sábado, 18 de setembro de 2010

Conselho Pastoral

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou na manhã de sábado, 18, a reunião do Conselho Pastoral Paroquial, no salão do ECC. O administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre abordou vários assuntos, entre eles a festa da padroeira 2010, que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro; o festival de prêmios que será realizado dia 31 de outubro e sobre a ordenação sacerdotal do diac. Cidinei Firmino. A reunião contou com a participação dos conselheiros, oriundos das diversas pastorais, e do vigário paroquial, Pe. Iranildo Augusto, do Diácono Cidinei Firmino e das Irmãs Filhas do Amor Divino.
Na ocasião foi apresentado o vice-coordenador paroquial da RCC, Julio Cesar, como também foi falado sobre a romaria dos Mártires, que acontecerá dia 26 de setembro, quando cerca de 250 fiéis participarão, em Uruaçu. A reunião terminou com as comunicações paroquiais das próximas atividades: Dia 25, encerramento do Mês da Bíblia e do Dízimo, com missa às 19 horas na Igreja Matriz; No dia 3 de outubro, dia das eleições, só haverá missa, às 7h30 na Igreja Matriz e às 8 horas na Igreja de São Sebastião.

Fotos Flavio Luiz

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nota da CNBB na proximidade das eleições

Dom Luiz Soares Vieira, Logomarca da CNBB,
Dom Dimas Lara Barbosa e
Dom Geraldo Lyrio Rocha

Constantes interpelações têm chegado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB a respeito de seu posicionamento em relação às eleições do próximo dia 3 de outubro.

Falam em nome da CNBB somente a Assembleia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência. O único pronunciamento oficial da CNBB sobre as eleições/2010 é a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada pela 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, cujo conteúdo permanece como orientação neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País.

Nessa Declaração, a CNBB, em consonância com sua missão histórica, mantém a tradição de apresentar princípios éticos, morais e cristãos fundamentais para ajudar os eleitores no discernimento do seu voto visando à consolidação da democracia entre nós.

Reafirmamos, portanto, o que diz a Declaração: “A campanha eleitoral é oportunidade para empenho de todos na reflexão sobre o que precisa ser levado adiante com responsabilidade e o que deve ser modificado, em vista de um Projeto Nacional com participação popular.

Por isso, incentivamos a que todos participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana. Em particular, encorajamos os leigos e as leigas da nossa Igreja a que assumam ativamente seu papel de cidadãos colaborando na construção de um País melhor para todos.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro”.

Brasília, 16 de setembro de 2010

P. nº 0762/10


Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana – MG
Presidente da CNBB


Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte CNBB

Paróquia promove Semana da Vida

Mons. Agnelo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação
Foto: Thiago Augusto

A Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, em Natal, promove a Semana da Vida, de 22 a 26 de setembro. A cada dia será proferida uma palestra, aberta à comunidade, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales.

No dia 22, às 19h, a palestra será sobre “Família: desafios de hoje e sustentabilidade do amanhã”, conduzida por casais da Comunidade Vida Nova. No dia 23, também às 19h, o Diác. Francisco Teixeira falará sobre “A consciência cristã no exercício da política”. No dia 24, às 19h, haverá palestra sobre “Sexualidade: consciência e responsabilidade”. No dia 25, a atividade será às 8h, e enfocará o tema: “Igreja e aborto”, com Paulo Souto. Drogas será a temática do dia 25, às 14h, com abordagem feita por Heráclito Noé.

A última palestra será no dia 26, às 8h, sobre “Igreja: sacramento da salvação do mundo”, proferida pelo Pe. Dalmário Barbalho. No período, também serão oferecidos atendimento médico em várias especialidades, além da “Expo-vida”, com exposições de trabalhos desenvolvidos na comunidade.

