sábado, 14 de julho de 2012

8º zonal prepara Encontro do Povo de Deus


 As Paróquias do 8º zonal da Arquidiocese de Natal estão preparando o Encontrão do Povo de Deus que acontecerá dia 5 de agosto, na cidade de Passagem/RN.  Em reunião realizada na última sexta-feira, dia 13, em Lagoa de Pedras, padres, religiosas (os), diáconos, articuladores e agentes de pastorais, definiram a programação do Encontrão.


O encontrão terá inicio às 8 horas com momento de acolhida em frente a Igreja Matriz de Passagem, seguido de caminhada com trio elétrico pelas ruas da cidade. Após haverá palestra sobre o tema do encontro: Juventude e Missão, e o lema: Vem e Segue-me, com a Irmã Ana Maria, da congregação Nossa Senhora de Belém; apresentações culturais e missa. Cada paróquia será identificada por uma cor. A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz ficou com a cor azul claro.

A reunião em Lagoa de Pedras contou com a presença de representantes de todas as paróquias e do Vigário episcopal da região, Pe. Matias Soares. Na ocasião o Pe. Iranildo Augusto, de Passa e Fica, fez a assessoria sobre o Catecumenato e RICA – Rito de Iniciação Cristão para Adultos.  O articulador da Pascom no 8º zonal entregou as fichas de inscrição para o Miss@o.com que acontecerá dia 23 em setembro, na Paróquia de Nova Cruz.

Padre Iranildo Augusto, de Passa e Fica

Representante da Paróquia de Monte Alegre

Pe. Mário Gomes, de Serra de São Bento

Pe. Darci Lopes, de Lagoa de Pedras


 Religioso Ronaldo 

Irmã Gilvanete, de Nova Cruz  e Diácono João,de Passa e Fica

Articulador da Pascom, Flavio Luiz


 Pe. Roberlan, de Brejinho falando sobre o Encontrão do Povo de Deus

Pe. Adelson, de Santo Antonio

Pe. Matias Soares




Padres do 8º zonal 




sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nome do Pároco de Nova Cruz poderá sair após retiro do clero

Clero da Arquidiocese de Natal, após retiro realizado em 2011

Os fieis paroquianos de Nova Cruz vivem dias de expectativa aguardando o nome do novo Pároco, desde o último domingo, dia 8, quando na missa em ação de graças pelo pastoreio do Padre Edilson Nobre, foi divulgado que o nome seria noticiado no dia 9. Mas como a Arquidiocese de Natal não publicou nenhuma nota a respeito do assunto, não foi possível postar a notícia. 

Na próxima semana o Clero da Arquidiocese de Natal participará de retiro em Fortaleza-CE. Durante o período de 16 a 20, os padres deixam suas atividades nas paróquias e se recolhem no ambiente de retiro, acompanhados do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e do Arcebispo Emérito, Dom Matia Patrício de Macêdo. Então como acontece no final dos grandes eventos, "os tradicionais comunicados", o nome do novo pároco de Nova Cruz poderá sair no final do retiro. 

Para o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Soares Nobre, a expectativa e ansiedade para saber o nome do novo padre é normal, isso demostra uma preocupação e zelo dos fieis para com a paróquia, disse Padre Edilson.  Portanto continuem acessando o blog, pois logo-logo saberemos o nome.


Vem ai: Rio 2013!






Lançamento da Oração Oficial marcará comemorações de um ano para o início da JMJ Rio2013




 

Iniciando os eventos para a contagem regressiva para um da JMJ Rio2013 será lançada, neste sexta-feira, 13 de julho, a Oração Oficial da Jornada, durante a “Vigília dos Jovens Adoradores”, evento que tem reunido milhares de jovens desde sua primeira edição, em novembro de 2011.

A Vigília, organizada pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e pelo Setor Juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro, acontece todas as segundas sextas-feiras de cada mês e para preparar espiritualmente a juventude do Rio, rezar pelos preparativos da JMJ Rio2013, pelos jovens do mundo inteiro e pelo Santo Padre.

Por isso, neste mês de julho a Vigília será ainda mais especial. Diferentemente dos outros meses, em que a Vigília é realizada dentro da Igreja de Sant’Ana, no Centro, neste mês ela começará no Largo da Carioca, às 18h30, com momentos de oração, louvor e testemunhos, conduzidos pela Comunidade Aliança de Misericórdia. A partir das 20h haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento.
 
Às 22 horas será celebrada a Santa Missa presidida pelo presidente do COL e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Logo após haverá o lançamento da Oração Oficial da JMJ Rio2013, seguido de procissão até a Igreja de Sant’Ana, Santuário de Adoração Perpétua do Rio de Janeiro, onde os jovens ficarão até às 6h.

