Padres filhos de Nova Cruz/RN

FREI EUGÊNIO DE MARIA BEZERRA (1º padre filho de Nova Cruz)


Frei Eugênio de Nova Cruz, capuchinho, primeiro nova-cruzense ordenado sacerdote. Em 1948, no dia 05 de dezembro foi acolhido festivamente na cidade e celebrou sua 1ª Missa no dia 07 de dezembro em nossa Matriz. Pe. Pedro Moura, pároco de então e pregador desta primeira Missa, registrou no livro de tombo da paróquia sobre aquele memorável dia: “Nova Cruz adormeceu ao som dos harmônios celestes do prefácio da missa-nova de seu primeiro padre.” Um imitador de Francisco de Assis que entregou sua vida a Jesus.

DOM ANTÔNIO SOARES COSTA (2º padre filho de Nova Cruz ) 


Dom Costa,  nasceu em Nova Cruz aos 18 de junho de 1930. Ordenado sacerdote aos 08 de dezembro de  1955 e sagrado Bispo aos 06 de fevereiro de 1972. Segundo filho de Nova Cruz a ser sacerdote e único a alcançar o episcopado, até agora. Foi Bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal por mais de 20 anos com extraordinária atividade pastoral. Faleceu em Caruaru como Bispo daquela Diocese aos 07 de junho de 2002.  Está sepultado na Catedral de Nossa Senhora das Dores em Caruaru – PE. Um homem profundamente apaixonado pelo Reino de Deus.          

 

PE. NORMANDO PIGNATARO DELGADO (3º padre filho de Nova Cruz)


Pe. Normando Pignataro Delgado, nascido em Nova Cruz aos 09 de março de 1934. Ordenado sacerdote aqui na cidade, no dia 15 de dezembro de 1973. Exerceu por muitos anos a função de pároco de São José do Campestre e capelão do Colégio de Nossa Senhora do Carmo em nossa cidade. Chegou a exercer a função de pároco de Nova Cruz por 8 meses, entre 1992 e 1993. Era formado em Direito Civil, foi tabelião público, escritor, Chanceler da Cúria e faleceu como pároco de São Camilo de Lelis no Bairro de Lagoa Nova em Natal, no dia 1 de fevereiro de 2012. Está sepultado no Cemitério Morada da Paz em Emaús.

 

 

PE. ANTÔNIO GOMES DA SILVA (4º padre filho de Nova Cruz)


Pe Antônio Gomes  é filho da Comunidade do Serrote dos Bezerra. Nasceu aos 23 de março de 1962 e foi ordenado sacerdote no dia 11 de janeiro de 1992. É o 4º padre filho da terra. Celebrou a 1ª Missa na Capela de São José do Serrote no dia seguinte, 12 de janeiro. Atualmente é Pároco na Paróquia de São Vicente Férrer na cidade de Itajá - RN.

PE. EDIVAL ALVES DOS SANTOS  (5º padre filho de Nova Cruz)


O Pe. Edival nasceu aos 19 de maio de 1968 e aos 15 anos partiu para São Paulo onde fez seus estudos no seminário e foi ordenado na Arquidiocese de São Paulo no dia 11 de junho de 1999, sendo o 5º nova-cruzense padre. Sua mãe, Terezinha Alves dos Santos tem 80 anos e mora no bairro do Frei Damião. Atualmente ele exerce a função de vigário paroquial na Paróquia de Santa Inês, Região de Santana.

PE. EDNALDO VIRGILIO DA CRUZ  (6º padre filho de Nova Cruz)


Pe. Ednaldo nasceu no dia 09 de dezembro de 1975 e foi ordenado ano dia 25 de abril de 2002, 6º  sacerdote filho da terra. Atualmente é diretor espiritual do Seminário de São Pedro e capelão do Colégio de Nossa Senhora de Fátima em Natal – RN.

PE. MATIAS SOARES   (7º padre filho de Nova Cruz)


Pe. Matias nasceu em Nova Cruz no dia 19 de maio de 1978 e foi ordenado sacerdote aos 05 de maio de 2004. É filho da comunidade de Primeira Lagoa onde moram seus pais Manoel Soares e Leonice Laurentino, e o 7º sacerdote filho da paróquia. Atualmente é pároco de Santo Afonso em Mirassol, Natal e enfrenta a COVID-19, estando internado em Natal.

PE. ELIAS JOSÉ BENEDITO  (8º padre filho de Nova Cruz) 


O Pe. Elias nasceu aos 20 de setembro de 1968 e foi ordenado sacerdote na Diocese de Penedo, Alagoas, aos 29 de junho de 2004. Atualmente está licenciado para tratamento de saúde e mora em nossa cidade, no Bairro do Frei Damião. É o 8º filho de Nova Cruz a ser sacerdote.

 

PE. IRANILDO VIRGÍLIO DA CRUZ  (9º padre filho de Nova Cruz)


Pe. Iranildo Virgílio, nasceu também em Nova Cruz aos 21 de janeiro de 1981 e foi ordenado aos 07 de outubro de 2008 e é o 9º padre filho de Nova Cruz. Atualmente é pároco de Santa Maria Mãe no Conjunto Santa Catarina em Natal e capelão do Colégio Marista de Natal.

PE. ANTÔNIO PEREIRA SOBRINHO   (10º padre filho de Nova Cruz)


O Pe. Antônio Pereira é filho da comunidade de Lagoa Limpa e pertence à Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada. Nasceu aos 06 de agosto de 1965 e foi ordenado aqui mesmo em Nova Cruz no dia 20 de junho de 2009; é o 10º filho de Nova Cruz sacerdote e o mais novo em tempo de ordenação. Atualmente exerce a função de reitor do Seminário Santo Eugênio em São Paulo.

PE. EDIJAEL SOUSA ALVES  (11º padre filho de Nova Cruz)


O Pe. Edijael nasceu em Nova Cruz no dia 27 de novembro de 1987, filho de Antônio Alves Filho e Marleide Souza da Cruz Alves. Ordenou-se sacerdote na Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, Goiás, no dia 06 de julho de 2013, sendo o sacerdote mais novo em idade e tempo de ordenação. É o 11º filho de Nova Cruz no sacerdócio ministerial. Seus pais atualmente moram no Sítio Braga.

PADRES QUE VIERAM MORAR EM NOVA CRUZ E DAQUI ASSUMIRAM A VOCAÇÃO

MONSENHOR GERALDO ALMEIDA


Mons. Geraldo nasceu em Esperança, na Paraiba aos 28 de junho de 1922 e desde criança veio residir em Nova Cruz, saindo somente para ingressar no Seminário de São Pedro. Foi ordenado no dia 2 de dezembro de 1951 e celebrou sua 1ª Missa em nossa Matriz no dia da Imaculada Conceição, 08 de dezembro. No dia 10 deste mesmo mês foi nomeado como vigário paroquial do Monsenhor Pedro Moura e permaneceu nesta função até 1º de janeiro de 1952. Quando foi desmembrada de Nova Cruz e criada a paróquia de São José do Campestre, o Pe. Geraldo Almeida foi o seu 1º pároco. Faleceu aos 15 de junho de 2015 aos 93 anos, como pároco emérito de Nossa Senhora de Lourdes de Petrópolis, Natal, e foi sepultado na sua matriz.

DOM LUIZ PEDRO SOARES


Dom Luiz Pedro Soares.Dom Luiz Pedro Soares nasceu em Tacima, também na Paraiba, aos 03 de julho de 1947 e ainda criança veio morar em Nova Cruz de onde saiu para abraçar a vida religiosa, complentando neste mês de agosto, no próximo dia 06, 50 anos no mosteiro. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de maio de 1986. Sua mãe Dona Avani Soares, aos 93 anos, reside em nossa cidade, bem como seus irmãos e familiares. Dom Luiz foi eleito abade do Mosteiro de São Bento de Olinda – PE, e sua Bênção abacial se deu no dia 27 de dezembro de 2016.



 Pesquisa feita pelo Pe. Aerton Sales da Cunha, Pároco, em 02 de agosto de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário