sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Comentário Liturgico - 3º Domingo do Advento



Introdução

“Alegrai-vos! O Senhor está próximo!”.
            
Este domingo é considerado “o domingo da alegria”.
“O tempo do Advento possui duas características: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta herança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do advento se apresenta como um tempo de piedade e alegre expectativa” (Normas do Ano Litúrgico e do Calendário [NALC], n. 39).
Diante do profundo sentido cristão que tem o Advento, o Terceiro Domingo nos pede reações receptivas, frente ao testemunho da alegria que Jesus Salvador traz, com a caridade afável e paciente para com os outros, com a abertura para todas as iniciativas de bem, através das quais já se constrói o Reino futuro na alegria sem fim.
Conforme a (Primeira e a Segunda leituras), a alegria dos cristãos se fundamenta na certeza de que o Senhor está sempre agindo entre nós, por isso as consequências têm vida curta. No duelo entre o mal e o bem, vencerá sempre o bem. O bem é o projeto de felicidade que Deus veio trazer a todos nós.
As multidões perguntam três vezes ao Batista: “Que devemos fazer?” Nas suas respostas, ele aponta três atitudes que devemos tomar: compartilhar os bens que possuímos, não praticar injustiças, não oprimir ninguém. Eis aqui um programa de vida para quem quer ser cristão.
Deus quer pôr tudo às claras quem somos e o que devemos fazer para construir histórias novas, nascendo entre todos, proporcionando assim, justiça e doação de vida aos marginalizados, “sem vez nem voz” (Evangelho).

Comentando os textos

Primeira leitura (Sf 3,14-18ª): “A história reinicia das cinzas”.
Quem foi Sofonias? Foi um profeta, que exerceu sua experiência profética em Jerusalém, no tempo do rei Josias, entre os anos 640-609 a.C.). 
Qual o objetivo do texto? O objetivo é mostrar as mudanças radicais promovidas em Judá. É uma mensagem de esperança e de alegria dirigidas à minoria que sobreviveu à catástrofe nacional.

Evangelho (Lc 3,10-18)
O Evangelho está dividido em duas partes:
A primeira parte apresenta três grupos de pessoas que procuram o Batista para receber esclarecimentos concretos. Eles queriam saber sobre “o que deveriam fazer?” João responde, em primeiro lugar: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo”! A partilha é o primeiro requisito para a construção de uma nova sociedade. Enquanto existirem no mundo desigualdades e riquezas escandalosas ao lado da miséria e da fome, é inútil esperar que o Salvador possa manifestar-se. Em segundo lugar: Apresentam-se a João os publicanos. Ou seja, são aqueles que cobram os impostos – a profissão mais odiosa do mundo. A estes o Batista pede para que não abusem do próprio cargo para explorar os mais pobres e indefesos.
Como deverá preparar-se para o Natal a pessoa que segue por estes caminhos? Cuidado para que não sejamos apanhados entre os que exploram e desviam, deste modo, buscando enriquecer ilicitamente. Em terceiro lugar: Os últimos que procuram o Batista para pedir sua orientação são os soldados. A estes o Batista pede que não maltratem ninguém e que se conformem com seus salários. É que os soldados naquela época eram mal remunerados.
A segunda parte do Evangelho de hoje (vv. 15-18), João Batista retoma sua linguagem dura e severa. Fala da separação do trigo e da palha, e ameaça com a destruição no fogo inextinguível.
É interessante perceber que o programa de vida apresentado por João suscitou expectativas messiânicas no povo, que se pergunta se o Batista não seria o Messias (v. 15). A resposta de João o identifica como Precursor da grande novidade. Ele é o que prepara a comunidade para o encontro com o esposo, aquele que irá “batizar com o fogo do Espírito Santo” (v. 16). O Messias é Jesus. O programa de vida de João é simples preparação à escolhida do Messias.
A exortação da liturgia de hoje é parte integrante da mensagem da alegria e salvação, que vem de Deus. A proximidade do Senhor, a sua presença em nosso meio, nos proporciona viver na alegria, na tranquilidade, na oração e na paz.
Segunda leitura (Fl 4,4-7): Quando Paulo escreve sua carta para a comunidade de Filipos, encontra-se em Éfeso, na prisão, perseguido por causa do Evangelho. Teria, pois, todos os motivos para estar abatido, mas, no entanto, na sua carta volta, como um refrão, o convite para a alegria.

