sexta-feira, 7 de julho de 2017

Paróquia de Nova Cruz celebra 58 anos do Padre Assis



A Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa d'Anta, celebra neste domingo (09/07) os 58 anos de vida padre Francisco de Assis Inácio, ex-pároco. Para marcar a data, às 19h00, acontecerá celebração eucarística em ação de graças. A missa vai ser realizada na Igreja matriz. Por ocasião da missa do aniversário do Pe. Assis, não haverá missa às 18h, em São Sebastião. 

Comunidade encerra festa de Santa Maria Goretti


Com procissão e missa a comunidade fez o encerramento da Festa de Santa Maria Goretti, padroeira do bairro do mesmo nome da santa, em Nova Cruz. Na noite desta quinta-feira, 06 de julho, a missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Raimundo Renato. A festa foi realizada de primeiro a 06 de julho com programação religiosa e social. Após os agradecimentos aconteceu o arriamento da bandeira da padroeira. 







Confira as fotos da festa: AQUI

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Santa Maria Goretti


História de Santa Maria Goretti - 06/07

Maria Goretti era uma humilde camponesa que nasceu em 16 de outubro de 1890, na cidade de Corinaldo, na Itália. Seus pais, Luiz e Assunta, criaram os sete filhos em meio à penúria de uma vida de necessidades, mas dentro dos preceitos ditados por Jesus Cristo.

A menina Maria, por ser a mais velha, cresceu cuidando dos irmãos pequenos em casa, enquanto os pais labutavam no campo. As dificuldades financeiras eram tantas que a família migrou de povoado em povoado até se fixar num povoado inóspito chamado Ferrieri. Nesta localidade, a família passou a residir na mesma propriedade de João Sereneli. Este ancião de sessenta anos de idade tinha também dois filhos: Gaspar e Alexandre, este com dezoito anos de idade.

Alexandre passou a assediar Maria. Apesar da pouca idade, ela era bonita e bem desenvolvida, já atraindo os olhares masculinos. Como recusasse todas as aproximações do rapaz, este se irritou ao extremo até que no dia 05 de julho de 1902 ele perdeu a razão e a tragédia aconteceu. O jovem tentou convencer Maria a entregar-se a ele e, diante da resitência da menina, Alexandre a golpeou violentamente com uma barra.

Maria Goretti morreu no dia seguinte ao ataque, no dia 06 de julho de 1902, após perdoar seu agressor. Quanto a Alexandre, foi preso e condenado a trabalhos forçados. Porém, depois de vinte e sete anos de prisão foi solto por bom comportamento. Pediu perdão à mãe de Maria Goretti, ingressou num convento capuchinho, onde viveu sua sincera conversão até morrer.

Em 1950 ela foi canonizada. Nesta solenidade, estava presente a sua mãe Assunta, então com oitenta e quatro anos, ao lado de quatro de seus filhos e Alexandre Sereneli, o agressor sinceramente convertido. O Papa Pio XII declarou Santa Maria Goretti padroeira das virgens cristãs.  


Arquidiocese realizará Romaria


No próximo dia 16 de julho, acontece uma romaria arquidiocesana, em Cunhaú, no município de Canguaretama, com o objetivo de preparar os fiéis para a canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, que será realizada no dia 15 de outubro, em Roma. As atividades terão início às 09h, no Santuário Chama de Amor, encerrando com missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, às 17h, no Campo dos Mártires, em frente à Capela de Nossa Senhora das Candeias. No dia 16 de julho de 1645, Cunhaú foi palco do primeiro martírio, vitimando cerca de 70 pessoas, entre elas, o padre André de Soveral.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Arcebispo nomeia novo administrador para a Paróquia de Várzea

 Gilvan Silva dos Santos (Jose Bezerra)

O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Gilvan Silva dos Santos, até então vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em João Câmara, para a função de administrador da Paróquia de São Pedro Apóstolo, nos municípios de Várzea e Jundiaí.

Padre Gilvan substituirá o Padre Raul Clepson de Macêdo, que será o novo pároco da Paróquia de São João Batista, em Arez.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Novo pároco de Nova Cruz visita paróquia


Os Padres Aerton Sales da Cunha e Luciano Inácio da Silva, novo pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa d'Anta, visitaram a paróquia, na manhã de quarta-feira, 05 de julho de 2017. Na ocasião eles foram recebidos pelo Pe. Francisco de Assis Inácio e o Diácono Alexandre Rossino, que apresentaram a estrutura paroquial. Eles visitaram a igreja matriz e se reuniram na casa paroquial. Ainda não tem data definida para posse do Padre Aerton em Nova Cruz. Os padres Aerton e Luciano visitaram ainda a casa das irmãs Filhas do Amor Divino.


