sábado, 2 de abril de 2011

Blog da Pascom é o 3º mais acessado


Este blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz está em 3º lugar na lista do 20 mais acessados na Região Agreste, pesquisa feita em relação ao mês de março.

Desde já agradecemos a você amigo internalta e continue assim, sendo nosso parceiro, juntos iremos avançar para águas mais profundas.

1º PROFESSOR JOÃO MARIA – link md 345.678
2º CORREIO DO AGRESTE –link md 333.456

3º PASCONRN NOVA CRUZ – link md 321.129

4º AFRANIO PATRICIO – link md 302.298
5º REVISTA ESPAÇO LIVRE–link md 289.789
6º NOVACRUZ ASSIM – link md 288.689
7º ABRAÃO NA REDE – link md 257.343
8º NOVO IMPACTANTE– link md 245.521
9ª INFORMATIVO MIPIBU–– link md 240.741
10º SHOW DA CIDADE RG – link md 235.567
11º ANE 2003 – link md 233.461
12º LENILSON DO AGRESTE – link md 223.584
13º NOVACRUZRN EM FOCO – link md 233.120
14º SERRINHA INFORMA– link md 230.445
15º FOLHA POTIGUAR 2012 – link md 228.321
16º CLAUDIO LIMA NEWS – link md 225.547
17º RANIEREAMOS LOCUTOR– link md 200.989
18º AGRESTESPORTIVOMCL – link md 198.471
19º WESLEY RAMON – link md 197.662
20º FLACRUZRN – link md 178.339

Fonte: novacruzassim.blogspot.com

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Concurso retrará temática da CF


Inovação e criatividade estão presentes em várias ações da Campanha da Fraternidade, neste ano de 2011, na Arquidiocese de Natal. Uma delas é o Concurso de Fotografia "A criação geme em dores de parto", organizado pelas coordenações da Campanha da Fraternidade e da Pastoral da Comunicação. O Concurso tem o objetivo de retratar aspectos do meio ambiente, no território da arquidiocese de Natal, a partir do "ver", "julgar" e "agir", detalhados no Texto Base de Campanha.

O Concurso é aberto aos agentes de pastorais e movimentos, que atuam nas paróquias. A premiação para os vencedores será a seguinte: 1º lugar: um Netbook; 2º e 3º lugares, uma câmera fotográfica digital, para cada. Os interessados poderão enviar três fotos, no máximo, até 20 de maio, juntamente com os dados exigidos no regulamento, para o e-mail concursocf@arquidiocesedenatal.org.br.

O regulamento, bem como outras informações sobre o Concurso, estão disponíveis no site: www.arquidiocesedenatal.org.br.

Pastoral da Pessoa Idosa cresce no Brasil

Irmã Naim, coordenadora arquidiocesana da pastoral
Foto: José Bezerra


A Pastoral da Pessoa Idosa registrou um crescimento de 20% em suas ações, constatado em todas as regiões do Brasil. A constatação foi feita na sétima Assembleia Geral da Pastoral, realizada de 15 a 18 de março, em Curitiba-PR. Na assembleia, os participantes também traçaram as metas para 2011.

Entre as metas, está a de ampliar em 10% o número de pessoas idosas acompanhadas, além de líderes e comunidades assistidas. Também planejam ampliar em 5% o número de novas paróquias com a presença da Pastoral, bem como a presença de representantes da Pastoral nos Conselhos Públicos, além de outras.

Atualmente, a Pastoral da Pessoa Idosa está presente em 16 paróquias da Arquidiocese de Natal, com 236 líderes capacitados, que dão assistência a 1.432 idosos. A coordenadora é a Irmã Nain Guedes, das Filhas do Amor Divino.

Fonte: Jornal A Ordem online


Religiosos reiniciam atividades

Ir. Aline Marie, núcleo CRB de Natal
Foto: Cacilda Medeiros

A Conferência dos Religiosos do Brasil, Núcleo de Natal, reinicia as atividades a partir deste mês de abril, com o primeiro encontro do Núcleo, realizado ontem, no Auditório da Livraira Paulus. “Estamos refletindo sobre a importância e a urgência da evanglização da Juventude, à luz da Palavra de Deus”, informa a coordenadora do Núcleo, Irmã Aline Marie.