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz - RN
             

RCC de Nova Cruz realiza campanha Natal sem fome



A Renovação Carismática Católica, da paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realizará campanha Natal sem Fome, no próximo domingo, dia 16. Os integrantes da RCC visitarão residências de paroquianos, de Nova Cruz, para arrecadar os alimentos não perecíveis. Depois, os alimentos serão distribuídos com famílias carentes. A campanha é realizada anualmente, sempre no mês de dezembro, aproveitando o ensejo do Natal de Jesus para presentar famílias carentes da comunidade. É o gesto concreto, no período natalino. 

Na foto, membros da RCC na campanha realizada em 2011.
Foto: Robervânio Herverton

Paróquia de Nova Cruz terá projeto desenvolvido pelo SAR


Igreja Matriz da Imaculada Conceição

Seis municípios do território da Arquidiocese de Natal terão projetos desenvolvidos pelo Serviço de Assistência Rural - SAR, ainda em 2013 e 2014: Nova Cruz, Santo Antônio, São José de Campestre, São Tomé, São Paulo do Potengi e São Pedro, dando continuidade ao trabalho que já vem sendo feito. Nesses municípios, o SAR realiza projetos de Controle Social e Políticas Públicas, com ênfase para a Saúde e Educação.


O SAR reunirá as lideranças e conselheiros desses municípios, no sábado, dia 15, das 8 às 17h, no Centro de Formação Jessé Pinto Freire, situado na Praça Cívica. Na ocasião, será feita uma avaliação do trabalho de 2012 e o planejamento das ações para 2013. O encontro tem como tema “Em busca da Terra Prometida: construindo o controle social de políticas públicas”, com assessoria do Prof. Francisco das Chagas de Morais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Fieis homenageiam Santa Luzia



Por volta das 16 horas fieis conduzindo a imagem da santa saíram pelas ruas do bairro, em homenagem a Santa Luzia, a santa protetora dos olhos. Logo após a procissão aconteceu a missa presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis e concelebrada pelo Pe. Mário Gomes, administrador paroquial da Paróquia de São Bento, em Serra de São Bento e Monte das Gameleiras. Na missa o Pe. Assis falou sobre a historia de Santa Luzia, conhecida como a santa protetora dos olhos. Ainda na missa o Pe. Mário proclamou o Evangelho. Pe. Mário foi vigário paroquial de Nova Cruz de 2008 a 2009.

A tradicional festa em homenagem a Santa Luzia, padroeira do bairro Santa Luzia teve inicio dia 10 e foi realizado no dia 12 a festa social. Já no dia 13, feriado municipal em Nova Cruz, dia dedicado a Santa Luzia, uma multidão de fieis devotos de Santa Luzia foram até o bairro para participar da procissão e missa de encerramento.





Padre Mário e Assis

Fieis participaram da procissão e missa

Padre Assis e Mário



Pe. Mário proclamou o Evangelho

Pe. Assis fez a homilia e falou sobre Santa Luzia




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Tesoureiros das Paróquias participarão de reunião com Economato da Arquidiocese



O Economato da Arquidiocese de Natal reunirá os tesoureiros de todas as paróquias e da própria Arquidiocese, na próxima terça-feira, 18 de dezembro, das 8h30 às 12 horas, na Casa do Clero, em Emaús. O objetivo é fazer um treinamento sobre a nova metodologia de trabalho que será adotada pela Arquidiocese, a partir de janeiro de 2013.

O treinamento será ministrado pela empresa CONTAB/RN, contratada para assumir a contabilidade da Arquidiocese, a partir do próximo ano. “É importante que todas as paróquias enviem os seus tesoureiros para participarem do treinamento. Os padres que quiserem, também poderão participar desse treinamento”, comenta o Ecônomo da Arquidiocese, Pe. Antônio Gomes.

Fonte: Arquidiocese de Natal

CNBB lança concurso para o Hino da Campanha da Fraternidade de 2014



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está lançando hoje, 13 de dezembro, o concurso para o Hino da Campanha da Fraternidade de 2014. Por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), o concurso será realizado em um único edital, letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria de letristas e músicos.

A Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gl 5,1)

“O objetivo geral da Campanha da Fraternidade será identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”, afirmou o assessor do Setor Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.

