sábado, 11 de agosto de 2012

Carta aos pais



Dirijo-me, hoje, com grande alegria no coração, a todos os homens que receberam a graça da paternidade, participação misteriosa e sempre carregada de surpresas no ato criador de Deus. Com as mulheres, mães com as quais geraram vidas, vocês são indispensáveis à continuação da espécie humana sobre a terra, e mais ainda indispensáveis para serem imagens do Pai do Céu, a quem chamamos de “Pai nosso”.

Em cada homem que se fez pai, quero saudar o exercício sadio da masculinidade, agradecendo-lhes pela vocação que Deus lhes confiou de serem personalidades carregadas de força e, ao mesmo tempo, de grande ternura. A todos peço para valorizarem o dom de conquistarem, sadiamente, o maravilhoso mundo feminino, presente no recesso do lar que Deus lhes concedeu. Se casados há pouco ou muito tempo, não importa, suplico a Deus para todos os esposos a graça de redescobrirem o namoro permanente, feito de olhares e carinhos, surpresas e gestos gratuitos de atenção. A vocês foi entregue a tarefa de serem testemunhas do amor misericordioso do “Pai nosso”.

Tomo a liberdade de entrar na casa daqueles homens que são pais, mas ainda não descobriram a beleza de um sacramento feito para o homem e a mulher que se amam. De fato, o matrimônio é graça de Deus, do mesmo modo que o batismo, a crisma, a Eucaristia e outros sacramentos. Ele é um presente de Deus, não instituído para dar mais ou menos sorte a quem quer que seja, mas para transformar o casal que o recebe num sinal do amor de Cristo e da Igreja. Serve para que você, pai, aponte, com sua vida e seu amor, para aquele que, sendo “Pai nosso”, quer ser servido e amado por todos os homens e mulheres. Você é chamado a se casar na Igreja!





LEIA MAIS SOBRE O TEMA AQUI


Fonte: http://www.cancaonova.com/

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pastoral da Comunicação se reúne com novo Pároco


Os membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz tem uma reunião marcada com o novo pároco, Pe. Francisco de Assis, neste sábado, dia 11, na Sala da Pascom, a partir das 8h30. Na ocasião o Pe. Assis irá conhecer a sala da Pascom e os membros. A equipe de coordenação paroquial da Pascom irá apresentar as atividades desenvolvidas pela Pascom na Paróquia de Nova Cruz. Em um primeiro encontro do Pe. Assis e o coordenador da Pascom, Flavio Luiz, o padre disse que a Pascom de Nova Cruz tem um trabalho expressivo. "Tenho visto que Pascom tem um trabalho expressivo em Nova Cruz", disse Pe. Assis. 

Paróquia de Nova Cruz realiza Semana da Família

 

A Paróquia da Imaculada Conceição realiza a Semana da Família de 12 a 19 deste mês. A abertura acontece domingo, dia 12, com missa às 19 horas, na Igreja Matriz. Durante toda a semana as pastorais, serviços e movimentos realizarão encontros nas residências das famílias, fazendo os encontros do livreto Hora da Família. Dentro da programação da Semana da Família, a Paróquia realizará o 20ª Encontro de Casais com Cristo - ECC, de 17 a 19, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo.

Anualmente, a Igreja Católica no Brasil celebra a Semana Nacional da Família, sempre abordando um tema que conduz as reflexões nos grupos e movimentos familiares e lares, pelo país afora. As reflexões partem do trinômio “Família, Trabalho e Festa”, o mesmo tema do VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, Itália, realizado de 30 de maio a 03 de junho deste ano.

O objetivo do tema - “Família, Trabalho e Festa” - é “pensar a família como patrimônio da Humanidade, sugerindo, assim, que ela é patrimônio de todos e que, ao mesmo tempo, contribui universalmente para a humanização da existência no Planeta”. É o que dizem os organizadores do livreto “Hora da Família”, nas orientações dirigidas à Pastoral Familiar e casais que realizam a Semana Nacional da Família.


