sábado, 20 de março de 2010

Procissões reunirão fiéis no centro de Natal

Imagens de Nossa Senhora da Soledade e do Bom Jesus dos Passos,
cercadas por fiéis, no encerramento da Procissão do Encontro/2009
Foto: José Bezerra


A tradicional Procissão do Encontro deve levar centenas de fiéis às ruas dos bairros da Ribeira e da Cidade Alta, em Natal, no final da tarde do dia 26 próximo. Antes, às 16 horas, será celebrada missa, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta. Após a missa, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e os fiéis em geral sairão em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Soledade. Também, às 16 horas, na Igreja Matriz do Bom Jesus das Dores, na Ribeira, haverá celebração eucarística, seguida de procissão com a imagem do Bom Jesus dos Passos, acompanhada pela Irmandade dos Passos e por integrantes do grupo Terço dos Homens.

As duas procissões se encontrarão em frente à Catedral Metropolitana, onde haverá pregação, feita pelo vigário paroquial da Catedral, Pe. Jailton Soares. No final, será dada a bênção, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo. Tradicionalmente, a Procissão do Encontro é realizada na sexta-feira que antecede a Semana Santa.
Fonte: Jornal A Ordem

Comunidade festeja São José

A comunidade do Planalto em Nova Cruz, realizou uma caminhada seguida da celebração eucarística em homenagem a São José. O evento ocorreu na noite de sexta-feira, 19, dia dedicado ao santo protetor do trabalhador e dos agricultores. A homenagem teve inicio por volta das 18h30, quando saiu a caminhada em direção ao local onde está sendo construída a igreja Mãe Rainha. Logo após chegar no local teve inicio a santa missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre.

A caminhada
Os fiéis conduziram o quadro com a foto de São José

A celebração eucarística


No final da missa Pe. Edilson fez a prestação de contas do dinheiro que a comunidade tinha para iniciar a construção da igreja. Além do dinheiro várias foram as doações, o Pe. agradeceu e disse: "vamos acreditar na providência divina, que logo teremos a nossa igreja construída.


Fotos: Flavio Luiz

Legião faz festa e jovens vão a encontro


Festa da Legião, realizado no ano passado
Fotos: Flavio Luiz

A Legião de Maria da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, realiza Festa de Acies, neste domingo, 21, a partir das 14h, na Igreja Matriz. A solenidade acontece anualmente. Na ocasião, acontece a consagração dos legionários para mais um ano de trabalho. Reza do terço, orações e palestras sobre a devoção mariana, ministrada pelo administrador paroquial, Pe. Edilson Nobre, fazem parte da programação da festa. O encerramento será as 15h30, com celebração eucarística.

também, em Nova Cruz, cerca de 30 integrantes da Pastoral da Juventude participam de encontro de formação. O encontro acontece no domingo, 21, no Parque das Águas, em Jacaraú/PB, com o objetivo de ser um momento de reflexão sobre o tempo quaresmal.

Já estão abertas as inscrições para o XXIX Congresso Nacional da RCC



Já estão abertas as inscrições para o XXIX Congresso Nacional da RCC através do site do Congresso no portal da Renovação Carismática, na qual você tem acesso às principais informações sobre o Evento. Para acessá-lo, basta digitar: www.rccbrasil.org.br.

Nesta primeira fase de inscrições, que vai até o dia 15 de maio, o valor da inscrição é de R$ 30,00. Divulgue essa informação em seu Grupo de Oração. Divulgue, também, o acesso ao nosso portal.O XXIX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica, este ano, será realizado em Belo Horizonte/MG, entre os dias 14 e 18 de julho, no Expominas.

Proclama a Palavra, anuncia a Boa Notícia!”: é o tema para 2010, todos somos chamados a viver esta moção: amor à Palavra, compromisso com as Sagradas Escrituras e a difusão do Evangelho. Nosso Congresso Nacional será a oportunidade de reafirmarmos nossa unidade em torno dos mesmos propósitos. Somos convocados a reagir a essa cultura de morte que apresenta tantas más notícias, desvaloriza a vida e deprecia os valores cristãos.


