sábado, 29 de setembro de 2012

26º Domingo do Tempo Comum Comentário Litúrgico




                Conforme já é do conhecimento de quase todos os cristãos católicos, neste último domingo do mês de setembro, a Igreja celebra o dia da Bíblia. Encerramos, portanto, o mês da Bíblia, a Carta magna do povo de Deus. Por ela o Espírito nos deu a oportunidade de conhecer e amar o seu Projeto de Amor.
            Como acontece em todas as celebrações dominicais, a liturgia nos oferece sempre um número de três leituras. As leituras selecionada para este domingo são as seguintes: Nm 11,25-29; Tg 5,1-6; Mc 9,38-48.

Evangelho
            Desta vez, irei me deter na segunda parte do trecho do Evangelho (vv. 41-48), que, aliás, contém uma série de ensinamentos independentes um do outro, tais como: “Apelo à hospitalidade”; “palavras duras contra aqueles que escandalizam os pequenos”; por fim, a advertência a respeito de uma modalidade de escândalo, a quem vem do íntimo”.
            Essas analogias usadas por Jesus eram bastante conhecidas no seu tempo e frequentemente ditas pelos rabinos para advertir, sacudindo as pessoas a uma seriedade de vida mais profunda, em relação aos deveres em relação a Deus e ao próximo.
            Na verdade, o que interessa a Jesus é que os seus seguidores não desperdicem a própria vida neste mundo. Quem dissipa a própria vida, perde para sempre a oportunidade de crescimento no amor de Deus, no amor aos seus semelhantes.
            Como vemos, o Evangelho está bem sintonizado com a primeira leitura. Convida ao respeito e à confiante expectativa, e a perceber nos que não são dos nossos não um inimigo em potencial ou um concorrente, mas uma sintonia interior, que pode terminar sendo a de um companheiro de fé (Missal Dominical, XXVI).
            É-nos visível em Jesus a sua preocupação em colocar de sobreaviso seus discípulos contra a tentação de querer ter o “monopólio” dos dons do Senhor.
            A mesma atitude devem ter as instituições, mesmo provindo da iniciativa divina. O que importa é o uso que delas fazem os homens. “Cuidado para monopolizar a Deus”.
É repugnante e triste pensar que o Espírito Santo só age em nós, em nossas comunidades, nas nossas pastorais, nos nossos movimentos, nos nossos grupos, na nossa Igreja. Total equívoco!  
 E mais: "O moralismo e o juridicismo fizeram muito mal à Igreja. São gravemente responsáveis pela partida de muitos, pela indiferença de um número ainda maior de outros, e pela falta de interesse dos que poderiam olhar a Igreja com simpatia, mas são tomados de desânimo diante do nosso farisaísmo."
Será a surpresa de cristãos e de católicos quando virem que não entrarão sozinhos na casa do Pai... Porque o coração do Pai é muito maior que os registros de mentes fechadas, e que o Espírito do Pai sopra por toda parte, mesmo lá aonde os missionários ainda não aportaram!
           
1ª leitura
            Na primeira leitura, encontramos Moisés reclamando a Deus: Eu sozinho não posso suportar a carga de um povo tão numeroso e indisciplinado (cf. Nm 11, 10).
            O Senhor então respondeu a Moisés: “Escolhe 70 homens (anciãos) que estejam em condições de colaborar contigo: sobre eles farei descer o mesmo espírito que se encontrava em ti” (Nm 11,16-18). Os setenta anciãos representam as lideranças para animar a organização do povo. Eles pertencem, portanto, ao grupo liderado por Moisés. Mais eis que duas pessoas chamadas: “Eldade” e “Medad”, que não estavam na tenda recebem o dom do Espírito e começam a profetizar.
            E, então, formou-se uma grande confusão! A questão é: como era possível que pessoas estranhas tivessem recebido o mesmo dom Deus sem fazerem parte do grupo dos escolhidos? Quanto fechamento! Foi triste agir assim! Quando deveriam alegrar-se pelo fato que o espírito também tinha descido sobre os que não pertenciam à “estrutura”. Por isso, alguém ficou indignado e foi pedir a Moisés para que interviesse a fim de impedi-los de profetizar. Impressiona-nos em ver o próprio Josué, associando-se aos que queriam restabelecer a ordem e a hierarquia.
            Moisés, porém, respondeu: Por que és tão zeloso por mim? Prouvera que todos os membros do povo do Senhor recebessem o espírito e se tornassem profetas.
            E, agora, que ensinamentos tirarmos de tal episódio?
- 1º) Que história é essa de proclamar que o Espírito Santo dirige a gente, a história, e somente quando tudo corre de acordo com nossa vontade? Nenhuma instituição, sequer de origem divina, pode monopolizar a Ação do Espírito de Deus;
- 2º) Atenção para o ensinamento central da leitura: a reprovação do fanatismo. Fanático é aquele que agride a quem não pense como ele ou que não faz parte do seu grupo. Cuidado com os fanáticos, porque eles são perigosos demais! E quando se dizem religiosos, haja perigo!

