sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Paróquia de Nova Cruz divulga horário das missas de Natal e Ano novo




A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta divulgou os horários das celebrações por ocasião do Natal e da passagem de ano. No dia 24 de dezembro, as celebrações da noite de Natal, serão: às 16h, em Lagoa de Serra; às 17h30, em Lagoa Limpa de Santo Antônio; às 19h30, na Igreja Matriz; às 21h30, em Lagoa d'Anta e 23h, na comunidade de Juriti. 

No dia 25 de dezembro haverá missa na Igreja Matriz às 7h; em  Lagoa Limpa do Fernando, às 9h; em Conceição às 16h; Capim Açu, às 17h30; Serrote, às 19h30 e Primeira Lagoa, às 21h.  

No dia 31 de dezembro, as missas serão na comunidade de Serrote, às 19h30; em Lagoa d'Anta será às 21h. e Igreja Matriz, às 23h, seguido da Benção do Santíssimo Sacramento. Em primeiro de janeiro, Dia Mundial da Paz e da Santa Mãe de Deus, acontecerá a procissão às 16h, seguida de missa. 

8º zonal planeja atividades para 2017


Padres, diáconos, religiosas, articuladores zonais e paroquiais, além de agentes de pastorais se reuniram na Paróquia São Bento Abade, na cidade de Serra de São Bento, para avaliar as atividades realizadas em 2016 fazer o planejamento para 2017 a luz do Marco Referencial da Arquidiocese de  Natal. 

Na ocasião foi planejado os seguintes eventos: Seminário de Comunicação, vicariato sul, dia 23 de abril na cidade de São José de Mipibu; Encontro zonal de formação da Pastoral da Comunicação, Miss@o.com, dia 06 de agosto, na cidade de Lagoa Salgada; Encontrão do Povo de Deus, zonal, dia 27 de agosto, em Santo Antônio. Retiro da Pascom, vicariato sul, dia 03 de setembro, no Santuário Chama do Amor, em Canguaretama. Também foram agendadas os encontro do zonal que acontecerão bimestralmente, sendo o primeiro dia 17 de fevereiro, em Monte Alegre, sobre a 1ª meta do Marco Referencial;  dia 28 de abril, em Vera Cruz, sobre a 2ª meta; dia 16 de junho, em Passa e Fica, sobre a 3ª meta; dia 20 de outubro, em Brejinho, sobre a meta 4, e dia 15 de dezembro, em Nova Cruz, avaliação e planejamento. 

No encontro foi formada também a Comissão de Formação Permanente do 8º zonal composta pelo Padre Edvaldo, de Brejinho, Irmã Celma Maria, FDC, de Nova Cruz, e Selma Padilha, secretária do zonal, de Passa e Fica. No setor Juventude foi escolhido Francisco Pereira, de Monte Alegre, como referencial para juventude no zonal. No setor social o referencial ficou Ednilton e Nilberto, de Lagoa Salgada. 

O encontro contou com a presença do Vigário Episcopal para o Vicariato Sul, Padre Severino dos Ramos Vicente. Participaram também os representantes das paróquias de Nova Cruz, Passa e Fica, Brejinho, Santo Antônio, Vera Cruz, Serra de São Bento, Monte Alegre e Lagoa Salgada. 






quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Pároco de Nova Cruz participa de solenidade de diplomação dos eleitos



O Padre Francisco de Assis Inácio, pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, participou na manhã de quinta-feira, 15 de dezembro, da solenidade de diplomação dos vereadores (as), prefeitos (as) e vice-prefeitos dos municipios de Nova Cruz, Lagoa d'Anta e Passa e Fica, todos da 12º zona eleitoral. A cerimônia foi presidida pela A Juíza Eleitoral, Dra. Tatiana Socoloski Perazzo Paz de Melo e aconteceu no Salão do Júri do Fórum Municipal Djalma Marinho, situado à Rua Padre Normando Pignataro Delgado, bairro Frei Damião, município de Nova Cruz/RN.