Alguns casais que participaram do 19º ECC, em 2011

Hora Santa da Juventude atraiu diversos jovens



A Pastoral da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, realizou Hora da Santa da Juventude, com adoração ao Santíssimo Sacramento. Vários grupos de jovens participaram do momento que foi em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeioro, em 2013. A adoração e pregação foi feita pelo Pe. Janilson Macêdo, vigário paroquial. Um dos momentos mais emocionante foi quando o Pe. Janilson conduziu o Santíssimo até os jovens. A Hora Santa da Juventude aconteceu na Igreja Matriz, na quinta-feira, dia 9. 







quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dom Jaime faz alenta: “É preciso dar um basta a essa realidade de penúria”

                                                  Dom Jaime - Arcebispo de Natal


Em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94 e publicada na primeira pagina do Jornal de Hoje na Edição do último dia 07, Dom Jaime faz alenta as autoridades do nosso estado, chamado atenção que é preciso da um basta às diversas realidades de penúria que se encontra o nosso Estado. O arcebispo afirmou esta manhã que a população está cansada de tantas promessas e que é preciso dar um basta à realidade de penúria, desgaste e impotência. “A população se cansa de passar décadas e sua rua não ter uma melhoria, ali não chegou à pavimentação, o saneamento básico não chegou, o hospital não está funcionando, o posto de saúde não tem medicação. É preciso que nós possamos dar um basta a essa realidade de penúria, de desgaste, de impotência. Muitas vezes parece que nós não podemos fazer nada diante de assuntos e necessidades tão básicas”.

Dom Jaime falou também “Como Igreja, nós esperamos que o povo de Deus tenha e mereça a atenção fundamental e mínima que para eles é questão de vida ou de morte, sobretudo no sistema de saúde, que não só aqui no Rio Grande do Norte, mas em todo o Brasil vive uma falência geral da saúde pública”, continuou o arcebispo, ao falar do papel da Igreja na política. “Almejamos que os governantes elejam essas atenções que são básicas para a vida das pessoas”, declarou o nosso pastor.

Clique AQUI e Veja na integra a matéria.

Fonte: paroquiadeemaus.blogspot.com.br/

Diáconos do Nordeste2 se encontrarão em Natal



A Comissão Regional dos Diáconos, CRD, do Nordeste 2, da CNBB, realizará Encontro Regional dos Diáconos, esposas e aspirantes, de 16 a 19 de agosto, no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. O tema de estudo será: “Visão Geral do Contexto em que se deu o Concílio Vaticano II”.

A abertura será às 18h, com missa, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá palestra: “Introdução sobre o Plano Pastoral do Concílio sobre A Palavra”, feito pelo Pe. Cláudio Sartori, da Arquidiocese da Paraíba. No dia 17, haverá duas palestras: uma sobre A Palavra, a partir das Constituições Lumen Gentium e Dei Verbum, com o Pe. Cláudio Sartori, e outra sobre Liturgia, a partir da Constituição Sacrosanctum Concilium, com o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. No dia 18, mais duas palestras: uma sobre A Caridade, a partir da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, com o Diác. José Durán y Durán; e outra sobre Os Ministérios Ordenados, também com o Diác. Durán. Neste dia, haverá momento mariano, às 18h, e trabalhos em grupo e plenária, às noite, com a participação do Diác. Zeno Conzen, atual presidente da Comissão Nacional dos Diáconos (CND), e o Diác. José Durán.

O dia 19 será dedicado à avaliação do encontro, informações gerais da CND e da CRD Nordeste 2, e considerações finais da CND, da CRD NE 2, da CDD de Natal e do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O encontro será encerrado com o almoço. Para participar, há necessidade de fazer a inscrição. A despesa, por pessoa, para o encontro todo, é de R$ 210,00, incluindo inscrição, hospedagem e alimentação.






Foto: José Bezerra
Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Natal e respectivos familiares

Fonte: Arquidiocese de Natal


Inscrições para concurso irão até o dia 30



O prazo para as inscrições do concurso que escolherá o hino do 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação será encerrado dia 30 de agosto. O concurso é aberto a pessoas que residem no território do Regional Nordeste 2, da CNBB, formado pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O regulamento do concurso está disponível no site oficial do Mutirão: www.muticom.com.br.

O 8° Mutirão Brasileiro de Comunicação é promovido pela CNBB e Signis Brasil, em parceria com outras instituições e será sediado em Natal, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.


Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Pastoral da Juventude realiza Hora Santa e Cine PJ


A Pastoral da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, realiza Hora Santa da Juventude, nesta quinta-feira, dia 9, na Igreja Matriz, a partir das 19h30. Já na sexta-feira, dia 10, será realizado o Cine PJ, no salão paroquial de São Sebastião, a partir das 19h, com exibição de um filme. A coordenação paroquial convida você jovem para participar deste momento e se preparar para a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.