O evento marcará também o encerramento da Missão Thalita Kum, da Comunidade Aliança de Misericórdia, realizada desde 2009 no Rio de Janeiro, onde jovens através de dança, música e teatro evangelizam em praças, ruas e ônibus da cidade. Esta acontecerá durante toda a semana anterior à vigília. 

A cada vigília o público chega a cerca de mil jovens, e a expectativa é ainda maior para este mês. E jovens do mundo todo podem acompanhar a Vigília que é transmitida ao vivo pela WEBTV Redentor (TV web da Arquidiocese do Rio de Janeiro).

  Fonte: http://www.rio2013.com/




JMJ Rio 2013: abertas inscrições para a Feira Vocacional





Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para que congregações, movimentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas - o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta.

Os organizadores explicam que a escolha dos inscritos obedecerá alguns critérios, como  presença ativa no Brasil e em outros países e classificação da instituição dentro do Código de Direito Canônico. Os movimentos que não possuem reconhecimento pontifício ou diocesano também poderão se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das entidades canonicamente regularizadas.

Além dos estandes da Feira Vocacional, os arredores da praça General Tibúrcio, na Urca, abrigará também uma praça de alimentação, um palco e quatro tendas para celebrações de missas. “Essas tendas poderão ser usadas pelos padres que não tiverem tido a oportunidade de celebrar a eucaristia com seus grupos”, informou padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral. Ele também explicou que os palcos serão destinados a shows católicos e pregações.

Ao centro da praça, o projeto da Feira Vocacional prevê uma tenda para adoração ao Santíssimo. Além disso, 20 confessionários estarão à disposição dos sacerdotes. A Feira Vocacional é uma iniciativa que, segundo padre Arnaldo, tem como objetivo “proporcionar ao jovem um encontro com o Senhor, talvez em uma vocação mais específica”. Para padre Leonardo Lopes, que é o responsável direto pela organização da Feira, esse “é um momento muito importante, porque é uma oportunidade especial para os jovens se perguntarem o que Deus espera da vida de cada um deles”.

As congregações, movimentos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever através do e-mail feiravocacional@rio2013.com ou através da ficha de inscrição que está disponível no portal oficial da JMJ Rio2013.



Fonte: CNBB

quinta-feira, 12 de julho de 2012

8º zonal se reune em Lagoa de Pedras


Padres e articuladores de zonais e paroquiais do 8º zonal da Arquidiocese de Natal, se reune nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 8 horas, na cidade de Lagoa de Pedras. O tema em pauta será Catecumenato. A reunião será dirigida pelo coordenador do zonal, Padre Darci Lopes. Na ocasião os articuladores da Pascom do 8º Zonal, Flavio Luiz, e Franscisco de Assis, do 13º zonal, irão articular o Miss@o.com que acontecerá em Nova Cruz, dia 23 de setembro.


Votação do Prêmio começa dia 14




A votação da quarta edição do Prêmio Top Blog Brasil 2012 terá início, sábado dia 14. O blog da Pastoral da Comunicação, da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, está concorrendo. Para votar, basta ter uma conta de e-mail e clicar na imagem que está parte superior do blog. 

 O Prêmio Top Blog Brasil, “Trata-se de um evento que divulga, promove e incentiva os blogs mais destacados da internet, no Brasil”, explica o coordenador paroquial da Pascom, Flávio Luiz.

Pelo segundo ano consecutivo, a Pascom inscreve o blog no concurso. No ano passado, a página ficou entre os cem melhores blogs, na categoria religião. Nesta edição, o tema é: “Empreendedorismo Digital”. 

Arquidiocese de Natal celebrará missa para Dom Eugênio


A Arquidiocese de Natal celebrará missa, no 7º dia de falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, no próximo sábado, dia 14, às 11 horas, na Catedral Metropolitana. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Dom Jaime, juntamente com o arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo; o pároco da Paróquia de Santa Teresinha, no Tirol, Padre Charles Dickson Macena; e o assessor jurídico da Arquidiocese, Diácono Francisco Teixeira, estiveram no Rio de Janeiro, na quarta-feira, dia 11, para as exéquias de Dom Eugênio.

O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales nasceu em 8 de novembro de 1920, na cidade de Acari-RN, a 220 quilômetros de Natal. Foi ordenado padre em 21 de novembro de 1943, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral),em Natal. Em 01 de junho de 1954, o então Pe. Eugênio de Araújo Sales foi nomeado Bispo Auxiliar de Natal. Em 09 de dezembro de 1961, foi nomeado Administrador Apostólico de Natal, pastoreando a Arquidiocese até julho de 1964, quando foi nomeado Arcebispo Primaz de Salvador, Bahia. Recebeu o título de Cardeal em 30 de abril de 1969. De Salvador, foi transferido para o Rio de Janeiro em 27 de março de 1970, permanecendo lá até ter o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa, em 25 de julho de 2001.

