sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Mês da Bíblia suscita experiências nas paróquias


Figura de São Jerônimo, Século VI, tradutor da Bíblia para o latim
Foto: www.google.com.br/imagem


A Igreja Católica escolheu setembro para celebrar o “Mês da Bíblia”. No Brasil, a atividade começou na Arquidiocese de Belo Horizonte-MG, em 1971. Logo depois, a celebração se espalhou por todo o País e, hoje, é uma atividade realizada por todas as dioceses brasileiras.

Na Arquidiocese de Natal, setembro também é o “Mês do Dízimo”. Os coordenadores da Pastoral do Dízimo aproveitam o “Mês da Bíblia” para fundamentar e disseminar a prática do dízimo por parte dos fiéis. A abertura do “Mês da Bíblia e do Dízimo” será no dia quatro de setembro, com a missa, às 16h30, na Catedral Metropolitana, presidida pelo Vigário Geral, Pe. Aerton Sales da Cunha.

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz abre o Mês da Bíblia e do Dízimo com uma missa, dia 5 de setembro, às 19 horas, na Igreja Matriz, presidida Pe. Edilson Nobre. Nas paróquias, cada uma viverá experiências diferentes, neste mês. A inovação fica por conta da Paróquia de Cristo Rei, de Pirangi, Natal, que fará uma cópia manuscrita do Novo Testamento. O primeiro versículo foi escrito pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo (foto abaixo), e os demais estarão a cargo dos fiéis da paróquia.

Dom Matias escreve versículo da "Bíblia de Pirangi"
Foto: Cacilda Medeiros
Fonte: Jornal A ordem online

Nova Cruz encerra mês vocacional e Pascom sorteia camiseta

Fotos: Flavio Luiz

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, encerra o Mês Vocacional, neste domingo, dia 29. Às 19h, na Igreja Matriz, haverá missa, presidida pelo pároco, Pe. Edilson Nobre. “Durante os domingos do mês de agosto, a Paróquia fez homenagens às vocações da Igreja”, diz o coordenador paroquial da Pascom, Flávio Luiz.

Já a equipe da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz, realiza sorteio de uma camiseta entre as pessoas que renovarem a assinatura do Jornal A Ordem, neste mês de agosto. O sorteio acontece também neste domingo, 29, após da missa das 19 horas, na Igreja Matriz. Logo em seguida acontecerá a 1ª reunião em preparação para festa da padroeira 2010.

Faculdade oferecerá convalidação de diplomas

Pe. João Medeiros, assessor acadêmico da Faculdade
Foto: José Bezerra

A Faculdade Dom Heitor Sales, da Arquidiocese de Natal, fará convalidação de diplomas e aproveitamento de estudos teológicos ou de iniciação teológica, realizados em cursos livres de seminários, conventos e escolas diaconais ou monacais. “Para realização de tais atos, é indispensável, de parte do candidato, a conclusão formal do curso de teologia com carga horária mínima de 1.600 horas”, explica o assessor acadêmico da Faculdade, Pe. João Medeiros Filho. Uma comissão especial analisará a equivalência das disciplinas, levando em conta número de créditos, ementas e bibliografia para efeito de efetivação de matrícula.

De acordo com Pe. João Medeiros, após a complementação pedagógica e posterior reconhecimento do curso superior de teologia,

a Faculdade emitirá o diploma de bacharel. “Ao término do curso, cujo início se dará por processo seletivo simplificado”, a Faculdade expedirá histórico escolar e declaração formal de conclusão de curso de nível superior”, reforça o assessor acadêmico.

Os interessados podem obter mais informações na secretaria da Faculdade, situada na Avenida Câmara Cascudo, 390, na Cidade Alta - Natal, ou pelo telefone: (84) 3615-2827.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mons. Lucas abre comemorações dos 40 anos de ordenação

Mons. Lucas agradece aos presentes ao café
Foto: José Bezerra

Os 40 anos de ordenação sacerdotal do Mons. Lucas Batista Neto, do clero da Arquidiocese de Natal, serão comemorados com várias atividades e eventos, entre 26 de agosto e 27 de setembro. As comemorações foram abertas dia 26 de agosto, com um café com a imprensa, familiares, amigos e paroquianos, às 8 horas, reunindo cerca de 150 pessoas, num restaurante de Natal.
Na ocasião, foram apresentadas obras sociais e religiosas realizadas sob a coordenação do Mons. Lucas,

ao longo dos 40 anos de vida sacerdotal, em 40 comunidades. Foram apresentadas imagens de 40 visitas às comunidades evangelizadas e que receberam ações sociais. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os amigos e agentes pastorais que colaboraram comigo nesta caminhada”, disse o Mons. Lucas.

