sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Pároco de Nova Cruz receberá título de cidadão novacruzense


Em sessão solene marcada para o dia 18 deste mês o Pároco da Paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz receberá o título de cidadão novacruzense, no plenário da Câmara Municipal. Na ocasião várias pessoas serão homenageadas com o mesmo título e com a comenda Djalma Marinho.

Convite

Oficio da CM

Pascom realiza primeira reunião do ano




Os membros da Pascom Nova Cruz participaram da primeira reunião deste ano. Na ocasião o coordenador Robervânio Heverton abordou vários assuntos entre os quais: a Festa de São Sebastião, Informativo Comunicação e Fé, reunião mensal,  aniversariante do mês: Larissa Amaral, como também entregou o plano de ação da Pascom 2014, entre outros assuntos. A próxima reunião mensal está marcado para dia 01/02, em Lagoa d'Anta, cuja finalidade é fortalecer a equipe da Pascom naquela cidade.
 




Gruta completa 19 anos de evangelização



A Gruta Nossa Senhora da Conceição completou 19° Aniversário de evangelização, dia 8 de janeiro de 2014. Como acontece mensalmente todo dia 8, fieis devotos da Imaculada Conceição vão até a casa do casal Junior e Iracilda, onde participam da recitação do terço. Por ocasião do 18º aniversário a gruta recebeu o grupo do terço do homens. 












Morre pároco emérito de Santana do Matos



Faleceu, no final da tarde de ontem, quinta-feira, em Santana do Matos, o Monsenhor José Edson Monteiro, aos 86 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória. O corpo está sendo velado na Igreja Matriz de Santana do Matos, onde, às 16 horas desta sexta-feira, vai haver missa, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, o corpo será sepultado no interior da Igreja.

Natural de Angicos, Monsenhor Monteiro nasceu em 28 de setembro de 1927. Foi ordenado sacerdote em 30 de novembro de 1952.  Em 1953, assumiu a Paróquia de Santana, em Santana do Matos, função que desempenhou por 55 anos. Mesmo depois de emérito, continuou residindo em Santana do Matos.

Ele também foi prefeito do município de Santana do Matos por duas gestões: de 1968 a 1972 e de 1977 a 1982.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Arcebispo faz remanejamento de padres



O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fez três remanejamentos de padres, neste começo de ano. O Pe. Francisco Ney Lopes, até então vigário paroquial de São Paulo do Potengi, assume a paróquia de São Tomé, como administrador paroquial. A posse já está marcada para o dia 28 deste mês.

O Pe. João Maria de Oliveira, que estava em São Tomé, assume a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal. Assumirá a função em fevereiro, em data ainda a ser definida.

O Pe. João Maria dos Anjos deixa a função de vigário paroquial de Macau e assume a mesma função na paróquia de Canguaretama, porém com a missão específica de assumir a comunidade de Baia Formosa. Ele assume a função no próximo dia três de fevereiro.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Escola de Comunicação anuncia período de matrículas



Turma concluinte da ECAN, em 2013
Foto: Cacilda Medeiros

A direção da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN) divulgou o período de matrículas para a terceira turma do Curso de Comunicação para a Pastoral. As matrículas poderão ser feitas de 10 a 25 de fevereiro. Contudo, as matrículas poderão ser encerradas antes do dia 25, caso o número de vagas seja preenchido logo. Serão oferecidas 40 vagas. As matrículas serão feitas na sala da Pastoral da Comunicação, situada no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral Metropolitana, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 12h e das 13h30 às 17 horas. No ato da matrícula é necessário apresentar uma cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio ou de graduação, uma cópia do RG e do CPF, uma foto 3X4 e pagar uma taxa de trinta reais. A mensalidade também custará trinta reais.

As aulas acontecerão uma vez por mês, entre março e dezembro, sempre em um final de semana - sábado e domingo - , no Centro Pastoral Dom Heitor de Araújo Sales, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, Natal. Durante o ano, os alunos terão aulas em 12 disciplinas: Pastoral da Comunicação, Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso, Expressão Oral e Escrita, Comunicação na Liturgia, Jornal Impresso, Rádio, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Produção de Vídeo, Marketing, Fotografia, Comunicação Pessoal e Grupal, e Assessoria de Comunicação.

