sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Comunidades de Nova Cruz festejarão padroeiro




As comunidades Primeira Lagoa e Juriti, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, festejarão o padroeiro, São Francisco de Assis, no período de 25 de setembro a 4 de outubro. Nas duas comunidades, a programação iniciará dia 25, com celebração eucarística.


Durante o período festivo haverá celebrações e quermesses. Em Juriti, no dia 28, terá Cristoteca, com o DJ Diogo Oliveira. Em ambas, haverá missa, marcando o encerramento das festividades, no dia 4 de outubro. As festas contarão com a participação dos padres Francisco de Assis Inácio e Pedro Cunha, respectivamente pároco e vigário paroquial de Nova Cruz.

25º Domingo do Tempo Comum


“Fazei tudo como se tudo dependesse de nós
e espera tudo como se tudo dependesse de Deus” (Santo Inácio de Loyola)


 Evangelho: Lc 16,1-13

O evangelho de Lucas, não é considerado por alguns biblistas, moralistas e liturgos como sendo um livro de teologia, como tampouco um manual de normas morais ou litúrgicas. Constitui a reflexão que a comunidade cristã realiza sobre este personagem (Jesus), sempre novo e sempre contraditório, que, em muito pouco tempo, muda o conceito tradicional de religião, que fala mediante parábolas e comparações populares, para que os simples entendam a proposta do Reino de Deus, que questiona os mestres da Lei e os sacerdotes, escribas e fariseus; enfim, que parece haver-se empenhado mais em fazer uma nova religião, em refazer a imagem de Deus, agora tão simples e tão cotidiano, que somente os humildes e livres de preconceitos religiosos podem compreendê-lo.
Assim, e por todos esses motivos, tomamos a liberdade em afirmar que este livro do evangelho de Lucas é um livro de oração, de teologia, de exegese, de reflexão e também de leitura hermenêutica...
É Lucas o evangelista que, intencionalmente, nos apresenta a “parábola do administrador”, que por sua vez, recebe as mais variadas traduções bíblicas: Parábola do “administrador infiel”; do “administrador prudente”; do “administrador desonesto”; do “administrador providente”.
Agora damos um passo adiante, afirmando que a parábola reveste-se da finalidade, portanto, constituída pelo versículo 9: “E eu vos digo que com o dinheiro sujo ganheis amigos, de modo que, quando acabar, eles vos recebam na morada eterna”.
Isso leva-nos a ampliar as nossas reflexões, quanto à finalidade da narrativa, que, aliás, é válido salientar que, não se está aprovando o comportamento “infiel” e “incluído entre os filhos deste mundo, sinônimo de filhos das trevas, os quais se colocam em posição oposta relativamente aos filhos da luz” (v. 8).
Atenção, cuidado e não pouco, é preciso quando tivermos que interpretar o que a parábola pretende dizer, do contrário poderíamos navegar por mares de águas turvas e nebulosas, concluindo que Jesus estaria louvaminhando a desonestidade do administrador.
Nomeando o “homem rico da parábola”, como sendo Deus e Senhor, Lucas ao mesmo tempo nos informa que a preocupação do seu Filho Jesus são os meios para entrar no Reino de Deus – é exatamente isso que a parábola ressalta. É Jesus, é Ele o meio, não qualquer meio, o meio necessário para entrar no Reino de Amor e Vida; a “porta estreita”, que nos faz chegar ao tão sonhado projeto de amor, o Reino, é Jesus.
Lembrando mais uma vez, a parábola de hoje é um convite à “esperteza”, ao discernimento cristão, ao crescimento na fé e na esperança, e na direção do fim último: Deus. Por isso mesmo, não deixa dúvida, é preciso haver redobrado empenho por parte do discípulo missionário, esforço devotado e perseverante em buscar os meios pelos quais poderia ter a vida salva. Trata-se de meta e de lição indicadas aos fiéis leitores do evangelho. Diz-nos Santo Inácio de Loyola de maneira muito acertada e adequada: “Fazei tudo como se tudo dependesse de nós e espera tudo como se tudo dependesse de Deus”.