Em forma de agradecimento a Deus pelos 40 anos de ordenação do Monsenhor, fiéis, amigos e paroquianos realizarão 40 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento, no período de 27 a 29 de agosto, começando às 20 horas e terminando às 12 horas. Na adoração, os fiéis podem fazer pedidos de graças, por escrito. No final, todos os pedidos serão incinerados. Também haverá visita do Santíssimo Sacramento a 40 famílias, nos dias 21 e 22 de setembro, entre às 10h e às 18 horas.

A Câmara Municipal de Natal realizará uma sessão solene, no dia 24 de setembro, na qual será entregue o título de Cidadão Natalense ao Pe. José Fernandes de Oliveira (Pe. Zezinho), amigo do Mons. Lucas. Na ocasião, a Câmara também homenageará o Mons. Lucas com uma Menção Honrosa.

Um tríduo vocacional será celebrado no período de 21 a 23 de setembro, às 19 horas, nos seguintes locais: dia 21, na Capela do Campus Universitário, com celebração presidida pelo Bispo de Caicó, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz; dia 22, na capela de Santo Agostinho, no Conjunto dos Professores, presidida pelo Bispo de Guarabira-PB, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena; e, dia 23, na Matriz de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, presidida pelo Bispo de Campina Grande-PB, Dom Jaime Vieira Rocha.

A família também está contemplada na programação. Dia 25 de setembro, das 8 às 18 horas, no Hotel Pirâmide, haverá um Retiro para a Família, tendo como principal pregador o Pe. Zezinho, além das cantoras Lea e Sônia e as irmãs de Belém. Os organizadores esperam a presença de 700 pessoas. No dia 26 de setembro, o Pe. Zezinho fará um show, na comunidade de Uruaçu, encerrando as comemorações da Festa dos Mártires.

As comemorações serão encerradas com a missa solene, em ação de graças pelos 40 anos de ordenação, dia 27 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Esta é a data em que o Monsenhor completa os 40 anos de ordenação. Na missa, haverá a presença de 40 casais cujos casamentos foram assistidos pelo Mons. Lucas Batista Neto. No final, haverá um jantar de confraternização, no Pátio da Catedral.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Bispos debatem a dinamização da catequese no Brasil


Aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias (Pom), em Brasília, a Reunião dos bispos responsáveis pela Catequese nos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Participaram 11 bispos de 11 regionais. O encontro, que teve início na segunda-feira, 23, tratou da dinamização da catequese no Brasil. O tema de reflexão foi ‘Iniciação à Vida Cristã’, ou seja, “como tornar a iniciação à vida cristã uma proposta para as nossas comunidades e paróquias”, disse a assessora para a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, irmã Zélia Maria.

O presidente da Comissão Bíblico-Catequética e bispo da Cidade de Goiás (GO), dom Eugênio Rixen, disse que o encontro tem como papel mais importante apontar novos caminhos para uma verdadeira iniciação à vida cristã. “Estamos vivendo uma mudança de época e isso exige uma catequese nova, mais bíblica, onde as pessoas possam se apaixonar por Jesus Cristo e também serem mais comprometidas com a mudança de vida”.

De modo concreto, a Comissão estuda implantar uma coordenação pastoral para a animação catequética nas várias instâncias da Igreja Católica no Brasil. “Percebemos a importância das paróquias, dioceses e regionais terem uma coordenação pastoral para a catequese, porque é interessante que o trabalho esteja nas mãos de uma equipe que pensa e planeja a catequese nas várias instâncias”, completou o presidente da Comissão.