No ano passado, a RCC do Brasil uniu-se para reafirmar a verdade de fé que dá sentido à nossa existência: “Jesus Cristo é o Senhor”. Este testemunho explícito nos fortaleceu. Renovados em nossa caminhada, somos chamados, agora, a reavivar o ardor missionário, o mandato de anunciar o Evangelho de Jesus a toda criatura (Cf. Mc 16,15).

Fonte: www.rcccbrasil.org.br

sexta-feira, 19 de março de 2010

Renovação realiza Seminário de vida

A Renovação Carismática Católica - RCC da Paróquia de Nova Cruz realiza Seminário de Vida no Espírito Santo, nos dias 20 e 21, deste mês, no Centro Pastoral do Catolé. A abertura será no sábado , 20, com orações iniciais. Nos dois dias haverá palestras, oração e meditação da Palavra de Deus. O encerramento será no domingo, 21, às 15h30, com celebração eucarística.

Fotos do Seminário realizado em 2009


Fotos: Flavio Luiz

Paróquia de Nova Cruz realiza obras

As obras que a Paróquia da Imaculada Conceição iniciou neste ano de 2010 já podem ser visto com algum resultado. É o caso da construção da Igreja no bairro Planalto e da capela do Santíssimo na Igreja de Santa Maria Gorreti, ambas já tem uma estrutura montada e já construída. Ainda neste mês de março terá inicio a construção da torre da Igreja Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião.

Igreja Mãe Rainha no bairro Planalto

A construção está sendo feita com ajuda de moradores da comunidade e também recursos arrecadados na primeira festa da padroeira realizado em 2009. A Igreja está sendo construída na Rua Maria Felismina da Conceição, no bairro Planalto. Se você quiser ajudar nesta obra, entre em contato com Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial.



Construção da capela do Santíssimo

A capela do Santíssimo está sendo construída na Igreja de Santa Maria Gorreti, em Nova Cruz. A obra está sendo feita com recursos da própria comunidade. Além de ganhar um nova capela do Santíssimo, também será construída um novo presbitério (local onde fica o sacerdote durante a celebração da missa).

Fotos: Flavio Luiz

Parlamentares destacam o trabalho da CNBB frente ao Projeto Ficha Limpa



Aconteceu na manhã do dia 18, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, aconteceu a Missa dos Parlamentares, evento tradicionalmente promovido pela Comissão Brasileira Justiça e Paz, organismo vinculado à CNBB.

Estiveram presentes vários Deputados Federais e Senadores, e contou também com a participação do novo subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão, nomeado pelo secretário geral da Conferência dos Bispos, dom Dimas Lara Barbosa, na quinta-feira, 11, no término da reunião do Conselho Permanente.

Na missa foram citados os apóstolos Mateus, Marcos e Lucas, e a vida consagrada de João. “João, além de uma grande pessoa, serviu como um historiador fiel da vida de Jesus Cristo”, explicou o padre José Ernanne Pinheiro, assessor político da CNBB. Na homilia também houve destaque para a fé baseada em obras, demonstrando que o ser humano deve-se preocupar em seguir dignamente e eticamente a sua vida, ajudando o próximo, e se preparando para alcançar a glória eterna. “Reafirmamos que a Salvação em Jesus Cristo deve ser amplamente divulgada. Devemos ser propagadores da Palavra e não apenas receptores dela, para que a vida cristã seja vivida de forma plena”, ressaltou padre Ernanne.

Os parlamentares destacaram o trabalho da CNBB frente ao projeto Campanha Ficha Limpa, que tramita no Congresso, e destacaram também a sessão solene que acontecerá no dia 23, na Câmara dos Deputados, em celebração ao lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.

Fonte: CNBB

quinta-feira, 18 de março de 2010

Nomeado o novo bispo da diocese de Floriano, no Piauí

Padre Valdemir Ferreira dos Santos, da arquidiocese de Vitória da Conquista, na Bahia, é o novo bispo da diocese de Floriano, no estado do Piauí. A nomeação foi anunciada na quarta-feira, 17, pelo papa Bento XVI. Padre Valdemir vai suceder a dom Augusto Alves da Rocha, 76, que pediu renúncia após completar 75 anos, conforme prescreve o cânon 401 parágrafo 1º do Código de Direito Canônico.