 2ª leitura
            Pela posição dada por Tiago, é possível que sim, é possível que não, serem esses ricos exploradores membros da comunidade. Quantos cristãos, cuja fé é morta. Contudo, é seguro a preocupação do autor em relação a terrível injustiça social.           
Sem sombra de dúvida, Tiago, de maneira categórica, denuncia a situação social em que os pobres estão sendo oprimidos.
Quando a Igreja denuncia a injustiça social, conforme faz Tiago, é considerada comunista. Aliás, é possível que alguém venha a ignorar o que o trecho está dizendo, mais ou menos assim: A riqueza acumulada não mãos desses senhores, fruto do suor e do sangue dos marginalizados, se tornará motivo de sua própria condenação. É bom tomarmos cuidado, lendo bem o texto e o contexto, aplicando-os a nós mesmos!
Quer dizer que a virtude das virtudes, a virtude sem a qual, todas as demais nada são e nada valem é a Caridade. Deus é Amor.
 “O Papa João XXIII que mergulhara nessa verdade, nos avisava e nos pedia: “Não saiam da caridade para vocês não saírem de Deus” (D. Helder).

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco de Nova Cruz - RN
                                                                                      

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Comunidades da Paróquia de Nova Cruz festejam padroeiros



Procissão de encerramento da festa, em Juriti, em 2011
Foto: Washington Baraúnas


As comunidades Juriti e Primeira Lagoa, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, festejam o padroeiro, São Francisco de Assis, desde o dia 26 de setembro. Durante estes dias, nas duas comunidades, é desenvolvida uma programação religiosa e social. Em ambas, os festejos encerram dia 4 de outubro. Em Juriti, a procissão e missa de encerramento será às 16 horas; e, em Primeira Lagoa será às 18 horas.

Também, em Nova Cruz, o bairro Antônio Peixoto, festeja Nossa Senhora Aparecida, no período de primeiro a 12 de outubro. No período, todas as noites, haverá celebração da Palavra. No dia 12, às 15h, terá momento de brincadeiras com as crianças, e, às 16h, celebração eucarística.


Arquidiocese de Natal prepara comemoração do DNJ






“Juventude e Vida” é o tema do 27º Dia Nacional da Juventude, que será comemorado em 14 de outubro próximo. Na Arquidiocese de Natal, a coordenação do Setor Juventude divulgou a programação que será desenvolvida no dia 14. A programação acontecerá no Instituto Maria Auxiliadora, no Tirol, e terá início às 13 horas, com tendas, partilha de experiências, exposições, tudo animado por bandas católicas. Às 17h30, haverá celebração eucarística, encerrando a programação. 

Com o intuito de preparar os grupos para vivenciar a data, a coordenação nacional da Pastoral Juvenil preparou um subsídio. O material foi construído à luz da temática da Campanha da Fraternidade 2013, que abordará a juventude.