Ano Catequético

Os bispos também avaliaram a 3ª Semana Brasileira de Catequese, que aconteceu entre os dias 6 e 11 de outubro de 2009, em Itaici, município de Indaiatuba (SP), além de elaborarem propostas para as próximas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) para o quadriênio 2011 a 2014.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Nova cruz encerra mês vocacional e Pascom sorteia camisa

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, encerra o Mês Vocacional, domingo, dia 29 com missa às 19 horas, na Igreja Matriz. Na ocasião acontecerá homenagem as vocações. Lá a equipe da Pastoral da Comunicação realiza sorteio de uma camiseta entre as pessoas que renovarem a assinatura do Jornal A Ordem, neste mês de agosto. O sorteio acontece após da missa. Todos os meses, a equipe realiza sorteio de uma camiseta do Jornal, entre as pessoas que renovarem a assinatura.

A equipe da Pascom de Nova Cruz também promoverá mais uma sessão do Projeto Cinema Itinerante. No dia 4 de setembro, a equipe irá até a comunidade rural Lagoa de Serra, para exibir um filme, às 19 horas. Antes da exibição, haverá um momento de oração e de reflexão.


No sorteio da camisa do jornal A Ordem realizado no mês passado o ganhador foi o Sgt Ednaldo, e no momento do sorteio, o seu filho e a esposa estavam na Igreja e logo receberam a camisa. Na foto abaixo, o filho de Ednaldo e sua esposa, com a camisa do jornal A Ordem.

Dom Matias conhecerá realidade da Amazônia

Dom Matias viaja, nestaquarta-feira, para conhecer a Amazônia
Foto: Cacilda Medeiros

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, juntamente com um grupo de outros bispos, de várias regiões do Brasil, estão na Amazônia. Dom Matias viaja no dia 25 a Brasília e, de lá, junta-se ao grupo e parte para a Região Amazônia, onde ficam até 3 de setembro. “Nestes dias, teremos a oportunidade de conhecer a realidade do povo da floresta, assim como vamos conhecer o território de missão da Igreja Católica, nas terras amazônicas”, disse o Arcebispo.

Um dos lugares a serem visitados é a Prelazia de Tefé, onde está o Pe. Joaquim Barbosa, natural da Arquidiocese de Natal. Ele é natural da cidade de Poço Branco, estudou no Seminário de São Pedro e há mais de dez anos está na Prelazia de Tefé, em missão.

A iniciativa é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. A viagem é organizada pela Arquidiocese Militar do Brasil, que tem como Arcebispo Dom Osvino José Both, com o apoio do Ministério da Defesa.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Pastoral do Menor promove campanha nacional em favor da aplicação de medidas socioeducativas


A coordenação da Pastoral do Menor Nacional esteve reunida ontem, 24, em Brasília (DF), juntamente com representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas, Pastoral da Juventude, e outros, para definir a empresa publicitária vencedora que fará a divulgação da “Campanha em Favor das Medidas Socioeducativas e Contra a Redução da Idade Penal” para jovens e adolescentes infratores, que a Pastoral lançará, nacionalmente, em novembro.

Dentre as quatro propostas de publicidade apresentadas a Pastoral, a empresa vencedora foi a agencia mineira Javi Publicidade & Mídia Ltda, com o slogan “De Oportunidade”. O lançamento oficial da campanha foi marcado para o dia 8 de novembro, na sede da CNBB, em Brasília. Antes, nos dias 6 e 7, haverá oficinas de argumentação com educadores e adolescente, em Belo Horizonte (MG).

Segundo a coordenadora da Pastoral do Menor Nacional, Marilene Cruz, “esta campanha não se trata de ser a favor ou contra a redução da maioridade penal, mas sim em favor das aplicações das medidas sócioeducativas cabíveis para os jovens e adolescentes infratores”. Ainda segundo a coordenadora, a aplicação das medidas é a forma mais correta de ajudar as crianças, mostrando o certo e o errado, inserindo-as num contexto social saudável.

Fonte: CNBB

Arquidiocese do Rio de Janeiro promove encontro sobre Mídia e Igreja


Identificar como a Igreja comunica e como ela é vista pela sociedade, além dos meios para se colocar em prática um plano de comunicação que sirva, em todo seu potencial, à evangelização. Esses foram alguns dos pontos abordados no encontro sobre mídia e Igreja promovido pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), na manhã de ontem, dia 24. O evento reuniu representantes do clero, além de profissionais de diferentes veículos de comunicação, entre eles o assessor de imprensa da CNBB, padre Geraldo Martins.

Na abertura do encontro, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foto abaixo, apontou algumas dificuldades que a Igreja enfrenta nesse meio e no modo “como as pessoas veem a nossa própria comunicação”.