Fonte Jornal A Ordem online

Candelária faz aniversário e lança site

Pe. Julio Cesar, adm. da Paróquia
Foto: Cacilda Medeiros

Os 32 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal, serão completados dia 20 de setembro. A comemoração acontece neste domingo, dia 19. Após as missas, celebradas às 17 e às 19h30, haverá funcionamento de barracas, na Praça do Cruzeiro.

À noite, no final da missa, terá o lançamento do site da Paróquia, que disponibilizará notícias, horários de missas, palavra do pároco, Pe. Júlio César Cavalcante, entre outras informações. O site foi uma cortesia de uma empresa natalense e a atualização das informações será feita pela equipe paroquial da Pastoral da Comunicação. O endereço é: www.paroquiadecandelaria.com.br.

Ainda, em Candelária, a Pastoral da Promoção Humana, em parceria com o Conselho Comunitário, promove cursos de inglês para jovens. As aulas têm início dia 20 deste mês. Já, no dia 17 de outubro, a Pastoral promoverá um “Dia de Cidadania”, na comunidade Menino Jesus. Durante todo o dia serão oferecidos diversos serviços à comunidade, gratuitamente.

E a Renovação Carismática da Candelária fará uma coleta de material de higiene pessoal, dia 26 próximo. Os produtos arrecadados serão doados à Toca de Assis.

Fonte Jornal A Ordem online

Visita da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança a São José do Campestre/RN

A Paróquia de São José, a Pastoral da Criança e autoridades locais receberam a visita da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, a Ir. Vera Lucia Altoé, substituta da saudosa Drª Zilda Arns, na tarde do dia 16. A visita se deu em virtude da Pastoral da Criança da cidade de São José do Campestre ser referência nacional em programas sociais de combate a desnutrição.


Coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Marluzia Pessoa, Ir. Vera Lucia e Pe. Gilvan. Prefeito Zequinha Borges e primeira dama presenteando a Ir. Vera Lucia com objetos do artesanato local.


A Ir. Vera Lucia chegou as 15:00 h no município após ser acolhida pelas autoridades locais saiu em carreata pelas principais ruas da cidade com destino a secretaria municipal de educação onde recebeu homenagem da banda marcial da escola municipal estudante Maria Auxiliadora da vizinha cidade Serra de São Bento. Em seguida visitou o bairro Tanques onde nasceu à Pastoral da Criança, na cidade no dia 07 de Março de 1996, sendo seu idealizador o padre Normando Pignataro Delgado. Em seguida aconteceu celebração da santa missa na Igreja Matriz de São José presidida pelo Pe. Gilvan Miguel Pereira. À noite a Irmã Vera Lucia participou de uma seção solene na câmara municipal onde recebeu várias homenagens das autoridades locais.


Chegada da Ir. Vera Lucia á Igreja Matriz de São José e líderes da Pastoral da Criança de São José do Campestre ao lado da coordenadora nacional.
Fotos: Erinilson Cunha e Celminha

Fonte: erinilsoncunha.blogspot.com


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Legião de Maria realizará Sarau e Paróquia prepara festa da padroeira de Nova Cruz

Sarau legionário realizado em 2009


A Legião de Maria da Paróquia de Nova Cruz realizar Sarau em Comemoração aos 89 anos de Legião no Brasil, 22 Anos em Nova Cruz e a natividade de Nossa Senhora. A festividade acontecerá no dia 19, na Igreja Matriz, a partir das 14h. Oração do terço, Palestra, apresentações teatral de jovens dos grupos de juvenil da legião, fazem parte da programação. O encerramento acontecerá às 16 horas com a benção do santissimo.

Antes, no dia 18, acontecerá a segunda reunião em preparação para a festa da padroeira 2010. A reunião será o salão do ECC, a partir das 8 horas, com a equipe organizadora e os padres Edilson e Iranildo, além dos coordenadores das pastorais, movimentos, serviços e representantes das comunidades.

