sábado, 2 de fevereiro de 2013

BAIRRO FREI DAMIÃO ENCERRA FESTEJOS DE SUA PADROEIRA.

 

O bairro Frei Damião, um dos maiores de Nova Cruz, mais uma vez ficou pequeno diante da multidão que participou na tarde deste sábado, 02 de Fevereiro, do encerramento da programação das festividades alusivas à sua Padroeira, Nossa Senhora da Piedade, com a relização da tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora com Jesus morto aos seus braços, e da Missa de Encerramento celebrada pelo Padre Francisco Assis Inácio, Pároco de Nova Cruz.

Na procissão foram captados momentos de fé e devoção a Mãe de Jesus com o título de Nossa Senhora da Piedade. 
 
 
 
 
Muitos inclusive aproveitaram para pagar as graças alcançadas. Muitos vieram trajadas de mantos azuis, a cor de Nossa Senhora.

 
 
A Missa foi celebrada em clima de alegria e de oração.
 
 
 
 
 
 

Ao final o Padre Assis desceu a bandeira da padroeira.
Clique aqui e confira as imagens da Procissão e da Missa de Encerramento.

Matéria e fotos PASCOM.

Festa de Nossa Senhora da Piedade: última noite da novena


Na  última noite da novena da Festa da padroeira do bairro Frei Damião, em Nova Cruz, realizado no dia primeiro de fevereiro, contou com a presença do Pe. Shirleno Sharlison, ex-paroquiano de Nova Cruz e atual padre em Baia Formosa. Foi uma noite muita bonita com a participação de vários fieis católicos devotos de Nossa Senhora e também noite dos poderes executivo e legislativo, na ocasião sendo representandos pelo prefeito Cid Arruda, acompanhado com a primeira dama Valéria Arruda, e do vereador Aluísio Sena, acompanhada de sua esposa Wilza Camelo. 

A festa de Nossa Senhora da Piedade teve inicio dia 24 de janeiro. Durante o período festivo foram realizadas caminhadas penitenciais, às 5 horas, e celebrações, às 19 horas. Muitos fieis paroquianos participaram da programação da festa.

Após a santa missa teve inicio a programação cultural com funcionamento de quermesse e show louvor com o ministério de música de Baia Formosa/RN. A festa termina neste dia 2, com procissão a partir das 16 horas, seguido de missa de encerramento. Uma multidão é esperada na programação de encerramento da festa.
  

Pe. Shirleno lendo o evangelho

Prefeito Cid e primeira dama Valéria 

Wilza e o vereador Aluísio 
 








Momento da entrega da lembrança da festa aos padrinhos e madrinhas da noite








Momento do show louvor e funcionamento da quermesse 





Fotos da abertura e da última noite da novena

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

50 anos da Campanha da Fraternidade serão comemorados em Nísia Floresta e em Natal



Arte 50 anos da CF  
 Noz Comunicação

A programação em comemoração aos 50 anos de história da Campanha da Fraternidade - CF está pronta para ser executada no dia 14 próximo, em Nísia Floresta, e, no dia 15, em Natal. Nos dois dias, a programação contará com a participação do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’aniello; do secretário nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner; bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB, e do assessor nacional da CF, Padre Luiz Carlos Dias.

No dia 14, na cidade de Nísia Floresta, as atividades têm início às 14 horas, com acolhida ao Núncio e aos bispos. Às 14h30, haverá um momento com a imprensa. Às 15h, missa, na Igreja de Nossa Senhora do Ó. Logo após, reabertura da casa das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Às 16h30, visita ao túmulo de Nísia Floresta. Às 17h, visita à comunidade Timbó, onde aconteceu a primeira experiência da Campanha da Fraternidade.