Durante o evento foi apresentado o trabalho que está sendo feito para a elaboração do plano de comunicação da arquidiocese. “Vamos dialogar, conversar, mas sabendo que isso não concluirá o assunto. É apenas um passo a mais dentro dessa reflexão. Não vamos resolver todos os problemas, mas servirá para ficarmos atentos aos diversos aspectos que envolvem o tema”, ressaltou o arcebispo.

Para o vigário episcopal para a Comunicação Social, padre Marcos William Bernardo, responsável pelo encontro, o projeto de comunicação é algo que caminha ao lado do projeto pastoral e é um instrumental necessário, que o torna mais eficaz.

O diretor da Central da Rede Globo de Comunicação, Luis Erlanger, ministrou uma palestra sobre como a Igreja é vista na mídia, em especial nas mídias sociais.

Erlanger apontou a necessidade da articulação de um trabalho em rede e de ações que mostrem, de fato, a imagem real da instituição.

Fonte: CNBB

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pascom do RN faz Mutirão no próximo fim de semana

Pe. Edilson Nobre e coordenadores paroquiais da Pascom
Foto: José Bezerra

Cerca de trezentas pessoas, da Arquidiocese de Natal e das Dioceses de Caicó e de Mossoró, se reunirão no Colégio Nossa Senhora das Neves, no Alecrim, em Natal, dias 28 e 29 de agosto. Elas participarão do primeiro Mutirão Estadual de Comunicação, com o tema: “A comunicação a serviço da Palavra”. A atividade é organizada pelas coordenações da Pastoral da Comunicação, nas três Dioceses.

No sábado, haverá palestra sobre o tema do Mutirão, proferida pelo jornalista e professor da Universidade de São Paulo, Ismar de Oliveira Soares. Também, serão realizadas 11 oficinas e terá o lançamento do CD “Buscai as coisas do alto”, do Pe. Héliton Marconi, da Diocese de Caicó.

No domingo, as atividades têm início às 7h30, com missa, presidida pelo bispo de Caicó e referencial da Pascom, no Regional Nordeste 2, Dom Manoel Delson. Depois, haverá um painel, enfocando o tema: “Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafios”. O tema será apresentado pelas coordenações da Pascom das três dioceses. O Mutirão será encerrado ao meio-dia, com o almoço.

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz será representada por seis membros da Pastoral da Comunicação e o administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Como foi o debate



No primeiro bloco os três candidatos foram questionados sobre a necessidade ou não de um presidente acreditar em Deus, em seguida, em respostas particulares, Marina falou sobre a reforma agrária, Plínio sobre a presença de símbolos religiosos e Serra sobre economia atual do país.

No segundo bloco, jornalistas levantaram questões particulares para cada um dos candidatos. Raphael Leal da TV Canção Nova questionou o candidato Plínio sobre sua opinião ao projeto que pretende criminalizar a homofobia, perguntando se ele assinaria o projeto. Em seguida, o jornalista questionou Marina sobre sua postura diante da aprovação do aborto no Brasil e ao candidato Serra perguntou se ele apoiaria a distribuição de materiais que valorizem a castidade e a fidelidade conjugal como formas de prevenir Aids.

O jornalista Martin Andrada, da TV Século XXI interrogou o candidato Plínio a respeito da democratização dos meios de comunicação, se a medida não abre precedente a censura. Ao abordar José Serra, Martin perguntou o que o candidato fará para reverter o quadro da pesquisa, onde a Dilma aparece com vantagem em relação a ele. Já Marina foi questionada a respeito da segurança pública, como ela resolveria essa questão.

José Maria Mayrink, do jornal O Estado de São Paulo, questionou o candidato do PSDB sobre sua posição ao projeto de construção do trem-bala, da transposição do Rio São Francisco e da hidrelétrica de Belo Monte. Para o candidato do PSOL, o jornalista perguntou se ele acredita que há espaço no Brasil para um socialismo radical. E a candidatada do PV foi indagada se ela acreditava ser possível governa sem troca de favores.

Dando continuidade ao debate, no terceiro bloco, os candidatos Serra e Marina falaram sobre a redução da maioridade penal, pergunta feita por Dom Leonardo de Miranda, representando a Pastoral do Menor. Logo após, Marina e Plínio responderam a pergunta do coordenador nacional da Pastoral Familar, Raimundo Veloso Leal, sobre o PNDH-3 e sobre a opinião pessoal sobre a vida e a família.