Paróquiade Ceará-Mirim promoverá debate com candidatos a prefeito




O Setor Social, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, promoverá debate com os cinco candidatos a prefeito do município, dia 27 deste mês, às 19 horas, na Estação Cultural Dr. Roberto Varela. “Nossa intenção é que os candidatos possam expor as propostas de governo e que os eleitores possam difinir, conscientemente, o voto”, diz o administrador paroquial, Padre Bianor Júnior. Segundo o padre, o espaço tem capacidade para 150 pessoas. “As pessoas também poderão acompanhar o debate através das emissoras de rádio da cidade”, enfatiza. O debate será mediado pelos jornalistas Márcio César, de Parnamirim, e Virgínia Coeli, de Natal.

Em preparação para o debate, uma comissão da Paróquia, tendo à frente o Padre Bianor, se reuniu com o assessor de cada candidato, no último dia 6. Na ocasião, foram definidas as regras do debate. No próximo dia 13, as mesmas se reunirão, na casa paroquial, para assinar o documento, no qual concordam com as regras estabelecidas para o debate.


FOTO
LEGENDA: Organizadores do debate, reunidos dia 6
CRÉDITO: Francisco Martins

FONTE: Arquidiocese de Natal

Padre Orcenival será empossado dia 14


Padre Orcenival Maria de Oliveira será empossado como pároco da Paróquia de Santana, no Conjunto Soledade 2, zona norte de Natal, dia 14 próximo, às 19 horas, na Igreja Matriz. Ele será o terceiro pároco da Paróquia, que tem 20 anos de criação. Na mesma celebração, Padre André Martins será apresentado à comunidade como novo vigário paroquial Padre Orcenival sucederá o Padre Joaquim Ataíde de Araújo, que assumirá a Paróquia de Santa Clara, no Pitimbu, Natal, dia 16. No último dia 5, fiéis da Paróquia de Santana se despediram do Padre Ataíde.


FOTO
LEGENDA: Padre Orcenival assumirá a Paróquia de Santana, dia 14
CRÉDITO: Cacilda Medeiros

Fonte: Arquidiocese de Natal

Saudação ao novo bispo de Campina Grande


   
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, com alegria, a nomeação de dom Manoel Delson Pedreira da Cruz como o novo bispo diocesano de Campina Grande (PB). O Papa Bento XVI envia à Igreja no Brasil, mais uma vez, com particular bondade e carinho, um pastor. Ele deixa a diocese de Caicó (RN) e vai suceder dom Jaime Vieira Rocha, a quem ele sucedera também na atual diocese.

Dom Delson, como é conhecido, é baiano, capuchinho, licenciado em Letras e mestre em Comunicação social. Além desta formação acadêmica, do itinerário percorrido no ministério como sacerdote quando exerceu diversos serviços em sua ordem religiosa tanto como ministro provincial como no trabalho junto ao governo geral como Definidor Geral, ele tem sido um pastor exemplar nas comunidades para as quais foi enviado como bispo.



Seu lema episcopal, “Ide aos meus irmãos” (Jo 20,17), espelha disponibilidade e inspiração para todos nós, seus irmãos no episcopado, o clero e todo o povo de Deus. Fazemos, nesse espírito, os melhores votos de que esse tempo que se inaugura seja pleno de frutos para a expansão do Reino de Deus entre nós.

Unimo-nos às comunidades da diocese de Caicó que envia, com generosidade, dom Delson a outra porção da Igreja. E estamos juntos com à diocese de Campina Grande que aguardou, com esperança, a chegada do novo bispo e que, agora, celebra, com satisfação, a nomeação do seu pastor. Damos um abraço agradecido ao Pe. Márcio Henrique que tem prestado seu serviço como administrador diocesano e cumprimentamos dom Delson manifestando nossa fraterna acolhida.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: CNBB


Papa nomeia novo bispo para Campina Grande


 
Dom Manoel Delson foi transferido para a Diocese de Campina Grande. A posse ocorrerá em, no máximo, dois meses
Foto: Cacilda Medeiros


O Papa Bento XVI nomeou, na manhã desta quarta-feira, dia 8, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, atual bispo da Diocese de Caicó, para a Diocese de Campina Grande (PB). Dom Delson sucederá Dom Jaime Vieira Rocha, que tomou posse como Arcebispo de Natal, em 26 de fevereiro deste ano. O novo bispo de Campina Grande é franciscano e nasceu em Biritinga (BA), em 1954. Tem licenciatura em Letras, pela Universidade Católica de Salvador (BA), e mestrado em Ciência da Comunicação, na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma. 

Atualmente, Dom Manoel Delson também exerce as funções de vice-presidente do Regional Nordeste 2, bispo referencial regional da Pastoral da Comunicação, e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB.

