quarta-feira, 1 de junho de 2016

Missa Jubilar em Natal

 Coroa da imagem da padroeira do Brasil vai ter grão de terra do RN


Uma missa, no próximo domingo, 5, às 18 horas, na Catedral Metropolitana, marca a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, na Arquidiocese de Natal. Nessa celebração, será entregue uma porção de terra ao missionário redentorista, Padre Evaldo César, de Aparecida (SP). Dela, será tirado um grão para compor a coroa de Nossa Senhora Aparecida, que está sendo confeccionada por ocasião dos 300 anos em que a imagem foi encontrada no Rio Paraíba, no interior de São Paulo, em 1717.  A coroa vai conter grãos de areia de todos os estados do Brasil.

No Rio Grande do Norte, a areia será proveniente de três lugares: Cunhaú, no município de Canguaretama, e Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, terra dos Mártires, padroeiros do Estado; e do Rio Potengi, em Natal, onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese, em 1753.

A missa, no próximo domingo, será presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; concelebrada pelos arcebispos eméritos, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo; pelo bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e pelo bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz; além de padres da Arquidiocese de Natal e do Padre Evaldo César, de Aparecida (SP). A celebração será transmitida pela TV Aparecida.

Coroação marca encerramento do mês mariano em Nova Cruz




A noite de dia 31 de maio foi de festa na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN. Foi a celebração da coroação da imagem de Nossa Senhora, encerrando as festividades marianas. A programação teve inicio com carreata conduzindo a imagem centenária da Imaculada Conceição pelas ruas da cidade, seguida de missa na Igreja Matriz, presidida pelo pároco Pe. Francisco de Assis. No final aconteceu a tradicional coroação de Nossa Senhora. 






segunda-feira, 30 de maio de 2016

Paróquia de Nova Cruz encerra mês mariano e abre festa do Sagrado Coração de Jesus




A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realiza nesta terça-feira, 31 de maio, o  encerramento do mês mariano e abertura da Festa do Sagrado Coração de Jesus. A programação começa com uma carreata saindo da comunidade Lagoa Limpa, às 18 horas e percorrerá algumas ruas da cidade com a imagem centenária da Imaculada Conceição, até a Igreja Matriz onde haverá missa de encerramento e coroação da imagem de Nossa Senhora. A festa do Sagrado Coração de Jesus prossegue continuará no dia primeiro de junho, quarta-feira, com missa e coroação na Igreja de São Sebastião, às 19 horas. A festa prossegue até dia 03 de junho quando acontecerá a programação de encerramento. 


Arcebispo vai criar Paróquia de Santo Antônio de Lisboa

Igreja Matriz de Santo Antônio de Lisboa (Foto: Manoel Filho)


No período de primeiro a 13 de junho, a comunidade de Tibau do Sul festeja o padroeiro, Santo Antônio de Lisboa, com o tema: “Missionário da Misericórdia”. Diariamente, às 6h, há caminhada penitencial e, às 19h30, missa, seguida de atividades sócio-culturais. No dia 13, encerrando os festejos, às 10h, será celebrada missa solene; às 12h, pipocaço, e, às 16h, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento.

Criação da Paróquia

Dentro da programação, o dia 2 será especial para os fiéis católicos. Neste dia, às 19h30, acontece a criação da Paróquia, durante missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Na ocasião, será empossado o primeiro pároco, Padre Luís Paulo da Silva. Ele já está na comunidade desde 2012, quando da criação da Área Pastoral de Santo Antônio de Lisboa.

A nova Paróquia, que compreende o município de Tibau do Sul, é desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, de Goianinha. É formada por 10 comunidades, das quais sete possuem capela. A população do município, segundo o IBGE, é de 11.935 habitantes.

Fonte: Arquidiocese de Natal