Dom Eugênio era irmão de Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito de Natal. Dom Heitor, que reside em Natal, irá ao Rio de Janeiro para participar da missa de 7º dia do falecimento do Cardeal. A missa será celebrada também sábado.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bote Fé na Vida mobiliza 250 cidades na contagem regressiva para a JMJ Rio 2013



Esporte, saúde, fé e qualidade de vida integrados. Estes são os objetivos do “Bote Fé na Vida”, corrida e caminhada que vai movimentar simultaneamente 250 cidades de todo o Brasil no domingo, 22 de julho. Em cada cidade, os participantes vão percorrer a distância de 5 Km e marcar a contagem regressiva de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, marcada para os dias 23 a 28 de julho de 2013.

A iniciativa do “Bote Fé na Vida” é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ. Em cada cidade, há também apoiadores locais, que colaboram para a viabilização do evento.

Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz a Pastoral da Juventude levará jovens que participarão da Caminha Bote Fé na vida Natal, dia 22, em Natal. O evento marcará a jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013. 

A coordenação paroquial da PJ está disponibilizando transporte para os jovens que desejarem participar da Caminhada. A passagem custa R$ 20,00 (ida/volta). As passagens estão a venda com Karla Priscila (9175-8678).

A programação da Caminhada terá inicio às 13h, na Catedral Metropolitana de Natal, com missas, shows, trio elétrico, palco no largo Dom Bosco. 




quarta-feira, 11 de julho de 2012

Arcebispo de Natal recomenda padres a celebrarem missas para D. Eugênio




“Servo bom e fiel! Vem alegrar-te com o teu Senhor!” (Mt. 25,23)

A Igreja de Jesus Cristo que está e é presença viva na Arquidiocese de Natal, por seu pastor e guia, Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, em comunhão com toda a Igreja do Rio Grande do Norte, publicamente, vem manifestar sua solidariedade e pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, filho desta terra potiguar, nascido em Acari, formado padre e bispo no seio de nossa querida Arquidiocese, onde serviu com amor e criatividade pastoral.

Dom Eugênio, sem dúvida, deixa para toda a Igreja e sociedade, um inesgotável legado, de homem de fé, de homem Igreja, firme nos propósitos e convicções, amante da verdade, que é Deus, atuante da Caridade, servidor da Justiça, comprometido com a promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente, dos mais necessitados e excluídos.

À família de Dom Eugênio, na pessoa do nosso venerável irmão no episcopado Dom Heitor de Araújo Sales, a sempre atual gratidão pela oferenda de tão grande servidor da Igreja de Cristo, insigne benfeitor da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, em especial, da Arquidiocese de Natal.

Recomendamos aos padres de todas as paróquias e comunidades eclesiais pertencentes à Igreja particular de Natal, a celebrarem a Missa de Exéquias em sufrágio da alma de Dom Eugênio de Araújo Sales.

Por fim, convido todo o clero, autoridades, agentes de pastoral e fiéis católicos e homens e mulheres de boa vontade para, conosco, celebrarmos a Santa Missa de Exéquias em sufrágio da alma de Dom Eugênio, no 7º dia de sua partida para a Casa do Pai Eterno, a se realizar no dia 14 de julho, às 1l horas, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação.


Pomba branca pousa sobre caixão de D. Eugenio durante velório e emociona público



O corpo do cardeal Dom Eugênio Sales está sendo velado durante esta terça-feira na Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro. De acordo com a Arquidiocese, o arcebispo está sendo homenageado com missas a cada duas horas. O corpo dele chegou à igreja trazido pelo caminhão do corpo de bombeiros e coberto pela bandeira do Brasil.

Ao chegar recebeu uma salva de palmas dos fiéis que participavam da cerimônia religiosa. Uma pomba branca, símbolo da paz também foi lançada ao ar durante a chegada do corpo, mas pouco tempo depois acabou pousando sobre o caixão que já estava dentro da catedral. A pomba permaneceu ao lado do corpo cerca de 40 minutos, emocionando fiéis e os bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio que também estavam no local.



Dom Eugenio morreu aos 91 anos, de causas naturais na noite desta segunda-feira, por volta das 23h, na Residência Assunção, na zona norte da cidade. Segundo a Arquidiocese, nos últimos dias, a rotina de Dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e o gabinete, onde lia jornais e assistia à TV.

Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, Dom Eugenio chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a papa, depois da morte de João Paulo I.



