sábado, 1 de setembro de 2012

22º domingo do Tempo Comum




Primeira leitura (Dt 4,1-2.6-8)

                Segundo o exegeta Fernando Armellini, o trecho lido como primeira leitura deste domingo, retirado do Livro do Deuteronômio, foi escrito na Babilônia: Babel é o nome hebraico para Babilônia. O flagelo de Deus para Israel. – Entretanto, a partir do século VII, Babilônia desempenha um papel mais direto na história sagrada. A Cidade do mal. – Levantou-se diante de javé com orgulho e insolência (Jr 50, 29-32).
            Israel, coitada para alguns! Desgraçada para outros! Desgraçada, assim considerada, por acharem que lhe faltara a graça, a clemência de Deus. Mas na verdade, ela perdera a devida liberdade, a sua honradez, porque perdeu a terra, o substrato dos seus antepassados, o que eles tanto admiravam e anelavam manter, o templo, seu espaço sagrado, investimentos feitos por reis Davi e Salomão; além do mais temida se não fosse pela sabedoria, seria pela força.
            E agora? Virando a página, Israel está reduzida a uma insignificância, cujo tamanho é sem tamanho, do tamanho da dispersão entre as nações. Quanta humilhação!
            Ainda bem, que apareceu em meio a nebulosidade desesperadora, um piedoso homem, o que aliás, tudo leva a crer que foi Moisés, reanimando os seus companheiros de infortúnio.
            Pois bem, nem tudo está perdido! – Força! Coragem! – É possível que reste dom, dádiva divina: A santa Lei. O trecho em voga lembra que a lei de Israel é sagrada, é obra de Deus, por isso não pode ser alterada.
            Tudo enfim leva a crer que há dois perigos e, que, por isso precisariam ser evitados: tirar algum elemento, eliminar determinadas exigências mais severas, ou ao contrário, acrescentar novas prescrições pela comunidade.
            Há uma possível gravidade em tudo isso porque expõe ao perigo de fazer por “vontade de Deus” aquilo que, ao contrário, não passa de uma invenção dos homens. Se é assim, há o perigo do surgimento da idolatria e, como tal, perigosa, porque conduz a não respeitar mais o ser humano e sua consciência.
            Tenhamos o cuidado necessário para que a religião ao invés de ajudar às pessoas na condução de suas práticas espirituais, ensinamento uma equilibrada interação entre culto e lei, e vice-versa, terminem privando-as do encontro amoroso entre si e com Deus na paz e na alegria de amar, impedindo-as de buscar, consciente e serenamente a condição transcendental.
            Diante de tudo isso, Jesus recomenda aos seus discípulos missionários uma atitude que seja livre e serena: arremessai de cima de vós este jugo absurdo, sem medo de críticas que possam vir daqueles que impuseram indevidamente aos outros, em nome de Deus (cf. Mt 11,28-30).
            Virando a página, passemos para o segundo momento do trecho em voga, os (vv. 6-8). Aqui o autor manifesta a sua alegria pela legislação que Deus confiou ao seu povo, aliás, ainda não deturpada pelas interpretações e pelos acréscimos posteriores. Proclama assim aos seus compratiotas: “... Qual é a nação, de fato, que tem leis e normas tão justas como estas?”.
            Dito isso, agora é hora de voltarmos o olhar para as nossas comunidades. Em alguns lugares e circunstâncias, elas são reconhecidas pelas suas atividades beneficentes. Entretanto, um dia esta atividade subsidiária pode não ser mais necessária, podendo, como temos visto pela substituição da presença das organização assumidas pelas Prefeituras, pelos Estados e até por iniciativas federais.
            Ao parecer visionário de alguns injustos e maldosos, essas comunidades foram fracas e até perderam a sua identidade cristã e, por isso, embarcaram na atitude anti-evangélica e alienada frente ao princípio da solidariedade à dignidade humana.  Seria esta a conclusão? Ou não seria esta outra: Como aconteceu com Israel no exílio, lhes restaria o tesouro, o mais valioso, a dádiva maior que os homens podem receber: a PALAVRA DE DEUS, o EVANGELHO VIVO?

Segunda leitura (Tg 1,17-18.21-22.27)

Da mesma forma a segunda leitura reforça a essência da verdadeira religião, que não consiste em exterioridade, em práticas ingênuas, ultrapassadas, superficiais, mas na dedicação em favor do órfão e da viúva, isto é das “massas sobrantes”.

Evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23)

Agora é a hora do Evangelho!

1.   Jesus está numa encruzilhada
Jesus é procurado por “inquisidores” enviados pelos chefes religiosos de Jerusalém à Galileia.

2.  A função dessa gente:
Espiar Jesus, dedurá-lo e preparar o arquivo para a sua condenação.

3.  Qual o fator atenuante?
Alguns discípulos seus comem com as mãos impuras. A questão é que, segundo a mentalidade dos chefes religiosos, eles estão infringindo a tradição dos antigos. Ou seja, estão sendo feridos os códigos de pureza, que era o que definia a identidade ética e nacionalista do povo.

4.  Qual é a reação de Jesus?
Jesus remove estes princípios exclusivistas afirmando o essencial para Deus: a vida e amor para todos. O Mestre diz assim: “O profeta Isaías bem profetizou a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ´Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. É inútil o culto que me prestam, as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus e vos apegais à tradição humana”.

5.  Inversão de valores: nova moralidade
Com uma inversão, Jesus revela que a impureza é, na realidade, o apego à materialidade do culto, relegando a segundo plano, os gestos de amor ao próximo. “A religião pura e sem mancha diante de Deus e Pai é esta: assistir os órfãos e as viúvas e, suas dificuldades e guardar-se da corrupção do mundo” (Segunda leitura).
A partir do alimento que, sendo ingerido, segue o destino comum, Jesus destaca que o contraste pureza x impureza não está no exterior, corpo, ou nos alimentos, mas no coração. Coração é fonte de ação, boa ou má.

Conclusões a serem refletidas:
Para nos ajudar a interagir a verdadeira fé com a vida que Deus quer, eis aqui algumas conclusões:
a) Os fariseus, apegando-se às tradições humanas e interesseiras, afastam-se da justiça de Deus em seus corações.
b) Pensando assim é possível formular a seguinte pergunta: Continuariam existindo privilegiados e marginalizados, opressores e oprimidos, se as pessoas optassem pela justiça, em meio às relações sociais?
c) É válido salientar que as leituras deste domingo, sobretudo a segunda, nos levam a pensar a verdadeira religião, como sendo “assistir os órfãos e as viúvas em suas dificuldades e guardar-se da corrupção do mundo”. Ou seja, a legítima religião que convence a Deus é a disponibilidade solidária com os marginalizados e seguramente dizer não ao pecado. Eis o desafio que não dispensará o nosso constante empenho: A partir da nossa pertença relacional afetiva e efetiva com a religião, como demonstrar testemunhos fraternais e justos na convivência com os nossos semelhantes, sobretudo os marginalizados?
d) Os patrocinadores de determinados ritualismos alienados e tradicionalismos inconsequentes, porque infectados de preconceitos e tabus, barreiras e ostentações desvairadas, precisam rever essas práticas, porque as mesmas desagradam a Deus, impedindo o cumprimento de sua vontade.  
e) A última: procuremos ver quais são as impurezas existentes em nossos corações, na sociedade e nas comunidades?

Pe. Francisco de Assis

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Paróquia de Nova Cruz realiza abertura do Mês da Bíblia e do Dízimo



A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, é aberta neste domingo, 2 de setembro, com uma caminhada e celebração de missa. Os fiéis se concentram na Praça São Sebastião, às 17h30, de onde saem, às 18h, pelas ruas da cidade, conduzindo faixas e cartazes com mensagens bíblicas, juntamente com 73 crianças, conduzindo cartazes com os 73 nomes dos livros bíblicos.

A caminhada termina na Matriz da Imaculada Conceição, onde o pároco, Pe. Francisco de Assis, preside missa, concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. Durante este mês, a paróquia disponibilizará bíblias para serem adquiridas pelos fiéis, realizará encontros bíblicos e estudos da Bíblia. 