Dízimo faz encontro e prepara festa dos 15 anos da pastoral


Agentes da Pastoral do Dízimo de praticamente todas as paróquias da Arquidiocese de Natal vão se reunir no Colégio Nossa Senhora das Neves, neste domingo, dia 19. É o 13° Encontrão do Dízimo, reunindo 600 agentes dessa pastoral, vindos das paróquias da capital e do interior. “Hoje, todas as paróquias e Áreas Pastorais da Arquidiocese têm Pastoral do Dízimo. Pedimos que cada uma delas enviasse até 7 agentes”, informa o atual coordenador da Pastoral, Randenclécio Xavier.

No convite para o Encontrão, o Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo, lembra: “é através do Dízimo que, em nossos dias, a Igreja consegue dar suporte às exigências materiais de sua ação evangelizadora”.

O encontro, que acontece anualmente, no mês de setembro, dedicado à Bíblia e ao Dízimo, tem três momentos: o primeiro é a abordagem do tema “A relação pessoal como forma de transformação”, com assessoria da psicóloga Rosilene Vasconcelos; o segundo é o Projeto de Formação, abordado pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha. Às 11 horas, o Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, preside celebração da missa.
Antes do terceiro momento, à tarde, o Ecônomo da Arquidiocese, Vital Bezerra, fará uma apresentação da planilha anual da coleta do Dízimo. Serão apresentados os números de 2009, com uma análise do comportamento da coleta feita por cada paróquia.

O terceiro momento é de espiritualidade, com o tema: “O Espírito nos envia em missão”, com as cantoras católicas Léia e Sônia. O encerramento do evento é às 15h30.

Reunião define detalhes finais do debate entre os presidenciáveis

Aconteceu, na sede da CNBB, terça-feira, 14, a última reunião para acertar os detalhes finais do debate entre os candidatos à presidência da República, que acontecerá na Universidade Católica de Brasília (UCB), no próximo dia 23. O debate é promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Universidade Católica de Brasília (UCB), Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC), com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Participaram da reunião os representantes das candidaturas de Marina Silva (PV), José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Plínio Sampaio (PSol), candidatos à Presidência cujos partidos têm representação na Câmara dos Deputados.

De acordo com o secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, o debate irá priorizar o tempo de exposição dos candidatos com uma pauta voltada para os problemas sociais que afetam diretamente a população brasileira.

“Os candidatos terão qualidade do tempo e de espaço para responder as questões, para que haja profundidade e compromisso com aquilo que eles têm condições para enfrentar os grandes problemas nacionais. A pauta terá como foco os mais empobrecidos da sociedade, ou seja, irá olhar para a sociedade que nós queremos com o voto, privilegiando aquilo que vai ser a construção de um Brasil novo”, destacou.

Seidel enfatizou ainda os objetivos do debate. “Nosso desejo é proporcionar aos católicos, aos cristãos e à sociedade em geral um debate que reflita sobre a situação do país e quais são as proposições que os candidatos apresentam para enfrentar esses grandes problemas, desde a questão do desenvolvimento urbano à moradia, reforma agrária, família e questões referentes ao desenvolvimento humano. Os temas ligados à defesa da vida estarão inseridos nesse debate também”, pontuou o secretário.

O debate acontecerá no próximo dia 23, das 21h30 às 23h30, e será dividido em quatro blocos e três intervalos. Cada candidato terá, em média, 3 minutos para responder às perguntas. Cada um poderá levar até 43 convidados. Cada uma das entidades organizadoras poderá convidar 50 pessoas. O público é estimado em 500 pessoas.

Além das TVs e rádios de inspiração católica, os sites da Universidade Católica de Brasília e das entidades promotoras transmitirão o debate ao vivo. As TVs que ainda desejam participar do pool de transmissão devem entrar em contato com a UCB pelo fone (61) 3356-9013.