Fonte: Arquidiocese de Natal


Igreja festeja Protomártires do Brasil


Encerramento da Festa dos Mártires, no Monumento de Uruaçu, em 2011
Foto: Cacilda Medeiros



Os Bem-aventurados Mártires Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, Mateus Moreira e mais 27 leigos são festejados, na Arquidiocese de Natal, nestes dias. Há festa nas Paróquias do Beato André de Soveral, em Emaús; Beato Ambrósio Ferro, no bairro do Planalto, em Natal; e na do Beato Mateus Moreira, em Cidade Verde, Parnamirim.

Outra Paróquia que também está em festa é do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, situado na Avenida Miguel Castro, no bairro de Nazaré, em Natal. Lá, os festejos tiveram início dia 24 de setembro. Diariamente, às 17 horas, há atendimento de confissão e, às 19h30, celebração de novena. No dia 3, de zero hora às 6 da manhã, haverá vigília de oração; às 9h30, missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; e, às 14 horas, peregrinação para o Monumento dos Mártires, em Uruaçu.

Na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, os festejos também começaram dia 24 de setembro.  Todas as noites, às 19 horas, há adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa. No dia 3, quarta-feira, a programação terá início às  7 horas da manhã, com missa, no Monumento dos Mártires. Às 14 horas, haverá apresentação do Auto dos Mártires. Às 15 horas,  show com Padre Antônio Maria. Ele é compositor e cantor de dezenas músicas religiosas. É conhecido pela devoção a Nossa Senhora.
No Monumento dos Mártires, a programação será encerrada às 17 horas, com missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por padres da Arquidiocese de Natal.

A Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu,  no dia 3 de outubro. Esta data é feriado no Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Debate em Nova Cruz


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou um debate politico democrático entre os dois candidatos a prefeito, que estão concorrendo ao pleito eleitoral 2012. O debate aconteceu no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo e contou com a participação da sociedade civil organizada através de várias instituições e entidades que elaboraram as perguntas para o 2º e 3º bloco.

Entre as autoridades presentes estava Dr. Ricardo Henrique de Farias, Juiz Eleitoral; Dr. Adriano da Gama Dantas, Promotor de Justiça da Promotoria de Nova Cruz; o Ver. Luiz da Costa Prudêncio, presidente da Câmara e o Major PM Tavares, comandante do 8º Batalhão de Policia Militar.

O Pe. Francisco de Assis Inácio, pároco de Nova Cruz e Presidente da Comissão Debate, fez a abertura do debate falando da importância da democracia no atual contexto em que a sociedade vive e que a Paróquia de Nova Cruz, amplamente amparada pela CNBB e Arquidiocese de Natal, promoveu o debate cujo objetivo é da apresentação das propostas dos planos de governos dos candidatos. 


Marcelo Cunha Lima, candidato a vice
Coligação Força do Povo

Monique Targino, candidata a vice
Coligação Nova Cruz no rumo certo



Flavio Azevedo, candidato a prefeito 
Coligação Força do Povo

Cid Arruda., candidato a prefeito 
Coligação Nova Cruz no rumo certo


Depois da fala do Pe. Assis, os mediadores iniciaram os trabalhos do debate convidando os candidatos a vice e a prefeito, onde após sorteio, iniciaram sua fala de apresentação. O 2º e 3º bloco foi destinado para perguntas feitas pelas instituições e entidades, elaboradas anteriormente. No 4º bloco os candidatos a prefeito tiveram a oportunidade de fazer pergunta entre si, de acordo com os mesmos temas do bloco anterior. Nesse bloco o presidente da comissão teve que interver a plateia sobre algumas manifestações da plenária contrarias as regras do debate.

Pe. Assis 

Durante o debate os mediadores tiveram vários pedidos de direito de resposta por parte dos candidatos e assessores, onde foram concedidos alguns. Já se passava da meia noite, quase uma da manhã, quando no 4º bloco, na última pergunta e resposta, o mediador sugeriu para os candidatos abrir mão da replica e treplica, que foi amplamente concordado por eles, indo  direto para as considerações finais. 