Ordenado padre em 1987, padre Valdemir é baiano da cidade de Nova Canaã e completará 50 anos no próximo dia 30 de março. Atualmente é vigário episcopal e ecônomo da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), além de pároco da paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista.

O novo bispo fez seus estudos de filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG), e de teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em 2002, obteve a licença em teologia bíblica, na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma.

Na arquidiocese de Vitória da Conquista, foi moderador das paróquias de Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí (1987). Foi pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista. Coordenou a catequese na arquidiocese por dez anos e, durante três anos, foi professor no Instituto Diocesano de Filosofia.


Fonte: CNBB

quarta-feira, 17 de março de 2010

Novena prepara fiéis para a festa da Apresentação

Imagem de Nossa Senhora da Apresentação,
conduzida por fiéis, na Pedra do Rosário
Foto:Cacilda Medeiros


A Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, em Natal, começa a preparar os fiéis para a festa da padroeira da Arquidiocese, que será celebrada no mês de novembro. A partir deste mês de março, sempre no dia 21, durante nove meses, a Paróquia desenvolverá uma programação especial:, intitulada de “Novena da Graça”. A programação tem início às 5 horas, com celebração eucarística, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, seguida de procissão e reza do terço, para a Pedra do Rosário. Na Catedral Metropolitana, a partir das 15 horas, haverá uma “Tarde Mariana”, com a reza do terço, ofício de Nossa Senhora, louvores marianos e missa.



Segundo o pároco da Catedral, Pe. Aerton Sales, o nome de “Novena da Graça” é justificado na mensagem encontrada no caixote, no qual estava a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, quando resgatada por pescadores, no Rio Potengi, em 1753. “No caixote, havia uma mensagem que dizia: ‘onde esta imagem chegar, nenhuma desgraça acontecerá’. Logo, entende-se que ela é uma imagem que traz a graça divina. Por isto, escolhemos o nome de Novena da Graça”, explica Pe. Aerton.

Celam promove reunião dos secretários gerais da América Latina e Caribe



Está acontecendo na sede do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), na Colômbia, a reunião dos secretários gerais das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe. O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa foi representando o país.


A reunião que começou dia 16 em Bogotá, segue até à tarde do dia 18, e temo como finalidade apresentar ao Celam os interesses atuais das Conferências Episcopais, a situação da Missão Continental em cada país participante e as iniciativas para a celebração do Ano Sacerdotal.
No ato de abertura, o Núncio Apostólico da Colômbia, dom Aldo Cavalli presidiu a Eucaristia e expressou, em sua homilia, a admiração pela celebração do Ano Sacerdotal. Em sua fala, o Núncio recordou os presbíteros citando São João Maria Vianney, mais conhecido como Santo Cura D’Ars, como um homem coerente que foi consciente de sua missão sacerdotal: “Quando Cura D’Ars dizia: ‘este é o meu corpo, este é o meu sangue’, compreendia que não era o seu corpo nem o seu sangue, mas sim o Corpo e o Sangue de Jesus”, ressaltou.


O secretário geral do Celam, dom José Leopoldo González, expressou sua complacência pela presença do secretário geral da Conferência Episcopal panamenha, dom Mário Paquette, como expressão de comunhão com a Igreja latinoamericana e destacou as Igrejas em solidariedade as Igrejas do Haiti e do Chile.
Fonte: CNBB

terça-feira, 16 de março de 2010

Diocese de Passo Fundo lança Ano da Eucaristia


A diocese de Passo Fundo (RS) vai dedicar atenção especial à Eucaristia durante o ano de 2010, com a execução de amplo planejamento, que contempla a produção de subsídios, encontros de estudo e aprofundamento nos mais diversos grupos. Destaque especial para o tema na romaria de Nossa Senhora Aparecida, a realização de Congressos Eucarísticos, a organização de novas comunidades, entre outras atividades.

Toda esta programação teve seu lançamento oficial no sábado, 13, quando mais de 500 pessoas, representando as 54 paróquias da diocese, os movimentos, serviços e pastorais, estiveram reunidas no centro de eventos Notre Dame, em Passo Fundo. O encontro, que contou com a presença dos bispos dom Ercílio Simon, dom Liro Vendelino Meurer e dom Urbano Allgayer, além dos padres, teve momentos de muita animação e emoção.

