sexta-feira, 26 de março de 2010

Pascom de Nova Cruz fez assessoria do encontro do 8º zonal


A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz fez a assessoria do encontro do 8º zonal, na manhã de sexta-feira, 26, em Vera Cruz. Estavam reunidos agentes de pastorais, articuladores paroquiais e zonais e também alguns padres. Na ocasião os membros da pascom Sidney Silva e Terezinha Januário fizeram uma reflexão da mensagem do papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que acontecerá no dia 16 de maio. O assistente eclesiástico da pascom, Pe. Edilson Nobre também falou sobre o tema da mensagem: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da palavra”.

A parti deste encontro o 8º zonal passa a ter uma página na internet, é o blog do zonal que foi lançado em Vera Cruz, o endereço é: viiizonalem foco.blogspot.com. Lá será postado todas as noticias das paróquias do zonal.

Sidney Silva apresentou o blog do zonal





Pascom faz campanha A Ordem é 10

Capa do Jornal A Ordem, edição de 21/03/2010
Foto: José Bezerra

Os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Maxaranguape, estão realizando campanha de assinatura do jornal A Ordem, intitulada A Ordem é 10. “Durante dez domingos, no período de 23 maio a 25 julho, nós vamos fazer o sorteio de brindes com os assinantes”, explica Carlos Franklin, coordenador da Pascom.

No plano de ação que fez, a Pastoral definiu várias ações: organização de um programa de rádio na comunidade de Maracajaú, visando comemorar o Dia Mundial das Comunicações, em 16 de maio; realização de oficina de boletim impresso e fotografia, previsto para julho; e criação de um informativo paroquial, previsto para agosto. Neste ano, foram criadas equipes da Pascom nas comunidades de Punaú, Canto Grande, Rio do Fogo, Maracajaú, Caraúbas e Jacumã.

Fonte: Jornal A Ordem

quinta-feira, 25 de março de 2010

Regional Nordeste 2 no twitter


O Regional Nordeste 2 da CNBB e a Pastoral da Comunicação já estão no twitter, um dos mais visitados sites de relacionamentos da atualidade. A nova mídia foi inaugurada na quarta-feira, 24.

“A idéia de criar um perfil no twitter para a CNBB Nordeste 2 veio depois da adesão da CNBB nacional e do próprio vaticano pela ferramenta. Os bons resultados que ambos vêm alcançando, mostram, a cada dia, a importância da novidade para a Pastoral da Comunicação no Regional que, nos últimos anos, vem crescendo rapidamente”, explica a assessoria de comunicação do Regional.
O twitter é uma rede social que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos por meio de textos de até 140 caracteres, através do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.

O endereço do Twitter do Regional Nordeste 2 é: http://www.twitter.com/cnbbnordeste2.

Fonte: CNBB

Paróquia de Nova Cruz divulga programação da Semana Santa

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz divulga a programação da Semana Santa que acontecerá no período de 28 de março a 4 de abril. A Semana Santa tem inicio no domingo de Ramos, este ano em 28 de março, com um procissão onde os fiéis lembram a entrada de Jesus em Jerusalém. Durante toda a semana a Igreja Católica convida os fiéis para vivenciarem a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este ano a paróquia terá duas novidades, uma é a missa penitencial para homens e mulheres e a procissão do encontro. Ainda na Semana Santa todas as comunidades receberão missionários para celebração da Semana Santa e haverá confissões.

Fotos da Semana Santa realizado em 2009, em Nova Cruz


Benção dos ramos

Procissão de Ramos

confira a programação da Semana Santa

Domingo de Ramos – 28/03

18h – Benção dos ramos na Igreja de São Sebastião, seguido

de procissão para Igreja Matriz, onde acontece a missa.

Segunda-feira – 29/03

17h – Missa penitencial para as mulheres na Igreja de São Sebastião

19h30 - Missa penitencial para os homens na Igreja de São Sebastião

Quarta-feira – 30/03

Procissão do encontro para homens e mulheres

18h – Homens sairão da Igreja de Nossa Senhora da Piedade,

no bairro Frei Damião e as mulheres sairão da Igreja Matriz

19h – Encontro das duas procissões na Igreja De São Sebastião

Quinta-feira da Ceia do Senhor – 01/04

19h – Missa da Ceia do Senhor na Matriz

19h - Missa da Ceia do Senhor na comunidade de Conceição

22h – Inicio da Adoração durante toda a noite

Sexta – feira da Paixão – 02/04

Continuação da Adoração

15h – Celebração da Paixão

16h – Via sacra pelas ruas da cidade

Sábado da vigília – 03/04

22h – Vigilia Pascal na Matriz

00h – Procissão da Luz, saindo da Matriz para Igreja de São Sebastião

Domingo de Páscoa

10h – Missa na comunidade deTrigueiro

17h – Missa em São Sebastião

19h – Missa na Matriz

Obs.: a programação poderá sofrer alterações.