Fonte CNBB

Mensagem da 45ª Assembleia Pastoral Regional Nordeste 2


A 45ª Assembleia Pastoral Regional NE 2, realizada de 9 a 12 de setembro, em Jaboatão dos Guararapes (PE), aprofundou a temática: “Na tríplice missão da Igreja: a Liturgia – Celebrar a vida e a missão em comunidade”.

Na presente mudança de época, muitos valores humanos e cristãos são relativizados e preteridos, embora reconheçamos o surgimento de novos valores. Inúmeras pessoas, mesmo se identificando como cristãs, enfrentam a crise de valores e outros desafios existenciais. Falta-lhes a iniciação à fé, entendida como um processo de conversão e de compromisso cristão.

Dando continuidade à caminhada missionária desenvolvida pelas Dioceses do Regional NE 2, a exemplo das Santas Missões Populares, priorizamos a formação dos fiéis cristãos, leigos e leigas. No centro, colocamos a Palavra de Deus, porquanto a iluminação bíblico-catequética é a alma da vida e da missão evangelizadora da Igreja!

Por essa razão, voltamo-nos às pessoas e famílias não suficientemente evangelizadas, orientando-as para a comunidade cristã, comprometendo-nos a percorrer, juntos, um caminho de permanente conversão e compromisso com Jesus Cristo em sua Igreja, a serviço da vida, na construção do seu Reino.

Seguindo as orientações do Concílio Vaticano II, cujo cinquentenário será celebrado proximamente, a Igreja resgatou o Catecumenato, como Caminho da Iniciação à Fé, com o objetivo de atender não somente aos candidatos que procuram o batismo, como também àqueles já batizados que, entretanto, não tiveram a oportunidade de fazer a experiência de discipulado e inserção na comunidade cristã.

O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA) propõe um itinerário de fé do catecúmeno que se apresenta para tornar-se discípulo de Jesus Cristo. Por isso é indispensável formular um “itinerário catecumenal” para as nossas Igrejas particulares, em conformidade com as orientações da CNBB, em seu precioso estudo “Iniciação à Vida Cristã - um processo de inspiração catecumenal” (Estudos da CNBB, 97).

Esse itinerário, em sua organização e metodologia, será oportunamente formulado pelo Conselho Episcopal Pastoral do Regional NE 2 com os Coordenadores Pastorais Diocesanos.

Pareceu-nos bem, ao Espírito Santo e a nós, (cf. At 15,28) assumir o Catecumenato em nossas Igrejas Particulares, ouvindo o clamor do Senhor: “Converte-te e volta à tua prática inicial” (Ap 2,5).
Seguindo esse Caminho, estaremos cumprindo melhor a nossa missão de evangelizar, contribuindo, significativamente, para a formação de verdadeiros “discípulos missionários de Jesus Cristo para que Nele todos tenham vida”.

Jaboatão dos Guararapes, 12 de Setembro de 2010.

Fonte: Regional NE2

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Unesco prestou homenagem à Madre Teresa

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) prestou uma homenagem, no dia 14, em Paris, à Madre Teresa de Calcutá por ocasião do centenário de seu nascimento celebrado em 26 de agosto passado.

O evento é promovido pela UNESCO e pela Delegação Permanente da Índia junto ao organismo. A iniciativa engloba a projeção de um filme sobre a vida e a obra de Madre Teresa, mãe dos pobres e Prêmio Nobel da Paz 1979, além da execução de músicas e alguns testemunhos.

O Observador Permanente da Santa Sé junto à UNESCO, Mons. Francesco Follo, falará sobre a caridade de Madre Teresa. A seguir, tomará a palavra a Conselheira das Missionárias da Caridade, Irmã Joanne, que fará a palestra conclusiva.

Durante o encontro será inaugurada a mostra fotográfica "Madre Teresa: vida e mensagem" promovida pela UNESCO até o próximo dia 30, na sede de Paris.

