sábado, 19 de janeiro de 2013

Multidão participará do encerramento da Festa de São Sebastião


Uma multidão de fieis devotos de São Sebastião participarão da procissão de encerramento da festa de São Sebastião, em Nova Cruz , neste domingo, dia 20, a partir das 16 horas. Os devotos oriundos de diversas cidade do país sempre vem a Nova Cruz para os festejos de São Sebastião.  A procissão percorrerá várias ruas do bairro São Sebastião, com a imagem do santo, e depois será realizado a missa de encerramento presidida pelo ex-pároco de Nova Cruz, Pe. Robério Camilo, hoje pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourde, Petropolis- Natal, concelebrada pelos padres Francisco de Assis, atual pároco, e Janilson Macedo, vigário paroquial. A festa teve inicio dia 11 com a presença de Dom Matias Patricío. 




Fotos da procissão e missa de encerramento realizado em 2012



Tradicional Festa de São Sebastião com Meirinhos do Forró


Acontece neste sábado, 19, a tradicional social de Festa de São Sebastião, em Nova Cruz. Após a santa missa, que será às 19 horas, começa a funcionar a quermesse com funcionamento da barraca e show do grupo Meirinhos do Forró. A festa de São Sebastião é uma realização da Paróquia de Nova Cruz, com apoio do comercio local e instituições governamentais. A cada a festa vem crescendo bastante, tanto na parte religiosa, como na social, tendo o dia principal, 19 de janeiro, véspera do dia de São Sebastião,  20 de janeiro, padroeiro do bairro, cujo nome é o mesmo do santo.  





II Domingo do Tempo Comum - comentário litúrgico



Neste II domingo do Tempo Comum, vamos refletir as relações entre Deus e o seu povo, ao modo da relação que há entre os verdadeiros esposos. Aqui, Deus é o esposo, e o povo, a esposa. Por mais que a esposa seja infiel, o esposo manterá sua fidelidade.

 I leitura (Is 62,1-5)
                Contextualizando o fragmento da I leitura deste II domingo do Tempo Comum, é possível sinalizá-lo como sendo do período da volta do cativeiro da Babilônia. É tido como o Terceiro Isaías (capítulos 56-66). Um primeiro elemento que, não deixa de ser válido chamar atenção é a época com suas particularidades, na qual brotou este texto. Época assinalada por grandes decepções e também por grandes esperanças.
                Isaías interpreta Deus que, ao tratar da cidade, Jerusalém ou Sião, Ele o faz a partir de uma linguagem que é própria ao relacionamento entre esposos. Trata-se, portanto, da metáfora do casamento. O estilo é de um poema, no qual se sobrepõem e se fundam a imagem solar e a do rei vitorioso no dia de seu casamento; em termos conceituais, o rei é o sol. A aurora ilumina a cidade (60,1s), que com a sua muralha completada com ameias parece uma coroa refulgente sobre o monte, visível de longe e magnífica.
                A cidade, Jerusalém ou Sião, significa o povo, a nação; tal significado está além do sentido físico. Tudo fala de retorno, de vida nova, de vitória, de “página virada”. O povo está voltando do cativeiro. Esse povo torna-se uma joia nas mãos de Deus. Javé está apaixonada por ela, que já não é uma mulher sem nome, mas tem dignidade, é uma senhora.
                Mas tudo isso tem um preço, é preciso organizar o povo e abrir caminhos.