A terceira pergunta do bloco foi feita pelo coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira, aos candidatos Plínio e Serra, questionando-os sobre o atual sistema carcerário, se pretendem manter o sistema ou investir em outras alternativas para reduzir a criminalidade.

O último bloco do debate foi divido em dois módulos. No primeiro, os candidatos responderam a perguntas sorteadas. Marina falou sobre a política habitacional, Plínio sobre a contradição entre os recordes na produção da agricultura e tantos que ainda passam fome, e Serra falou sobre a lei do aborto, comentando se questãos morais devem ser decididas em plebiscito pelo povo. No segundo módulo, os três candidatos deram sua opinião sobre o ensino religioso na educação fundamental.

O clima cordial entre os candidatos imperou e, além da descontração entre os candidatos, as críticas à ausência de Dilma Roussef foram feitas em todos os blocos pelos seus concorrentes.
Um dos questionamentos mais aguardados pelos que acompanhavam o debate, era sobre o tema aborto.

Todos os candidatos foram unânimes em dizer que eram em favor da vida e que querem investir na saúde pública e por campanhas que atentem para a gravidez precoce.

Confira todas as respostas dos candidatos no site da Canção Nova: www.cancaonova.com

Candidatos falam de assuntos de interesse dos católicos em debate




Cerca de 100 milhões de brasileiros acompanharam as duas horas e 15 minutos do primeiro debate promovido pela TV Canção Nova e Rede Aparecida, nesta segunda-feira, 23. Estiveram presentes os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (PSOL). A candidata do PT, Dilma Rousseff não confirmou presença alegando problemas com a agenda.

Serra afirmou que foi um "excelente debate" e pôde "falar com franqueza". Segundo ele, houve divergência e até coincidências de opiniões entre os candidatos, mas "caberá ao eleitor fazer seu julgamento".

A candidata Marina comentou sobre a variedade de temas, que permitiram falar sobre assuntos de vários segmentos da sociedade e, assim "ampliar sua visão sobre a proposta dos candidatos, a forma como cada um lida com as questões". Ela afirmou que "defendeu o que acredita", tratando com seriedade os temas.

Plínio disse que a Canção Nova e a Rede Aparecida marcaram um "gol" com esse debate. Ele elogiou a estrutura do evento, onde "todos tiveram oportunidades iguais, com o mesmo tempo", e criticou a ausência da candidata do PT, Dilma, afirmando que "poucos conhecem o que ela pensa".

Cobertura

O debate foi retransmitido simultaneamente pelas emissoras católicas - TV Nazaré, Terceiro Milênio, Horizonte, Milícia da Imaculada e Século XXI. Além da transmissão por toda Rede Católica de Rádio, que conta com aproximadamente 300 emissoras espalhadas por todo Brasil e a Rede Canção Nova de Rádio, que conta com mais de 20 emissoras. Cerca de 150 jornalistas credenciados participaram do debate.

Ao todo, mais de 80 profissionais do Sistema Canção Nova de Comunicação trabalharam no evento. Somando à equipe da Rede Aparecida, o número passou de 150 pessoas diretamente envolvidas

Fonte: canção nova noticias

Arquidiocese de Maceió realiza Semana Social Zilda Arns


Na primeira semana de setembro, dias 1 a 7, a arquidiocese de Maceió (AL) realizará a 2ªedição da Semana Social. O evento será na capital alagoana e prestará uma homenagem à médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, morta em missão humanitária no Haiti, vítima do terremoto de 12 de janeiro.

Para a arquidiocese de Maceió, “a proposta idealizada pela arquidiocese de uma Igreja Missionária e Samaritana, caminheira, imersa na história e no sofrimento das pessoas, com tempo para curar e sanar as enfermidades sociais, sem hora marcada para o serviço e a doação, disposta a unir forças pela defesa da vida, encontra em Zilda Arns e na sua obra um dos testemunhos mais eloqüentes”.

A Semana Social prevê celebrações religiosas, conferências e exposições, onde contará com a presença de diversos setores da sociedade ligados aos temas em questão. O encerramento será marcado pela caminhada do Grito dos Excluídos, que este ano ocorrerá na cidade de Murici (AL).