 Representantes das entidades instituições


Pe. Assis conduzindo a pasta das perguntas

Caixinhas onde foi colocado as perguntar de acordo com os temas

O debate foi transmitido através da 107 FM
Momento em que o locutor leu as regras do debate


Dr. Ricardo cedeu entrevista a rádio 


Da esq.: Dr. Adriano  da Gama, Dr. Ricardo Farias e Pe. Assis





Quando estava quase no fim do debate, um fato inusitado ocorreu em frente ao Colégio de Nossa Senhora do Carmo, onde os eleitores de uma das coligações que estava na área destinada a eles adentrou o espaço interditado e foram para o portão de entrada do local do debate, causando um pequeno transtorno, enquanto outra coligação também adentrou e ficou um pouco distante do portão de entrada. Tudo foi controlado através da Policia Militar que fez a segurança do evento. O debate terminou por volta de 1h20 da manhã.


CNBB divulga nota "Eleições Municipais 2012 - Voto consciente e limpo"



Durante entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 27 de setembro, a presidência da CNBB apresentou a sua mensagem para as eleições municipais 2012. O texto foi aprovado durante a última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), realizado esta semana na sede da entidade, em Brasília (DF).

A seguir, a íntegra da nota.

Eleições Municipais 2012 - Voto consciente e limpo

O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília de 25 a 27 de setembro, considerando as eleições municipais do próximo mês de outubro, vem reforçar a importância desse momento para o fortalecimento da democracia brasileira. Estas eleições têm característica própria por desencadear um processo de maior participação em que os candidatos são mais próximos dos eleitores e também por debater questões que atingem de forma direta o cotidiano da vida do povo.

A Igreja louva e aprecia o trabalho de quantos se dedicam ao bem da nação e tomam sobre si o peso de tal cargo, em serviço de todas as pessoas (cf. GS 75). Saudamos, portanto, os candidatos e candidatas que, nesta ótica, apresentam seu nome para concorrer a um cargo eleitoral. Nascido da consciência e do desejo de servir com vistas à construção do bem comum, este gesto corrobora o verdadeiro sentido da atividade política.

Estimulamos os eleitores/as, inclusive os que não têm a obrigação de votar, a comparecerem às urnas no dia das eleições para aí depositar seu voto limpo. O voto, mais que um direito, é um dever do cidadão e expressa sua corresponsabilidade na construção de uma sociedade justa e igualitária. Todos os cidadãos se lembrem do direito e simultaneamente do dever que têm de fazer uso do seu voto livre em vista da promoção do bem comum (cf. GS 75).

A lei que combate a compra de votos (9840/1999) e a lei da Ficha Limpa (135/2010), ambas nascidas da mobilização popular, são instrumentos que têm mostrado sua eficácia na tarefa de impedir os corruptos de ocuparem cargos públicos. A esses instrumentos deve associar-se a consciência de cada eleitor tanto na hora de votar, escolhendo bem seu candidato, quanto na aplicação destas leis, denunciando candidatos, partidos, militantes cuja prática se enquadre no que elas prescrevem.

A vigilância por eleições limpas e transparentes é tarefa de todos, porém, têm especial responsabilidade instituições como a Justiça Eleitoral, nos níveis Federal, Estadual e Municipal, bem como o Ministério Público. Destas instâncias espera-se a plena aplicação das leis que combatem a corrupção eleitoral, fruto do anseio popular. O resgate da ética na política e o fim da corrupção eleitoral merecem nossa permanente atenção.

O político deve cumprir seu mandato, no Executivo ou no Legislativo, para todos, independente das opções ideológicas, partidárias ou qualquer outra legítima opção que cada eleitor possa fazer. Incentivamos a sociedade organizada e cada eleitor em particular, passadas as eleições, a acompanharem a gestão dos eleitos, mantendo o controle social sobre seus mandatos e cobrando deles o cumprimento das propostas apresentadas durante a campanha. Quanto mais se intensifica a participação popular na gestão pública, tanto mais se assegura a construção de uma sociedade democrática.

As eleições são uma festa da democracia que nasce da paixão política. O recurso à violência, que marca a campanha eleitoral em muitos municípios, é inadmissível: candidatos são adversários, não inimigos. A divisão, alimentada pelo ódio e pela vingança, contradiz o principio evangélico do amor ao próximo e do perdão, fere a dignidade humana e desrespeita as normas básicas da sadia convivência civil, que deve orientar toda militância política. Do contrário, como buscar o bem comum, princípio definidor da política?