No final do curso, cada aluno terá que produzir e apresentar um projeto, na área de comunicação, para ser executado na paróquia ou comunidade onde está inserido. O Curso de Comunicação para a Pastoral é oferecido pela ECAN, em parceria com a Faculdade Dom Heitor Sales.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Estão abertas as inscrições para o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação


Com o objetivo de articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil a partir da cultura gerada pelas novas tecnologias, serão realizados, de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP), o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. As inscrições para os encontros estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. Confira os valores e a ficha de inscrição, no link Encontro Nacional. Para participar dos encontros é necessária apenas uma inscrição. São esperados aproximadamente 700 participantes.

Essa é a primeira vez, que as comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem o encontro em conjunto, buscando integrar suas atividades de evangelização. O evento marcará também a celebração de um ano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

De acordo com a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari, esta é uma oportunidade de comunhão nos trabalhos das comissões. “Integrar esses dois grandes grupos da Igreja é entender que a comunicação e a evangelização são realizadas, sobretudo, pela juventude que deseja algo novo e tem esperança. A maioria dos participantes que atua na Pastoral da Comunicação é jovem”.

O tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” será refletido ao longo do encontro nos seminários e painéis com a presença pesquisadores da comunicação. Está confirmada a participação de palestrantes internacionais como o padre jesuíta, Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia e de Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), entre outros especialistas.

“Nós entendemos que no universo da comunicação temos mais possibilidades do que desafios. Hoje, as mídias sociais digitais oferecem vantagens para a propagação do Evangelho de forma rápida e imediata. Isso, abre um horizonte sem limites, chegando a mensagem a mais pessoas”, explica Ir. Élide sobre o tema escolhido para o encontro.

Rede de Informática
Pelo segundo ano consecutivo, a Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA) participa do Encontro Nacional da Pascom. Em 2012, a rede foi lançada oficialmente aos comunicadores e agentes da Pastoral da Comunicação. Para o assessor da RIIBRA, padres Clóvis Andrade de Melo, o espaço é de avaliação e para definir metas para os próximos anos.

“Chegou o momento de avaliar quais iniciativas estão sendo desenvolvidas na internet pelos agentes pastorais, nas dioceses e por instituições. Durante o encontro, serão oferecidas entre as oficinas, a teoria e prática na web com a participação de especialistas e com testemunhos de experiências nas atividades de evangelização pela internet”, comenta padre Clóvis. Ainda segundo o assessor, o encontro da Pascom contribuirá para definição de estratégias de ação que visam potencializar os trabalhos da RIIBRA na Igreja do Brasil.

Sabia mais, acessando o folder do 4ª Encontro da Pascom.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Arcebispo faz visita à Barragem de Oiticica


Foto: Cacilda Medeiros


O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, fará uma visita aos trabalhadores rurais acampados  nas obras da Barragem de Oiticica, no distrito de Barra de Santana, no município de Jucurutu. A visita, que também contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, acontece na manhã desta quarta-feira, 8.

Desde a última segunda-feira, 6, um grupo de agricultores, que se sente prejudicado com a construção, está acampado no canteiro de obras. Eles reivindicam a presença da governadora, para que seja discutida a forma como ocorrerá a desapropriação das terras e como serão instaladas as famílias que residem no território que será coberto pelas águas, principalmente no distrito de Barra de Santana.


Fonte: Arquidiocese de Natal

19º aniversário da Gruta Nossa Senhora da Conceição

Convite

Hoje, dia 08/01/2014, a Gruta Nossa Senhora da Conceição está fazendo seu 19º aniversário. O casal Matias Junior.e Iracilda convida os devotos de Nossa Senhora para a reza do terço, ás 19h30, onde acontecerá louvores a Mãe de Deus e a pregação da Palavra. Desde já o casal agradece a quem comparecer a este momento mariano.


Fonte: http://grutansconceicao.blogspot.com.br/

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Parabéns Larissa!!!