Evangelho (Jo 2,1-12)
                Assim como a primeira leitura, o evangelho também se serve da imagem do casamento para tratar das relações entre Deus e o seu povo.
                Talvez seja interessante, pelo menos para corrigir um pouco a nossa curiosidade, nos determos em alguns pormenores surpreendentes, que é possível que nos deixem perplexos.
                Por exemplo: Se os convidados já estavam quase ébrios, por que oferecer mais vinho? Por que o texto não fala dos noivos como protagonistas? Por que não se fala da “mãe de Jesus”, sem citá-la pelo nome? Pergunta-se também por qual razão deveria haver numa simples casa tantas talhas de pedra só para as purificações?
                Tudo isso é muito interessante dentro da dinâmica exegética e hermenêutica, porque corrige a nossa abstração no contato com os textos bíblicos.
                Contudo, é bom entendermos o mais importante: não estamos aqui diante de um simples fato de crônica: por trás de um acontecimento aparentemente simples ocultam-se ideias mais profundas! É preciso enxergar os sinais, o significado das expressões, das figuras, do espírito. É o que vamos ver agora.
                O Evangelho de hoje trata das “Bodas de Caná”. Duas ideias básicas, tiradas do Antigo Testamento, estão sempre presentes no Evangelho de João: “aliança” e “criação”. Jesus inaugura a Nova Aliança e dá início à Nova Criação. Situando Jesus num casamento falido, como o de Caná, o evangelista quer alcançar outro alvo, ou seja, mostrar quem é o “esposo da humanidade”.
                Na Bíblia, o casamento é sinônimo de aliança. Na linguagem profética, ser infiel à aliança é a mesma coisa que ser adúltero. A aliança antiga caducou.
                Jesus é aquele que inaugurou a Nova Aliança, aquele que trás vinho novo, em abundância e com ótima qualidade.
                A abundância de vinho (mais de 600 litros, cf. 2,6) era o sinal da chegada do Messias, que vai trazer o amor definitivo. Chegou, portanto a hora de Jesus, que se consumará na cruz, ao provar seu amor de forma ilimitada. Ele veio para todos.
                E o que dizer da Mãe de Jesus no casamento de Caná? Maria, no casamento de Caná é símbolo dos que se conservam fiéis a Deus, na expectativa da realização das promessas messiânicas. Ele faz e lembra a todos que também façam o mesmo, isto é, o que Jesus mandar. Jesus mostra à sua mãe que a antiga aliança não tem mais razão de ser. Ele é o verdadeiro esposo da humanidade, pois traz vida em plenitude. Não se trata mais de troca de favores ou ritos de purificação (as talhas vazias), mas em base ao amor pleno e verdadeiro.
                O acontecimento de Caná assinala o início dos sinais de Jesus que têm como finalidade levar a nova humanidade à maturidade da fé e à posse da vida. Ainda é possível descobrir dentro dos objetivos deste texto a tão frisada “hora de Jesus”. Caná encontra seu ápice na cruz. É lá que se encontra seu amor até às últimas consequências.
                Atenção: É tempo de plenitude, de vinho novo e de ótima qualidade. È hora de Jesus. Só será nova se andar em comunhão com Jesus, o vinho novo, responsável por vida em plenitude.
II leitura (1 Cor 12,4-11)
                Paulo percebe que a comunidade de Corinto está passando por alguns desvios internos e externos. Um desses desvios é a questão dos carismas. A comunidade não assimilara de modo maduro e responsável a vida nova que brotava do evangelho, pois na questão dos carismas dava-se valor unicamente àqueles carismas extraordinários capazes de causar impacto nas pessoas: falar em línguas, profetizar, fazer curas e milagres. Para os coríntios era isso. E o pior, cada qual que quisesse aparecer. Paulo lhes dirá: se alguém, que não é da comunidade, entrar nesse momento, pensará ter entrado num manicômio! (cf. 14,23).
                Os coríntios, portanto, achavam que o Espírito só se manifestava nos dons espetaculares. Por isso Paulo procura alargar o horizonte da comunidade. “São distribuídos muitos dons, mas o Espírito é o mesmo (12,4). Na comunidade, cada um recebe uma manifestação do Espírito para o crescimento de todos.
                Alguns questionamentos: Por que tantos sem a devida definição religiosa, espiritual, cristã? Ou, se a possui, por que não demonstrar com maior convicção cristã? Será que não está faltando “o vinho novo”? Cadê o papel da mãe de Jesus: provar a transformação nas velhas estruturas mentais em cada um de nós?

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova cruz - RN



               


Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 viaja a Roma



Parte da comitiva do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, coordenada pelo secretário-executivo, monsenhor Joel Portella Amado, está em Roma desde 9 de janeiro. O arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro e presidente do COL, dom Orani João Tempesta, chega a Roma na próxima semana.

Nesta segunda-feira, 14 de janeiro, desembarcaram na capital italiana os demais membros da comitiva com os bispos auxiliares da arquidiocese do Rio e vice-presidentes do COL, dom Paulo Cezar e dom Antonio Augusto Dias Duarte.

Durante a permanência na capital italiana, três integrantes da comissão, padre Márcio Queiroz, diretor do Setor de Comunicação, padre Leandro Lenin, diretor do Setor de Preparação Pastoral e dom Antonio Augusto Dias Duarte, participaram do programa “Em Romaria”, produzido pelo Programa Brasileiro da Rádio Vaticano (RV). Ainda na manhã de segunda-feira, dom Antonio Augusto foi hóspede da habitual reunião de redação semanal da RV, ocasião em que os redatores destacam os temas a serem abordados na programação da emissora.

