reconstrução de escolas e US$ 400 mil à reconstrução das igrejas.

Fonte: CNBB


Segundo médicos, dom Paulo Evaristo Arns segue internado, mas com boa recuperação


O arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Paulo Evaristo Arns, segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e o seu estado de saúde é estável, segundo último boletim médico. Dom Paulo continua apresentando, desde a última sexta-feira, discreta melhora na infecção pulmonar que desenvolveu após passar por uma cirurgia de emergência na vesícula no dia 1º de janeiro.

O arcebispo fez uma cirurgia de emergência no dia 1º de janeiro devido a uma infecção na vesícula biliar, que foi extraída. O religioso está consciente.

No sábado, dom Paulo e o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, celebraram missa dentro da UTI do hospital. Na ocasião, dom Paulo disse ter ficado bastante feliz em poder celebrar a missa. Ele fez a breve reflexão sobre o Evangelho e rezou uma parte da Oração Eucarística.

Fonte: CNBB

Pureza terá novo administrador

O Pe. Edvaldo Alexandre de Brito tomará posse como administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Pureza, no município de Pureza, às 18 horas, do dia 17 de janeiro. A posse será dada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Pe. Aerton Sales da Cunha. Pe. Edvaldo vai substituir o Pe. Ajosenildo Nunes, que passa a fazer parte da equipe de formadores do Seminário de São Pedro.

Antes, Pe. Edvaldo assumia a função de Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

São José tem novo vigário


O Pe. Valtair Lira Lucas é o vigário paroquial de São José de Mipibu. A leitura da provisão como vigário paroquial de Santana e São Joaquim será feita durante a missa, no próximo domingo, dia 16, às 19 horas, na Igreja Matriz. Na Paróquia, ele atuará juntamente com o pároco, Pe. Matias Soares.

Antes, durante a missa, às 7 horas da manhã, o Pe. Severino da Silva Neto se despede da Paróquia de Santana e São Joaquim. No dia 30 de janeiro, ele será empossado como administrador da Paróquia de São José, de Angicos.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br