No dia 15, no Centro de Convenções, na Via Costeira de Natal, acontecerá um Seminário, com o tema: “Igreja, fundamento de fraternidade”. O evento se iniciará às 8h30, com a solenidade de lançamento nacional da Campanha da Fraternidade 2013. Durante a manhã, serão proferidas três palestras, enfatizando a trajetória da CF, tendo como expositores o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, o professor Otto Santana, e o Padre José Adalberto Vanzela, ex-assessor da CNBB.  No final da manhã, acontecerá uma quarta palestra, com o tema "Fraternidade e Juventude", proferida por Dunga, missionário da Canção Nova.

À tarde, haverá uma mesa redonda, que debaterá temática ligada à juventude, enfoque da CF deste ano.  Na mesa, estarão Dom Eduardo Pinheiro, presidente da Comissão da Juventude, da CNBB; Padre Robério Camilo da Silva, da Arquidiocese de Natal; e Fernando Geronazzo de Souza, coordenador nacional do Grupo Jovens Conectados. O tema “Eis-me aqui, envia-me” é o tema da última palestra do Seminário, às 16h, proferida pelo Padre Fábio de Melo.

Ainda no dia 15, às 19h, na Catedral Metropolitana, haverá celebração eucarística, seguida de uma vigília e adoração ao Santíssimo. A vigília contará com a participação de Eliana Ribeiro, da Comunidade Canção Nova.

A primeira Campanha da Fraternidade aconteceu em 1962, na Arquidiocese de Natal, na época em que Dom Eugênio de Araújo Sales era administrador apostólico. No ano seguinte, 16 dioceses da Região Nordeste também realizaram a Campanha. E, em 1964, a CF foi assumida pela CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Natal

4º Domingo do Tempo Comum




Introdução

                Os dois textos bíblicos (a I leitura e o Evangelho) indicados para este 4º domingo do tempo comum nos indicam dois exemplos de fidelidades à própria missão: Jeremias e Jesus.
A primeira leitura fala da vocação de Jeremias. Deus, prevendo as dificuldades que enfrentaria, exorta-o a permanecer firme, como uma coluna de ferro, como uma muralha de bronze.
No Evangelho de hoje, Lucas nos apresenta Jesus, o profeta martirizado, do qual celebramos a prática libertadora e a vitória sobre a morte.
Por isso, é impossível que se entenda celebrar a Eucaristia sem a consciência devida a respeito da adesão a Jesus, o profeta rejeitado e morto. Caso contrário, seria pura alienação. Ou seja, se não há a devida consciência de que somos interpelados pelo Espírito a um envolvimento com o projeto libertador, conforme encapou  o Nazareno, em prol de tudo aquilo que promove a justiça, descaracterizamos o sentido pleno da Eucaristia.
A segunda leitura fala do carisma do amor. Aliás, ela está em perfeita sintonia com as demais leituras. Recomenda o apóstolo São Paulo: “Aspirai aos dons mais elevados”, o dom do amor.
Como batizados, por isso, cristãos, somo profetas e, mais, chamados a acolher a salvação como dom de Deus, salvação disponibilizada a todos e a todas.

· I Leitura (Jr 1,4-5.17-19)
O trecho apresenta a experiência vocacional profética de Jeremias, lá pelos anos 627 a.C., no tempo do rei Josias. Jeremias é natural de Anatot, aldeia dos seus antepassados. Tudo leva a crer que, apesar de ser muito jovem, percebe o chamado de Deus para ser profeta. Aliás, assim ele ouve a Palavra do Senhor: “Antes de formar-te no seio de tua mãe, eu já te conhecia, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações”.
Como será a vida de Jeremias? Deus o escolheu para uma missão difícil e arriscada: anunciar a sua Palavra aos reis, aos governadores, aos sacerdotes e a todo o povo. Por isso, sua vida será uma sequência de fracassos. É estranha a vida do profeta! É mais do que estranha: É dolorosa e desafiadora, - bem o sabemos – são sempre colocados à margem. Quem poderá confirmar tudo são os “próprios profetas de ontem”, e os que ainda são vivíssimos hoje e sempre no coração de todos nós: Jesus Cristo, Dom Helder, Dom Oscar Romero, Pe. Josimo, e tantos leigos e leigas, cujos nomes, propositalmente nem sempre aparecem. “Quando dou pão aos pobres, todos me chamam de santo. Quando mostro que os pobres não têm pão, me chamam de comunista e subversivo” (Dom Helder Câmara).
Mas por que é assim? Porque o profeta contempla o mundo, morada de Deus, com os olhos de Deus. A sua sensibilidade é semelhante ao coração de Deus. Ele sente quando o projeto divino é afrontado e negado pelo projeto dos homens, vencendo, portanto, a morte sobre a vida. Aí então é que não consegue mais conter a sua indignação, não pode mais calar-se.
Na segunda parte do trecho (VV. 17-18) Deus anuncia a Jeremias o que lhe acontecerá. Não o engana.
A leitura termina com palavras de esperança e de conforto. Assim diz o Senhor: “Serás atacado, mas não conseguirão vencer-te, pois estarei ao teu lado para proteger-te” (v. 20).
Alguns questionamentos poderíamos fazer a nós mesmos, por exemplo: Temos consciência da nossa vocação profética? Deixamos  envolver pela Palavra de Deus e pelo seu Projeto em prol da “vida em abundância”? Não sentimos, às vezes, ou sempre, que a nossa vida cristã está bastante “adocicada”, ou “insípida”, na hora que é preciso dizer a verdade, denunciar situações e atitudes contrárias ao Evangelho?   

·  Evangelho (Lc 4,21-30)
Num primeiro momento, não nego, fico um tanto embaraçado ao interpretar o trecho do Evangelho de hoje: É bastante complicado entendê-lo com evidência a razão pela qual os nazarenos passam da admiração pelo Mestre, o ilustre conterrâneo, aos insultos à tentativa de linchamento. “Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício”. Quanta violência! Miserere mei Deus!
“E a evocação dos fatos tirados do ciclo de Elias e Eliseu estabelece um paralelo entre Israel e Nazaré. Nazaré passa a ser o protótipo da rejeição de Jesus por Israel”. Jesus é um profeta, sim, não somente porque ele sabe-se enviado, mas porque é rejeitado. Eis o critério que permite verificar a autenticidade de sua vocação: “... nenhum profeta é aceito na sua própria terra” (v. 24).
O povo de Nazaré se perde, perdendo para sempre a possibilidade de estar em contato com o libertador e salvador, excluindo-se do
“hoje” do Deus que age na história (v. 21). Perdoem-me, mas que gente impiedosa e estúpida!
Conforme o Evangelho do domingo passado, o projeto de Jesus é libertar os oprimidos e marginalizados. A rejeição de Jesus e seu programa de vida começa em Nazaré e culmina em Jerusalém, onde ele é julgado por um tribunal iníquo, crucificado e morto, graças aos seus opositores.  
Rejeição a Jesus, por que?  O primeiro motivo é a encarnação: “Não é este o filho de José?” (v. 22a). E por aí vai! O povo espera um messias espetacular, capaz de ações mágicas. O segundo motivo é a busca de milagre: “Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum” (v. 23b). Jesus se recusa a cumprir sinais em benefício próprio.
Nazaré negou todas as possibilidades de acolher a libertação, recusando totalmente o Filho de Deus e seu Plano de Amor.  Mas quem disse que possível deter o processo de libertação? “Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho” (LC 4,30).

·  II Leitura (1 Cor 12,31-13,13)
Conforme já foi visto na leitura do domingo próximo passado, em Corinto havia discórdias e invejas por causa dos carismas. Depois de ter afirmado que todos os dons provêm do Espírito e se destinam a edificação da comunidade, o Apóstolo Paulo indica para os cristãos um


caminho mais excelente que todos: a caridade. O que ele nos quer ensinar é que alguém pode ser dotado de excelentes qualidades, tomar retumbantes iniciativas; mas se não for movido pelo amor totalmente gratuito e desinteressado, se for dominado pela vaidade e pelo desejo de promover a si mesmo, não possui a “caridade”. “Quer dizer que a virtude das virtudes, a virtude sem a qual, todas as demais nada são e nada valem é a Caridade” (Dom Helder).

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição
Nova cruz - RN 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

XVI Ágape será na Escola Nestor Marinho

Cartaz do Ágape 2013


A Renovação Carismática Católica da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN realizará o XVI Retiro de carnaval, ágape, nos dias 10,11 e 12 de fevereiro, com o tema: Se creres verás a glória de Deus. A abertura será no dia 10, com missa às 8 horas, seguido palestras, momentos de oração, louvor e aprofundamento na palavra do Senhor Jesus. O ágape acontecerá na Escola  Municipal Nestor Marinho e contará com participação de padres e pregadores da RCC. 

Paróquia de Canguaretama tem novo administrador


Pe. Neto
Fonte: paroquianisia.blogspot.com.br


Padre José Pereira da Silva Neto foi nomeado, pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, para a função de administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, formada pelos municípios de Canguaretama, Baía Formosa e Vila Flor. Ele sucederá o Pe. Flávio Herculano, atual secretário do Arcebispo. A despedida do Pe. Flávio será dia 17 próximo, às 19h30, na Matriz de Canguaretama, e a posse do Pe. Neto será dia 22, às 19h30. Pe. Neto era vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cassia, em Santa Cruz/RN.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Bispos prestigiam lançamento da nova Rede Século 21



Na noite da última quarta-feira, 30 de janeiro, a Fundação Século 21, de Campinas (SP) apresentou ao público três novidades: o início da transmissão em alta definição (HDTV) para a região, o lançamento da Rede Século 21 e o novo portal de internet RS21. A solenidade contou com a presença do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, e do arcebispo de Campinas, dom Airton José dos Santos.

O jornalista Junior Guarda explicou na abertura do o novo projeto da rede. “Mais do que uma simples mudança de nome será uma mudança de conceito, pois a Fundação Século 21, detentora desta rede de comunicação, irá fornecer o Portal RS21, uma nova plataforma de multitecnologias que prestará serviços na realização de sua missão: a educação e evangelização do povo brasileiro através de mecanismos de comunicação”. 

O idealizador da Fundação Século 21, padre Eduardo Dougherty, falou que o projeto tem boa expectativa de crescimento. “Rede é maior união entre os vários meios de comunicação. Eu espero que nossos programas tenham grande valor, valor duradouro para fazer o bem para muitas pessoas”, aponta Padre Eduardo.

O descerramento da placa de inauguração foi realizado por dom Airton. Para ele, “com este trabalho a Rede Século 21 está dando outra ‘cor’ para a região metropolitana de Campinas. Com o sinal digital e toda tecnologia a serviço da evangelização, nós poderemos ir muito mais longe”.

O evento também foi prestigiado por autoridades políticas da região, e transmitido ao vivo para todo o país. No encerramento, o cardeal Odilo Scherer destacou a missão evangelizadora da TV: “faço votos que a Rede Século 21 chegue cada vez mais aos lares do Brasil e, assim, possa ajudar nessa missão da Igreja. Parabéns ao Padre Eduardo e a toda equipe que trabalhou para a realização deste projeto”.

Fonte: CNBB

Comissão vai elaborar documento com propostas de convivência com a seca


A reunião foi realizada na manhã deste dia 31, com a participação 
de representantes de várias instituições
Foto: Cacilda Medeiros


Representantes  das três dioceses do Rio Grande do Norte, de instituições que atuam no campo e da Ordem dos Advogados no Brasil – OAB/RN, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 31, no Centro Pastoral Pio X – subsolo da Catedral Metropolitana de Natal. A finalidade da reunião foi discutir ações de convivência com a ausência de chuvas, especialmente no Semiárido do Rio Grande do Norte; convocar a sociedade para se mobilizar para que sejam tomadas medidas efetivas, e reivindicar do Estado ações concretas que amenizem os efeitos da seca.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, abriu a reunião e destacou os motivos da reunião. O agrônomo José Procópio de Lucena, da coordenação da Articulação do Semiárido – ASA Potiguar, fez a memória dos vários documentos entregues, nos últimos meses, ao Governo Estadual, pelas instituições, e que resultaram em poucas ações. “Nessa reunião vamos pensar em o que vamos fazer, concretamente, para enfrentar mais um ano de ausência de chuvas”, disse José Procópio.