Padre Fábio de Melo fará show em Natal




No dia 22 de julho, padre Fábio de Melo estará de volta a Natal/RN com o show "A estrada sou eu" e você pode concorrer a uma senha para participar da atração. O show acontecerá na Arena das Dunas. a partir das 21h00. A Arquidiocese de Natal e Rádio Rural estão com Promoção. Veja o regulamento:

REGULAMENTO:
*Curtir a fanpage da Arquidiocese de Natal (https://www.facebook.com/arqnatal/);
* Curtir a fanpage da Rádio Rural de Natal (https://www.facebook.com/nasintoniadobem/);
* Compartilhar esta publicação, marcando três amigos;
* Entrar no endereço: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/651758 e clicar em "QUERO PARTICIPAR";

*O sorteio será realizado no dia 10 de julho, às 10h.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Abertas inscrições para Seminário Arquidiocesano de Comunicação


Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Arquidiocesano de Comunicação, que será realizado dia 23 de julho, das 8 às 13 horas, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, no bairro da Candelária, em Natal. O evento abordará o tema “Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”, o mesmo da mensagem do Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado no último dia 28 de maio.

A programação do Seminário iniciará com uma reflexão sobre a mensagem do Papa, conduzida pelo coordenador arquidiocesano do Setor de Comunicação, Padre Júlio César Cavalcante. Em seguida, haverá uma mesa redonda, que terá como expositores os jornalistas Marksuel Figueiredo (repórter e apresentador da Inter TV Cabugi), Carlos Magno (diretor de redação do Novo Jornal) e Antônio Neto (gestor de comunicação na Funpec-UFRN e coordenador da Pascom na Paróquia de Santa Teresinha, no Tirol), e o Padre Rodrigo Paiva (membro do Setor de Comunicação). O mediador será o Padre Antônio Roberto (membro do Setor Arquidiocesano de Comunicação). Depois, haverá uma palestra sobre “Mídia, opinião pública e princípios cristãos”, ministrada pelos jornalistas Filipo Cunha (chefe de reportagem da Inter TV Cabugi) e Kaline Mesquita (repórter da TV Tropical).

O Seminário é destinado a agentes da Pascom, nas paróquias. As inscrições devem ser feitas junto à coordenação do Setor Arquidiocesano de Comunicação. A taxa de inscrição é de dez reais. Mais informações pelo telefone (84) 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 4 de julho de 2017

Padre Francisco de Assis presidirá missa de despedida dia 09

Padre Francisco de Assis Inácio 

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, celebra no próximo domingo dia 09 de julho de 2017, os 58 anos de vida do Padre Francisco de Assis Inácio. Para marcar a data, às 19h, acontecerá celebração eucarística em ação de graças pelo aniversário e despedida da paróquia. A missa será realizada na Igreja matriz. Portando, nesse dia não acontecerá missa em São Sebastião, às 18h. 

Padre Aerton Sales é o novo pároco de Nova Cruz



O Padre Aerton Sales da Cunha foi nomeado pelo  Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, o novo pároco da Paróquia da Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz e Lagoa d'Anta. A nomeação foi publicada na segunda-feira, 03 de julho de 2017, e também nomeou o Padre Luciano Inácio da Silva, para assumir a função de vigário paroquial. Eles deixam a Paróquia de São João Batista, em Arez e Senador Georgino Avelino. Pe. Aerton foi nasceu em 13 de novembro de 1971, em Arez/RN e foi ordenado dia 13 de setembro de 1997, em Natal/RN. 


 Padres: Aerton  e Luciano Inácio 

Festa de Santa Maria Goretti acontecerá até dia 06




A comunidade Santa Maria Goretti, na cidade de Nova Cruz, celebra a festa da padroeira, no período de primeiro a 06 de julho. A abertura aconteceu no sábado, dia primeiro, às 18h30, com recitação do terço, hasteamento da bandeira e celebração solene de abertura, presidida pelo pároco, diácono Alexandre Rossino.

No período festivo acontecerá recitação do terço, às 19h, seguida de missa e quermesse, com funcionamento de barracas. O encerramento da festa será realizado no dia 06, com procissão conduzindo a imagem da padroeira, às 18h, saindo da residência de Josinaldo dos Santos, bairro Nova Esperança, para capela Santa Maria Goretti, onde será celebrada missa.









segunda-feira, 3 de julho de 2017

Padre Assis reúne Conselho Pastoral e anuncia sua renuncia da Paróquia de Nova Cruz


O Padre Francisco de Assis Inácio marcou uma reunião extraordinária do Conselho Pastoral Paroquial para a noite da segunda-feira, 03 de julho de 2017, para apresentar sua renuncia da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e  Lagoa d'Anta. Na ocasião Pe. Assis falou sobre as paróquias por onde passou entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte e como na maioria das vezes ele mesmo que pediu para sair da paróquia, assim fez ao arcebispo Dom Jaime. Ele fez um balanço do período, quase 5 anos, em que foi pároco de Nova Cruz, das atividades realizadas, obras e serviços nas capelas e igreja matriz, do patrimônio preservado na paróquia e inúmeras ações promovidas ao povo de Deus.

O Pe. Assis agradeceu a Deus e ao povo de Nova Cruz pela experiência vivenciada e agendou para dia próximo domingo dia 09 de julho, a missa de despedida e ação de graças pelo aniversário natalício,  que será dia 08, mas vivenciará junto com sua despedida da paróquia. Ele aguarda a divulgação da nova paróquia que irá assumir. A reunião do conselho aconteceu no salão do ECC.


Arcebispo de Natal anuncia nomeações

Dom Jaime Vieira Rocha


O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou transferências de três sacerdotes. Os Padres Aerton Sales da Cunha e Luciano Inácio da Silva deixam a Paróquia de São João Batista, em Arez, e assumem a Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz. Padre Aerton será o pároco, sucedendo o Padre Francisco de Assis Inácio, e será auxiliado pelo Padre Luciano Inácio, como vigário paroquial.

Padre Raul Clepson de Macêdo, até então pároco da Paróquia de São Pedro Apóstolo, em Várzea, será o novo pároco da Paróquia de Arez.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Setor Juventude realizou espiritualidade e planejamento


O Setor da Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta reuniu os grupos de jovens para um momento de espiritualidade e planejamento. A atividade aconteceu no Centro Pastoral do Catolé, no domingo, dia 02 de julho de 2017, das 8h às 12, com a assessoria do coordenador do setor, Julio Cesar. 


Paróquia de Passa e Fica realizará 1ª Moto Romaria



A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Passa e Fica realizará a 1ª Moto Romaria do Ano Mariano, no dia 16 de julho, até no Santuário Chama do Amor, em Cunhaú. Para participar os motoqueiros devem adquirir uma camiseta ao preço de R$ 25,00, que dará direito também a café da manhã e ajuda para combustível, para os 100 primeiros inscritos.  

A  1ª Moto Romaria sairá da cidade de Passa e Fica, passando por Nova Cruz e Montanhas. As camisetas estão à vendas nas paróquias das cidades por onde passará. Em Nova Cruz, as camisetas estão na secretaria paroquial.

Canguaretama celebra festa dos Mártires e aniversário da Paróquia

Capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú 
(Foto: Rivaldo Jr)


A comunidade de Canguaretama viverá uma intensa programação, no período de 2 a 23 de julho, lembrando os 372 anos do morticínio de Cunhaú e comemorando os 159 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Neste domingo, 2, abrindo a programação, serão celebradas três missas: a primeira, às 7h, na Igreja Matriz; às 10h, no Santuário Chama de Amor, e, às 19h, na Matriz. De 3 a 15, haverá peregrinação nas comunidades que formam a Paróquia, com o estandarte dos Mártires.

No dia 16, data em que serão lembrados os 372 anos do morticínio de Cunhaú, a programação iniciará às 7h, com o 5º Mart Bike, saindo de Canguaretama para a capela de Nossa Senhora das Candeias, em Cunhaú; às 9h, no Santuário Chama de Amor, momento de louvor e atendimento de confissões; às 10h, recitação do terço e missa; às 12h, bênção do Santíssimo Sacramento; às 15h, no campo dos Mártires, show com Padre Nunes, e, às 17h, missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Neste dia também acontecerá a Romaria Arquidiocesana dos Mártires para Cunhaú.

No dia 23, encerrando a programação, às 19h, na Igreja Matriz, será celebrada missa em ação de graças pelos 159 anos da Paróquia. Na ocasião, a Paróquia também receberá a visita da relíquia de São Francisco de Assis, em peregrinação pelo Brasil.

Fonte: Arquidiocese de Natal