PARA REFLETIR:
Sem a devida referência, ficamos tateando como cegos em terras desconhecidas; por isso não ignoremos determinadas, honestas e sábias ideias pela força que elas têm.
Assim sendo, vamos a alguns homens e mulheres: suas ideias acompanhadas pelo seu testemunho podem transformar atitudes.
·                    Disse Jesus: “Ninguém pode ser empregado de dois patrões, pois odiará um e amará o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” (v. 13).
·                    I Tim. 6:10, 11 – "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.

·                    O que pensa São João da Cruz: “Se queres que em teu espírito nasça a devoção e cresça o amor de Deus e o desejo das coisas divinas, purifica-te de toda má tendência, apego e pretensão, de maneira que nenhuma destas coisas te interesse”.

         Ainda sobre a escravidão  do  dinheiro:

·                    “Um comerciante, que ia muito bem de negócios, foi ficando cada vez mais indiferente a sua fé, à medida que prosperava financeiramente. Afinal, afastou-se inteiramente da Igreja. Então o visitou um velho amigo que, depois dos cumprimentos, colocou sobre a mesa uma folha de papel, na qual estava escrita uma palavra.
–    Você é capaz de ler esta palavra?
–    Perfeitamente: Deus.
Então o amigo tirou do bolso uma moeda, colocou-a sobre a palavra e perguntou:
–    É capaz de ler, agora, o que está escrito aí?
–    Não.
–    E por que não?
–    Porque a moeda está encobrindo a palavra.
Então o velho falou, com toda seriedade:
–   Ó meu amigo, é sempre assim: o dinheiro encobre a Deus de nossa vista. Como você ficou rico, já não enxerga a Deus nem a Sua causa. Não quer desviar-se do seu falso caminho?”

·                    Com a palavra a nossa “esperteza”: Você dama “esperteza”, precisa nos ajudar no necessário discernimento: é Deus em primeiro lugar ou o “culto” cego, estúpido e incongruente pelo dinheiro?



PARÓQUIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO
NOVA CRUZ – RN
Pe. Francisco de Assis Inácio
- Pároco -

Encontrão do Dízimo reunirá duas mil pessoas na Catedral

Encontrão do Dízimo, realizado em setembro de 2012
Foto: José Bezerra

O Encontrão do Dízimo 2013 ocorre neste domingo, 22 de setembro, a partir das 7h30, com a acolhida dos participantes e o café da manhã, na Catedral Metropolitana. O tema o encontro é "Fé e Obediência", fundamentado no quinto Mandamento da Igreja – "Ajudar a Igreja em suas necessidades". Logo depois, todos participam da oração inicial, às 8h30, seguida de palavras de abertura e acolhimento do coordenador arquidiocesano de Pastoral, Pe. Francisco das Chagas de Souza.

Organizado pela coordenação arquidiocesana da Pastoral do Dízimo, o evento reúne cerca de duas mil pessoas. O Encontrão deste ano tem programação diferente da dos anos anteriores. Em vez de centralizar tudo em um único lugar, tem atividades na Catedral e em outros nove pontos, com palestras em cada um deles, com temas diferentes, a partir das 9 horas.

Programação

Depois do acolhimento, da oração e abertura, tudo na Catedral Metropolitana, os participantes serão orientados a se deslocar para os locais das nove conferências, que ocorrerão a partir das nove horas, cada uma com um tema diferente.

Os locais e temas das conferências são: na Livraria Paulus, com o tema "Como viver o acolhimento no Dízimo", para 100 pessoas; na Paulinas, sobre "A importância da transparência no Dízimo", com 80 pessoas; No Centro Pastoral Dom Heitor Sales, próximo à Antiga Catedral, com o tema "A missão Evangelizadora do Dízimo", para 150 pessoas; no Colégio Marista, são dois lugares: no auditório, com o tema "O dízimo na Palavra de Deus", com 200 participantes; e no Ginásio, sobre "O dízimo e a espiritualidade", para 500 pessoas; no Centro Dom Nivaldo Monte, com o tema "O dízimo mirim", para 200 pessoas; no auditório da Comunidade Canção Nova (Rádio Rural), com o tema "A Juventude testemunhando a partilha", para 100 pessoas; no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), com o tema "As formas de como comunicar o dízimo", para 100 pessoas; e no Colégio Imaculada Conceição, sobre "O dízimo no processo da renovação paroquial", para 400 pessoas.