Fonte: CNBB

Eleita nova diretoria da Comissão Regional dos Diáconos Permanentes do Regional Nordeste 2


A Comissão Regional dos Diáconos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) tem novos dirigentes, eleitos na 18ª Assembleia Geral Ordinária, realizada durante o 19º Encontro Regional dos Diáconos Aspirantes e Esposas, neste fim de semana, dias 20 a 22, no Recanto do Coração de Jesus, em Maceió (AL).

O diácono José Aderaldo de Souza, de João Pessoa (PB), foi reeleito presidente; os demais eleitos são: (vice-presidente) diácono Manoel Correia Dias, de Maceió (AL); (primeiro secretário), diácono Haroldo Lima da Costa, de Natal (RN); (segundo secretário), diácono Paulo Carlos de Souza, da diocese de Pesqueira (PE); (primeiro tesoureiro), diácono Edjasme Tavares Lima, diocese de Garanhuns (PE); (segundo tesoureiro), diácono Valdemir da Silva Barros, arquidiocese da Paraíba.

O Conselho Fiscal ficou assim composto: diáconos José Ribamar de Medeiros, Wildes Dias da Silva e Sílvio Roberto de Alcântara Oliveira, titulares; e Rogério Melato, Desival Alixandre da Silva e Pedro de Souza Leite, suplentes.

A votação foi feita por aclamação, por haver candidato único à presidente, com a presença e votos dos 37 diáconos presentes. A eleição aconteceu na tarde do dia 21 e a posse na manhã do domingo, dia 22, às 9h. O Encontro e Assembleia foram concluídos às 11h do domingo, com missa presidida pelo arcebispo de Maceió e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Frei Antônio Muniz Fernandes.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CNBB espera debate esclarecedor nas emissoras católicas



As emissoras de televisão de inspiração católica, TV Canção Nova e a Rede Aparecida, promovem, nesta segunda-feira, 23, o primeiro debate com temas pertinentes à Igreja Católica como aborto, uso de células tronco embrionárias e utilização de símbolos religiosos em locais públicos. O debate será realizado no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, e será transmitido ao vivo para todo o Brasil, a partir das 22h, pela TV Canção Nova, Rede Aparecida e outras emissoras de rádio e televisão ligadas à Igreja. Brasileiros residentes em outros países poderão assistir no portal da Canção Nova e também nas emissoras da TV Canção Nova no exterior. O debate envolverá temas de interesse católico, como aborto e exposição de símbolos religiosos.

Os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram presença. Dilma Roussef comunicou oficialmente, na quarta-feira, 18/8, a impossibilidade de sua participação.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apoia a iniciativa, o debate certamente vai ampliar a participação do povo e o fortalecimento da democracia. "Fazemos votos de que seja um debate esclarecedor para que as pessoas votem com consciência e responsabilidade", afirma o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

"Os mais de 100 milhões de telespectadores das nossas emissoras estão aguardando esse momento porque muitos brasileiros ainda nem conhecem realmente quem são os candidatos à presidência. Esse debate pode decidir a eleição do Brasil', analisa a superintendente da TV Canção Nova, Ana Paula Guimarães.

O mediador será o diretor geral da Rede Aparecida, padre Antônio Cesar Moreira Miguel. Para ele, a realização do programa é um marco para o país. "Não se pode mais dissociar religião de política. Muitos dos nossos telespectadores gostariam de ver, de conversar com esses políticos e com o debate temos a chance de promover essa aproximação".
Os jornalistas José Maria Mayrink, do jornal O Estado de São Paulo, Martin Andrada, editor-chefe do telejornal Século News, da TV Século XXI, e Raphael Leal, da TV Canção Nova terão oportunidade de fazer perguntas aos presidenciáveis.


O debate

O programa, que tem duração de duas horas, está estruturado em quatro blocos: o primeiro, com perguntas feitas pelo mediador a partir de temas sorteados ao vivo. O segundo terá perguntas de três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na plateia. No quarto e último bloco, os candidatos respondem mais uma vez a perguntas feitas pelo mediador sobre qualquer tema sorteado ao vivo e participam do quadro "Como você resolverá o problema?", que consiste na exposição da solução para determinado problema sugerido pelo mediador. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 1 minuto e meio e 2 minutos para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Todo o conteúdo do programa será transmitido também via internet e nas rádios dos dois grupos de comunicação, além de outras emissoras católicas interessadas em retransmitir a programação.