Os autores do livro “Fazei isto em memória de mim”, aprofundaram o tema e ajudaram as lideranças a tirar as suas dúvidas. À tarde foram realizadas oficinas a partir do material que será utilizado por todos os grupos durante o ano. No final do encontro, os participantes foram abençoados, receberam um pão ázimo e saíram com o compromisso de repassar o conteúdo para as comunidades e organizar os grupos e a distribuição dos trinta mil livretos.

Fonte: catolicanet.com

Paróquia realizou encontro de formação

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou no último final de semana encontros de formação e preparação para os eventos que irão acontecer. No sábado, 13, a coordenação da catequese reuniu as catequistas responsáveis pelos setores. também no sábado, a Pastoral da Comunicação reuniu os coordenadores das pastorais e movimentos para organizar a Feira Pastoral que acontecerá no mês de maio. No domingo, 14, a paróquia preparou alguns dos missionários que irão fazer missão nas comunidades durante a Semana Santa. Veja as fotos dos eventos:

Formação para os missionários

Momento da oração inicial
A formação foi dirigida pelos padres Edilson Nobre e Iranildo Augusto e
as Irmãs Apareceida e Lúcia, Filhas do Amor Divino.

Pascom reuniu os coordenadores

A reunião teve uma boa participação dos coordenadores que estão aderindo a participação da Feira Pastoral que acontecerá dentro do Tríduo da Comunicação, nos dias 15 e 16 de maio deste ano.

Catequese reúne as catequistas responsáveis pelos setores
Liliane c



segunda-feira, 15 de março de 2010

Ato público no Rio de Janeiro cobra pressa na aprovação do Projeto Ficha Limpa


Foi realizado no Rio de Janeiro (RJ) um ato público em apoio ao projeto “Ficha Limpa”, que pretende impedir a candidatura de políticos com pendências com a justiça, alterando a lei de inelegibilidade. Durante o ato, a arquidiocese cobrou pressa na aprovação do Projeto, que deverá ser entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, no dia 17 de março, para ser encaminhado à votação logo depois da Semana Santa.

O objetivo do ato, que contou ainda com a presença da sociedade, é manter a mobilização em torno do projeto, que já arrecadou 1,6 milhão de assinaturas a favor da aprovação.

A necessidade e a importância do apoio da sociedade ao projeto “Ficha Limpa” foram bastante reafirmadas no encontro. Dom Orani falou sobre o papel do Rio e da Igreja nesse trabalho. “O Rio de Janeiro tem uma visibilidade nacional para chamar a atenção de todo o Brasil para não deixar morrer essa ideia e continuar acompanhando o que está acontecendo [...] e eu creio que o grande papel da Igreja é tentar encontrar maneiras éticas de ajudar o Brasil a ser cada vez melhor”, disse o arcebispo.

Fonte: CNBB

4.ª Semana da Quaresma

Anunciar a Palavra – voz da Palavra


Vamos meditar o “anunciar a Palavra – voz da Palavra”. Vamos nos apropriar de sua potência para experimentá-la e assim anunciá-la com mais vigor, deixando que todo nosso ser anuncie a Palavra. Mesmo porque disse Jesus: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Em outra citação São Paulo também nos ensina que “anunciar o Evangelho não é glória, é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho” (I Cor 9, 16).

Para que este anúncio se torne eficaz e a voz da Palavra seja ouvida em nossa vivência, vamos contribuir para que outros encontrem com Jesus através da Palavra e se tornem discípulos. Como nos orienta o Documento de Aparecida 243: “não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas através do encontro como um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida, e com isso uma orientação decisiva". Por isso é necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra.
Durante esta semana vamos ler a Palavra, mas também vamos intensificar nossas orações na intenção de que nossa família também se aproxime da Palavra de Deus. Nosso primeiro campo de missão é a nossa família. Lá a Palavra de Deus deve ser anunciada, pois Ela vai libertar, curar, ensinar, trazer vida nova, alimentar, revelar a verdade, estabelecer a paz e a alegria.

Cada dia desta semana oremos numa intenção de nossa família. Pela oração creiamos que o poder da Palavra irá transformar aqueles que precisam de restauração. “Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltam sem ter regado a terra, sem a ter fecundado e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à Palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Is 55,10s).

Fonte: RCC Brasil