A Deus elevemos nossas preces a fim de que as eleições reanimem a esperança do povo brasileiro  e que, candidatos e eleitores, juntos, sonhem um país melhor, humano e fraterno, com justiça social.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, abençoe nossa Pátria!

Brasília, 27 de setembro de 2012

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB

Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB


Fonte: CNBB

Bispos aprovam novo cronograma de preparação da CF



Os membros do Conselho Episcopal de Pastoral, Consep, estiveram reunidos e discutiram o processo de elaboração dos subsídios da Campanha da Fraternidade (CF), realizada pela CNBB anualmente, no período da quaresma.

O assessor da CF, padre Luiz Carlos Dias, apresentou uma proposta de cronograma. Com duração de 1 ano e meio, a proposta deverá promover uma melhor colaboração dos Regionais, assessores e pastorais e organismos afins com o tema de cada edição. Desta forma, todos os subsídios já poderão ser apresentados no mês de julho do ano anterior da Campanha.

A proposta foi aprovada pelos bispos. Em relação à escolha do hino e do cartaz, serão realizados dois concursos simultâneos, com a colaboração de comissões julgadoras específicas, mas com a decisão final do Consep. Pelo novo cronograma, os interessados em participar destes concursos receberão mais subsídios para poder a elaboração das propostas de música e cartaz. A reunião aconteceu dia 26 de setembro. 

Fonte: CNBB

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Debate acontece hoje, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo


A partir das 20 horas desta quinta-feira, 27, a cidade de Nova Cruz terá a oportunidade de ouvir as propostas dos planos de governo dos candidatos a prefeito. Baseado nas regras, os candidatos terão três blocos para falar na apresentação e defesa das propostas do futuro gestor executivo municipal, para os próximos quatro anos, do município de Nova Cruz/RN,  através de perguntas e respostas sobre os temas:  Educação,  Habitação,  Saúde,  Segurança, Cultura, Esporte/lazer, Infraestrutura/Limpeza urbana e rural, Meio ambiente/Desenvolvimento sustentável,   Geração de emprego e renda,  Assistência Social e  Transparência na gestão pública. 

O debate acontecerá no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 20 horas, com transmissão, ao vivo, pela rádio 107 FM, http://www.radioagrestefm.com.br/, como também através deste blog e do site da Paróquia de Nova Cruz: http://www.paroquiadenovacruz.com

A Paróquia da Imaculada Conceição tomou a iniciativa de realizar um debate eleitoral democrático, com o objetivo de envolver e conscientizar os fiéis leigos da importância de certas ações oriundas da política, concernente a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, uma sociedade que respeite a dignidade humana, tendo como um dos eixos norteadores a política correta, coisa que acreditamos contribuir na construção de um “novo céu e uma nova terra” (Apo 21.1). Texto de apresentação das regras. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

107 FM, blog da Pascom e site da Paróquia de Nova Cruz transmitirão debate



O Debate Politico Democrático promovido pela Paróquia de Nova Cruz será transmitido, ao vivo, através da rádio 107 FM e também na internet através do site da 107 FM: http://www.radioagrestefm.com.br/, como também através do site da Paróquia de Nova Cruz: www.paroquiadenovacruz.com e deste blog. 



Neste blog o internauta ao acessa poderá clicar na imagem com o nome: clique aqui e escute o debate, que está acima do cartaz do debate, que dará acesso ao áudio. O debate será realizado, dia 27 de setembro, a partir das 20 horas. A equipe da Pastoral da Comunicação vai conectar o blog da Pascom com o site da 107 FM, para que tudo que acontecer no auditório, as pessoas poderão ouvir, através da internet, na íntegra.

O site da Paróquia de Nova Cruz terá um link da rádio 107 FM ao acessar a página poderá ouvir o debate. 

Comissão define últimos detalhes para o debate



Com a proximidade do Debate entre os candidatos a prefeito de Nova Cruz, a comissão esteve reunido com representantes das coligações e também com representante da rádio 107 FM, para definir os últimos detalhes.

