sexta-feira, 24 de maio de 2013

Paróquia de Nova Cruz celebra Corpus Christi e Cerco de Jericó


Início do Cerco de Jericó, em 2012

A Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, celebra a festa de Corpus Christi, no próximo dia 30. Durante todo o dia acontecerá adoração ao Santíssimo Sacramento, dirigida pelas pastorais, movimentos e serviços, a partir das 9 horas até às 16 horas quando será celebrada missa, seguida de procissão, saindo da Igreja de São Sebastião até à capela Sagrada Família, onde terá início o Cerco de Jericó, organizado pela Renovação Carismática Católica. O Cerco prossegue até o dia 6 de junho. Durante o período, o Santíssimo Sacramento ficará exposto, ininterruptamente, na Capela, para adoração.

A Paróquia também está atuando no setor social da cidade de Nova Cruz, através de representantes em vários conselhos municipais. O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável tem como presidente o pároco, Padre Francisco de Assis Inácio.

Semana Missionária inclui a Arquidiocese no caminho da JMJ


Dom Jaime Vieira Rocha

Milhares de jovens de todas as partes do mundo acorrerão ao Rio de Janeiro, Brasil, no mês de julho, para participarem da Jornada Mundial da Juventude. Em cada diocese brasileira, acontece a Semana Missionária, em preparação à JMJ. "A presença do Papa Francisco, um latino americano, em sua primeira viagem internacional, será uma motivação a mais para os jovens", afirma o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Nesta entrevista, ele fala sobre os preparativos para a jornada e para a Semana Missionária, na Arquidiocese natalense.

Em todo o Brasil, as dioceses se mobilizam para levar jovens para a Jornada Mundial da Juventude. Como está esta mobilização na Arquidiocese?

Através do Setor da Juventude, os jovens das nossas paróquias se organizam para participar da Jornada. Há iniciativas criativas, tendo em vista angariar recursos para custear as despesas. Com sua criatividade e iniciativa, o que é peculiar aos jovens, eles fazem promoções, nas paróquias, como sorteios e eventos. Os jovens fazem estas promoções visando garantir a presença na Jornada. Esses preparativos começaram desde o início de 2012, através do Setor Juventude. A mobilização começou com reuniões dos coordenadores da Pastoral da Juventude, dos grupos e movimentos, nas paróquias.


A Semana Missionária mobiliza os jovens para a JMJ, com o acolhimento de peregrinos estrangeiros. Qual é a expectativa para a Semana Missionária?

A Semana Missionária visa incluir, de maneira efetiva, as Dioceses no caminho da Jornada. Foi uma iniciativa muito feliz, porque, do contrário, ficaria a JMJ lá no Rio de Janeiro, enquanto o resto do Brasil ficaria, como que, assistindo de televisão. Ela se desenvolve uma semana antes da JMJ, dentro de três pilares fundamentais: oração, solidariedade e cultura, tendo em vista o envolvimento e o acolhimento de peregrinos estrangeiros. É, também, uma grande oportunidade para a Igreja se voltar mais para os jovens, fazendo com que eles se renovem e despertem para a sua vocação batismal. A JMJ será de 23 a 28 de julho. A presença do Papa Francisco, um latino americano, em sua primeira viagem internacional, será uma motivação a mais para os jovens. Para mim, o grande fruto da JMJ é esta retomada de atenção e de zelo da Igreja, sobretudo de nós, pastores, para com os nossos jovens que estão, muitas vezes, à mercê apenas do consumismo e, por conseguinte, de tudo que vai resvalando para os delitos, tráfico de drogas, a dependência química e para a violência.

Caso não se confirme a vinda das caravanas de jovens estrangeiros, como será realizada a Semana Missionária na Arquidiocese?

Nós todos - paróquias, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas - devemos nos engajar e nos comprometer com a Semana Missionária, tenhamos ou não peregrinos estrangeiros. Devemos dar ênfase e oportunidade para a participação de nossos jovens. Tudo o que está programado, sobretudo os grandes momentos, em Uruaçu e na Catedral, com a juventude, permanecerá e acontecerá, porque se trata de um momento da juventude. Se vierem os peregrinos, ótimo! Se não, vamos realizar esses momentos, que promovem a participação do jovem na vida da Igreja. Ponderemos este fato: é um evento que ocorre, pela primeira vez, no Brasil, e, conforme a experiência das Jornadas anteriores, o grande público é o local. Outro fator é a dimensão continental do Brasil, o que dificulta o deslocamento. Em nível local, as famílias que foram convidadas a acolher os jovens estrangeiros, agora devem ser olhadas como aquelas que apoiam a Jornada, nessa perspectiva de acolhimento e de apoio às promoções pastorais da Igreja.