Neste especial, dom Augusto ressalta que o trabalho da Comissão, nestes dias, está se centrando em questões relacionadas à hospedagem e ao patrocínio; fala da sinergia entre os três níveis de governo no país, e dá destaque à receptividade dos cariocas e à religiosidade popular dos brasileiros.

Fonte: CNBB

Imagem de São Sebastião visita Comitê Organizador Local da JMJ



O arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013,  Dom Orani João Tempesta,  levou a imagem peregrina do padroeiro da cidade e da Arquidiocese do Rio de Janeiro e Patrono da Jornada, São Sebastião, para visitar a equipe na tarde de hoje, 16 de janeiro. Todos rezaram pela intercessão de santo para o Rio e para a JMJ.

Dom Orani comentou o texto da Carta aos Hebreus, lido durante a trezena e que fala de acolhida, afirmando que a leitura foi iluminadora para todos ali presentes. “A vida de fé, pois somos amigos na fé, nos leva acolher uns aos outros. Para que a cidade possa ter mais acolhimento, começamos por aqui entre nós, no Comitê, para que o sejamos ainda mais entre nós”, disse o presidente do COL.

O arcebispo também falou sobre o acolhimento aos peregrinos, da disponibilidade e boa vontade de voluntários e funcionários, do Brasil e do exterior, que vivem em comunhão e conseguem vencer as dificuldades para organizar esse grande evento.

Segundo dom Orani, quanto mais dermos testemunho, maior será espírito de unidade para semear na cidade a acolhida. Ele falou da importância de sermos generosos: "Aquele mesmo Jesus, que São Sebastião e Odettinha seguiram, é quem seguimos também hoje. É Jesus que vai realizando a Jornada dentro de nós”, completou.

A busca dentro da organização é criar um ambiente favorável para a santidade da juventude que virá para o Rio de Janeiro e possam voltar para suas casas com o coração transbordante de alegria querendo viver ainda melhor a vida cristã, em seu chamado missionário.

Setor do Vaticano

Um novo setor do COL foi apresentado durante a celebração. O Setor do Vaticano, o 17º  da organização, cuidará da estadia do Papa Bento XVI no Rio de Janeiro durante a JMJ. O responsável pelo novo setor é o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio, Dom Roque Souza, que irá organizar os detalhes, desde a comida, contato com o Governo, transporte até verificar tudo o que for necessário nos vários apartamentos que serão ocupados pelos que virão de Roma. No final do mês de janeiro todos os detalhes serão definidos.

Fonte: CNBB

Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia realiza Nordestão de Liturgia



Entre os dias 14 e 25 de janeiro, acontece em Crato (CE), o Nordestão de Liturgia. O curso, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está sendo realizado no Centro de Expansão dom Vicente de Paulo Matos.

Há dezenove anos acontece o Nordestão de Liturgia, que tem o objetivo de “construir, como discípulos missionários de Jesus Cristo, um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas dos participantes, à luz da Tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito, que é fonte de uma liturgia orante e inculturada no chão nordestino”.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, padre Hernaldo Pinto de Farias, o curso conta com três etapas e, ao todo, são 171 participantes em cada uma das etapas: 96 participantes, na primeira etapa; 43 participantes, na segunda etapa; e 32 participantes, na terceira etapa.

O bispo de Crato e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Fernando Panico, sendo perguntado sobre a importância deste curso para o Nordeste, disse: “O curso é um grande presente de Deus para o Nordeste, pois, nestes dezenove anos de existência, tem promovido uma verdadeira renovação da liturgia no nordeste. Por causa disso, e agora em sua modalidade também de especialização, tem aumentado o número de participantes a cada ano”.

Dom Fernando Panico ainda explica que o Nordestão é “um espaço de vida nova na Igreja. Ele vem responder aos anseios e inspirações emanadas da Constituição Sacrosanctum Concilium, neste ano do seu jubileu de ouro, do Catecismo da Igreja Católica, em seus vinte anos de promulgação, que em sua IV seção sobre a liturgia nos dá uma riqueza de conteúdos para serem postos em prática”.

Para o bispo é um momento especial e propício para a realização do curso. “O Nordestão de liturgia encontra-se dentro do ano da fé. Onde podemos assumir, viver, aprofundar e amadurecer a nossa fé, se não na liturgia?”, pergunta o bispo. “Desejo que todos os participantes, vindos das mais diversas dioceses do norte, nordeste e sul do Brasil, sintam-se em casa aqui nas terras do Cariri. E que aprofundem sua fé pelo estudo da liturgia ‘cume e fonte’ da vida da Igreja”, finaliza.


Fonte: CNBB

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Festa de São Sebastião 2013




A Festa de São Sebastião está acontecendo desde o último dia 11, na Paróquia de Nova Cruz. Caminhadas penitenciais e celebrações fazer parte da programação diária. Nos dias 18 e 19, acontece a programação cultural com funcionamento de barraca e atrações musicais, ao vivo. Ao lado da Igreja de São Sebastião será armado a barraca da festa. Na programação religiosa teremos a presença dos padres: Vicente (Santa Cruz), nesta quinta-feira, 17; Pe. Assis (Pároco), dia 18; Pe. Darci Lopes (Paróquia de S. Francisco – Lagoa de Pedra), dia 19 e  Pe. Robério Camilo [N. Senhora de Lourdes - Petrópolis – Natal], dia 20. 

No domingo, dia 20, acontecerá o encerramento a festa de São Sebastião, com procissão saindo da Igreja de São Sebastião, às 16, percorrendo varias ruas do bairro são Sebastião. Durante o percurso fieis devotos conduzirão a imagem do santo, muitos deles com roupas e trajes de cor vermelha, mesma cor da roupa do mártir Sebastião, em devoção ao santo e também em agradecimento por graças alcançadas. Depois da procissão acontece a missa de encerramento presidida pelo Pe. Robério, concelebrada pelos padres  Francisco de Assis Inácio (Pároco), e  Janilson Francisco de Macêdo (Vig. Paroquial) e participação do Diác. José Jeová.

Neste dia a cidade de Nova Cruz recebe milhares de devotos que moram em outros estados. Eles visitam os familiares e participam dos festejos em homenagem a São Sebastião. A equipe da Pascom fará a cobertura do encerramento com fotos e depoimentos de alguns desses devotos que serão publicados deste blog e no site da paróquia:  paroquiadenovacruz.com.

Fotos da festa 2013




Fotos da procissão de encerramento em 2012





Padres e lideranças se reúnem em Nísia Floresta para tratar sobre lançamento da CF



Reunião realizada em Nísia Floresta, na manhã desta quarta-feira
Foto: Luiza Gualberto

Entre os dias 14 e 15 de fevereiro, a Arquidiocese de Natal vai sediar o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013 (CF). Na oportunidade serão comemorados os 50 anos de criação da CF, que teve início no Rio Grande do Norte, na comunidade de Timbó, município de Nisia Floresta. Para dar os encaminhamentos finais da programação festiva, aconteceu, na manhã desta quarta-feira (16), uma reunião, em Nísia Floresta, que contou com a presença de padres da Arquidiocese, lideranças religiosas e civis. A programação na cidade vai acontecer no dia 14 de fevereiro, e terá início às 14h, com a acolhida ao núncio apostólico do Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, e a comitiva de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. Às 14h30, acontecerá uma coletiva de imprensa, seguida da celebração da santa missa, às 15 horas. Às 16h, será realizada a reabertura da casa das irmãs missionárias de Jesus Crucificado, incentivadoras do surgimento da Campanha da Fraternidade. Em seguida, haverá a visita ao túmulo da poetisa Nisia Floresta. Às 17h, a comitiva segue para a comunidade de Timbó, onde haverá homenagens, visita a capela de São Gonçalo (padroeiro da comunidade), apresentação sobre o nascimento da CF em versos, oração do ângelus, benção do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e descerramento da placa alusiva aos 50 anos da campanha.

No encerramento da programação em Nísia Floresta, às 19h,  acontecerá um show religioso. Segundo o padre Edilson Nobre, vigário geral da Arquidiocese de Natal, a reunião foi muito positiva, uma vez que foi possível analisar as atividades já realizadas e planejar os próximos passos, além de animar as paróquias a participarem da programação festiva. "É muito importante que as paróquias participem ativamente dessa programação, uma vez que marca um momento de grande relevância para a Arquidiocese de Natal", frisa.

No dia 15, a programação alusiva ao jubileu e ao lançamento nacional da CF será desenvolvida em Natal.



Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Papa faz apelo pela unidade dos cristãos



Ao término da audiência geral desta quarta-feira, 16, o Papa Bento XVI recordou que nesta sexta-feira, 18, inicia-se a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O Santo Padre convidou todos a rezarem pedindo o dom da unidade entre os cristãos, para que todos professem juntos que Jesus é o Salvador.
                                                                      
“Convido todos a rezar pedindo com insistência a Deus o grande dom da unidade entre todos os discípulos do Senhor. A força inesgotável do Espírito Santo nos estimule a um empenho sincero de busca da unidade, para que possamos professar todos juntos que Jesus é o Salvador do mundo”, disse o Santo Padre. 
O subsídio para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que será celebrada em muitas partes do mundo em janeiro de 2013, vem da Índia. Neste ano, a Semana tem como tema “Aquilo que o Senhor exige de nós”, inspirado em um trecho do profeta Miguéias (cfr Mi 6, 6-8). O material foi preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação de Universidade Católica de toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas na Índia. 
No Brasil, essa Semana se realiza entre Pentecostes e Ascensão. Todos os anos, o subsídio que acompanha as celebrações desta iniciativa, que teve início em 1908, é confiado a um grupo ecumênico de um país diverso.

Fonte: Canção Nova


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Setor Juventude promoverá evento em preparação para Jornada Mundial da Juventude



Cartaz do Ilumina fé

A partir deste mês de janeiro, o Setor Juventude da Arquidiocese de Natal promoverá, uma vez por mês, uma atividade intitulada “Ilumina Fé”. O evento faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude - JMJ, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano. O primeiro Ilumina Fé acontecerá no próximo dia 26, na Catedral Metropolitana, iniciando às 22 horas, com a celebração da missa. Após a missa, será implantado e rezado o Terço da Juventude, seguido de uma catequese sobre a JMJ. Às duas da madrugada, terá início uma adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo-se Vigília dos Jovens Adoradores, até às 6 da manhã do domingo, 27. Durante toda a noite, haverá animação por conta de ministérios de música, além de momentos de formação com base no YouCat - o catecismo jovem, ação de graças e louvor.

“Acredito que o Ilumina Fé será uma excelente oportunidade de conversão, solidificação da fé e perseverança da minha dos nossos jovens”, destaca o coordenador arquidiocesano do Setor Juventude, Diácono Inácio Lopes.

O Ilumina Fé também tem o objetivo de preparar os jovens para a Semana Missionária, evento que acontecerá na Arquidiocese de Natal, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Jovens da JMJ terão assistência médica integral





Cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e acadêmicos de medicina e enfermagem, são esperados para trabalhar como voluntários na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho de 2013. Um núcleo de dez pessoas, coordenado pelo médico e voluntário da saúde na JMJ, Pedro Pimenta de Mello Spinetti, já trabalha para garantir o bem estar de todos os participantes no evento.

Com o aumento das temperaturas e o acúmulo de pessoas em um só local, o risco da proliferação de bactérias e vírus é grande. Pedro explica que além da oração é preciso se preocupar com o estado de saúde dos voluntários e milhões de peregrinos que virão para o Rio de Janeiro.

“Algumas ações estão sendo planejadas desde 2011 para capacitar os voluntários, não só da área da saúde, mas de todas, para garantir um evento sem riscos. Pequenas ações como distribuição de água potável em grande quantidade, lavar as mãos antes de distribuir alimentos, coleta e separação do lixo são atitudes fundamentais para reduzirmos o número de eventos adversos à saúde durante a JMJ”, explica o médico.

O número ideal de médicos e enfermeiros para atuar na saúde, segundo Pedro, seria de 600 voluntários, mas os peregrinos não deixarão de ser atendidos em qualquer emergência: “O Brasil é um dos poucos países do mundo com sistema de saúde com atendimento universal e até mesmo os estrangeiros têm direito a assistência nos Hospitais do SUS. Certamente, durante a JMJ, todo o sistema de saúde da cidade estará de prontidão para receber os peregrinos que dele necessitarem”, finaliza.

Fonte: CNBB

Campanha da Fraternidade completará 50 anos em 2013



Cartaz da CF 2013
   
Este ano, a igreja do Brasil estará mais voltada para as temáticas relativas à juventude. No dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF), com o tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8). Mas além da atenção voltada à juventude, em sua temática, outro motivo de celebração é que a campanha estará completando o seu cinquentenário de fundação.

A Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada anualmente pela Igreja católica, sempre no período da Quaresma. A cada ano é escolhido um tema, que define sob qual perspectiva a solidariedade será despertada, em relação a questões que envolvem toda sociedade brasileira.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, afirma que um dos papéis da CF é ser um “elo” entre a igreja, os fiéis e a sociedade. “A campanha da Fraternidade é a igreja a serviço da sociedade, é uma evangelização que ultrapassa as fronteiras da igreja e, dessa forma, a igreja cumpre, de fato a sua missão, que é evangelizar de uma forma bem ampla”, explica o padre.

A história da fundação da CF teve início quando três padres responsáveis pela Cáritas brasileira, em 1961, idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal (RN), com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos.

No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. A princípio não houve grande êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.

“Esta Campanha, desde seu nascedouro na arquidiocese de Natal, mostrou que seria um importante instrumento para os fiéis viverem intensamente a quaresma, pois foi capaz de fazer convergir as orações e reflexões para gestos concretos de conversão e transformação da realidade, em vista do mistério pascal de Nosso Senhor Jesus Cristo”, elucida padre Luiz.

Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, o que foi fundamental para a concepção e estruturação da CF. Ao longo de quatro anos, durante as sessões do Concílio, onde houve diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências, nasceu e cresceu a CF.

Sobre a celebração aos 50 anos da CF, padre Luiz Carlos revela que este é um momento de “voltar às raízes do espírito que levou ao nascimento da CF”. Para o lançamento, ficou definida na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013, uma visita ao município de Nísia Floresta (RN), localidade onde a Campanha teve início.

A programação seguirá ainda no dia 14, à tarde, quando haverá uma entrevista coletiva com a imprensa. No dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17h, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20h, será celebrada uma missa na Catedral Metropolitana de Natal (RN).

Fonte: CNBB

ECAN abrirá matrículas em fevereiro



Concluintes do Curso de Comunicação para a Pastoral, turma 2012
Foto: Thiago Augusto



As matrículas para o Curso de Comunicação para a Pastoral – turma 2013, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, serão abertas dia primeiro de fevereiro. Os interessados devem procurar a sala da Pastoral da Comunicação, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral, no horário das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. No ato da matrícula são exigidas uma cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio, do RG e do CPF, duas fotos 3X4 e uma taxa de R$ 25,00.

As aulas do Curso de Comunicação para a Pastoral terão início em março, se estenderão até dezembro e acontecem uma vez por mês, sempre em um final de semana. Durante o ano, os alunos estudarão 11 disciplinas: Pastoral da Comunicação, Fotografia, Assessoria de Comunicação, Marketing, Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Rádio, Expressão Oral e Escrita, Jornal Impresso, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Comunicação Pessoal e Grupal e Comunicação na Liturgia.

O Curso é aberto aos agentes da Pascom, de outras pastorais e demais pessoas interessadas. No final do curso, o aluno que cumprir todas as exigências, receberá o certificado, com valor de extensão universitária, emitido pela Faculdade Dom Heitor Sales.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Comissão dos Diáconos avalia e planeja ações




Da esq.: Diác. José Aderaldo, Diác. José Duran e Diác. Manoel Correia
Foto: José Bezerra



A diretoria da Comissão Regional dos Diáconos do Nordeste 2, sob a presidência do Diácono José Aderaldo, de João Pessoa-PB, reuniu-se nos dias 12 e 13, em Camocim de São Félix (PE), para avaliar a caminhada de 2012 e definir as ações para este ano. Estavam presentes, além do presidente: o vice-presidente, Diác. Manoel Correia, de Maceió-AL; o Secretário, Diác. Haroldo Lima, de Natal-RN; o Tesoureiro, Diác. Edjasme Tavares, de Garanhuns-PE; o assessor de Equipe de Comunicação, Diác. José Bezerra, de Natal-RN; e o assessor da Equipe de formação, Diác. José Durán, de Palmares-PE. Após um momento de oração e meditação da Palavra de Deus, pelo método da leitura orante, o Presidente, Diác. José Aderaldo, fez um relato das atividades, destacando, entre outros pontos, o encontro regional realizado em Natal, com temática sobre os 50 anos do Vaticano II.

Para 2013, a primeira atividade será o Retiro Regional para Diáconos, aspirantes e esposas, que será realizado de 14 a 17 de fevereiro, em Camocim de São Félix. Cada província Eclesiástica – Olinda e Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN e Maceió-AL – realizará um encontro provincial com os formadores das escolas diaconais, ainda no primeiro semestre de 2013. A Diretoria da CRD confirmou presença na Assembleia não eletiva da Comissão Nacional dos Diáconos – CND, de 19 a 21 de abril, em Florianópolis-SC.


Fonte: Arquidiocese de Natal