Fonte: http://www.dnonline.com.br/

terça-feira, 10 de julho de 2012

Natal apresentará experiências no 3° Encontro Nacional da Pascom

Participantes do 2° Encontro Nacional da Pascom, no ano de 2010, em Aparecida(SP)
Foto: José Bezerra


Mais de dez pessoas da Arquidiocese de Natal participarão do 3° Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, que acontecerá no auditório do Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), no período de 19 a 22 deste mês. O Encontro começará na quinta-feira, às 19 horas, com o lançamento do logo nacional da Pascom. Em seguida, haverá uma conferência sobre o tema “Comunicação e informação: Igreja e Sociedade”, proferida pelo Diretor Internacional de Ciências Sociais da Universidade de Navarro, Espanha, jornalista Carlos Alberto di Franco.

Na sexta-feira, pela manhã, haverá uma mesa redonda, que abordará o tema do Encontro: “Pascom: identidade e missão”. À tarde, serão oferecidos quatro seminários. Um deles será sobre “Planejamento e Captação de Recursos para a Pascom”. Nesse Seminário, um dos expositores será o Diácono José Bezerra, da coordenação da Pascom, na Arquidiocese de Natal.

Outra experiência da Arquidiocese de Natal será apresentada no sábado, à tarde, no Seminário “A Pastoral da Comunicação no Rádio”. A jornalista Cacilda Medeiros, integrante da coordenação arquidiocesana falará sobre o programa Ritmo Pastoral, apresentado na Rádio Rural de Natal, diariamente, com a participação de correspondentes de 30 paróquias.

Durante o Encontro, também será feita a divulgação do 8o Mutirão Brasileiro de Comunicação, que será sediado em Natal, de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013.
 
Fonte: Arquidiocese de Natal
 

Paróquia de Nova Cruz aguarda nome do novo Pároco e Padre Janilson assume administração


Os fieis paroquianos de Nova Cruz aguardam o nome do novo padre que será nomeado Pároco e assumirá os trabalhos pastorais. No final da missa do último domingo, 8,  foi comunicado que o nome seria divulgado na segunda dia  9, e postado no blog, mas o fato não aconteceu. A equipe da Pascom está de plantão aguardando o sinal verde para divulgar o nome, pois só poderá ser publicado após ser oficialmente noticiado pela Arquidiocese de Natal.

Desde o dia 9, o Vigário paroquial, Padre Janilson Mâcedo está assumindo os trabalhos administrativos e pastorais da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz até a chegada do novo pároco.

Arquidiocese de Natal publica nota sobre Dom Eugênio Sales




A Arquidiocese de Natal, através do Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, divulga nota, por ocasião do falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

Dom Eugênio foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal, em 1954,  e administrador apostólico, em 1962, função que exerceu até 1965, quando foi transferido para a Arquidiocese de Salvador (BA).

abaixo a nota, assinada por Dom Jaime Vieira Rocha.





NOTA DA ARQUIDIOCESE DE NATAL
POR OCASIÃO DO FALECIMENTO DO CARDEAL DOM EUGÊNIO SALES

 Servo bom e fiel! Vem alegrar-te com o teu Senhor!” (Mt. 25,23)

A Igreja de Jesus Cristo que está e é presença viva na Arquidiocese de Natal, por seu pastor e guia, Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, em comunhão com toda a Igreja do Rio Grande do Norte, publicamente, vem manifestar sua solidariedade e pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, filho desta terra potiguar, nascido em Acari, formado padre e bispo no seio de nossa querida Arquidiocese, onde serviu com amor e criatividade pastoral.
Dom Eugênio, sem dúvida, deixa para toda a Igreja e sociedade, um inesgotável legado, de homem de fé, de homem Igreja, firme nos propósitos e convicções, amante da verdade, que é Deus, atuante da Caridade, servidor da Justiça, comprometido com a promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, especialmente, dos mais necessitados e excluídos.
À família de Dom Eugênio, na pessoa do nosso venerável irmão no episcopado Dom Heitor de Araújo Sales, a sempre atual gratidão pela oferenda de tão grande servidor da Igreja de Cristo, insigne benfeitor da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, em especial, da Arquidiocese de Natal.
Recomendamos aos padres de todas as paróquias e comunidades eclesiais pertencentes à Igreja particular de Natal, a celebrarem a Missa de Exéquias em sufrágio da alma de Dom Eugênio de Araújo Sales.
Por fim, convido todo o clero, autoridades, agentes de pastoral e fiéis católicos e homens e mulheres de boa vontade para, conosco, celebrarmos a Santa Missa de Exéquias em sufrágio da alma de Dom Eugênio, no 7º dia de sua partida para a Casa do Pai Eterno, a se realizar no dia 14 de julho, às 1l horas, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Apresentação.


Natal-RN, 10 de julho de 2012.


DOM JAIME VIEIRA ROCHA
Arcebispo Metropolitano de Natal.