sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Reflexão dominical - 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 
Pe. Francisco de Assis




 EVANGELHO (Mc 9,30-37)

- Primeira parte (vv. 30-32)
O Filho de Deus encontra-se a caminho para Jerusalém. Por três vezes Jesus avisa que vai a Jerusalém. Fazer o que por lá? Sofrer e morrer. O texto de Marcos deste domingo refere-se ao segundo anúncio.
Um detalhe a ser observado, é que Jesus, enquanto está a caminho com os seus discípulos, retoma a temática do evangelho do domingo próximo passado: “A entrega de sua própria vida”. A sua preocupação se baseia em passar a limpo a lição, isto é, corrigir totalmente a ideia equivocada que determinadas pessoas formaram a respeito dele. Como vemos, Jesus é o próprio formador.
Porém, é impressionante perceber como os alunos são lentos e tímidos em compreender a lição esplanada pelo Mestre Jesus. Tanto o é, que o texto é seguido por uma observação: “Não entendiam estas palavras e tinham medo de pedir-lhe explicações” (vv. 30-32).
- Segunda parte (vv. 33-37)
Quem sabe, talvez ainda estejam bastante marcados pela fortíssima repreensão que o Mestre deu a Pedro, chamando-o de “Satanás”, por não aceitá-lo em negar a possibilidade de viver um messianismo glorioso e vencedor, mas a opção de dar a sua própria vida. Por essas e outras, eles têm medo de Jesus. Jesus “não brinca em serviço”, é intransigente, não aceita ser contrariado, nem ser aconselhado, sobretudo, quando o conselho é incoerente.
            Quando ele, o Mestre, revela o seu perfil de “servo”, não é possível não sentir medo. É necessário coragem para olhá-lo de frente, para fazer-lhe indagações, para ouvi-lo, para entender e aceitar de uma vez por todas, a opção serena e decidida pelo seu segmento de vida.
A reação dos discípulos é sempre negativa e desastrosa, e o é por pavor em relação às consequências. Contudo, é preciso compreender que o referido comportamento é decorrente do ensinamento patrocinado pelos rabinos da época, que, conforme seus ensinamentos, diziam que Deus não morrerá jamais, que triunfará sobre todos os seus inimigos.
- Terceira parte (vv. 36-37)
            Na terceira e última parte do texto, vê-se um gesto recheado de muito significado. Jesus chama um dos meninos, coloca-o nos braços e diz assim: “Quem acolhe um destes pequenos em meu nome, a mim acolhe”. Quanta bondade e ternura comprovadas pelo Mestre! E diz mais: “Quem não aceita o reino do céu como uma criança, não poderá entrar nele”.
            Observar é preciso! Torna-se claro o sentido que tem o gesto do Mestre. Ele espera que os seus discípulos estabeleçam como centro dos próprios interesses, preocupações e dos próprios projetos, os pequenos e marginalizados, os que não contam na sociedade.

 I LEITURA (Sab 2,12.17-20)
            A proposta do Mestre é uma autêntica loucura para quem alcança e, portanto, vive em meio a “sabedoria” do mundo.
Por lhe faltar a sabedoria de Deus, o impiedoso, desumano e cruel (ímpio) são disponibilizados a praticar maldade contra os justos, porque a presença desses os incomoda. “É a eterna história dos maus que querem arrastar os outros para o mal, tornando-os iguais a eles”. Assim sendo, tem razão o dito popular; “quem é mal não quer ser só”.
            Diante de tudo isso, como Deus reage? De acordo com o vers. 18, assim diz o autor: “Se, de fato, o justo é ´filho de Deus´, Deus o defenderá e o livrará das mãos dos seus inimigos”. Ou seja, Deus é solidariedade comprovada.

II LEITURA (Tg 3,16-4,3)
                Tiago nos ajuda a compreender e, por isso nos alerta, para que orientemos nossas vidas conforme a “sabedoria que vem do alto”.
 CONCLUSÕES DAS CONCLUSÕES:
                - Como os discípulos, nós também ainda temos muita dificuldade de entender o que Ele quer de nós. Quem realmente é e o que Jesus significa na nossa compreensão da fé?
            - Que tal procurarmos interagir melhor a fé que professamos, de modo especial, todos os domingos na Missa, com a nossa vida, vivendo o serviço aos irmãos pobres, os preferidos de Deus?
            - São Tiago nos orienta para segamos o caminho da “sabedoria que vem do alto”, isto é, o próprio Espírito de Deus que nos é comunicado. Assim sendo, é bom tomarmos cuidado com a tirania dos ímpios que, muitas vezes nos atingem também.

Debate Político em Nova Cruz: Regras e perguntas estão prontas


Arte: Rodolfo Amaral

A Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz promoverá Debate Político Democrático entre os candidatos a prefeito, dia 27 de setembro, no Auditório do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, iniciando as 20h00min, com previsão de término às 23h40min.

O objetivo da realização do debate consiste, exclusivamente, na apresentação e defesa das propostas do plano de governo do futuro gestor executivo municipal, para os próximos quatro anos, do município de Nova Cruz/RN. Os candidatos terão os mesmos regulamentos para cumprirem, no que diz respeito à organização estrutural deste debate.

O debate será dividido em 5 blocos, sendo o primeiro para apresentação dos candidatos a vice-prefeito e prefeito, com tempo de 5 minutos para cada. No segundo e terceiro blocos os candidatos a prefeito responderão uma perguntar de cada tema: Educação,  Habitação,  Saúde,  Segurança, Cultura, Esporte/lazer, Infraestrutura/Limpeza urbana e rural, Meio ambiente/Desenvolvimento sustentável,    Geração de emprego e renda,  Assistência Social e  Transparência na gestão pública. Essas perguntas foram feitas pelas seguintes entidades: CDL - Câmara de Dirigente Logista, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sinte/RN – Nova Cruz, UERN – núcleo Nova Cruz, 3ª Dired, Lions, Embrab - UVA, AMES/ANES, Centro Potiguar de Cultura, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Conselho Tutelar, Sindicato do Comercio Varejista e APAE. Essas entidades terão acesso ao local do debate através de 2 pessoas, por entidade.

O quarto bloco será para pergunta de candidato para candidato: Cada candidato deverá elaborar, previamente, cinco perguntas sobre o tema que desejar. Será sorteado o candidato que fará a primeira pergunta. E o quinto bloco é destinado para a fala final dos candidatos. Serão disponibilizados 5 minutos para cada candidato finalizar a sua participação, cuja ordem será definida por sorteio.

Cada bloco terá intervalo de 5 minutos para os dois assessores escolhidos previamente pelo candidato passar alguma orientação nos espaços de intervalo entre os blocos do debate. As rádios locais transmitirão o debate, ao vivo.

Terão acesso ao auditório do Colégio de Nossa Senhora Senhora do Carmo representantes das coligações, duas pessoas por entidade da sociedade civil organizada que elaboraram as perguntas, os 18 membros da Comissão Debate e mais 18 (dezoito) convidados, sendo 1 (um) de cada membro, 5 representantes da Justiça eleitoral, 5 representantes da Promotoria de Justiça, 10 Policiais Militares, duas Religiosas da Congregação Filhas do Amor Divino e a presença das Irmãs Franciscanas do Bom Conselho. Todos cadastrados anteriormente. 

As entidades, as coligações e demais pessoas que terão acesso para o local do debate, deverão enviar a lista com nomes completo dos participantes para secretaria paroquial, até o dia 25 de setembro, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17 horas. Na ocasião receberão a crachá.

Baixe as regras do debate AQUI