Dilma Rousseff não vai ao debate da TV Canção Nova e Rede Aparecida



A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, alegou problemas de agenda e disse estar impossibiltada de participar do debate promovido pela TV Canção Nova e a Rede Aparecida.

O encontro com os presidenciáveis está marcado esta segunda-feira, 23, às 22h, com transmissão ao vivo por diversas emissoras de inspiração católica.

Já os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram a participação no debate.


Leia nota oficial da TV Canção Nova sobre a ausência de Dilma Roussef:

Dilma Roussef (PT) comunicou oficialmente, nesta quarta-feira, 18/8, a impossibilidade de sua participação no debate com os candidatos a presidente da República que a TV Canção Nova e a Rede Aparecida realizarão no dia 23 de agosto, às 22h, no auditório da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo.

Em telefonema ao presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora da TV Canção Nova, Wellington Silva Jardim, a candidata pediu desculpas e a compreensão de todos por sua ausência, alegando como motivo a dificuldade de conciliar a agenda do período eleitoral, repleta de viagens, gravações e debates promovidos pelas emissoras de TV.

Fonte: canção nova noticia

Canção Nova lança página dedicada à cobertura do debate na segunda


Nesta segunda-feira (23), o Sistema Canção Nova de Comunicação e a Rede Aparecida realizam o primeiro debate entre candidatos à presidência da República promovido por TVs de inspiração católica. O Portal Canção Nova vai lançar no dia do programa uma página especial, com cobertura minuto a minuto, bastidores, transmissão ao vivo pela TV e Rádio CN, perfil dos candidatos, galeria de fotos e interação com os internautas.

“A grande novidade neste trabalho é que faremos a cobertura minuto a minuto do evento, relatando tudo que você vê na TV e também o que não vê. Terá ainda a oportunidade para que o internauta que acompanha o debate possa dar a sua opinião. Estamos ansiosos com este evento, não somente pela cobertura, mas pelo fato de apresentarmos aos eleitores o que pensam os candidatos para que o povo brasileiro faça a escolha certa”, explica a gerente de conteúdo do Portal Canção Nova, Willieny Isaías.

A equipe de trabalho para essa cobertura conta com nove pessoas: três que vão para São Paulo a fim de mostrar todos os bastidores do debate e seis que ficarão na redação para trazer o maior número de informações sobre este momento importante para os católicos.

Todos os candidatos com representação na Câmara foram convidados. José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram presença no programa. A candidata do PT, Dilma Rousseff, alegou problemas de agenda e disse estar impossibilitada de participar do debate.

Fonte: Canção nova noticia

“Sociedade nunca deve cruzar os braços”, afirma dom Jaime Vieira em lançamento de campanhas sociais



O lançamento das campanhas “Voto vendido, Povo Vencido”, 16º Grito dos Excluídos e Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba, contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre políticos, economistas, sociólogos, estudantes de direito e agentes pastorais. O evento acontece
u no auditório da cúria diocesana, no centro de Campina Grande (PB).

De acordo com o bispo diocesano de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha, o lançamento conjunto “é uma gota de água diante dos desafios, mas traz alentos de esperança em virtude de um mundo melhor para todos. Afinal, a sociedade nunca deve cruzar os braços”, frisou.

A 16ª edição do Grito dos Excluídos que traz o lema “Onde estão nossos direitos? Foi o primeiro lançamento da noite.

A solenidade também contou com o lançamento do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra, que tem como um dos organizadores nacionais a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Segundo uma das coordenadoras da CPT na diocese, Vanúbia Martins, “é preciso ver o direito a terra como um direito à vida, por isso o país precisa limitar a propriedade desse bem favorecendo para que todos possam usufruir de um pedaço dele”. Os presentes no auditório já puderam realizar seus votos no plebiscito que acontecerá na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro.

A Campanha “Voto Vendido, Povo Vencido” foi o último lançamento da noite. A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB, a juíza Federal Niliane Meira, conclamou os presentes a serem multiplicadores da campanha. “Embora o tempo peça para que a fome seja saciada, urge mais por uma mudança, para que não paguemos por um voto mal dado”, frisou. A equipe da EJE estará em Campina Grande, no período de 2 a 4 de setembro, promovendo palestras em escolas e eventos para difundir a campanha.