Que mensagem o senhor deixa para os jovens da Arquidiocese que pretendem ir à JMJ?

Desejo que eles se revistam deste espírito missionário, que deixam tudo e se dispõem a sair de si mesmo e seguir adiante. Vocês estão empreendendo uma viagem para um encontro profundo com o Nosso Senhor Jesus Cristo. E este encontro se reveste desta dimensão bonita e profunda de universalidade da Igreja. Revestidos do Espírito Santo, com a celebração de Pentecostes, vocês vão, como que, em busca de uma luz, de algo novo, de uma mensagem permanente, de uma verdade que não se esgota e nem se desgasta, que é Jesus Cristo.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padre Valquimar lança livro



Capa do livro, que será lançado dia 6 de junho


"E chamou os que Ele quis", uma citação do Evangelho de Marcos, é o título do livro escrito pelo Padre Valquimar Nogueira do Nascimento. O livro, resultado da dissertação de mestrado em Direito Canônico, realizado pelo autor, será lançado no dia 6 de junho próximo, às 16 horas, na Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, situada na Av. Junqueira Aires, bairro da Ribeira, em Natal.

Indagado porque elaborar uma dissertação de mestrado e, depois, publicá-la em um livro, o autor responde: " Escolhi o tema porque vejo a necessidade de se dar uma atenção maior ao processo seletivo, tão importante quanto o tempo de formação no Seminário. Procurei, portanto, com base em documentos da Igreja, refletir sobre o assunto. A atenção a este período pode favorecer a qualidade dos candidatos e melhores resultados no processo de discernimento." Em Natal, a partir do lançamento, o livro estará à venda na Faculdade Dom Heitor.

Padre Valquimar é mestre em Direito Canônico, pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cujo curso é reconhecido pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. No período de 1998 a 2005, foi reitor do Seminário de São Pedro, na Arquidiocese de Natal. Atualmente, ele é diretor administrativo da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Paróquia realizou Encontro de Pentecostes

A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou no último domingo, dia 19, Encontro retiro de pentecostes, no Colégio de Nossa Senhora do Carmo. O objetivo era de reunir a igreja, com seus grupos, pastorais, comunidades, serviços e os fies em geral pra um momento de espiritualidade e encontro com Deus, no dia em que a Igreja Católica lembra e vive o dia de pentecostes.


O evento iniciou-se as 8h30min com a abertura e acolhimento feito pelo Pároco Pe. Francisco de Assis, e animação do ministério de musica. Pe. Janilson também fez sua saudação com animação. Vários grupos e pastorais fizeram apresentações com o tema de pentecoste. Destaque pra uma família que deu seu testemunho da ação do Espirito Santo, de um dos milagres acontecidos com eles.Nos intervalos foi oferecido serviços de lanchonetes.

No final da manhã o Diácono Jeová fez uma palesta falando sobre o acontecimento, a cultura e o significado de Pentecostes. Pela tarde os grupos continuaram a fazer suas apresentações. Para encerrar o Encontro foi celebrado a missa. A quadra do colégio ficou repleta de fies. No final da celebração houve homenagens de despedidas Pe. Janilson pela transferência dele para outra paróquia. Pe. Janilson fez seus agradecimentos as os Paroquianos.

 Acolhimento com os coroinhas e o ministério Jovem

 Acolhimento do Evento

 Testemunho da familia

 Palestrante Diácono Jeová

 Apresentações

 Os fiéis

 Missa

 Agradecimentos de Pe. Janilson

Homenagens à Pe. Janilson

Mais Fotos Click AQUI
Homenagens à Padre Janilson AQUI

quarta-feira, 22 de maio de 2013

CNBB promove coleta nacional em prol da JMJ Rio2013 no próximo final de semana



Nos dias 25 e 26 de maio, a coleta de todas as missas e celebrações realizadas nas comunidades católicas de todo o país terá uma destinação especial. Por decisão da última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, será realizada uma coleta especial para ajudar nos custos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

A seguir, leia a íntegra da carta enviada pela Presidência da CNBB ao episcopado brasileiro:

Brasília, 03 de maio de 2013
P – C. Nº 0228/13

COLETA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
25 e 26 de maio de 2013

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19)

Caros irmãos no Episcopado,
Graça e Paz!

A 51ª Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, em Aparecida – SP, de 10 a 19 de abril de 2013 contemplou, com especial atenção, o tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e de milhares de Jovens do Brasil e de todo o mundo.

O Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri 2011, confiou-nos o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às nossas igrejas particulares como um grande convite à conversão. São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação. O próximo acontecimento será a Semana Missionária que antecede imediatamente a Jornada.

Para ajudar a fazer frente às despesas das Dioceses, Prelazias, da CNBB e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aprovamos, no dia 17 de abril de 2013 (cf. Ata nº 07), uma coleta nacional, a realizar-se em todas as missas e celebrações nos dias 25 e 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade. O valor arrecadado será assim distribuído: 50% para a Arquidiocese do Rio de Janeiro; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários que acontecerá em Belo Horizonte - MG e 10% para a nossa Conferência para cobrir os gastos com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.

Para enviar a doação:
Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220
OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0

As Dioceses e Prelazias que desejarem fazer envelopes e distribuí-los ao povo, podem entrar no site da CNBB (www.cnbb.org.br) e baixar o arquivo com a arte do envelope. Estão disponíveis também duas artes de “Banners” para serem colocados em lugar visível nas paróquias.

Deus lhes pague, caros irmãos, pela imprescindível colaboração.

Com afeto e gratidão,

Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB


Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

Simpatia do Papa Francisco muda ambiente na Praça de São Pedro



A praça de São Pedro não é mais a mesma. Na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, uma multidão animadíssima acompanhou o Papa Francisco na audiência geral que ele concede todas as semanas.

“O Papa Francisco trouxe vida e alegria para esta cidade”, disse Antonello Franci, 42 anos, taxista. Ele conta que a esposa é membro da Ação Católica e que o Papa não é um homem de apenas palavras bonitas, mas “uma pessoa que tem sempre o objetivo de iluminar a prática das pessoas”.

O tráfego nas imediações do Vaticano fica caótico nas primeiras horas da manhã e quem quer ficar próximo dos corredores por onde Francisco passa chegam à praça antes das 7 da manhã. O Papa chega pontualmente as 10.30hs e percorre, sorridente, longos percursos para ver as pessoas, beijar as crianças e levantar os braços para o povo. “Ele é muito simpático”, diz uma senhora italiana de cabelos brancos que acompanha crianças da sua escola.

Antes da chegada do Papa, pessoas informavam ao microfone o nome das escolas que enviaram alunos. Eram muitas escolas públicas e católicas. Um jovem  passa enrolado numa bandeira brasileira, conversa com uma senhora de um grupo de Brasília e faz pose para ser fotografado. No final, a senhora sugere: “se quiser, passo a foto para você por e-mail”. Ele concorda com um sorriso largo.

O clima de gentileza e de cuidado toma conta da praça. O Papa começa a falar. Aplausos. Ele, visivelmente desconfortável em ler também porque o vento da manhã ensolarada atrapalhava, levanta os olhos, faz gestos e diz: “o egoísmo nos leva para baixo e traz a tristeza. O Espírito Santo nos leva para o alto e nos presenteia com alegria”. Aplausos.

“Francesco envia comentários breves que ficam na cabeça das pessoas”, diz um padre baiano que faz mestrado numa faculdade de Roma. “Ele tem escolhido mensagens curtas, conteúdo forte e plenos de ternura”, continua o padre. “Essa postura tem conquistado as pessoas e transformado essa praça num lugar melhor a cada semana”, conclui. Logo depois, da audiência, chove forte.

Fonte: CNBB

Padre Adelson é eleito coordenador da Pastoral Presbiteral

Pe. José Adelson, coordenador da Pastoral Presbiteral


O Pe. José Adelson, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antonio,  foi eleito coordenador da Pastoral Presbiteral. A eleição aconteceu na última reunião do clero, realizada no Centro de Treinamento de Ponta Negra, em Natal, no dia 16 de maio. Na mesma reunião, houve eleição para escolher os novos membros da Pastoral Presbiteral que foi formada pelos padres: Júlio César, secretário; e Alcimário Pereira, tesoureiro. O Pe. Abelardo Freitas, juntamente com o Pe. Adelson, representarão a Arquidiocese na Comissão Regional de Presbíteros. 


O Padre José Nazareno Vieira da Nóbrega, atual pároco da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, Natal, foi nomeado, pelo Arcebispo, Vigário Episcopal para o Clero. O anúncio foi feito pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Pe. Nazareno, Vigário Episcopal para o Clero



Fonte da foto do Pe. Adelson:  dedecamilosantoantonio.blogspot.com  
Crédito foto Pe. Nazareno: Márcia Nunes

Fonte: Arquidiocese de Natal

Continuam inscrições para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013: confira as vantagens


Com a proximidade da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, os peregrinos correm contra o tempo para conseguir efetuar as suas inscrições. Até o início de maio, mais de 215 mil pessoas de todo o mundo já se inscreveram, a maioria brasileiros e latino americanos. Apesar de não ser obrigatória, existem várias facilidades para quem se inscreve como peregrino.

