quarta-feira, 12 de maio de 2010

Construção da torre está avançada


A construção da torre na Igreja Nossa Senhora da Piedade no bairro Frei Damião, em Nova Cruz, está quase concluída. A obra foi iniciada no mês de abril e já está totalmente erguida, faltando a parte de revestimento e acabamento. A paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, está construindo em conjunto com a comunidade. É com recursos do dízimo da comunidade e através de doações que a obra aos poucos vai se concretizando.

Foto: Flavio Luiz

Presidência da CNBB avalia 48ª AG


A um dia do encerramento da 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a sua presidência, composta por dom Geraldo Lyrio Rocha (presidente); dom Luiz Soares Vieira (vice-presidente) e dom Dimas Lara Barbosa (secretário-geral), avaliou o evento positivamente. Para dom Geraldo Lyrio, o que pareceria ser um obstáculo dessa edição do encontro, no caso as distâncias, “foram diluídas no conjunto de trabalhos da Assembleia”. O vice-presidente destacou que esperava mais dificuldades para a realização do encontro. “Imaginávamos que seria mais difícil”. O secretário-geral, por sua vez, disse que a “Assembleia está muito tranqüila, apesar das dificuldades logísticas”.

Leia, abaixo, o que disse cada integrante da presidência da CNBB

Dom Geraldo Lyrio Rocha

“A Assembleia caminha em um clima muito bonito de comunhão, de entendimento e diálogo fraterno e franco, por isso mesmo muito construtivo num clima que não é tenso, embora o trabalho seja muito denso. Isto é, nós temos uma pauta longa com matérias muito importantes, com assuntos que exigem muito aprofundamento e reflexão, mas graças a Deus, a Assembleia está caminhando muito bem. Tenho fé e certeza que esta Assembleia vai trazer importantes contribuições para a Igreja no Brasil, pelos documentos que aqui estão sendo aprovados. As distâncias de locomoção eu tenho impressão que foram diluídas no conjunto de trabalhos da Assembleia. Os bispos nem se queixam disso porque, primeiro, eles estão usufruindo de acomodações muito boas, acolhidas muito fraternas, alegres e agradáveis. Da mesma forma, o espaço para os trabalhos estão bastante adequados. E os momentos celebrativos têm sido fortes no Santuário de Dom Bosco. Isso tudo colabora para que tenhamos esse clima tão agradável que estamos vivendo nesta Assembleia”.

Fonte: CNBB

CNBB implanta Projeto Lectionautas no Nordeste 2

Pe. Sávio, assessor do Setor Juventude, da CNBB
Foto: Cacilda Medeiros

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Sociedade Bíblica do Brasil e as Irmãs Paulinas estão implantando o Projeto Lectionautas, como um programa de Lectio Divina, para discípulos e missionários jovens. A implantação do Projeto começa pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, de 21 a 23 deste mês, com um encontro no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal. “Nós pedimos aos bispos do Nordeste 2 que enviassem três jovens de cada Diocese, engajados nas pastorais da Juventude, capazes de se

tornarem multiplicadores do Projeto”, informa o Pe. Carlos Sávio, Assessor do Setor Juventude, da CNBB.

O encontro, em Natal, terá a assessoria do Pe. Carlos Sávio, da Ir. Eugênia Lloris Aguado, de Maria Cecília Rover, Pollyana Vieira Gomes da Silva e Renato Guerra Trindade. Também estarão presentes o Consultor das Sociedades Bíblicas Unidas, Ricardo Grzona e do responsável geral pela página web Lectionautas, Hugo Flores.

A escolha do Nordeste 2 para iniciar a implantação do projeto partiu dos executores do projeto. Um dos objetivos é favorecer as regiões menos centrais do Brasil. Depois do encontro, os participantes devem ser multplicadores da Leitura Orante nos seus grupos, na catequese e nas comunidades. Eles poderão dispor do programa que ficará disponível na Internet, no site: www.lectionautas.com.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 11 de maio de 2010

Assembleia aprova continuidade das atuais diretrizes da evangelização


As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), em vigor até a próxima assembleia da CNBB, serão prorrogadas por mais quatro anos, a partir de 2011. A proposta, apresentada pela Comissão responsável pela condução deste tema, foi aprovada por 161 votos, contra 102 que queriam a elaboração de novas diretrizes.

Segundo o secretário da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, mesmo sendo prorrogadas, as atuais DGAE receberão acréscimos e emendas a partir de novos documentos publicados nos últimos anos. A Comissão presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom José Belisário da Silva, continuará trabalhando na atualização do Documento que será apresentado à 49ª Assembleia da CNBB, no ano que vem.

As Diretrizes são um documento que serve de base para as dioceses elaborarem seus planos de pastoral e dá as linhas da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, buscando a unidade e a comunhão pastoral. Elaboradas a cada quatro anos, são aprovadas nas assembleias em que é eleita a Presidência da CNBB, a quem cabe acompanhar a aplicação do documento.

Fonte: CNBB

Arquidiocese comemora Dia Mundial das Comunicações


A Igreja Católica celebra o 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais, no próximo domingo, dia 16. Tradicionalmente, o Papa escolhe um tema e escreve uma mensagem para o Dia das Comunicações. Para este ano, a mensagem é sobre “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra”.

Na Arquidiocese de Natal, as equipes da Pastoral da Comunicação - Pascom, nas paróquias, realizam o Tríduo da Comunicação, de 14 a 16 de maio, com várias atividades: feira pastoral, shows, palestras, mesas redondas, exibição de filmes e a “missa da comunicação”.

Em nível arquidiocesano, a Pascom promoverá uma mesa redonda, no próximo sábado, dia 15, das 9 às 12 horas, no auditório da Livraria Paulinas, situada na Av. João Pessoa, no centro de Natal. . O tema será: “A comunicação que temos e a comunicação que queremos”, abordado pelo professor do Departamento de Comunicação da UFRN, jornalista Juciano Lacerda, e pelo mestre em Estudos da Linguagem e ex-coordenador da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Francisco Morais. A atividade é aberta ao público, com entrada gratuita. Para participar, basta fazer inscrição, gratuitamente, na livraria Paulinas, ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br ou pelo telefone: 3615-2800, informando nome completo, número de telefone e e-mail.

E, no dia 17, a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação e a turma do 3º ano do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro promoverão, também, uma mesa redonda, sobre o tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra”, o mesmo da mensagem do Papa. O evento acontecerá a partir das 19h30, no auditório do Seminário de São Pedro e é destinado apenas aos seminaristas. Os palestrantes serão o assistente eclesiástico da Pascom, na Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Soares Nobre; o professor da UFRN, Juciano Lacerda, e o diretor do Jornal de Hoje, jornalista Marcos Aurélio de Sá.

Fonte: www.arquidiocesdenatal.org.br

Secretários paroquiais terão encontro

Encontro com secretários e secretárias paroquiais, em 2008
Foto: Cacilda Medeiros


A Arquidiocese de Natal promoverá um encontro de formação para secretários, secretárias e responsáveis pela contabilidade das paróquias. Será dia 27 de maio, das 8 às 16h30, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal. Durante o encontro haverá momentos de formação sobre relações humanas e o sobre as atividades práticas de secretaria, tesouraria e contabilidade das paróquias. Os assessores do encontro serão o chanceler da Arquidiocese, Pe. Júlio César Cavalcante, a equipe de contabilidade da Arquidiocese e do professor Milton Dantas.

As inscrições devem ser feitas na sala do Serviço de Assistência Rural - SAR, pela manhã, ou na cúria metropolitana, à tarde, no subsolo da Catedral. A taxa de inscrição é de R$ 10,00.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

domingo, 9 de maio de 2010

Paróquia de Nova Cruz realiza Tríduo da Comunicação


A Pastoral da Comuicação da Paróquia de Nova Cruz realizará o Tríduo da Comunicação em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais. A programação terá inicio no dia 14 de maio, com o Fórum de Comunicação, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo, a parti das 19h, com a participação de representantes de entidades, estudantes, pasdres e pessoas ligadas aos meios de comunicações locais.

No dia 15, será realizada uma Feira Pastoral, em frente à Igreja Matriz. Em vários stands, as pastorais mostrarão o trabalho que realizam. Haverá um stand do Jornal A Ordem. Ao mesmo tempo, acontece show musical. No dia 16, será celebrada a missa da comunicação, na Igreja Matriz, às 19h, logo após, continuação da Feira Pastoral.



Paróquia realiza festa de Aniversário de Pe. Edilson e homenagem as mães


A festa teve início com a santa missa na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Edilson e concelebrada por outros Padres, na noite do dia 09 de maio. A Renovação Carismática participou da liturgia. Na missa aconteceu homenagens ao Pe. Edilson, por mais um aniversário natalício; as mães e foi apresentado os casais que participaram do Seminário de Vida para casais, que aconteceu nos dias 30 de abril, um e dois de maio. Após a missa foi realizado o jantar de adesão em frente a Igreja Matriz, com música ao vivo com Edson e Quimba.

Fotos: Robervânio



Ministério de música

Pe. Elielson proclamou o evangelho

Da esq.: Pe. Elielson, Pe. Vírgilio e Pe. Antônio Gomes


Homenagem ao Pe. Edilson

Terezinha Januário leu a mensagem
em nome da paróquia, parabenizando Pe. Edilson

Jovens homenagearam Pe. Edilson

Casais do Ministério para a Família


Homenagem as mães




Jantar




Edson e Quimba animou o jantar

show de Katiane anima Nova Cruz

O show aconteceu na AABB de Nova Cruz em comemoração ao aniversário da RCC, do Pe. Edilson e antecipadamente das Mães. A RCC de fez 16 anos de atuação na paróquia de Nova Cruz com um grande sucesso, com a participação da banda Portal e dos padres Edilson e Adelson e em seguida o show ficou por conta de Katiane Silva animou a noite.

Fotos: Flávio Luiz