Fonte Catolicanet.com

Aniversario de ordenação sacerdotal do Pe. Mario Gomes

Da esq. os padres Edilson, Moreira, Mario (sua mãe) e Pe. Iranildo

Aconteceu na noite de terça, dia 14, a Igreja Matriz de Serra de São Bento, estava lotada com a presença dos Padres Mário, José Moreira, de Passa e Fica, e dos Edilson Nobre e Iranildo Augusto de Nova Cruz, fiéis da cidade de Lagoa D´Anta, Passa e Fica, Monte das Gameleiras, Nova Cruz e comunidade rurais de Serra de São Bento, marcaram presença para comemoração do aniversário de 3 anos de ordenação do Padre Mario Gomes, responsável pela área pastoral de São Bento.




Pe Mario e Pe. Moreira

Fotos:erinilsoncunha.blogspot.com

Frei Magnus Henrique será ordenado bispo dia 17

Frei Magnus será ordenado bispo, em Natal
Foto: Welligton

Arquidiocese de Natal estará em festa, dia 17 de setembro. Nesse dia, às 18h, na Catedral Metropolitana, será a ordenação episcopal do Frei Magnus Henrique Lopes, nomeado bispo da nova Diocese de Salgueiro (PE). O sagrante será o Arcebispo da Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), Dom Luiz Gonzaga Pepeu, OFMCap, e os consagrantes serão o bispo de Petrolina (PE), Dom Paulo Cardoso da Silva, OCarm, e o bispo de Nazaré (PE), Dom Severino França, OFMCap. O lema episcopal do novo bispo é: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses.

Já como bispo, Dom Frei Magnus presidirá a primeira missa, no Convento Santo Antônio, em Natal, no dia 18, às 19 horas. No dia 19, também às 19h, ele presidirá a eucaristia na Igreja Matriz de São João Batista, em Assu, e, no dia 21, às 19h30, na cidade de Itajá. A posse como primeiro bispo da Diocese de Salgueiro será no dia 12 de outubro, às 16 horas.

Quem é o novo bispo

Frei Magnus nasceu em Assu (RN), Diocese de Mossoró, no dia 31 de julho de 1965. É o caçula de uma família de oito irmãos, filhos de João Gregório Lopes e Maria do Carmo Lopes. “Fui criado numa família muito católica. Minha mãe, já falecida, era uma pessoa de muita oração. Se alguém da família estava com problemas, ela largava o que estivesse fazendo, sentava na rede e ia rezar na intenção daquela pessoa”, recorda o frade.

Com 15 anos de idade, o jovem Magnus deixou Assu e passou a residir em Natal, onde fez o curso técnico de Estradas, na antiga Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte - ETFERN. “Lá participei de um coral, regido pelo Pe. Pedro Ferreira. Lá, também conheci o vocacionado, hoje, padre, Humberto Negreiros”, recorda.

Sobre a vocação, Frei Magnus conta que, desde criança, já se sentia atraído para o sacerdócio. Porém, o chamado mais forte só aconteceu quando, já em Natal, estudante da ETFERN, passou a ir às missas no Convento Santo Antônio. “Deus tem desígnios que a gente não consegue explicar”, disse se referindo ao chamado para o sacerdócio. “Quando comecei a ler sobre a vida de São Francisco de Assis, comecei a sentir algo mais forte, um chamado para vida religiosa”, diz.
Durante quatro anos, ele participou da Pastoral Vocacional dos frades capuchinhos. Até que, em 21 de fevereiro de 1986, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Natal, onde fez as etapas de postulantado e noviciado. “Meu mestre era o Frei Severino, hoje bispo de Nazaré”, lembra. Após três anos, foi para Recife, para fazer o Curso de Filosofia, e, depois, Teologia, em Olinda. Em 19 de março de 1996, fez a profissão perpétua, no Convento Santo Antônio, em Natal. Foi ordenado padre, em 21 de dezembro de 1996, em Assu, por Dom Antônio Soares Costa, então bispo de Caruaru (PE).