Todos os inscritos receberão o kit peregrino e um seguro, benefícios presentes em todos os pacotes. O Kit contém diversos acessórios inéditos e exclusivos. Também terão entrada franca nos eventos do Festival da Juventude, que será realizado em várias áreas do Rio de Janeiro entre 22 e 26 de julho.

Também há uma grande vantagem no quesito alimentação. Na inscrição, o peregrino pode escolher um pacote, e receberá um cartão para comer em restaurantes, lanchonetes e bares credenciados. Haverá também locais com a oferta do Menu Peregrino, uma refeição completa (prato principal, bebida e sobremesa), que cabe dentro do orçamento diário do cartão. Os locais estarão sinalizados e seus endereços disponíveis no Guia do Peregrino e no aplicativo para smartphones e tablets.

Garantir o transporte com um dos pacotes da Jornada também é vantagem no bolso. O peregrino que se inscreve nesse pacote recebe um cartão-transporte para a utilização do transporte público do Rio de Janeiro durante a JMJ. O cartão pode ser usado em ônibus (exceto em ônibus executivos com ar-condicionado), metrôs, trens e barcas. A validade se estende até às 10h do dia 29 de julho.

Vale lembrar que os ônibus fretados não poderão circular no Rio de Janeiro durante a JMJ. A medida foi tomada pelos organizadores para evitar congestionamentos e permitir maior fluidez no trânsito. Por este motivo, os ônibus precisam ser cadastrados. O Setor Nacional vai distribuir os veículos nos “bolsões” de estacionamento localizados nos bairros de Paciência e Recreio dos Bandeirantes, onde os ônibus ficarão guardados até o final da Jornada.  

De acordo com a rota indicada no ato da inscrição do veículo, as caravanas precisarão se dirigir para um dos três pontos de apoio em municípios próximos ao Rio de Janeiro. É nesses pontos, que ficam em Cachoeira Paulista (SP), Casimiro de Abreu e Itaipava (RJ), que o coordenador do grupo saberá o local para o qual o ônibus precisa se dirigir ao entrar na cidade sede da JMJ.

Hospedagem

Os peregrinos podem optar pela inscrição com hospedagem oferecida pela JMJ Rio2013. Os grupos que escolherem a hospedagem da Jornada devem levar consigo saco de dormir e colchonete e poderão ser hospedados em casas de família, centros paroquiais, escolas públicas e particulares, universidades, ginásios poliesportivos, casas de festas e centro comunitários. Todas as estruturas estarão equipadas com água, chuveiros e banheiros. O valor do pacote com hospedagem sai mais barato do que pagar diárias em albergues, pousadas e hotéis numa cidade turística como o Rio de Janeiro.

Já o pacote completo é a grande sacada para quem quer economizar nos dias em que o Papa Francisco estará no Rio. Ao fazer a sua inscrição pelo pacote A1 (que compreende a semana completa do evento), ou B1 (só para o fim de semana), o peregrino garante a alimentação, hospedagem, transporte, Kit Peregrino e seguro para todo o evento.

E para quem deseja participar só da Vigília e da Missa de Envio da JMJ Rio2013, que acontecerão nos dias 27 e 28 de julho, em Guaratiba, os peregrinos inscritos terão acesso às ilhas exclusivas, de melhor localização no Campus Fidei com relação ao palco onde estará o Papa Francisco.

Para fazer o cadastro dos ônibus fretados, clique aqui

Para fazer a inscrição na JMJ Rio 2013, clique aqui

Fonte: CNBB

domingo, 19 de maio de 2013

Paroquianos se despedem do Padre Janilson na missa de Pentecostes


No domingo, 19, a missa da solenidade de Pentecostes na Paróquia de Nova Cruz marca a despedida do Padre Janilson Francisco de Macedo, como Vigário Paroquial. Ele foi transferido para Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que compreende os municípios de São Rafael e Itajá. 

Pe. Janilson chegou em Nova Cruz dia 21 de Novembro de 2010, nomeado pelo Arcebispo de Natal, D. Matias Patrício, para ser vigário paroquial. Foi ordenado Sacerdote em 21 de Outubro de 2010. Ele nasceu em Natal no dia  05 de Março de 1983. Sua paróquia de origem é a Bom Pastor em Natal. 