A mesa de lançamento foi presidida pelo bispo diocesano de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha; e composta pelo vigário-geral da diocese, padre Márcio Henrique Mendes Fernandes; a presidente da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE-PB, a Juíza Federal Niliane Meira; bem como o vice-presidente da escola, o juiz João Ricardo Coelho.

Também compuseram a mesa, a coordenadora executiva da ONG Centro de Ação Cultural (Centrac), Laudicéia Araújo, o coordenador da Dimensão Sócio-Transformadora da diocese, padre João Barbosa, e uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na diocese, Vanúbia Martins.

Comunicado da Assessoria de Imprensa


O jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de sexta-feira, 20, na página A7, trouxe uma nota afirmando que o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, “admitiu que os católicos votem em candidatos que são favoráveis ao aborto”. A citação, fora de seu contexto, leva o leitor a interpretações que não correspondem em absoluto à posição do secretário geral em relação a este tema.

Diante disso, o secretário solicitou uma retificação por parte do jornal que foi publicada na edição deste sábado, 21, na página 2, coluna Fórum dos Leitores.


Publicamos abaixo a íntegra do texto


Prezado Senhor Diretor de Redação,

Foi com desagradável surpresa que vi estampada minha fotografia no topo da página A7 da Edição de hoje, sexta-feira, 20 de agosto, com a nota de que eu teria admitido que os católicos votem em candidatos que são favoráveis ao aborto.

Gostaria de expressar, mais uma vez, a posição inegociável da CNBB, que é a mesma do Magistério da Igreja Católica, de defesa intransigente da dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural. O aborto é um crime que clama aos céus, um crime de lesa humanidade. Isso, evidentemente, não significa que o peso da culpa deva recair sobre a gestante. Também ela é, na maioria das vezes, uma grande vítima dessa violência, e precisa de acompanhamento médico, psicológico e espiritual. Aliás, esses
cuidados deveriam vir antes de uma decisão tão dramática.

Os católicos jamais poderão concordar com quaisquer programas de governo, acordos internacionais, leis ou decisões judiciais que venham a sacrificar a vida de um inocente, ainda que em nome de um suposto estado de direito. Aqui, vale plenamente o direito à objeção de consciência e, até, se for o caso, de desobediência civil.

O contexto que deu origem à manchete em questão é uma reflexão que eu fazia em torno da diferença entre eleições majoritárias e proporcionais. No caso da eleição de vereadores e deputados (eleições proporcionais), o eleitor tem uma gama muito ampla para escolher. São centenas de candidatos, e seria impensável votar em alguém que defenda a matança de inocentes, ainda mais com dinheiro público. No caso de eleições majoritárias (prefeitos, senadores, governadores, presidente), a escolha recai sobre alguns poucos candidatos. Às vezes, sobretudo quando há segundo turno, a escolha se dá entre apenas dois candidatos. O que fazer se os dois são favoráveis ao aborto? Uma solução é anular o próprio voto. Quais as conseqüências disso? O voto nulo não beneficiaria justamente aquele que não se quer eleger? É uma escolha grave, que precisa ser bem estudada, e decidida com base numa visão mais ampla do programa proposto pelo candidato ou por seu Partido, considerando que a vida humana não se resume a seu estágio embrionário. Na luta em defesa da vida, o problema nunca é pontual. As agressões chegam de vários setores do executivo, do legislativo, do judiciário e, até, de acordos internacionais. E chegam em vários níveis: fome, violência, drogas, miséria... São as limitações da democracia representativa. Meu candidato sempre me representa? Definitivamente, não! Às vezes, o candidato é bom, mas seu Partido tem um programa que limita sua ação. Por isso, o exercício da cidadania não pode se restringir ao momento do voto. É preciso acompanhar, passo a passo, os candidatos que forem eleitos. A iniciativa da Ficha Limpa mostrou claramente que, mesmo num Congresso com tantas vozes contrárias, a força da união do povo muda o rumo das votações.

Que o Senhor da Vida inspire nossos eleitores, para que, da decisão das urnas nas próximas eleições, nasçam governos dignos do cargo que deverão assumir. E que o cerne de toda política pública seja a pessoa humana, sagrada, intocável, desde o momento em que passa a existir, no ventre de sua própria mãe.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB
Fonte: CNBB