Arquidiocese de Natal se prepara para Semana Social Brasileira




Cartaz da Semana Social

Divulgação



“Estado para que e para quem?” é o tema da 5ª Semana Social Brasileira, que acontecerá no período de 22 a 25 de maio de 2013. As reflexões em busca da resposta desta pergunta já vêm acontecendo, durante este ano de 2012, em dioceses de todo o Brasil.

Em preparação à Semana Social Brasileira, a Arquidiocese de Natal promove duas atividades, no mês de setembro, coordenadas pelo Vicariato Episcopal para as Instituições Sociais. A primeira atividade é um seminário e acontece sábado, dia primeiro de setembro, das 8 às 16 horas, no auditório do IFRN, situado na Av. Rio Branco, no centro da capital. O seminário contará com a assessoria dos professores universitários César Sanson e Íris Oliveira. Os dois serão palestrantes da Mesa Redonda que abordará o tema: “Queremos o Estado a serviço da nação, que garanta direitos a toda população”.

A outra atividade será o Grito dos Excluídos, com uma vigília, que acontecerá dia 6 de setembro, das 18 às 21 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Parnamirim. A programação iniciará com uma missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Depois, haverá um resgate da história dos Gritos dos Excluídos, realizados em anos anteriores, e uma homenagem a Dom Antônio Soares Costa e ao Padre Sabino Gentile, ambos já falecidos.

Semana Social

A realização das Semanas Sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade, desde o início dos anos 90. É um evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e tem a finalidade de mobilizar comunidades eclesiais e movimentos sociais para refletir sobre temas que dizem respeito à busca por um país justo, democrático, solidário e sustentável.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Fiéis de Neópolis preparam festa da padroeira


Coordenadores de pastorais com as imagens peregrinas
Foto: Cláudia



A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Neópolis, prepara os fiéis para a celebração da festa da padroeira, que acontecerá no período de 2 a 12 de outubro. Dez imagens da padroeira estão em peregrinação pelos lares das famílias de Neópolis e Capim Macio, desde 5 de agosto, conduzidas pelos coordenadores de pastorais, serviços e movimentos da paróquia. Eles rezam o terço, a ladainha de Nossa Senhora, fazem a leitura de textos bíblicos e reflexão.

A peregrinação foi iniciada com a missa do envio, no dia 5 de agosto, presidida pelo pároco, Pe. Antônio Nunes.  O período da peregrinação é, também, uma forma de evangelizar as famílias e prepará-las para a festa da padroeira, Nossa Senhora Aparecida. A peregrinação prosseguirá até o dia 28 de setembro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Arquidiocese inaugura programação alusiva ao Centenário de Otto Guerra




Solenidade de lançamento da programação do centenário

Foto: José Bezerra



“Otto Guerra foi um homem muito plural no que diz respeito à sua história”. Com essas palavras, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, abriu seu pronunciamento, na tarde de ontem (29), durante a inauguração da programação alusiva ao Centenário de Otto Guerra e comemoração pelos 50 anos do Concílio Vaticano II. Promovida pela Arquidiocese de Natal, a solenidade aconteceu na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e contou com a presença de padres, familiares de Otto Guerra e representantes de entidades do estado.

Em seu discurso, Dom Jaime falou ainda da contribuição que Otto Guerra deu à Igreja, como leigo. “Otto foi alguém que se integrou à promoção do bem comum, da cidadania. Foi uma pessoa que, sem dúvida, marcou a história de nossa Igreja Católica como leigo”, ressalta.

Para Marcos Guerra, filho do homenageado, essa programação recria o legado que Otto deixou à sociedade. “É, com certeza, uma grande honra que nós, filhos de Otto, participarmos desta homenagem, pois ele fortaleceu todas essas causas que representou, e é um incentivo para que os familiares continuem a sua trajetória”, pontua.

Durante o evento foi apresentada ainda a programação oficial do centenário, que será realizada no período de 25 de outubro de 2012 a 02 de julho de 2013, envolvendo a realização de quatro painéis com temas alusivos à participação de Otto na Igreja, como o Movimento de Natal e o Concílio Vaticano II. Encerrando a programação, no dia 02 de julho de 2013, quando acontece a realização do último painel, será lançado o livro de autoria de Dom Jaime, intitulado “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: O arauto da dignidade humana nos sertões potiguares”.