A Paróquia de Nova Cruz agradece o trabalho e empenho dedicado a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo através das diversas atividades realizada nesta cidade. Ao mesmo tempo deseja sucesso e muito vigor nesta nova etapa da missão que será cumprida pelo grande padre que és. A chegada do Padre Janilson em São Rafael está prevista para o dia 25. 













Veja mais fotos AQUI


Domingo de Pentecoste - Comentário litúrgico



O Espírito nos fortalece na fé


                   “Recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1,8)
                   O Evangelista Lucas apresenta de maneira patética, comovente o acontecimento transcendente testemunhado e de maneira profunda pelo Espírito Santo. E, através, desse testemunho recebido pelos apóstolos, a Igreja nasce do coração de Cristo.
                   Tenhamos presente que o dom do Espírito é consequência da glorificação de Jesus: prometido e entregue.
                   Entre os tantos detalhes, há um que merece ser realçado, são os símbolos apresentados: o “vento” e o “fogo”, elementos que evocam a manifestação da divindade. “Língua de fogo” é metáfora visual que adquire valor simbólico, porque o dom do Espírito visa à transmissão do evangelho, Boa Nova de salvação, e se manifestará em fenômenos de linguagem.
                   Na 2ª leitura de hoje (1 Cor 12,3b-7.12-13), Paulo ao escrever aos coríntios, procura orientá-los frente a determinados assuntos ainda um tanto quanto obscuros. Concretamente, o apóstolo trata da temática: o Espírito Santo, gerador da “diversidade de dons”, dos mais variados “serviços” (ministérios) e das “formas de ação” que nascem da Comunidade Alternativa, a Santíssima Trindade. Um só Espírito pousa, e se distribui (1 Cor 12,11).
                   A fé nos faz perguntar e responder diante da impressão de pluralidade e totalidade. A cena provocada por Pentecostes e olhada de perto é desconcertante, porque mistura povos, regiões, províncias romanas, junto com a Judéia. Cretenses e árabes poderiam abranger Ocidente e Oriente. 
                   Quem não se recorda que, aos seus amigos, os discípulos, Jesus havia prometido que não os deixaria sós e que lhes enviaria o Espírito (Jo 14,16.26). Pois bem, neste domingo a Igreja celebra a solenidade desse dom do Ressuscitado.
                   Jo 20,19-23. Estamos diante do primeiro encontro do Senhor Ressuscitado com os seus discípulos. O contexto psicológico é estarrecedor, descreve um clima marcado pelo medo e a insegurança. Contudo, a dúvida não deve cantar derrotismo e desânimo. O medo será vencido com a saudação da paz pascal. Jesus atravessa as barreiras externas e internas do homem.
                   Vejamos bem, havia por parte do povo israelita a ideia de que os que praticavam o mal, praticavam-no  porque estavam possuídos por um espírito mau. Ao examinarmos nossa experiência de vida, sem sombra de dúvida, precisamos admitir que, em determinados momentos somos tomados pelo pecado, o mau que se encarrega de destruir o princípio da vida, dom de Deus.  Porém, é animador saber que o Espírito se desenvolve como uma pequena semente plantada em nossos corações: cresce lentamente, mas produz frutos abundantes.
                   O texto enaltece algumas cenas, é possível reconhecer traços de “uma celebração eucarística: dia do Senhor, presença de Jesus na comunidade, reconciliação do pecado, recordação da paixão, dom do Espírito”.
                   A última frase do Evangelho nos fala da remissão dos pecados (v. 23). Onde o Espírito “bota a sua banca”, é erradicado o pecado. Enquanto a segunda parte tem o seguinte sentido, conforme o falar do Ressuscitado: a Igreja deve criar condições para que o Espírito entre no coração de todos os homens. Mas para isso, os discípulos de Cristo precisam trabalhar a possibilidade em dar voz e vez à graça, impedindo assim a investida do pecado; porém, saibamos que é indispensável a devida abertura e a eterna parceria com o Espírito, caso contrário, o pecado continuará reinando.  
                   Para refletir:
- Quando e como reconhecemos a devida docilidade do Espírito Santo?
- Quanto aos sinais dos tempos, procuramos, à luz do Espírito, interpretá-los?
- Temos demonstrado abertura à Ação do Espírito, vivendo o diálogo, a ternura, a fraternidade?
                   Estamos precisando do dom das línguas, a fim de que possamos entender o que dizem os irmãos pobres, sofridos, marginalizados, que estão à nossa frente.
                   Que este Pentecoste não passe em branco para ninguém... Que ele seja definitivo para quem vive na cidade, na zona rural, na paróquia, na família, em qualquer um, em qualquer uma.

Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz – RN
 Pe. Francisco de Assis Inácio