sexta-feira, 26 de maio de 2017

Paróquia divulga programação de encerramento do mês de maio




A Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, divulgou a programação de encerramento do mês de maio 2017, na próxima quarta-feira, dia 31. A programação começará com carreata saindo às 18h30, com a imagem da padroeira, da comunidade Lagoa Limpa para Igreja Matriz onde haverá missa. Após a missa acontecerá a tradicional coroação de Nossa Senhora, apresentações, quermesse e show mariano. 


Reunião do Conselho Pastoral



O pároco Pe. Francisco de Assis convoca todos os conselheiros pastorais para reunião ordinária a ser realizado neste sábado, 27 de maio de 2017, no Salão do ECC, a partir das 8h. São membros do Conselho Pastoral Paroquial, os coordenadores das pastorais, movimentos, serviços, além dos representantes das irmandades e comunidades. 

Lurdete Franco - Missa de 30º Dia


Nesta sexta-feira, 26 de maio de 2017, acontecerá a missa de 30º dia do falecimento de Lurdete Franco de Oliveira. A missa será na Igreja Matriz da Imaculada Conceição, às 19h, presidida pelo pároco, Pe. Francisco de Assis Inácio. Lurdete era membro da Pastoral do Dízimo. Ela faleceu no dia 26 de abril.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Arcebispo anuncia funções de novos padres



No início da noite desta quarta-feira, 24, na Catedral Metropolitana de Natal, o Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, ordenou quatro sacerdotes: Hémerson Câmara, Jecione da Silva Melo, William Lamarck Nunes de Brito e Willian Bruno dos Santos. No final da celebração, Dom Jaime anunciou as funções dos novos sacerdotes: Padre Hémerson será vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Lajes; Padre Jecione, vigário paroquial da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros; Padre Willian Bruno, continua como secretário da residência episcopal e será também vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, em Natal; e Padre William Lamarck, vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em São Rafael.

Primeiras missas

Os néo-sacerdotes presidirão as primeiras missas nos seguintes locais e datas: Padre Francisco Hémerson, dia 25 de maio, às 19h, na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi; Padre Jecione, dia 26, às 19h, na Igreja de Santa Teresa de Ávila, na comunidade Umari, município de Ielmo Marinho; e Padre Willian Bruno, dia 29, às 19h, no Santuário de Santos Reis, no bairro de Santos Reis, em Natal; e Padre William Lamarck, dia 2 de junho, às 19h; na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, em Pedro Avelino.




Pascom fará lançamento oficial da Web Rádio Imaculada Conceição




A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa D’Anta, fará o lançamento oficial da Web Rádio que leva o mesmo nome da paróquia. O lançamento acontecerá no próximo domingo, 28 de maio de 2017, na Igreja Matriz, na missa às 19h30, na celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais. 

A Web Rádio Imaculada Conceição foi criado pelos membros da Pascom com o objetivo de ser mais um meio de comunicação paroquial e transmitir as missas dominicais além de divulgar os principais eventos da paróquia. Com uma programação 24 horas no ar, consta de músicas, recitação do terço, às 8h; oficio da Imaculada, às 12h; terço da misericórdia, às 15h; hora do Angelus, às 18h e terço coom padre Reginaldo Manzotti, às 20h. 

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Arcebispo de Natal ordena quatro sacerdotes


Os diáconos Francisco Hémerson Câmara, Jecione da Silva Melo, William Lamarck Nunes de Brito e Willian Bruno dos Santos Costa serão ordenados sacerdotes, nesta quarta-feira, 24, às 17 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração será presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Os néo-sacerdotes presidirão as primeiras missas nos seguintes locais e datas: Padre Francisco Hémerson, dia 25 de maio, às 19h, na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, em São Paulo do Potengi; Padre Jecione, dia 26, às 19h, na Igreja de Santa Teresa de Ávila, na comunidade Umari, município de Ielmo Marinho; e Padre Willian Bruno, dia 29, às 19h, no Santuário de Santos Reis, no bairro de Santos Reis, em Natal; e Padre William Lamarck, dia 2 de junho, às 19h; na Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo, em Pedro Avelino.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Feijoada do ECC


A tradicional Feijoada do ECC aconteceu no último domingo dia 21 de maio, no Centro Pastoral do Catolé. Música ao vivo e sorteio de brindes fizeram parte da programação. A feijoada acontece anualmente e reúne várias famílias num momento de confraternização.  







Procissão de Santa Rita atrai milhares de devotos



Na segunda-feira, 22 de maio, dia dedicado a Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade e da paróquia de Santa Cruz/RN, aconteceu o encerramento das comemorações da padroeira com missa no Santuário de Santa Rita, presidida por Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal. Após a missa os milhares de devotos participaram da procissão pelas ruas da cidade. 

A programação religiosa do dia 22 de maio começou com Missa no Santuário de Santa Rita, às 07h, com celebração solene às 09h, Missa do Santuário novamente às 10h, e a tradicional Missa da Coroa de Santa Rita ao meio-dia. Segundo dados da Polícia Militar de Santa Cruz, confirma mais de 75 mil pessoas na procissão de Santa Rita de Cássia 2017.










segunda-feira, 22 de maio de 2017

CNBB divulga nota sobre ética na política



Os membros da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), emitiram uma Nota Oficial com o título “Pela Ética na Política” na qual afirmam que a Conferência está “unida aos bispos e às comunidades de todo o país” e acompanha “com espanto e indignação” as graves denúncias de corrupção política acolhidas pelo Supremo Tribunal Federal.

Na Nota, os bispos afirmam que “tais denúncias exigem rigorosa apuração, obedecendo-se sempre as garantias constitucionais. Apurados os fatos, os autores dos atos ilícitos devem ser responsabilizados. A vigilância e a participação política das nossas comunidades, dos movimentos sociais e da sociedade, como um todo, muito podem contribuir para elucidação dos fatos e defesa da ética, da justiça e do bem comum”.

“Além disso, é necessário que saídas para a atual crise respeitem e fortaleçam o Estado democrático de direito. Pedimos às nossas comunidades que participem responsável e pacificamente da vida política, contribuam para a realização da justiça e da paz e rezem pelo Brasil”, concluem os membros da Presidência.

Leia a íntegra da nota:

RCC realizará Avivamento em comemoração ao Jubileu de Ouro



A Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, realizará Avivamento  em comemoração ao Jubileu de Ouro, dia 28 de maio de 2017, na quadra de esportes do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a partir das 8h. O evento contará com a presença do Diretor espiritual da RCC Natal, Pe. Dalmário, da coordenadora arquidiocesana da RCC, Guiomar, e coordenador do polo RCC na Arquidiocese de Natal, Miguel. Na programação consta pregação, missa, animação e apresentações.

Programação do Avivamento


domingo, 21 de maio de 2017

Cardeais conhecem capela onde aconteceu martírio em Cunhaú



Na manhã da sexta-feira (19/05), os cardeais Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida (SP), encerraram o programa de visitas aos locais de devoção aos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que serão os primeiros santos mártires do Brasil. Nesta sexta-feira, os cardeais puderam conhecer a Capela de Nossa Senhora das Candeias, que fica situada no distrito de Cunhaú, no município de Canguaretama, onde aconteceu o martírio em 16 de julho de 1645, que vitimou várias pessoas, entre elas, o padre André de Soveral. Na capela, aconteceu celebração de missa, presidida Dom Raymundo e concelebrada por Dom Cláudio, pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além de sacerdotes da Arquidiocese. Algumas autoridades também participaram da celebração, como a prefeita do município de Canguaretama, Fátima Marinho, além de fiéis leigos.

Durante a homilia, Dom Raymundo destacou que o exemplo de fé, deixado pelos mártires potiguares é um convite a todos os cristãos e cristãs. “Somos convidados a ser santos, assim como eles foram, de maneira muito coerente. Somos chamados a exercitar mais a nossa fé, principalmente neste tempo, marcado por tantas indiferenças”, disse.


Ao final da celebração, o arcebispo de Natal fez uma avaliação positiva da visita dos cardeais. “Foi uma graça poder contar com a presença dos cardeais, que puderam conhecer os locais onde aconteceram os morticínios dos nossos futuros santos. Tendo em vista a proximidade do cardeal Cláudio Hummes com a questão da canonização, já que foi ele quem apresentou ao Papa Francisco a história de fé dos nossos mártires, foi muito importante proporcionar esta peregrinação, para que ele pudesse conhecer estes locais, o que reforça ainda mais o nosso sentimento de felicidade por esta graça para a Igreja Católica, que será a canonização dos mártires de Cunhaú e Uruaçu”, comemora.

Os mártires potiguares serão canonizados pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano, no dia 15 de outubro deste ano.

História

No engenho Cunhaú, aconteceu o martírio, em 16 de julho de 1645, quando foi morto o padre André de Soveral e vários leigos. Em Uruaçu, em 03 de outubro do mesmo ano, foram mortos o padre Ambrósio Francisco Ferro, o leigo Mateus Moreira e outros leigos. Nas duas comunidades, o número de leigos assassinados foi de 28.

 Fonte: Arquidiocese de Natal