A solenidade encerrou com a apresentação do núcleo que vai compor a Comissão Justiça e Paz, apresentada por Dom Jaime.

Confira a programação completa:

25/10/2012 – Painel
Tema: O Leigo à luz do Vaticano II
Hora: 19h
Lançamento do livro de Zélia Guerra “Vida e obras de Otto Guerra”

14/03/2013 - Painel
Tema: Movimento de Natal
Hora: 19h
Lançamento do Livro “Pelos Caminhos do Potengi” (autobiografia do Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros)

16/05/2013 – Painel
Tema: Vaticano II, 50 anos depois. E agora?
Hora: 19h
Lançamento do livro onde consta a tradução de uma entrevista feita com D. Eugênio de Araújo Sales, através de Michael Murphy. A mesma trata do Movimento de Natal, a Igreja numa região em desenvolvimento e as repostas pastorais e sociais a estas realidades.

02/07/2013 – Painel
Tema: Igreja e Desenvolvimento (enfocando a juventude neste contexto)
Hora: 19h
Lançamento do livro “Monsenhor Expedito Sobral de Medeiros: O arauto da dignidade humana nos sertões potiguares. Autor: Dom Jaime Vieira Rocha”

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Escola da Fé São Tomas de Aquino formou primeira turma

Turma Diácono José Jeová - Escola da Fé

Os alunos da primeira turma Diácono José Jeová da Escola da Fé São Tomás de Aquino participaram da solenidade de entrega dos certificados realizado no último dia 28 de agosto, no Salão Paroquial São Sebastião. Uma noite que ficará para história da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, quando por iniciativa do Diácono Permanente José Jeová formou a primeira turma da Escola da Fé. No dia 2 de junho aconteceu aula inaugural e depois de 3 meses de estudo em sala de aula do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, os alunos tiveram a oportunidade de receber o certificado por conclusão do curso.

A solenidade teve a presença ilustre do Vigário Geral e ex-pároco, Padre Edilson Soares Nobre, que foi o padrinho da turma. O novo pároco de Nova Cruz Pe. Assis, falou sobre a importância da Escola da Fé. Os padres Janilson Macêdo, vigário paroquial de Nova Cruz e Iranildo Augusto de Passa e Fica, junto com as irmãs religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana do Bom Conselho também participaram da solenidade.






Pe. Assis, Pároco de Nova Cruz

Pe. Edilson Nobre, padrinho da turma




Terezinha Januário, oradora da turma






Placa em homenagem aos alunos da Escola da Fé



Equipe de assessores da Escola da Fé

VEJA MAIS FOTOS CLICK AQUI

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pastoral do Dízimo prepara encontrão


A Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Natal completa 15 anos de evangelização este ano. Para comemorar a coordenação arquidiocesana convida todos os dizimistas para o Encontrão que acontecerá dia 15 deste, na Catedral Metropolitana, a partir das 13 horas. Este ano teremos uma novidade esse ano, não teremos uma ficha de inscrição o agente da pastoral compra a camisa e vem celebrar conosco de grande momento de evangelização, fala o coordenador Randenclecio de Souza Xavier. O valor é de 15,00 reais pode ser adquirida na coordenação da Pastoral do Dízimo. No último domingo, dia 26, aconteceu encontro reunindo agentes do dízimo do 8º zonal, em Monte Alegre.

Fotos do encontro em Monte Alegre


Casal articulador do 8º zonal

casal da equipe do Dízimo de Santo Antonio

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Caminhada abre mês da Bíblia e do Dízimo em Nova Cruz



A programação do Mês da Bíblia e do Dízimo, na paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, é aberta neste domingo, 2 de setembro, com uma caminhada e celebração de missa. Os fiéis se concentram na Praça São Sebastião, às 17h30, de onde saem, às 18h, pelas ruas da cidade, conduzindo faixas e cartazes com mensagens bíblicas, juntamente com 73 crianças, conduzindo cartazes com os 73 nomes dos livros bíblicos.

A caminhada termina na Matriz da Imaculada Conceição, onde o pároco, Pe. Francisco de Assis, preside missa, concelebrada pelo Pe. Janilson Macedo. Durante este mês, a paróquia disponibilizará bíblias para serem adquiridas pelos fiéis, realizará encontros bíblicos e estudos da Bíblia. A proposta é estudar o Evangelho de São Marcos, associando ao projeto nacional de evangelização, definido na Conferência de Aparecida e assumida pelos Bispos, na assembleia de 2011.




Fiéis conduzirão Bíblias e cartazes


Fotos: Abertura em 2011

Reunião entre equipes do 8º Muticom apresenta andamento das atividades




Participantes das equipes que preparam o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Foto: Cacilda Medeiros



Apresentar os encaminhamentos dos trabalhos desenvolvidos e planejar novas ações em prol do 8º Muticom. Esse foi o objetivo da reunião entre as cinco equipes organizadoras do evento, realizada no sábado (25). O encontro contou também com a participação do padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador (BA), que veio falar sobre a experiência do 3º Muticom, sediado na capital baiana, em 2003. As atividades aconteceram no centro pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro Candelária, zona sul de Natal.

Conduzidas pelo padre Edilson Nobre, coordenador geral do 8º Muticom, as equipes de Comunicação, Espiritualidade, Infraestrutura, Cultura e Acadêmica tiveram cerca de dez minutos para apresentar as ações já realizadas. Entre outras ações, foi apresentada ainda, a programação oficial para o evento, que já está parcialmente disponível no site do Muticom. A divulgação oficial acontecerá no lançamento do mutirão, no dia 31 de outubro.

Durante suas considerações, padre Manoel Filho parabenizou a equipe organizadora do evento pelo bom andamento dos trabalhos. “A edição de Natal com certeza será um sucesso”, afirma. Segundo o padre, a realização dos mutirões é importante, uma vez que, são eventos da Igreja para a sociedade e que abordam temas diversos e atuais.

Encerrados os trabalhos do dia, foi agendada uma nova reunião para os coordenadores das equipes no dia 12 de setembro.

Sobre o mutirão

A 8ª edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizada no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, em Natal (RN), e traz como tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.  O evento é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e Signis Brasil, em conjunto com outras instituições.

Fonte: Arquidiocese de Natal


Formatura da Escola da Fé acontece nesta terça


Cerca de 38 alunos receberam certificado de conclusão da primeira turma da Escola da Fé São Tomás de Aquino. A solenidade acontece nesta terça-feira, 28, a partir  das 19h30, no salão paroquial São Sebastião.  A programação consta de descerramento da placa com nomes de todos os alunos, entrega dos certificados e palavras do padrinho da turma, Pe. Edilson Nobre, do pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis e do diácono José Jeová. 

Novos casais do ECC foram apresentados na missa

Alunos da Escola da Fé

No domingo, 26, a Paróquia de Nova Cruz conheceu os novos casais que participaram do 20º Encontro de Casais Com Cristo - ECC.  A apresentação aconteceu na missa das 19 horas, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Assis. Na mesma noite 38 alunos da Escola da Fé São Tomás de Aquino participaram da missa em ação de graças pelo final do curso. A solenidade de entrega dos certificados acontece nesta terça-feira, 28, no Salão Paroquial de São Sebastião.




Alunos da Escola da Fé



Casais do ECC



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Paróquia de Nova Cruz comemora dia do catequista



 A missa com as crianças na tarde do domingo, 26, na Igreja de São Sebastião foi especial para os catequistas da Paróquia de Nova Cruz. O Pe. Janilson Macêdo presidiu a celebração eucarística e falou na pregação sobre os trabalhos desenvolvido pelos catequistas, em especial, em Nova Cruz. No final da missa as catequistas receberam o ministério do Catequista e participaram de uma confraternização no salão paroquial de São Sebastião.

Missa 




Pe. Janilson Macêdo

 Momento da entrega do ministério



 Momento da confraternização