O Presidente da Comissão abriu os trabalhos da reunião. Entre os temas da pauta o representante da rádio 107 FM, que transmitirá na íntegra o debate, falou como a emissora irá transmitir, não permitido que outra rádio retransmita através da 107 FM. Foi também falado da solicitação e aceitado o acréscimo de mais 4 pessoas para fazer parte da comissão. Foi acordado também os tipos de manifestações que poderão acontecer dento do auditório, como mostra o artigo 3º:

Art. 3º - Com exceção de aplausos, será, terminantemente, proibida qualquer outra manifestação da platéia presente ao debate do tipo: camisas da cor do partido, exibição de bandeiras, faixas ou quaisquer outros objetos e/ou símbolos que caracterizem determinado candidato, torcida favorável a determinado candidato ou manifestações de desrespeito.

O debate será conduzido por dois mediadores da cidade de Natal, os Diáconos Permanentes Marcio Francisco e Adilson Francisco, neutros e sem ligação partidária com os candidatos a prefeito da cidade de Nova Cruz/RN.

O objetivo do debate consiste, exclusivamente, na apresentação e defesa das propostas do plano de governo do futuro gestor executivo municipal, para os próximos quatro anos, do município de Nova Cruz/RN.

Serão isolados os seguintes logradouros: RUA JOSEPIO DE ALMEIDA DUARTE, PRAÇA BARÃO DO RIO BRANCO E PARTE DA RUA PRIMEIRO DE MAIO. Já os carros de som com músicas e divulgação de candidatos, bem como a concentração das coligações deverão se limitar à rua ANTÔNIO VIANA BARBOSA, sendo solicitada a colaboração da polícia para manter a ordem e disciplina no local e aos derredores em que está sendo realizado o debate.

O debate será divido em 05 (cinco) blocos com intervalos de 5 minutos entre cada bloco. Nas respostas, o candidato ao responder deverá expor sua proposta e sua viabilidade de execução. O 1º Bloco será para  apresentação dos candidatos: A ordem de apresentação será definida por sorteio, onde cada candidato a prefeito disponibilizará do tempo de 5 minutos para explanação, seja nome, partido, coligação, proposta e visão geral de sua campanha e 5 minutos para o candidato (a) vice-prefeito(a). Devendo começar este bloco pela apresentação dos candidatos a vice-prefeito(a).

O 2º e 3º Bloco será para círculo fechado de perguntas para candidatos a prefeito:  Será realizado sorteio para definir a ordem de quem responde. Uma pergunta e uma resposta para cada candidato nesses blocos.

O 4º Bloco será pergunta de candidato para candidato: Cada candidato deverá elaborar, previamente, cinco perguntas sobre quaisquer dos temas elencados nesta regra. Será sorteado o candidato que fará a primeira pergunta. E o 5º Bloco destina-se para fala final dos candidatos.


Credenciamento para o debate

Momento da entrega dos crachás ao membro de uma coligação


Membros da comissão debate entregaram as entidades e coligações as credenciais para o Debate entre os candidatos a prefeito de Nova Cruz, conforme o artigo 12 do capitulo III das Regras para o Debate Eleitoral Democrático:

Art. 12 - Cada coligação deverá apresentar a lista com nomes completos dos 23 participantes até o dia 25 de Setembro, às 17h, na Secretaria Paroquial, bem como os demais que estarão aptos a participar do evento, conforme o artigo 14. Na ocasião, a coligação receberá os crachás.

As instituições e coligações enviaram, através de documentos oficiais, os nomes completos das pessoas que terão acesso ao local do debate, que acontecerá próxima quinta-feira, dia 27, no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 20h. Na ocasião receberam os crachás. a entrega aconteceu nesta terça-feira, dia 25.


Miss@o.com reuniu várias paróquias em Nova Cruz



O encontro de formação Miss@o.com realizado no último domingo, dia 23,em Nova Cruz, reuniu várias paróquias do 8º e 13º zonal  da Arquidiocese de Natal. Mais de 130 agentes de pastorais tiveram capacitação nas oficinas de Liturgia, Catequese e Fotografia, assessorados por membros da equipe arquidiocesana da Pastoral da Comunicação e coordenador diocesano da catequese. 