O assessor ressalta a importância da participação de poetas e músicos para a composição de um hino que traduza em linguagem poética os conteúdos do tema, lema e objetivos da Campanha da Fraternidade, com uma melodia bela e expressiva que possibilite a participação de todos no canto.

A composição deve ser enviada à CNBB até dia 29 de abril de 2013.

Veja o edital do concurso

Fonte: CNBB

8º Muticom tem novo formato acadêmico


Lançamento do 8º Muticom, em outubro de 2012
Crédito: José Bezerra



O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será realizado em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013, tem novo formato na programação acadêmica. Nesta edição, o evento contará com a realização de seminários, no horário da manhã, e, à tarde, Grupos de Trabalho (GT's), em que os participantes poderão inscrever experiências na área de comunicação. Ao todo, serão 14 GT's, com temas variados.

A partir de março de 2013, período em que iniciam as inscrições, os participantes poderão inscrever experiências. A equipe acadêmica fará a seleção do material e os selecionados farão a apresentação durante o Muticom. Segundo o secretário da equipe acadêmica, José Bezerra, os GT's "tem o objetivo de trazer para o público participante do Mutirão, experiências na área de comunicação popular, religiosa, no âmbito da Igreja, e na área de comunicação acadêmica, que possam ser difundidas, debatidas e assimiladas, por aquelas pessoas que estarão inscritas naqueles grupos".

Fonte: Arquidiocese de Natal


Viaje para a JMJ 2013 no RJ saindo de Natal/RN


Pacote de viagem para a Jornada Mundial de Juventude (JMJ) 2013, saindo de Natal/RN. ÚLTIMAS VAGAS!!



Você do Rio Grande do Norte e região tem a oportunidade de participar do maior encontro da Juventude Católica com o Papa: a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro de 23 a 28 de Julho de 2013.
E mais! Passaremos por Cachoeira Paulista, na sede da Comunidade Canção Nova!

Confira as informações abaixo ou ligue para (84) 3201 1689/1690 (Falar com Alexandra) e garanta sua vaga! Divulgue para seus amigos!


Arquidiocese celebra missa em memória do Monsenhor Assis

Monsenhor Assis Pereira faleceu em 13 de dezembro de 2011




O arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, preside missa em memória do Monsenhor Francisco de Assis Pereira, nesta quinta-feira, 13, às 16 horas, na Catedral Metropolitana. A celebração será por ocasião de um ano de falecimento do sacerdote.

Monsenhor Assis faleceu em 13 de dezembro de 2011, em Natal, aos 76 anos de idade. Natural de Santa Cruz, na Região Agreste Potiguar, o sacerdote desempenhou várias funções na Arquidiocese de Natal, como a de Vigário Geral, no pastoreio de Dom Heitor Sales, e de postulador da causa de beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.

Foto: Cacilda Medeiros
Fonte: Arquidiocese de Natal

Procissão e missa encerram festa de Santa Luzia


Dia 13 de dezembro, dedicado a Santa Luzia, padroeira do bairro do mesmo nome da santa na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. Desde o dia 10, fieis devotos participam dos festejos em homenagem a santa, com programação religiosa e social. Na tarde desta quinta-feira, 13, a partir das 16h30, milhares de devotos participarão da procissão e missa de encerramento. Na procissão muitas são as demostrações de fé, quando várias pessoas vão com roupas vermelhas, simbolizando a cor dos mártir das Igreja.

História
Conheça a história da santa protetora dos olhos


Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim, é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. 

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda. 
Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Somente em 1894 o martírio da jovem Luzia, também chamada Lúcia, foi devidamente confirmado, quando se descobriu uma inscrição escrita em grego antigo sobre o seu sepulcro, em Siracusa, Ilha da Sicília. A inscrição trazia o nome da mártir e confirmava a tradição oral cristã sobre sua morte no início do século IV. 





 Para proteger as relíquias de santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia. Elas voltaram ao Ocidente por obra de um rico veneziano, seu devoto, que pagou aos soldados da cruzada de 1204 para trazerem sua urna funerária. Santa Luzia é celebrada no dia 13 de dezembro e seu corpo está guardado na Catedral de Veneza, embora algumas pequenas relíquias tenham seguido para a igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.


Fotos: Procissão de encerramento da festa em 2011



Fonte da historia: Canção Nova


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Primeira turma da Escola de Comunicação conclui curso



Os quase 40 alunos do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal – ECAN, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, concluem as atividades, no próximo final de semana. No sábado, 15, no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, na Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, Cidade Alta, Natal, cada aluno apresentará um projeto, que deverá ser posto em prática, em suas respectivas paróquias. Domingo, 16, às 9 horas, na capela do Santíssimo Sacramento, subsolo da Catedral Metropolitana, a turma participa da missa em ação de graças pela conclusão do Curso. A celebração é presidida pelo assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese, Padre Edilson Nobre. Após a missa, acontece um momento de confraternização entre os alunos e convidados.

Turma 2013

As matrículas para a segunda turma do Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela ECAN, serão abertas dia primeiro de fevereiro de 2013, na sala da Pascom, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral. No ato da matrícula são necessárias uma cópia de certificado de conclusão do Ensino Médio ou do terceiro grau; uma cópia do RG e do CPF e duas fotos 3X4. A taxa de matrícula, assim como valor da mensalidade, é R$ 25,00. Serão oferecidas 40 vagas.

As aulas acontecerão uma vez por mês, em um final de semana, no período de março a dezembro do próximo ano. Durante o Curso, os alunos terão aulas de Pastoral da Comunicação, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Marketing, Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Rádio, Expressão Oral e Escrita, Jornal Impresso, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Comunicação Pessoal e Grupal, e Comunicação na Liturgia. 

Durante o curso, cada aluno deverá elaborar um projeto, na área de comunicação, para ser executado na comunidade em que está inserido. O projeto será apresentado, por cada aluno, no final do curso.
O certificado de conclusão do Curso de Comunicação para a Pastoral é emitido pela Faculdade Dom Heitor Sales com o valor de ‘extensão universitária’.

“Todo agente da Pastoral da Comunicação deveria participar deste curso. Agentes de outras pastorais tirarão grande proveito dele também. É nossa obrigação nos preparar e buscar melhores e mais efetivos meios para comunicar e cumprir nossa missão de cristão: evangelizar”, reforça o aluno da turma 2012, Hernando Paredes.

Foto: Turma do Curso de Comunicação para a Pastoral/2012
Crédito: Cacilda Medeiros
Fonte: Arquidiocese de Natal


Reitora da UFRN visita Arcebispo



O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu a visita da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, professora Ângela Paiva, acompanhada da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Miriam Dantas, e da chefe da gabinete, Célia Ribeiro, na tarde da ontem, segunda-feira (10).  Também participaram do encontro, no gabinete do Arcebispo, o assessor jurídico da Arquidiocese, Diácono Francisco Teixeira, e o integrante da Comissão de Justiça e Paz, advogado Marcos Guerra.  A reitora oficializou o convite ao Arcebispo para presidir a missa do Natal, dia 24 de dezembro, às 19 horas, e de Ano Novo, dia 31, às 19 horas, ambas no anfi-teatro do campus central da UFRN, em Natal, e transmitidas pela TV Universitária. Dom Jaime aceitou o convite e presidirá as duas celebrações.

Outros assuntos estiveram na pauta da visita, como a conjuntura atual da sociedade, que acarreta em mudanças na Universidade; a realidade da saúde pública, em Natal; e a implantação do Curso de Medicina, pela UFRN, na cidade de Santa Cruz. Outro assunto tratado durante o encontro foi a possibilidade de a professora da Universidade, Ione Rodrigues, assumir a direção da Agência de Desenvolvimento do Seridó – ADESE, criada por iniciativa de Dom Jaime, quando bispo de Caicó. A UFRN é uma das instituições que integram o conselho de administração da ADESE.

Foto: Cacilda Medeiros
Fonte: Arquidiocese de Natal

Crismando de Nova Cruz participarão de retiro nos dias 15 e 16





Os jovens que se preparam para a recepção do Sacramento da Crisma, na paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participarão de retiro, nos dias 15 e 16 deste mês, das 8 às 12 horas, no Centro Pastoral do Catolé. No dia 15, o retiro é destinado aos jovens das comunidades rurais e, no dia 16, para os da cidade. Os pregadores do retiro são o Pe. Janilson Macedo e o leigo Josinaldo dos Santos

A celebração do Sacramento será no dia 26 de dezembro, às 19 horas, na Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio, e o vigário paroquial, Pe. Janilson Francisco de Macedo, estarão concelebrando com o Arcebispo.

Paróquia de Nova Cruz participou do Halleluya


Uma caravana da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz participou do Festival Halleluya, edição 2012, em Natal e teve a presença das bandas Alto Louvor, Missionário Shalom, Adriana e Adoração e Vida, esta última, pela primeira vez em Natal. O vigário paroquial, Pe. Janilson Macedo e vários paroquianos prestigiaram o evento.

O evento aconteceu nos dias 8 e 9 de Dezembro (sábado e domingo) na Praça Cívica da UFRN, 20 bandas garantindo muita música nos estilos musicais que vão do pop ao axé. Durante todas as noites, o Santíssimo Sacramento é retirado da Capela e é levado em procissão por toda a arena do Festival Halleluya. Este é, sem dúvida, o momento mais especial e emocionante do evento.


Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Teve início em Fortaleza-CE em 1997, quando lideranças da Comunidade Católica Shalom tiveram a inspiração de oferecer ao jovem cearense e turistas uma opção sadia e segura de lazer no final das férias. A fórmula do evento foi um sucesso. Rapidamente cresceu em número de público e se multiplicou em outros estados. Hoje acontecem edições do Festival Halleluya em Natal-RN, São Luís-MA, Salvador-BA, Aracaju-SE, São Paulo – SP, Rio de Janeiro – RJ e em outros países, como Israel e Roma.





Em 2012, o Festival Halleluya completa 15 anos de atividades e ainda marca a comemoração dos 30 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom, idealizadora e promotora do evento. Uma das novidades é o Espaço Cultural, local onde acontecerá o Festival de Artes Integradas (música, teatro e dança), a exposição Shalom 30 anos e a primeira edição do web programa Halleluya. Em breve, serão divulgadas as atrações deste ano que prometem agradar todos os públicos. A campanha com o HEMOCE para coleta de sangue também será reforçada e o Festival de Artes Integradas colocará no palco do evento novos talentos.




Pe. Shirleno, Pe. Janilson, Aniely e Tamara



Bento XVI: "Que o natal não seja só uma festa exterior"



Durante o ângelus deste domingo, 9 de dezembro, papa Bento XVI centrou-se nas virtudes de São João Batista. O Santo Padre apareceu ao meio dia na janela do seu escritório no Palácio Apostólico e cumprimentou os peregrinos e os fieis reunidos na Praça de São Pedro.

O texto foi publicado pela agência ZENIT:

Queridos irmãos e irmãs!

No tempo do Advento a liturgia enfatiza, de modo  particular, duas figuras que preparam a vinda do Messias: a Virgem Maria e João Batista. Hoje São Lucas nos apresenta este último, e o faz com características diferentes dos outros Evangelistas. "Todos os quatro Evangelhos colocam no início do ministério de Jesus a figura de João Batista e apresentam-no como o seu precursor. São Lucas colocou antes a conexão entre as duas figuras e as suas respectivas missões [...] Já na concepção e no nascimento, Jesus e João colocaram-se em relação entre si” (A infância de Jesus, 23).

Essa configuração ajuda a entender que João, enquanto filho de Zacarias e Isabel, ambos de famílias sacerdotais, não é apenas o último dos profetas, mas representa também todo o sacerdócio da Antiga Aliança e por isso prepara os homens ao culto espiritual da Nova Aliança, inaugurado por Jesus (cf. ibid. 27-28). Lucas também afasta qualquer leitura mítica que às vezes é feita dos Evangelhos e coloca historicamente a vida do Batista: "No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador [...] enquanto eram sumos sacerdotes Anás e Caifás” (Lc 3, 1-2). Dentro deste quadro histórico reside o verdadeiro grande evento, o nascimento de Cristo, que seus contemporâneos não vão perceber. Para Deus os grandes homens da história formam o pano de fundo para os pequenos!

João Batista se define como a “voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas" (Lc 3, 4). A voz proclama a palavra, mas, neste caso, a Palavra de Deus precede, enquanto que é ela mesma que desce sobre João, Filho de Zacarias, no deserto (cf. Lc 3, 2). Ele, então, desempenha um grande papel, mas sempre em relação a Cristo. Santo Agostinho comenta: "João é a voz. Do Senhor ao contrário se diz: "No princípio era o Verbo" (João 1, 1).

João é a voz que passa, Cristo é o Verbo eterno, que existia no princípio. Se tiras a voz da palavra, o que é que resta? Um som fraco. A voz sem palavra atinge o ouvido, mas não edifica o coração” (Sermão 293, 3).

Nosso objetivo é dar hoje ouvido à essa voz para conceder espaço e acolhida no coração à Jesus, Palavra que nos salva. Neste Tempo de Advento, preparemo-nos para ver, com os olhos da fé, na humilde Gruta de Belém, a salvação de Deus (cf. Lc 3, 6). Na sociedade dos consumos, em que se busca a alegria nas coisas, o Batista nos ensina a viver de uma forma essencial, para que o Natal seja vivido não só como uma festa exterior, mas como a festa do Filho de Deus que veio para trazer aos homens a paz, a vida e a alegria verdadeira.

À materna intercessão de Maria, Virgem do Advento, confiamos o nosso caminho de encontro com o Senhor que vem, para estarmos prontos para acolher, no coração e em toda a vida, o Emanuel, o Deus-conosco.

Fonte: CNBB

Arcebispo nomeia novo secretário


O Padre Francisco Flávio Herculano do Nascimento é o novo secretário do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. O novo secretário assumirá a função nesta terça-feira, 11 de dezembro. Padre Flávio dará expediente, na secretaria do Arcebispado, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral, de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.

Fonte:http: arquidiocesedenatal.org.br

domingo, 9 de dezembro de 2012

Fé e devoção no encerramento da festa da padroeira de Nova Cruz


A programação de encerramento da Festa da Padroeira da cidade e da Paróquia de Nova Cruz teve inicio às 9 horas da manhã com missa e primeira eucaristia. Depois aconteceu a reza do oficio e benção do Santíssimo Sacramento. A grande expectativa era na hora da procissão onde centenas de fieis devotos demostram a devoção popular para com a Mãe do salvador. 

Há 152 anos uma alegria intensíssima encheu de júbilo as fileiras católicas do mundo inteiro: a notícia da proclamação do dogma da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem. O Bem-aventurado Papa Pio IX, fundamentado na Sagrada Escritura e no testemunho constante da Tradição (a transmissão oral passada de geração a geração), e por virtude do Magistério infalível, declarou ser de revelação divina que Maria Santíssima foi totalmente isenta do pecado original, desde o primeiro instante de sua concepção, consignado como está na Bula Ineffabilis Deus, de 8 de dezembro de 1854. Quatro anos após a proclamação do dogma da Imaculada Conceição, no dia 25 de março de 1858, em Lourdes, Nossa Senhora confirma tal verdade de fé. Quando a pequena vidente Bernadette Soubirous perguntou-Lhe quem era Ela, Nossa Senhora, depois de estender os braços — como se vê na Medalha Milagrosa —, juntou as mãos à altura do coração e respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição!”


O dia 8 de dezembro é dedicado a Imaculada Conceição. Em Nova Cruz é feriado municipal por ser também padroeira da cidade. Como acontece todos os anos em Nova Cruz é dia festa. Por volta das 12 horas um grande pipocaço tomou conta da cidade, quando as famílias católicas soltaram fogos. A tarde a presença de vários fieis das comunidades e membros das pastorais da paróquia participaram da procissão e missa de encerramento que foi presidida por Dom Matias Patricio e concelebrada pelos padres Assis e Janilon. Veja como foi o dia da padroeira em Nova Cruz: 

PRIMEIRA EUCARISTIA



 A missa da primeira Eucaristia, presidida pelo Pároco Pe. Francisco de Assis e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Janilson de Macedo.

Catequista Luzia fez o comentário da missa

Coral da Infância missionária animou a missa

Momento da Eucaristia

Catequistas e familiares participaram da missa



Catequistas com os padres Assis, Janilson  e Ir. Gilvanete



BENÇÃO DO SANTÍSSIMO

Reza do oficio da Imaculada


Momento da benção do Santíssimo




PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO



 Por volta das 16 horas a procissão com a imagem da Imaculada Conceição saiu da Igreja Matriz, percorreu diversas ruas até voltar para Matriz







Na procissão fieis devotos demostram sua fé em agradecimentos por graças alcançadas


Missionários com os quadros da Imaculada

Da esq.: Pe. Assis, dom Matias e Janilson


Diácono Jeová proclamou o Evangelho