Paróquia de Nova Cruz prepara festa de São Sebastião 2017


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta está em fase de preparação para tradicional festa de São Sebastião 2017. Na noite de quarta-feira, 14 de dezembro, aconteceu a primeira reunião preparatória para os festejos que acontecerão de 11 a 20 de janeiro. Na ocasião representantes das pastorais, movimento e serviços fizeram um planejamento da programação religiosa e cultural da festa. O pároco de Nova Cruz, padre Francisco de Assis, participou da reunião e divulgou o tema da festa: São Sebastião, modelo de fé, Caridade e União com Cristo e com a Igreja.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Dom Jaime foi homenageado na Assembleia Legislativa



Nesta quarta-feira, 14, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com a medalha Mérito Legislativo.

A Assembleia Legislativa que promove sessão solene para entrega das medalhas do Mérito Legislativo, Mérito Social e Mérito Cultural, em reconhecimento a potiguares que contribuíram para o desenvolvimento do Estado. 

Foram homenageados 12 personalidades: o Monsenhor Ausônio Tércio, o desembargador Cláudio Santos, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o ex-governador Geraldo Melo, o ex-deputado e conselheito do TCE Poti Júnior, o Pastor Martim Alves, a ex-governadora, ex-prefeita, vereadora eleita Wilma de Faria, o empresário Augusto Maranhão, o advogado Diógenes da Cunha Lima, o artista plástico Flávio Freitas, o cantor Pedrinho Mendes e o areuiteto e ex-prefeito de Natal, Ubirajara Galvão (in Memoriam).

(Fotos: Cacilda Medeiros)
Fonte: Arquidiocese de Natal e thaisagalvao.com.br


Faleceu o cardeal Paulo Evaristo Arns


Arquidiocese de São Paulo comunicou falecimento com uma nota que recorda o lema episcopal "De esperança em esperança”

Faleceu nesta quarta-feira, dia 14 de dezembro, em São Paulo (SP), o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal Paulo Evaristo Arns. O prelado estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Catarina, na capital paulista, onde recebia os cuidados médicos. Segundo a cúria, o estado de saúde do purpurado era “delicado e inspirava preocupação”. A arquidiocese de São Paulo comunicou o falecimento com uma nota que iniciava recordando o lema episcopal do cardeal “Spe in spem (De esperança em esperança)”.

“Louvemos e agradeçamos ao 'Altíssimo, onipotente e bom Senhor' pelos 95 anos de vida de dom Paulo, seus 76 anos de consagração religiosa, 71 anos de sacerdócio ministerial, 50 de episcopado e 43 anos de cardinalato. Glorifiquemos a Deus pelos dons concedidos a dom Paulo, e que ele soube partilhar com os irmãos. Louvemos a Deus pelo testemunho de vida franciscana de dom Paulo e pelo seu engajamento corajoso na defesa da dignidade humana e dos direitos inalienáveis de cada pessoa”, escreveu o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.

Fonte: CNBB/br.radiovaticana.va/news

Leia mais sobre o cardeal Paulo Evaristo Arns

Biografia

Vida dedicada aos pequenos



Campanha da Fraternidade 2017 é tema de encontro

Cartaz da CF2017


Padres, diáconos e articuladores paroquiais, da Arquidiocese de Natal, vão se reunir dia 15 de dezembro, das 8 às 13h, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, na capital. Na ocasião, haverá uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2017, conduzido pelo coordenador arquidiocesano de Campanhas, Padre Robério Camilo da Silva. 

No próximo ano, a CF terá como tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e como lema: “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

Procissão e Missa marcam encerrmanento dos festejos à Santa Luzia em Nova Cruz



 


Na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, a tradicional procissão com a imagem de Santa Luzia percorreu as principais ruas do bairro - do mesmo nome da santa, seguida da missa solene de encerramento que foi presidida pelo Padre Francisco Assis Inácio, pároco, momentos que encerraram os festejos em homenagem à Santa Luzia na tarde de terça feira, 13 de dezembro, feriado municipal.





Muitas pessoas relataram que obtiveram graças da santa mártir da igreja católica, protetora da visão e por isso participavam dos festejos em gratidão à Santa Luzia. A  festa teve inicio dia 10 de dezembro e durante o período festivo acontece caminhadas, celebrações e quermesse.






segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Pascom do vicariato sul e 8º zonal participaram do encontro de planejamento


Membros da Pascom do 8º zonal

As equipes da Pastoral da Comunicação do vicariato sul e 8º zonal da arquidiocese de Natal participaram do encontro de avaliação e planejamento realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, em Extremoz. O encontro foi assessora pelo coordenador do Setor de Comunicação, Pe. Edilson Soares Nobre. Após avaliar as atividades realizadas em 2016 foi elaborado o plano de ações para 2017. 

Participaram do encontro os membros da Pascom das cidade de Nova Cruz, Brejinho, Passa e Fica, Monte Alegre e Lagoa Salgada, todas compõe as paróquias do 8º zonal. Já o vicariato foram representadas pelos 8º, 10º e 13º zonal. O encontro foi encerrado com missa presidida pelo arcebispo dom Jaime Vieira Rocha, concelebradas pelos padres Edilson Nobre e Antônio Roberto. 

Pe. Edilson foi assessor do encontro

Membros da Pascom do vicariato Sul


Pascom de Nova Cruz fica em 2º lugar na campanha de assinaturas da revista A Ordem



A Pascom da Paróquia da Imaculada de Nova Cruz é a segunda pastoral com maior número de assinaturas da revista A Ordem. O anúncio e a entrega da premiação aconteceu no encontro de avaliação e planejamento ocorrido nos dias 10 e 11 de dezembro. Na ocasião a premiação foi entregue pelo arcebispo dom Jaime Vieira Rocha. A primeira colocada foi a Pascom da paróquia de Santana, em Capim Macio, e ganhou uma câmera fotográfica semi profissional. A Pascom de Nova Cruz ganhou cinco novas assinaturas. 



Pascom arquidiocesana planeja atividades para 2017


A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Natal realizou nos dias 10 e 11 de dezembro o Encontro de Avaliação e Planejamento em Extremoz/RN. Na ocasião aconteceu a avaliação das atividades realizadas em 2016, seguido de planejamento para o próximo ano. O encontro foi encerrado com missa presidida pelo arcebispo dom Jaime Vieira Rocha. A Paróquia da Imaculada Conceição foi representada pelo agente da Pascom Flavio Luiz. 



Santa Luzia festeja padroeira



A comunidade de Santa Luzia está em festa desde dia 10 de dezembro, em homenagem a padroeira do bairro, Santa Luzia. A festa prossegue até dia 13, dia dedicado a santa padroeira. Durante o período festivo acontece caminhada penitencia, às 5 horas; ofício da Imaculada, às 12h e celebrações às 19 horas. A festa termina no dia 13/12, com caminhada penitencial, às 5h; batizados, às 9h e procissão com  a imagem da padroeira pelas ruas do bairro, seguida de missa de encerramento. Este ano não acontecerá a festa social, em solidariedade aos familiares do jogador Gil, vítima de acidente aéreo. 





Fotos: Robervanio Heverton

Feijoada da Imaculada



A Paróquia da Imaculada Conceição realizou no último domingo, 11 de dezembro, a Feijoada da Imaculada, no Centro Pastoral do Catolé. A feijoada fazia parte da programação cultural da festa da padroeira, antes agendado para acontecer no dia 04 de dezembro, mas foi adiado por motivo da morte do jogador novacruzense vítima do acidente aéreo da Associação do Chapecoense.  





Conceição festeja padroeira


A comunidade Conceição da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta está festejando a padroeira Nossa Senhora da Conceição. A festa teve inicio dia 09 de dezembro com  carreata com a imagem da padroeira da comunidade Trigueiro para Conceição, seguida de missa de abertura presidida pelo padre Francisco de Assis Inácio. Na ocasião aconteceu a vestição dos novos coroinhas de Conceição. A feste prossegue até dia 18 de dezembro. Durante o período festivo acontecerá celebrações e quermesse. No dia 17/12 será realizado a festa social com barraca e leilão. O encerramento acontecerá dia 18/12 com procissão às 17 horas, seguida de missa. 





Fotos: Diogo Oliveira