No decorrer da reunião, diversas pessoas usaram a palavra para  ressaltar a situação vivida pelas pessoas, especialmente os trabalhadores rurais, e a inércia dos Governos, perante a situação da ausência de chuvas. O Arcebispo, Dom Jaime, enfatizou que se faz necessário pensar em propostas concretas para apresentar ao Governo. Já, o coordenador estadual do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, organismo pertencente à Igreja Católica, Diácono Francisco Teixeira, mencionou que junto às propostas de ações de enfrentamento às consequências à escassez de chuvas também é preciso inserir propostas para a saúde pública, a educação básica e a segurança. “Além disso, precisamos levar o tema da seca para o mundo urbano. É preciso que as escolas públicas, nas cidades, trabalhem a consciência das pessoas para que saibam economizar água”, destacou o Diácono.  

No final da reunião, foi escolhida uma comissão, formada por representantes da Igreja Católica, ASA Potiguar, OAB/RN e de algumas instituições que atuam no campo. Esta comissão vai elaborar um documento com propostas de ações de convivência com a ausência de chuvas, que será entregue ao Governo do Estado.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Funeral de Terezinha Pinto


A manhã de quinta-feira, 31 de janeiro, foi de muita tristeza para os amigos, familiares e paroquianos de Tereza de Jesus Medeiros, conhecida por Terezinha Pinto. Às 9 horas da manhã, aconteceu a missa de exéquias, presidida por Dom Matias, concelebrada por vários padres da Arquidiocese de Natal. Após a missa, o corpo foi conduzido até o Cemitério municipal, onde houve o sepultamento. Terezinha faleceu no dia 30 de janeiro, em Natal. 

Vários padres estiveram presente no funeral de Terezinha, entre eles, o Vigário Geral da Arquidiocese de Natal e ex-pároco, Pe. Edilson Soares Nobre, e os padres Bianor Francisco de Lima Junior, José Adelson, Mário Gomes, Cidinei Firmino, Iranildo Augusto, Vicente, João Maria, Carlos, e Pe. Assis, atual pároco de Nova Cruz. Também participaram da missa as Irmãs religiosas Filhas do Amor Divino e Franciscana Nossa Senhora do Bom Conselho, entre elas as Ir. Selma - FDC e Ir. Lima - Franciscana. 

No final da missa, alguns padres agradeceram pelo grande bem realizado por Terezinha na Paróquia de Nova Cruz. O Pe. Edilson falou que de todos os padres que já passaram por Nova Cruz e conviveram com ela, o tempo dele foi o mais difícil: "explicar para ela foi muito difícil e até para as pessoas entenderem quando ela já demostrava um estado de saúde frágil, mas ela dizia, não me troco por nenhum desses novos". O Pe. Carlos falou do tempo de seminário, na década de 90, quando ela foi mais que uma mãe para muitos, naquele tempo seminaristas, hoje padres: "temos muito a agradecer a Terezinha pelo bem que ela nos fez", acrescentou Pe. Carlos. As religiosas Ir. Lima e Ir. Selma também manifestaram seus agradecimentos a Terezinha Pinto.



Dom Matias presidiu a missa

Sobre o caixão, a bandeira da Paróquia de Nova Cruz

e o Jornal Comunicação e Fé, edição de janeiro/2012, 
quando fez uma entrevista com Terezinha  




Momentos finais da celebração


Homenagem dos padres



Familiares e amigos