Os paroquianos de Nova Cruz tiveram a oportunidade de rever o ex-pároco, Pe. Edilson Nobre, que fez a palestra inicial do encontro. No final do encontro muitos agentes de pastorais agradeceram e disseram ter gostado de ter participado da capacitação. "Foi muito bom ter passado este dia cheio de boas ações", disse uma catequista. 

O encontro teve na parte da tarde a continuação das oficinas, com parte prática  e grupos de trabalhos. No final todos os participantes foram para o auditório onde os assessores relataram como foi desenvolvido os trabalhos nas oficinas. O coordenador paroquial e articulador da Pascom, Flavio Luiz agradeceu a participação de todos e da equipe Arquidiocesana da Pascom. 

Pe. Edilson cumprimentado os ex-paroquianos 


Oficinas e grupos de trabalhos
Oficina de Liturgia 



Oficina de Catequese

Oficina de Fotografia


Cacilda Medeiros falou sobre a Escola de Comunicação e 8º Mutirão de Comunicação


Assessores
Seminarista Antonio falou a oficina de Liturgia

Diácono José Bezerra falou a oficina de Fotografia


Diácono Edma Conrado falou a oficina de Catequese

Flavio Luiz agradeceu a participação


Membros da Pascom Arquidiocesana e de Nova Cruz


Membros da Pascom de Nova Cruz



Papa fala de ética na política



Papa Bento XVI recebeu na residência Apostólica de Castel Gandolfo os 110 participantes do encontro do Comitê Executivo da Internacional Democracia-Cristã. Na ocasião, ele afirmou que é no espírito de confiança e sem desânimo que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético. 

No seu discurso o Papa recordou que se passaram 5 anos do último encontro e neste tempo o compromisso dos cristãos na sociedade continuou a ser vivaz fermento para melhorar as relações humanas e condições de vida. Este compromisso não deve conhecer flexões ou limites, mas ao contrário deve ser ampliado com renovada vitalidade, levando em consideração, em certos casos, o agravamento dos problemas que enfrentamos.

Destaque cada vez mais crescente – disse o Papa - assume a atual situação econômica, cuja complexidade e gravidade justamente preocupa, mas diante da qual o cristão é chamado a agir e a se exprimir com espírito profético, capaz de colher nas mudanças em andamento a incessante e misteriosa presença de Deus na história, assumindo assim com realismo, confiança e esperança as novas emergentes responsabilidades. “A crise obriga-nos a projetar de novo o nosso caminho, a impor-nos novas regras e a encontrar novas formas de compromisso, tornando-se assim uma oportunidade de discernimento e de novo planejamento”.


É neste espírito, com confiança e sem desânimo – disse Bento XVI - que o compromisso civil e político pode receber novo estímulo e impulso na busca de um sólido fundamento ético, cuja ausência no campo econômico contribuiu para a atual crise financeira global. A contribuição política e institucional que os senhores dão não poderá, portanto, limitar-se a responder às necessidades urgentes de uma lógica de mercado, mas deve continuar a assumir como central e essencial a busca do bem comum, como também a promoção e proteção da inalienável dignidade da pessoa humana.


E o Papa adverte: um autêntico progresso da sociedade humana não poderá deixar de lado políticas de tutela e promoção do matrimônio e da comunidade, políticas que cabem não só aos Estados mas também à Comunidade Internacional, para inverter a tendência de um crescente isolamento da pessoa, fonte de sofrimento e de insensibilidade seja para o indivíduo seja para a própria comunidade.


O Papa chamou ainda a atenção para o fato de que “se é verdade que a defesa e a promoção da dingidade da pessoa humana são responsáveis os homens e mulheres de qualquer conjunta da história”, é também verdade que tal responsabilidade concerne de modo particular àqueles que são chamados a desempenhar um papel de representação. Eles, se animados pela fé, devem ser “capazes de transmitir às gerações futuras razões de vida e de esperança”.

Leia mais AQUI

Fonte: CNBB