Hoje é um dia muito especial, é aniversário de Larissa Amaral Paixão, secretária da Pascom de Nova Cruz.



Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.

Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.

Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para nós.

Felicidades pelo seu aniversário.

Pascom Nova Cruz


Pároco de Nova Cruz transfere missa para São Sebastião


Por ocasião da Festa de São Sebastião que começa dia 11, o Pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis, resolveu transferir a missa dominical das 19h do próximo dia 12 para Igreja de São Sebastião. Na Igreja Matriz a missa das 7h30 acontecerá normalmente. Para o Pe. Francisco o motivo da transferência é pela festa de São Sebastião para que os fieis possam participar ativamente dos festejos em homenagem ao santo padroeiro. O pároco também informa que no próximo domingo (12) não haverá missa das crianças às 17 horas.

Confira os horários das missas do domingo dia 12

7h30 missa na Igreja Matriz

19h missa na Igreja de São Sebastião



Fotos da abertura da festa em 2013

Papa Francisco envia mensagem ao 13º Intereclesial das CEBs, que acontece em Juazeiro (CE)



Pela primeira vez em sua história, um Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) recebe uma mensagem de um papa. No dia 17 de dezembro, o papa Francisco enviou uma carta aos participantes do 13º Intereclesial das CEBs, que tem início hoje à noite, em Juazeiro do Norte, diocese de Crato (CE), e prosseguirá até o dia 11 de janeiro. O encontro, que deve reunir cerca de quatro mil pessoas de todo o Brasil e de outros países, aborda o tema “Justiça e Profecia a serviço da vida” e o lema “CEBs: romeiros do Reino no campo e na cidade”.

Na mensagem, o papa afirma que as CEBs “trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja” e assegura suas orações para que o Intereclesial seja um encontro abençoado.

Sobre o lema do evento, o papa disse que deve ser como uma chamada para que as CEBS assumam cada vez mais seu papel na missão evangelizadora da Igreja. “Todos devemos ser romeiros, no campo e na cidade, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher”, acrescenta Francisco.

O Intereclesial é um momento de encontro das comunidades. É um espaço para troca de experiências, celebrações e avaliação da caminhada da CEBs no Brasil.

Leia, na íntegra, a mensagem do papa Francisco aos participantes do 13º Intereclesial: CLIQUE AQUI

Fonte: CNBB

Papa Francisco anuncia viagem à Terra Santa


Com o objetivo de comemorar o histórico encontro com o papa Paulo VI e o patriarca de Constantinopla, Atenágoras, ocorrido em 5 de janeiro de 1964, o papa Francisco visitará a Terra Santa, de 24 a 26 de maio. O papa passará por Amã, Belém e Jerusalém. “No Santo Sepulcro celebraremos um encontro ecumênico com todos os representantes das igrejas cristãs de Jerusalém e com o patriarca Bartolomeu, de Constantinopla”, explicou Francisco durante o anúncio, feito ontem, 5, desta sua segunda viagem internacional.

 No dia 24, segundo o patriarca latino de Jerusalém, dom Fouad Twal, e o núncio apostólico na Jordânia, dom Giorgio Lingua, o papa Francisco se reunirá com um grupo de refugiados sírios e com algumas pessoas da comunidade local.

“Com simplicidade e humildade, o papa Francisco vem para pedir paz e diálogo num momento em que esta região sofre por causa de complicações políticas e ataques contra a dignidade humana. Esperamos que com seu apelo à paz esta visita anime a Jordânia em seu esforço pela paz e a justiça, particularmente na Palestina, na atenção aos refugiados sírios e nas iniciativas para preservar a identidade árabe do cristianismo e afirmar a rejeição de toda violência e ataque aos lugares santos e à dignidade humana”, afirmou dom Twal em entrevista coletiva à imprensa, ocorrida ontem, logo após o anúncio do papa.

De acordo com dom Giorgio Lingua, o papa Francisco será recebido pelo rei Abdallah, no Palácio Real, onde fará um discurso, em particular, aos muçulmanos. O papa presidirá missa no estádio de Amã e visitará o lugar do Batismo de Jesus, na margem oriental do Rio Jordão. Em seguida, jantará com os pobres e refugiados sírios.

Foto: CNBB/Rádio Vaticano

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RCC de Nova Cruz apresenta novos coordenadores

Apresentação dos coordenadores de Ministérios

O Grupo de Oração Renascer da Renovação Carismática Católica de Nova Cruz, apresentou neste ultimo sábado, dia 4, os novos coordenadores de ministérios que, juntamente com os coordenador Geral Marquinhos e sua esposa Geone, compõem o núcleo que atuará neste ano de 2014. A apresentação foi feita no momento de louvor, que aconteceu na igreja de São Sebastião, e contou com a presença dos membros do grupo dos fiéis em geral.






Lista dos coordenadores de Ministérios 2014:
Coordenador Geral: Marquinhos
Vice-coordenadora: Geone
Pregação: Lindomar
Intercessão: Eunice
Música: Robervânio
Cura e aconselhamento: Antônieta e Marlene
Criança: Maricelia e Margareti
Visita e Promoção humana: Francisca
Jovens: Joanderson e Joselia
Família: João e Meire, Felipe e Paula
Tesouraria: Márcia
Secretária: Marluce

Missar da Epifânia do Senhor

Neste domingo, dia 05, a paroquia Imaculada Conceição celebrou a Epifânia do Senhor Jesus. Na ocasião, na missa celebrada pelo pároco de nova Cruz Francisco de Assis, o Grupo de Oração Renascer fez, como é de costume, a passagem da bandeira do grupo, da antiga para nova coordenação do grupo. Na ocasião estava presente o coordenador arquidiocesano na RCC o senhor Rogério, que dirígio palavras de incentivo e de encorajamento sobres os desafios da evangelização. Por fim foi realizado a passagem da bandeira do grupo, das mão de Rita de Cassia, coordenadora no ano de 2013 para o casal Marquinhos e Geone.

Pe. francisco e Rogério

Rogério fala dos desafios da missão

Fiéis presentes

Leitores

Ministério de Música

Rita de Cassia passa a Coordenação para Marquinhos e Geone


13º Intereclesial

Justiça e Profecia a serviço da vida é tema do 13º Intereclesial

A terra do padre Cícero receberá, na próxima semana, o 13º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). De 7 a 11 de janeiro, a cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, acolherá o encontro em que serão compartilhadas experiências e reflexões das CEBs a partir do tema "Justiça e profecia a serviço da vida" e o lema "CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade". 
Comunidades de todo o Brasil farão uma verdadeira Romaria rumo à diocese de Crato (CE) para participar do evento que teve sua organização iniciada ainda em 2010.
As CEBs são caracterizadas pelo carisma da opção pelos pobres e pela evangelização que denuncia as injustiças e enfrenta as desigualdades da sociedade. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, considera o movimento como “espaço em que todos os batizados podem externar um jeito de ser Igreja e testemunhar Jesus Cristo na sociedade e na Igreja”.
Para o assessor do setor CEBs, Sérgio Ricardo Coutinho, “esses dias serão importantes para consolidar e fortalecer a caminhada das CEBs junto às temáticas sociais”.
A organização espera a participação 4 mil pessoas no encontro que contará com visitas às paróquias e comunidades, testemunhos, celebrações, oficinas, plenárias e eventos artísticos.
Fonte: CNBB

Parabéns Dom Jaime

Hoje o Arcebispo de natal Dom Jaime completa 18 anos de vida Episcopal. Dom Jaime foi sagrado bispo em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. "Naquela época, João Paulo II tinha uma prática de ministrar sacramentos, em algumas datas festivas da Igreja. Assim, na festa da Epifania do Senhor, ele, tradicionalmente, ordenava grupos de bispos, de algumas partes do mundo. Para 1996, ele quis que tivesse um do Brasil, no grupo. Daí, eu, que havia sido nomeado bispo em 29 de novembro de 1995, recebi o convite para ser sagrado pelo Papa, em Roma", explica Dom Jaime. "Foi uma surpresa e uma graça para mim", comenta Dom Jaime.