Por cinco anos, Frei Magnus residiu em Maceió (AL), onde concluiu o Curso de Psicologia, iniciado ainda em Recife. Em Maceió, foi formador e ecônomo do Convento, além de ser nomeado Provincial dos Capuchinhos, para o Regional Nordeste 2, função que exerceu por seis anos. Depois, foi para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral. De Roma, retornou para Natal, em julho de 2009. Em dezembro do ano passado foi nomeado guardião do Convento Santo Antônio.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Verbo Filmes disponibiliza vídeos da Novena Missionária 2010


Já está disponível no site da Verbo Filmes os vídeos da Novena Missionária 2010. O material foi feito em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e conta com 9 vídeos, um para cada dia da Novena.

A Campanha Missionária, promovida e coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias, propõe para este ano de 2010 o tema "Missão e Partilha", e, como lema, "Ouvi o Clamor do Meu Povo" (cf. Ex 3,7b).

Segundo o diretor nacional das POM, monsenhor Daniel Lagni, o tema Missão e Partilha remete à Campanha da Fraternidade deste ano, "a qual pretende resgatar, com enfoque e dimensão missionária e remete ao êxodo do povo de Israel, e aos muitos 'êxodos' dos povos atuais. Também nos remete ao tema da migração, mobilidade humana, do ser peregrinos, lembrando-nos permanentemente que o horizonte da Missão é o mundo, a humanidade no seu todo. O cartaz traz um fundo verde, sinal de esperança. A Missão alimenta, fortalece nossa fé, esperança e caridade, mantém-nos no caminho da fidelidade a Deus e à humanidade, Povo de Deus (LG 2)".

Fonte CNBB

São José do Campestre recebe visita da Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança


A Paróquia São José Juntamente com a Pastoral da Criança, estará recebendo a visita da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lucia Altoé, substituta da saudosa Drª Zilda Arns. A coordenadora nacional chegará ao município, na proxima quinta-feira, dia 16 de Setembro e terá uma programção intensa na cidade.

São José do Campestre receberá a visita em virtude do município ser referência nacional em programas sociais de combate a desnutrição, tendo como exemplo a Pastoral da Criança.

Programação:

15:00h - Carreata de Acolhida
Saída: Posto Progresso Percurso: Principais Ruas da Cidade


15:30h - Acolhida/homenagem das escolas da rede de ensino: municipal, estadual e privada do nosso município.
- Apresentação da Banda Marcial
Local: Em frente à Secretaria Municipal de Educação

16h – Visita a Comunidade dos Tanques
Local: Pré-Escola Nevinha Carneiro

16:30h - Celebração Litúrgica
- Homenagens
- Entrega de Comendas – Poder Executivo
Local: Igreja Matriz São José Celebrante: Pe. Gilvan Miguel Pereira

17:30h - Visita a Feirinha de Artesanato – (Casa de Cultura – Secretaria Municipal de Turismo)
- Exposição da Pastoral da Criança
- Estande da Secretaria Municipal de Saúde
- Estande do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social
- Apresentação do Musical: “Criança o Futuro do Brasil”
Local: Em frente ao Centro de Ação Pastoral

18h - Sessão Solene do Poder Legislativo
- Entrega da Moção de Louvor
- Encerramento
Local: Câmara Municipal de São José do Campestre

19h - Jantar com as autoridades e lideres da pastoral da criança
Local: Escola Estadual Belmira Lara

Padre comemora três anos de ordenação sacerdotal



O Pe. Mário Gomes de França que atualmente responsável pela área pastoral de São Bento, que abrange as cidades de Serra de São Bento e Monte das Gameleiras, comemora hoje, dia 14, três anos de ordenação sacerdotal. Às 19:00 horas acontecerá missa na Igreja Matriz de São Bento, com a presença de vários padres do zonal.