Fotos: arquivo Pascom

Sexta-feira da paixão

Procissão da Luz

Fiéis católicos participam ativamente da Semana Santa

Missa da Ressurreição

quarta-feira, 24 de março de 2010

Arquidiocese e Hemonorte fazem campanha

Foto:divulgação

A Arquidiocese de Natal e o Hemonorte firmaram parceria para a realização de uma campanha de doação de sangue, durante a semana santa, com o tema “Eu vim para que todos tenham vida”, que é o lema do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. A campanha será realizada nos dias 29, 30 e 31 deste mês. Os pontos de coleta de sangue são: o Hemonorte, na Av. Alexandrinho de Alencar, 1800, Tirol; Casa da Cidadania, na Av. Paulistana Zona Norte de Natal; e a Catedral Metropolitana, na Av. Deodoro da Fonseca, centro.

“Nós vamos disponibilizar a estrutura da Paróquia da Catedral, aqui, no subsolo, para a coleta do sangue. A Igreja compreende que doar sangue, além de ser uma necessidade, é também um sinal da solidariedade”, comenta o Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, Pe. Aerton Sales da Cunha. O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, no folder da campanha, apela: “façamos nosso gesto concreto, doando vida com o nosso próprio sangue. Doar sangue é um gesto de amor e solidariedade com aquele que precisa”.

Mais informações, nos seguintes telefones: 3201-4559 / 3615-2800, na Paróquia da Catedral; 3232-6724 / 6725, no Hemonorte.

DMJ-Madri: apresentação dos organizadores


O Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador General do Dia Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, Dom César Franco, apresentou ontem a equipe organizadora deste importante evento eclesiástico. O prelado explicou que os responsáveis pelos sete departamentos combinam preparação e experiências de vários, e colaboram voluntariamente. Os membros, explica a nota do escritório de imprensa do DMJ, são os seguintes:

Gregorio Roldán, Secretário-Geral e encarregado da acolhida; Joaquín Díaz, Diretor de Logística; Padre Javier Cremades, Diretor dos Atos Centrais; Padre Ángel Matesanz, responsável pela preparação pastoral; Félix Carbó, responsável pelo programa cultural do DMJ; Padre Javier Igea, responsável pelas atividades relacionadas com o DMJ no resto da Espanha; Fernando Giménez Barriocanal, Diretor financeiro do JMJ; e Yago de la Cierva, Diretor de comunicação do DMJ.

Dom Franco se referiu também à próxima visita que realizará o Papa a terras espanholas em novembro de 2010, e que será uma grande alegria para toda a Igreja da Espanha: “Sem dúvida será muito positiva e preparará para o DMJ de Madrid”, disse. O prelado atualizou os dados disponíveis sobre o DMJ e explicou que o primeiro departamento que se constituiu foi o da Comunicação.
Fonte: catolicanet.com

Bento XVI celebrará missa pelo 5º aniversário da morte de João Paulo II


Na próxima segunda-feira, 29, às 14h [horário de Brasília], o papa Bento XVI celebrará na Basílica de São Pedro, a missa pelo 5° aniversário da morte do venerável servo de Deus João Paulo II. A celebração eucarística será transmitida ao vivo pela Rádio Vaticano.

Sobre seu predecessor, Bento XVI afirmava durante a homilia da missa de sufrágio celebrada no ano passado: “damos graças ao Senhor por ter concedido à Igreja (a figura de João Paulo II), durante tantos anos, como pastor zeloso e generoso. Congrega-nos a sua recordação, que continua a estar viva no coração das pessoas, como o demonstra também a peregrinação ininterrupta de fiéis ao seu túmulo, nas Grutas do Vaticano”.

Fonte: CNBB

Deputados criticam o atual modelo econômico e celebram a CFE 2010


A Câmara dos Deputados realizou, na manhã do dia 23, no plenário Ulysses Guimarães, uma sessão solene pela abertura da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010. A presidência da Câmara convidou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) a celebrarem a Campanha, aberta oficialmente no último dia 17 de fevereiro, em Brasília.

Esteve representando a CNBB, o bispo emérito de Duque de Caxias (RJ), dom Máuro Morelli, e o assessor político da Conferência, padre Ernanne Pinheiro. Representando o Conic esteve o secretário geral da instituição, reverendo Luiz Alberto Barbosa.