Na parte da tarde, a programação será toda na Catedral Metropolitana. Às 14 horas, haverá palestra sobre "O valor das visitas para a missão na Pastoral do Dízimo", a cargo do Pe. Demétrio Morais, coordenador da Pastoral do Dízimo na Diocese de Guarabira – Paraíba. Depois da palestra, haverá apresentações culturais e de partilha. O Encontrão será encerrado às 16 horas, com a celebração da missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes terá novo Pároco

Pe. Inácio será o novo pároco de Petrópolis
Crédito: Cacilda Medeiros


O Padre Inácio Henrique Teixeira será empossado, pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Petrópolis, Natal, na próxima terça-feira, dia 24, às 19h30, na Igreja Matriz. Ele sucederá o Padre Robério Camilo da Silva, que, a partir de agora, será vigário paroquial. "A decisão de ser vigário paroquial faz parte do processo para minha conversão pessoal, que me impulsiona a querer sempre o serviço", comenta Padre Robério. Ele afirma que, a partir de agora, se dedicará mais aos trabalhos na Comunidade de Mãe Luíza.

Padre Inácio estava na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, no Parque dos Coqueiros, Natal. Lá, a posse do novo pároco, Padre Jonerikson Gomes, aconteceu no último dia 16.

Foto: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Emaús festeja padroeiro


Imagem do Padre André de Soveral
Crédito: José Bezerra

A Paróquia do beato André de Soveral, em Emaús, festeja o padroeiro, no período de 27 de setembro a 6 de outubro. A abertura da festa vai acontecer no dia 27, com a chegada da imagem do beato à matriz, seguida da recitação do terço dos mártires e missa, às 19 horas. A programação vai contar com missa, presidida por um padre convidado, a cada noite, além da missa dos enfermos, no dia 28, às 16h, e missa da juventude, às 19h30. Também vai acontecer a celebração da Primeira Eucaristia, no dia 29, às 17h30. 

No dia 3 de outubro, dia dos Protomártires do Brasil, a programação inicia com a caminhada dos mártires, às 6h30, seguida de missa solene. À tarde, os fiéis seguirão em romaria para Uruaçu, para participar da programação, em nível arquidiocesano.

A festa também vai contar com atividades culturais. Todas as noites vai haver quermesse, com funcionamento de barracas, bazar e pescaria. No dia 28 vai acontecer a Cristoteca; concurso de doces e show louvor, no dia 2 de outubro; jantar baile, no dia 4; leilão, no dia 5; e show de prêmios e escolha da “Vovó da Festa”, no dia 6.

O encerramento dos festejos, no dia 6 de outubro vai contar com procissão, às 16h30, seguida de missa solene.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Santa Clara promove semana missionária

Pe. Ataíde, pároco de Santa Clara
Crédito: Cacilda Medeiros


A Paróquia de Santa Clara, no bairro Pitimbú, em Natal, promove, de 23 a 27 deste mês, uma semana missionária em comemoração ao mês da Bíblia e do dízimo. A programação vai constar de novenas, nas residências dos setores paroquiais e o encerramento vai acontecer no dia 29, com celebração eucarística, que vai contar com a instituição do ministério Servos da Palavra, na matriz, às 19h30. A missa será presidida pelo pároco, o padre Joaquim Ataíde de Araújo.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Paróquia festeja São Cosme e Damião



A Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, da cidade de João Câmara, promove a festa de São Cosme e Damião, com um tríduo, a partir desta segunda-feira (23), até a quarta-feira (25), com o tema “Redescobrir o tesouro da fé”. Todas as noites vão acontecer celebração eucarística e celebração da palavra, recitação do ofício de Nossa Senhora e terço da misericórdia, com a participação dos grupos, pastorais, movimentos e serviços da Paróquia. A missa solene de encerramento vai acontecer no dia 26, às 19h, na comunidade que leva o nome dos santos. No dia 29, vai acontecer um momento de confraternização, a partir das 16h, com sorteio de brindes, brincadeiras com as crianças, encerrando com um jantar, em frente à capela da comunidade.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Padres e diáconos da Arquidiocese de Natal se reunirão dia 19

Padres da Arquidiocese de Natal
Crédito: Pe. Edilson Nobre

Padres e diáconos da Arquidiocese de Natal participam de reunião, na próxima quinta-feira, dia 19, a partir das 8 horas, no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Na pauta, vão estar o Plano de Sustentação do Clero e o Diretório para os Sacramentos. A reunião vai contar com a participação do Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal