sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Nova Cruz festeja Santa Luzia


O bairro Santa Luzia, em Nova Cruz, celebra festa da padroeira, Santa Luzia, no período de 10 a 13 deste mês. A abertura acontece no sábado dia 10, com missa às 19h, presidida pelo Pe. Janilson Macêdo, seguido de hasteamento da Badeira. Às 22h terá inicio a festa social com barracas, leilão e atração musical.

A programação segue até dia 13. Durante o periodo festivo acontecerá caminhadas penitenciais, às 5h e celebrações às 19h. No dia 12, às 20h, será realizado show louvor. Já no dia 13, dia de Santa Luzia, acontecerá às 9h30, batizados e às 16h, procissão e missa de encerramento.




Fotos: Festa de Santa Luzia realizado em 2010

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nova Cruz encerra festa da Imaculada Conceição.


Paroquia de Nova Cruz encerrou hoje as festividades em homenagem à sua padroeira, Imaculada Conceição que desde o dia 29 de Novembro reuniu os fiéis de todas as comunidades na Matriz.

Hoje pela manhã 150 crianças receberam a primeira comunhão na Missa presidida por Padre Edilson Nobre, e concelebrada por Padre Janilson Macedo, além da participação do Diácono José Jeová.

Logo em seguida houve a Adoração com a Bênção do Santíssimo. Momento forte de Oração e reflexão sobre Maria a mãe de Jesus e sobre o tema da festa: "Fazei tudo o que Ele vos mandar".

Ao meio dia os sinos repicaram em todas as capelas e igrejas da paróquia junto com uma grande queima de fogos em todas as comunidades.


A tarde aconteceu a tradicional Procissão da Imaculada, que percorreu as principais ruas da cidade, com chegada na Matriz, onde houve a Missa de Encerramento campal.



A missa de encerramento foi presidida pelo Arcebispo de Natal, D. Matias Patrício de Macedo, que foi pároco por 22 anos em Nova Cruz, e concelebrada pelos padres: Janilson Macedo e Matias Soares, participação do diácono José Jeová. Além do comentário litúrgico e Agradecimentos do Padre Edilson Nobre.



Concluíndo o dia, as bandeiras da Padroeira, da Paroquia e do Vaticano foram Arriadas pelas autoridades: Prefeito Flavio Azevedo, Major Linhares e Padre Edilson Nobre.

Veja mais fotos: AQUI

Procissão encerra festa da padroeira

Uma multidão de fiéis devotos Imaculada Conceição está sendo esperado hoje a tarde para a procissão de encerramento da festa da padroeira da Paróquia e da cidade de Nova Cruz. A procissão terá inicio às 16h, com a imagem peregrina da Imaculada Conceição, seguido de missa presidida pelo Arcerbispo Dom Matias Patricio, concelebrada pelos Pe. Edilson Nobre e Janilson Macedo e outros padres convidados.



Itinerário da procissão

Saída da Igreja Matriz
Rua 15 de novembro
Rua Assis Chateubriand
Rua Mário Pinot
Rua Capitão José da Penha
Rua Cor. Anisio de Carvalho
Praça Dix-sept Rosado
Matriz

8 DE DEZEMBRO: DIA DA IMACULADA CONCEIÇÃO


“Óh, Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vos!”

Hoje a Paróquia de Nova Cruz está em Festa. É festa da Imaculada Conceição, padroeira da Paróquia e da Cidade.


A Igreja celebra nesta quinta-feira (8) o dia da Imaculada Conceição, considerada pela Igreja, a Rainha de todos os santos.

Deus escolheu Maria e a manteve pura, sem a marca do pecado.

Ela é a Mãe da esperança para os humildes e pobres, que aguardam redenção e libertação. Isso vem sendo assim desde o tempo de nossos primeiros pais, quando pecaram.


Dialogando, Deus chamou Maria para ser a Mãe do Redentor e ela acolheu com prontidão essa missão: ‘Eis a escrava do Senhor’.

A festa da Imaculada Conceição foi definida como festa universal em 1746 pelo Papa Sisto IV, mas foi solenemente definida como dogma de fé pelo Papa Pio IX no dia 8 de dezembro de 1854.

A Imaculada Conceição é considerada o dogma da fé, pois Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original e escolhida por Deus para ser a Mãe do seu filho.

Saiba mais

Há 150 anos em Lourdes, na França, Nossa Senhora apareceu para a menina Bernadette. Era o ano de 1858. Em 1854 o Papa Pio XI tinha proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Então, quatro anos depois, a própria Virgem Maria, em pessoa, quis confirmar este dogma. Foi quando em 25 de março de 1858, na festa da Anunciação, revelou seu Nome a Santa Bernadette nas aparições de Lourdes. Disse-lhe ela:

“Eu sou a Imaculada Conceição”.

A partir daí, o padre Peyramale, que era o Cura de Lourdes, passou a acreditar nas aparições de Maria à pobre Bernadette, e com ele toda a Igreja.

“Na plenitude dos tempos”, diz o Apóstolo, “Deus enviou Seu Filho ao mundo nascido de uma mulher” (Gl 4,4). No ponto central da história da salvação se dá um acontecimento ímpar em que entra em cena a figura de uma Mulher. O mesmo Apóstolo nos lembra: “Não foi Adão o seduzido, mas a mulher” (1Tm 2,14); portanto, devia ser também por meio da mulher que a salvação chegasse à terra.

Para isso foi preciso que Deus preparasse uma nova Mulher, uma nova Virgem, uma nova Eva, que fosse isenta do pecado original, que pudesse trazer em seu seio virginal o autor da salvação. A Mãe de Deus não poderia ter o pecado original.

Como nenhum ser humano era livre do pecado e de Satanás, foi então preciso que Deus preparasse uma mulher livre, para que Seu Filho fosse também isento da culpa original, e pudesse libertar Seus irmãos.

Assim, o Senhor antecipou para Maria, a escolhida entre todas, a graça da Redenção que seu Filho conquistaria com Sua Paixão e Morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto que Jesus conquistou com Sua morte. E Maria foi concebida no seio de sua mãe, Santa Ana, sem o pecado original.

Último dia de Novena

Chegamos ao ultimo dia de novena em honra a Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz. E este dia começou com a tradicional caminhada penitencial, coma a presença do Pe. Janilson, irmãs religiosas e um grande número de fieis que percorrem as ruas da cidade em oração e levando a mensagem de paz, esperança e devoção pela mãe de Jesus. Ao fim da caminhada, foi realizada o também conhecido e tradicional Café comunitário feito e compartilhado pelos mesmos fieis que acompanharam todos os dia a caminhada. O Santíssimo foi exposto para adoração até o meio dia. A noite aconteceu em fim a ultima missa da novena, que teve como celebrante e convidado da noite o Pe. Valtair Lira Lucas da cidade de São José do Mipibú. Destaque para reflexão com grande profundidade sobre a vida e participação de Maria mãe de Deus na vida da Igreja.A Pascom foi entre outros noiteiro desta noite. Logo depois na quermesse, as barracas atenderam ao publico ao som de Helio dos Teclados animando a noite. Presença de muitas famílias.

Pe. Valtair Lira

Membros da Pascom

Helio dos Teclados

Presença das Familias

Juventude Descontraída

Veja mais fotos: Click Aqui!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dom Matias transfere padres



Quatro padres da Arquidiocese de Natal são nomeados pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, para novas funções. Na última terça-feira, dia 6, o Arcebispo deu posse ao Padre José Adelson Rodrigues, como administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Santo Antônio. Padre Adelson sucede ao Monsenhor Manoel Antônio Xavier, que agora passa a ser vigário paroquial de Santo Antônio.

Na próxima sexta-feira, dia 9, Dom Matias assinará a provisão nomeando o Padre Marcelo Coutinho como vigário paroquial de São João Batista, de Pendências, e responsável pela Área Pastoral de Nossa Senhora do Rosário, de Alto do Rodrigues. Padre Marcelo assume a função até então exercida pelo Padre Edson Galvão, que agora passa a residir em Natal e assume a coordenação da Pastoral dos Hospitais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese dá adeus a Padre Amorim

Padre Amorim faleceu dia 3 de dezembro
Foto: Cacilda Medeiros

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba, celebrará missa no sétimo dia e falecimento do Padre José Amorim de Souza, no próximo sábado, dia 10, às 19h30, na Igreja Matriz.

Padre Amorim, pároco emérito de Macaíba, faleceu 3 de dezembro, em Natal, aos 83 anos de idade, depois de ser internado com problemas graves de saúde.

Nascido na cidade de Lajes, aos 26 de maio de 1928, o Pe. Amorim foi ordenado presbítero no dia 8 de dezembro de 1956. Faleceu 5 dias antes de completar 55 anos de vida sacerdotal.

Ele assumiu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba, em novembro de 1978 e ficou emérito no ano de 2000, sendo sucedido pelo Pe. Júlio César, hoje pároco de Nossa Senhora da Candelária, em Natal. O sepultamento do corpo de Pe. Amorim ocorreu no domingo, dia 4, à tarde, no Cemitério Morada da Paz.

A Arquidiocese se solidariza com os familiares do Pe. Amorim e com os fiéis de Macaíba, onde ele residia.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Encerramento da Festa será transmitida pelo rádio e internet




A programação de encerramento da festa da Imaculada Conceição, padroeira de Nova Cruz, será transmitida pelas rádios locais e pela internet. A transmissão terá inicio a partir das 11h com adoração e prossegue até a Bênção do Santíssimo Sacramento, quando haverá o grande pipocaço. As rádios 107 FM, Talismã FM e Curimataú AM irão transmitir ao vivo. A 107 e Talismã FM transmitirão também através da internet no respectivos endereços: www.radioagrestefm.com.br e www.talisma993fm.com.br

Confira a programação de encerramento

08/12 – Sexta-feira – Dia da Padroeira

08h – Missa da Primeira Eucaristia
Pres: Pe. Edilson Soares Nobre – Nova Cruz
11h – Adoração e Bênção do Santíssimo encerrando ao meio dia com queima de fogos e repicar dos sinos em todas as igrejas da paróquia
16h – Procissão e Missa Solene de encerramento
Presidente: Dom Matias Patrício de Macêdo – Arcebispo Metropolitano




Novena da festa da padroeira termina hoje


Nesta quarta-feira, dia 7, termina a novena da festa da padroeira 2011. Desde dia 29, milhares de fiéis paroquianos estão participando dos festejos. Uma vasta programação está sendo desenvolvida, tanto religiosa como social. Este ano várias foram as novidades, tais como todas as noites um dos padres de Nova Cruz estão fazendo o comentário da liturgia.


Pe. Edison Nobre

Pe. Janilson Macedo

PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA 7/12

09h – Missa e primeira Eucaristia
18h45min – Recitação do terço – Famílias
19h30min - Missa
Pres: Pe. Valtair Lira Lucas – São José de Mipibu
Noiteiros: Sindicatos, Associações e Conselhos Municipais - Juriti, Barbaço, São Sebastião, Santo Expedito – Ministros da comunhão eucarística, Missionários do Evangelho, Pastoral da Família, Pascom, Rádio Agreste FM



Pastoral da Juventude representa a Igreja Católica na 2ª Conferência Nacional de Juventude


Nos próximos dias 9 a 12, Brasília vai sediar a etapa nacional da 2ª Conferência de Juventude. O encontro deve reunir milhares de jovens de todo o país para o debate e formulação sobre os direitos e as políticas públicas de juventude. Cerca de 2.500 jovens dos mais diversos movimentos e organizações juvenis participarão do encontro que tem como tema 'Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos', e irá discutir temas como democracia, participação e desenvolvimento nacional, marcos legais e a articulação e integração das políticas públicas de juventude.

A Pastoral da Juventude (PJ), única representante da Igreja Católica no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e na Comissão Organizadora da Conferência, estará presente na etapa nacional, com uma das maiores delegações, e se comprometeu desde o início com o processo da conferência, ajudando na realização das etapas livres, virtual e eletivas em diversos estados e municípios.

Em Santa Catarina, a jovem Joseanair Hermes, integrante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual (COE) pela PJ, destaca o papel importante que a organização teve no processo: “Em Santa Catarina, compomos, PJ, a COE e fomos decisivos nos debates em todas as etapas: municipais, regionais e na estadual, onde estávamos com a maior delegação. Éramos 70 jovens nos propondo a construir uma política de qualidade, para o desenvolvimento pessoal, social e produtivo da juventude”. A PJ no estado elegeu 12 delegados para a etapa nacional.

Fonte: CNBB

Padres e religiosas na festa da padroeira

A festa da Padroeira de Nova Cruz teve nesta terça-feira, 06, a presença do Pe. Roberio Camilo, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Petropolis, Natal, e do Pe. Vicente, da Paróquia Santa Rita de Cassia, Santa Cruz, além das religiosas Filhas do Amor Divino, entre elas as irmãs que residem em Santa Cruz. No 8º dia da novena a participação de fiéis paroquianos das diversas pastorais e comunidades foi bastante expressiva. A missa foi presidida pelo Pe. Roberio, concelebrada pelo Pe. Vicente que proclamou o Evangelho. Já o Pe. Janilson, de Nova Cruz, fez o comentário da liturgia.
Pe. Vicente na proclamação do Evangelho

Algumas religiosas Filhas do Amor Divino


Após a missa teve inicio a programação cultural, com show religioso do Pe. Héliton Marconi, de Cruzeta, diocese de Caicó.
Veja as fotos: Galeria de fotos

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

FESTA DA IMACULADA: Programação desta terça, 06 de Dezembro

18:45 Recitação do Terço com os homens

19:30 Missa - Presidida pelo Padre Robério Camilo - Petrópolis - Natal

Noteiros: Hospital e agentes de saúde - Gravatá, Lagoa do Couro, Cedrom e Planalto - Legião de Maria, Mãe Peregrina, Terço dos Homens e Casa do Terço - Marias e Religiosas.

PROGRAMAÇÃO SÓCIO CULTURAL

Logo após a Missa: A grande atração da Quermesse desta noite será o show com Padre Héliton e Banda - Para toda a família. Imperdível.

FESTA DA PADROEIRA - Igreja Lota de fiéis na setima noite.


Um grande número de fiéis, como acontece todas as noite, mais uma vez lotaram a Igreja Matriz nesta segunda feira, 05 de Dezembro, 7o dia do novenário da nossa padroeira. Na noite de hoje, celebrou a Missa, Padre José Adelson da Silva Rodrigues, de Santo Antonio e concelebrou, Padre Janilson, Vigário Paroquial de Nova Cruz. Os noiteiros foram: Indústria, Agropecuaristas, e feirantes. Comunidades do Xique Xique, Jatobá, e bairros Frei Damião, Sao Judas e Boqueirão, e membros da Terçeira Idade, Pastoral da Saúde e Terço das Mulheres.


Padre Adelson Celebrande da noite


Em seguida foi realizada a quermesse como todas as noites, onde as pastorais e serviços estão coordenando várias barraquinhas. Nesta noite, o show ficou por conta de Edson e Banda.


Pascom Nova Cruz

Dom Damasceno concelebra com o Papa no dia de Nossa Senhora de Guadalupe


O Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, será um dos concelebrantes na missa solene presidida pelo Papa Bento XVI em Ação de Graças pelo bicentenário de independência de alguns países da América Latina. A celebração será no dia 12 de dezembro, às 17h30 (horário de Roma, 14h30 de Brasília), na Basílica de São Pedro. Dia 12 de dezembro é celebrada a festividade de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina.

A missa será transmitida ao vivo pelo CTV. Esta iniciativa, segundo matéria da Rádio Vaticano, é um gesto de atenção, de afeto e de solidaridade por parte do Papa para com os povos e as nações do “Continente da esperança”. É também uma expressão da solicitude pastoral com a qual Bento XVI abraça estes povos de Jesus Cristo, que representam 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro. É ainda sinal da contribuição original que a Igreja Católica está oferecendo para comemorar, à luz da verdade histórica, estes 200 anos de independência, para melhor iluminar a atual situação da América Latina e para nutrir a esperança em um futuro de paz e de justiça.

A notícia da celebração que ecoou pelos meios de comunicação da América Latina foi acompanhada de expressões de afeto, gratidão e de alegria dirigidas ao Papa. Sinal desse interesse e apreciação foi a pronta-resposta de 105 dioceses de 105 países latino-americanos para delegar representantes para a cerimônia religiosa e Bispos que, por opção, também decidiram participar.

Siba mais: acesse aqui: CNBB

Fonte: CNBB

Edson e banda: atração de hoje na festa da padroeira em Nova Cruz

A programação cultural da festa da padroeira está movimentando a cidade de Nova Cruz. Todas as noites após a missa, todos se dirigem a praça da matriz onde está montado uma grande estrutura de barracas, com mesas para as famílias se confraternizarem, ao som de uma boa música. Nesta segunda, o cantor Edson e banda faz a animação da programação cultural da festa.

Confira a programação desta segunda-feira, 05/12:

18h45min – Recitação do terço – terceira idade

19h30min - Missa

Pres: Pe. José Adelson da Silva – Santo Antônio

Noiteiros: Indústria, agropecuaristas e feirantes
Xique-Xique, Jatobá, Frei Damião, São Judas e Boqueirão,

Terceira Idade, Pastoral da Saúde, Terço das Mulheres.


Paróquia de Nova Cruz realizou festival de prêmios

Mais uma vez na festa da padroeira a paróquia de Nova Cruz realizou o grande festival de prêmios. Milhares de pessoas lotaram a praça da matriz e participaram do festival. Marcelo e Diogo fizeram a locução. O Pe. Edilson Nobre esteve no palco fazem toda parte da conferência e organização dos ganhadores. O festival foi um sucesso, tudo ocorreu dentro do previsto, segundo a equipe de organização do festival. Alguns prêmios foram entregue assim que terminou o festival, já os garrotes irão ser entregue esta semana, já os animais se encontrão na fazenda dos respectivos doadores.

Marcelo e Diogo

Os ganhadores com os padres Edilson e Janilson


Os ganhadores:

1º prêmio: 1 garrote e 1 liquidificador
Ana Alice,
moradora do bairro cidade do sol e
Laercio,
morador do bairro Frei Damião

2º premio: 2 garrotes e 1 ferro elétrico
Rosineide Avelino
comunidade Lagoa Seca

3º prêmio: 2 garrotes e 1 ventilador
Genival Fernandes
comunidade Serrote dos Bezerras

4º prêmios: 2 garrotes e 1 fogão 4 bocas
Paulo Sergio
morador da rua Felipe Camarão

5º prêmios: 2 garrotes, 1 Tv LCD 32"
Josefa Rodrigues

Confira as fotos: Festival de Prêmios

Fiéis lotam Igreja na festa da padroeira

Todas as noites fiéis paroquianos lotam a Igreja Matriz e participam da recitação do terço, seguido da missa presidida por um padre convidado. No domingo, dia 4, o Pe. Janilson Macedo, presidiu a missa que teve a participação do diácono José Jeova. Nesta noite os Noiteiros foram: Polícia Civil e Militar, as comunidades: Primeira Lagoa, Lagoa Seca, Cidade do Sol e Antônio Peixoto – Pastoral do Dízimo e Liturgia, Pastoral do Menor e Pastoral da Criança. A festa teve inicio dia 29 de novembro e prossegue até dia 8 de dezembro.


Diácono Jeová, proclamou o evangelho
Veja mais fotos: Missa dia 4/12

Paróquia de Nova Cruz realizou Cavalgada


Por volta das 9h da manhã em frente a Igreja Matriz vários vaqueiros e pessoas, entre eles os Pe. Edilson Nobre e Janilson Macedo, estavam prontos para saírem pelas ruas todos montados em cavalos. Foi num clima de festa que a Paróquia de Nova Cruz realizou mais uma cavalgada, dentro da programação da festa da padroeira. Após momento de oração e benção feita pelo Pe. Edilson, os participantes saíram cavalgando até a zona rural onde teve feijoada para todos.




Veja as fotos: Cavalgada