Segundo o vice-presidente da Câmara, deputado Marcos Maia (PT – RS), a sessão requerida pelos próprios Deputados, mostra a importância que a Campanha da Fraternidade alcançou nestes 46 anos de existência. “A Campanha enfatiza a necessidade de que todos os cidadãos compreendam que a economia e o desenvolvimento não podem ser maiores que o interesse social. O respeito e a importância desta Campanha, que ao longo de décadas contribui para formação da identidade solidária e cristã do povo brasileiro, faz com que nós [Deputados] paremos tudo o que estivermos fazendo para reverenciá-la”, destacou o vice-presidente da Câmara.

Analisando o passado das Campanhas da Fraternidade, o assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro explica que essas sessões solenes, já tradicionais, mostram a importância e os benefícios socias que as CFs trazem à população. “São sempre temas relacionados à vida e à dignidade humana. Quanto mais gente for atingida por uma campanha, melhor. O que se percebe é que a Campanha da Fraternidade ganhou uma dimensão muito grande e muito bonita, unindo o Brasil com a palavra e os ensinamentos de Cristo”.

Fonte: CNBB

terça-feira, 23 de março de 2010

Vaticano lança página no Twitter



Depois de lançar o canal do Vaticano no Youtube [http://www.youtube.com/user/vaticanit]; e o site oficial do papa Bento XVI [http://pope2you.net/]; a Santa Sé lança desta vez, o Twitter do Vaticano. O microblog foi lançado em seis diferentes idiomas, inclusive o português e o espanhol.

Com a adesão ao Twitter, o Vaticano inaugura um espaço novo de comunicação com seus fiéis: A rede social permite aos usuários enviar e receber atualizações, em textos de até 140 caracteres, (conhecidos como "tweets"), através do site do serviço ou de SMS.

O sucesso do novo canal foi imediato: em poucas horas, contaram-se mais de 300 acessos em português e igual número em espanhol. Presente na Internet há 4 anos, a rede Twitter abriga no Brasil o segundo maior número de usuários do mundo, ou seja, 8,8% do total de usuários , perdendo apenas para os Estados Unidos que tem 50% dos usuários do site.

O endereço do Twitter do Vaticano em português pode ser acessados em http://www.twitter.com/news_va_pt. Já em espanhol o endereço é http://www.twitter.com/news_va_es. Desde sábado, a presença do Vaticano na Internet está reforçada também com o site www.resources.va.

A CNBB também está na rede Twitter. Acesse em http://www.twitter.com/CNBBNacional

Fonte: CNBB

8º Zonal se reunirá em Vera Cruz

Encontro do 8º zonal, realizado em Passa e Fica
Foto: Flavio Luiz

Padres, religiosas, articuladores paroquiais e coordenadores de pastorais das paróquias que compõem o 8º Zonal se reunirão dia 26 próximo, a partir das 8 horas, na cidade de Vera Cruz. O objetivo é articular as atividades previstas que serem realizadas no zonal, neste ano. Na oportunidade, hvaerá uma reflexão sobre a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações que, neste ano, tem como tema: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios de comunicação a serviço da Palavra”. A reflexão será conduzida pelo assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação, na Arquidiocese de Natal, Pe. Edilson Nobre.

Missa da Coroa será transmitida pela Rural


segunda-feira, 22 de março de 2010

Seminário, festa e encontros aconteceram em Nova Cruz

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz através de suas pastorais realizaram no dias 20 e 21 deste mês, Seminário de Vida, Festa de Acies e Encontros com as crianças da primeira eucaristia. A Renovação Carismática realizou o Seminário de Vida no Espírito Santo, no Centro Pastoral do Catolé, com uma boa participação de leigos da paróquia. O encerramento contou com a participação do Pe. Edilson Nobre que presidiu a missa.

A catequese de Nova Cruz realiza semanalmente encontros com as crianças da pré-catequese, primeira eucaristia e Infância Missionária. A Pascom registrou, no domingo, o encontro das crianças na Igreja de Santa Maria Goretti, com a participação da Ir. Lúcia Domingos. A Legião de Maria fez a Festa de Acies, no domingo, 20, na Igreja Matriz. A solenidade teve inicio às 14 horas e lá os legionários fizeram a consagração à Nossa Senhora.

Festa de Acies
Fotos: Flavio luiz
Os legionários no ato da consagração diz: "Eu sou todo (a) vosso (a)
ó minha Rainha e minha Mãe. Tudo quanto tenho a vos pertence".






A catequese de Santa Maria Gorreti
Ir. Lúcia Domingos apresentou a Bíblia das crianças

Seminário de Vida no Espírito Santo
Pe. Edilson presidiu a missa de encerramento





Jovens e adultos participaram do seminário
Rita de Cássia ministrou uma das palestra