Dom Delson está em Caicó há quase seis anos e será o sétimo bispo de Campina Grande. A posse, na diocese paraibana, deve ocorrer em, no máximo, dois meses.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padres celebram 25 anos de sacerdócio


Foto: Imagens google

O Padre Robério Camilo da Silva celebrará em ação de graças pelos 25 anos de sacerdócio, dia 15 próximo, às 19h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, Natal.

Nesta mesma data, também completam 25 anos de sacerdócio: Padre Francisco Lucas Neto, pároco da Paróquia do Beato Anchieta, no bairro de Lagoa Nova, Natal; Padre Gilvan Miguel Pereira, administrador da Paróquia de São José de Campestre; Padre Manoel Nunes Rodrigues, vigário paroquial de Nossa Senhora da Candelária, no bairro de Candelária, Natal; e Padre Francisco César de Bessa, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Ipanguaçu. 

Segundo o Padre Robério Camilo, essa foi a primeira turma de padres ordenados na atual Catedral Metropolitana de Natal.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Posse do Padre Francisco de Assis em Nova Cruz

Chegada do Pe. Assis

A Igreja Matriz ficou completamente lotada de fieis novacruzense e demais fieis de outras paróquias, como de Nossa Senhora do Livramento de Taipu e Poço Branco, ex-pároquia do Pe. Assis, na noite desta segunda-feira, dia 6, por ocasião da posse do pároco Padre Francisco de Assis Inácio.

O Padre Francisco de Assis foi acolhido na entrada da cidade pelo Vigário Paroquial, Padre Janilson Macedo, seguida de carreata até a Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo Rodrigues de Aquino. Na ocasião o prefeito entregou a chave da cidade, passando para o novo pároco toda autoridade que exerce no município, como Igreja.


Momento da entrega da chave da cidade


Momento da leitura do Juramento de fidelidade ao assumir um ofício a exercer em nome da Igreja 


O Padre Francisco de Assis foi acolhido na entrada da cidade pelo Vigário Paroquial, Padre Janilson Macedo, seguida de carreata até a Igreja Matriz, onde foi recebido pelo Prefeito de Nova Cruz, Flavio Azevedo Rodrigues de Aquino. Na ocasião o prefeito entregou a chave da cidade, passando para o novo pároco toda autoridade que exerce no município como Igreja.

A solenidade teve inicio com a entrada do Padre Assis na igreja matriz, onde foi logo saudado pelos paroquianos. Ele foi até  o altar de onde acenou para os fieis e foi a capela do  Santíssimo Sacramento. Logo após teve inicio a celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício.

Vários padres, diáconos e seminaristas da Arquidiocese de Natal/RN e das Diocese de Guarabira e João Pessoa/PB, e Floresta/PE, como também as religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho participaram da celebração. Entre os padres da Arquidiocese de Natal estava o Pe. Darci Lopes, coordenador do 8º zonal; Pe. Matias Soares, Vigário episcopal da região e Pe. Valtair Lira, Chanceler da Cúria metropolitana.

A solenidade também reuniu diversas autoridades constituintes como  prefeito, vereadores e secretários, e o comandante do 8º BPM, Major Genilton Tavares. Fieis paroquianos de Taipu, de Petrópolis, da Arquidiocese de Natal, e da Paróquia de Araruna/PB, também participaram da posse.

Assinatua  Juramento de fidelidade

Durante a solenidade o Padre Francisco de Assis foi nomeado Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz. A nomeação de um Pároco é feita pelo Senhor Bispo através de um documento que se chama Provisão de Pároco. Seguida da leitura da Provisão canônica feita pelo Chanceler da Cúria, Pe. Valtair Lira.



Igreja Matriz da Imaculada Conceição


O pároco proclamou o evangelho


Depois da liturgia da Palavra o Pároco faz a renovação das promessas sacerdotais, onde Ele será interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Senhor Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da paróquia que lhe será entregue. Na Profissão de Fé o empossando antes de iniciar seus trabalhos como Pároco faz a sua Profissão, conforme determina a disciplina da Igreja. Outra parte da solenidade aconteceu conforme determina o ritual de posse tais como: Entrega da sede presidencial (a sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá); Entrega da chave do Sacrário (o novo pároco recebe a chave do Sacrário, indo até à Capela do Santíssimo e o abre, fazendo uma breve adoração); Sacramento da penitência ou Confissão (Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência; por meio desse Sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus ).

ENTREGA DOS LOCAIS QUE VIRÃO A SER CONSAGRADOS PELO SEU MINISTÉRIO


Entrega da sede presidencial: a sede da presidência é entregue a novo Pároco de onde ele nos ensinará e nos conduzirá;

Tabernáculo: no qual está guardado o sacramento do Corpo e Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo

 Fonte Batismal: na qual irá administrar o Sacramento do Batismo 

Confessionário: daquela sede sagrada, o Senhor Jesus concede aos que estão oprimidos sob o peso dos seus pecados a graça de retornarem purificados no sangue redentor; exerce, pois, com dignidade e fidelidade, este ministério que Cristo confiou à sua Igreja.

Dom Jaime e Dom Matias

Fieis paroquianos de Nova Cruz

Igreja Matriz lotada de fieis


Autoridades presente

Familiares do Pe. Assis

Banda de música acolheu o Pe. Assis em frente a Igreja Matriz


A celebração eucarística terminou após as palavras de acolhida ao novo pároco, feito pelo casal articulador da Paróquia, Nildo e Erica; pelo prefeito,  e também pelo padre Janilson Macedo, vigário paroquial. Depois teve a  palavra do Padre Francisco de Assis, aos seus novos paroquianos e leitura da ata  de posse feito pelo Pe. Valtair Lira. 

Pe. Assis e familiares

No final da missa todos ficaram atentos a mensagem do novo pároco, Pe. Francisco de Assis




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Arquidiocese celebrará missa em memória do Cardeal Sales




A Arquidiocese de Natal celebrará missa por ocasião do 30º dia de falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales. A celebração acontecerá na próxima quinta-feira, dia 9 de agosto, às 16h30, na Catedral Metropolitana, e será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Dom Eugênio foi bispo auxiliar de Natal, no período de 1954 a 1961.  Em 1962 foi nomeado Administrador Apostólico da Arquidiocese, função que exerceu até 1965, quando foi transferido para a Arquidiocese de Salvador (BA) e, depois para o Rio de Janeiro. Ele era irmão do Arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Diáconos serão ordenados padres dia 24


Os Diácono Gabriel e Luciano serão ordenados presbíteros dia 24 deste mês, na Catedral Metropolitana de Natal. A missa de ordenação será presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, às 17 horas. Após ordenados, os novo padres presidirão as primeiras missas, dia 25, sendo que Gabriel, em Santo Antonio, e Luciano, em Vera Cruz, ambas partir das 17h. Os dois diáconos participaram do Encontrão do Povo de Deus, realizado em Passagem, domingo, dia 5.

 Diácono Luciano auxiliando o  Pe. Edilson Nobre

 Diácono Gabriel 

Veja a apresentação do Grupo Macambirais no Encontrão do Povo de Deus



No encontrão do Povo de Deus teve a apresentação do Instituto Cultural Macambirais de Passa e Fica, assista o vídeo abaixo:



Encontrão do Povo de Deus reuniu 8º zonal em Passagem/RN

 Com o tema: Juventude e Missão, as paróquias do 8º zonal da Arquidiocese de Natal participaram do Encontrão do Povo de Deus, na cidade de Passagem, pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Brejinho. Foi uma grande festa do povo de Deus que tiveram a oportunidade para prestigiar a palestra- animação das Irmãs da Congregação Nossa Senhora de Belém, entre elas a querida Ir. Ana Maria. 

Muita animação e reflexão fizeram parte do encontro que contou com a presença do povo de Deus e dos padres das paróquias do 8º zonal. A Paróquia de Nova Cruz foi a primeira a chega ao ginásio onde foi realizado o evento, seguida  da paróquia de Serra de São Bento e das demais paroquias.

Apresentações culturais fizeram do encontrão um evento muito harmonioso e cheio de brilho. O Encontrão foi encerrado com missa presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Soares Nobre, que veio representar o bispo dom Jaime Vieira. 

Paroquianos de Nova Cruz

Paroquianos de Serra de São Bento



 Paroquianos de Lagoa de Pedras


 O Pe. Roberlan, anfitrião do Encontrão

 Animação dos fieis de Nova Cruz

 Irmã Ana Maria animou geral


 Alguns padres do zonal e o diácono de Lagoa de Pedras




 Jovens participaram dos momentos de reflexão e animação


 A PJ de Nova Cruz com o Pe. Mário Gomes

 Pe. Edilson Nobre, Vigário Geral, representou o bispo Dom Jaime

 Paroquianos de Nova Cruz mataram saudades ao ver o Pe. Edilson

 Apresentações culturais

 De Passa e Fica 
 De Monte Alegre


 O encontro foi encerrado com missa