O padre Mario faz questão de visita todas às comunidades rurais da área pastoral e com muito esforço e ajuda do fieis, está realizando a construção da casa paroquial que logo logo terá o sonho da igreja local ser elevada ao titulo de paróquia. Um padre jovem, mas que trabalha dia e noite para ver o nosso sonho realizado. Sua passagem por nossa cidade ficara marcada na historia local.

Parabéns e que nosso Deus sempre te ilumine. São os nossos sinceros votos.

Fonte: erinilsoncunha.blogspot.com

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Crianças participam de retiro

Aconteceu o domingo, dia 12, o Retiro para as crianças que irão fazer a primeira eucaristia. O retiro foi realizado no Centro Pastoral do Catolé, com assesssoria dos catequistas e da Ir. Lúcia domingos. As crianças estão em preparação da primeira eucaristia que acontecerá em dezembro.



As crianças fizeram trabalhos em grupos e apresentaram

Cinema Itinerante chegou a Lagoa de Serra

A Pastoral da Comunicação realizou mais um sessão do Cinema Itinerante, no sábado dia 12, na comunidade de Lagoa de Serra. Após ter sido adiado, pois o cinema seria realizado no dia 5, conforme divulgado anteriormente, a sessão teve inicio as 20 horas, na escola municipal ao lado da capela. Momento de oração, exibição do filme As aparições de nossa senhora de Fátima, pipoca e refrigerante fizeram parte da programação.



Acima as jovens de Lagoa de Serra que fizeram a pipoca e abaixo o diacono Cidinei Firmino participou do cinema, na qual agradeceu a equipe da Pascom pela excelente iniciativa.

Coordenadora da Pastoral da Criança visita RN

Irmã Vera Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança
Foto: arquivo coord. nacional da P. da Criança

A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Vera Lúcia Altoé, realiza visita de cinco dias às três dioceses do Rio Grande do Norte, no período de 15 a 20 deste mês. O objetivo é conhecer o trabalho e incentivar as equipes diocesanas e paroquiais. “Esperamos que a visita da Irmã Vera dê um novo impulso à ação da Pastoral da Criança no Estado”, comenta Marlúzia Pessoa, coordenadora Estadual da Pastoral.

Irmã Vera chegará no dia 15, à tarde. No dia 16, à tarde, ela irá a São José de Campestre, onde conhecerá uma das comunidades atendidas pela Pastoral da Criança e se encontrará com os líderes. No dia 17, às 9 horas, participará da reunião da Frente Parlamentar de Defesa à Criança e Adolescente, da qual a Pastoral faz parte. À tarde, Ir. Vera se encontra com líderes da Pastoral, no salão pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, em Natal. “Nós esperamos contar com a presença de todos os líderes da Pastoral, em Natal. À noite, ela participará da missa de ordenação episcopal de Dom Frei Magnus Henrique”, informa Milton Dantas, coordenador da Pastoral na Arquidiocese.

A visita à Diocese de Mossoró ocorrerá no dia 18. Às 9 horas, participa de missa organizada por líderes da Pastoral, e presidida pelo Bispo, Dom Mariano Manzana e Padres, na paróquia de São Manoel. Depois, participa de encontro de formação para líderes, no Teatro Mons. Américo Simonetti e ouve palestra, com o tema: “Por uma Igreja Missionária: a caridade e o ardor no anúncio da Boa Nova”. A atividade termina com palavras da coordenadora estadual, Marlúzia Pessoa.

A coordenadora irá à Caicó no dia 19, onde se encontra com líderes da Pastoral no Centro Pastoral Dom Wagner. Lá, Irmã Vera participará de Mesa Temática, sobre “Mortalidade Neonatal”, com a participação de especialistas no tema. No final da manhã e à tarde, haverá atividades culturais. O encontro termina com missa, às 15 horas, presidida por Dom Manoel Delson. No dia 20, Irmã Vera retorna a Curitiba.

Fonte: Jornal A Ordem online