No primeiro encontro do ano, os religiosos fizeram aprofundamento do Documento 85, da CNBB, que fala sobre a Evangelização da Juventude, e sobre o Projeto Juventudes. O estudo foi assessorado pelos Irmãos Jarbas Batista e Daniele Lopes de Souza.

Fonte: Jornal A Ordem online

Paróquia da Catedral terá Paixão de Cristo

Catedral Metropolitana de Natal
Foto: Cacilda Medeiros


A encenação da peça teatral “Paixão de Cristo” fará parte da programação da semana santa, na Paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em parceria com o Colégio Marista, de Natal. A encenação acontecerá nos dias 18, 19 e 20 deste mês, a partir das 19 horas, no Colégio Marista. A peça será encenada em sete palcos, montados no Campo de Futebol do Colégio, contando com elenco de 200 atores e atrizes.

O acesso de qualquer pessoa para assistir ao espetáculo é apenas um quilo de alimento não perecível. Alguns atores e atrizes participam da procissão de entrada das missas, nas Catedral, nos dias três e dez deste mês, como forma de divulgar a peça e convidar os fiéis para assistirem ao espetáculo teatral da Paixão de Cristo. O grupo é coordenado por Carlos Henrique.
Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 31 de março de 2011

Vaticano reitera que cristãos e budistas devem viver em paz

Este ano, o dia será celebrado segundo as diferentes tradições das comunidades: 8 de abril no Japão, 10 de maio na Coreia, China, Taiwan, Vietnã e Cingapura, que fazem parte da corrente budista “mahayana”; e 17 de maio em outros países como Tailândia, Sri Lanka, Camboja, Mianmar, Laos e pelos outros budistas da escola “theravada”. O “Vesakh/hanamatsuri” celebra o nascimento, a “iluminação” e o definitivo ingresso de Buda no Nirvana.

A mensagem assinada pelo Cardeal Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Jean-Louis Tauran, se intitula “À procura da verdade em liberdade: Cristãos e Budistas vivem em paz”.

O presidente do dicastério inicia a mensagem com os votos de que esta festa anual possa trazer serenidade e alegria a todos os budistas presentes no mundo inteiro.

Fonte: Canção nova notícias

quarta-feira, 30 de março de 2011

Vem ai 1ª Concurso de Fotografia da CF


As coordenações da Campanha da Fraternidade e da Pastoral da Comunicação, da Arquidiocese de Natal, estão preparando o 1º Concurso de Fotografia da CF 2011. O concurso, com o tema: “a criação geme em dores de parto”, premiará três fotografias que deverão retratar um dos seguintes temas: “Ver”, “Julgar” e “Agir”, detalhados no texto-base da CF. Poderão participar fotógrafos amadores, maiores de 18 anos, residentes no território da Arquidiocese de Natal, engajados em alguma pastoral, movimento ou serviço da Igreja. Só serão aceitas fotos enviadas por e-mail, até o dia 20 de maio.

Serão premiadas três fotos, escolhidas por uma Comissão. O primeiro lugar ganhará um Netbook, e o segundo e terceiro lugares ganharão uma câmera fotográfica digital. O regulamento, assim como outras informações, estão disponíveis, em breve, no site: www.arquidiocesedenatal.org.br

Nota da CNBB pelo falecimento do ex-vice-presidente da República


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB expressa seu profundo pesar pela morte do ex-vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, ocorrida na tarde desta terça-feira, 29 de março. Após um longo tempo de luta contra o câncer, José de Alencar parte desta vida deixando para todos os brasileiros o testemunho de amor à pátria e à vida.

Em sua vida pública e militância política, José Alencar será lembrado, especialmente, por sua coerência, coragem e discrição. Mas, sem dúvida, ele será lembrado muito mais pela bravura com que enfrentou a doença que insistia em levá-lo antes do tempo. Na memória de todos ficarão suas palavras quando disse não ter medo da morte e que Deus é que o levaria e não o câncer. Nisso acreditou e assim viveu até o último momento.

Firmados na esperança, que vem de nossa fé na ressurreição de Cristo, pedimos a Deus que o acolha no seu reino.

Brasília, 29 de março de 2011


Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Fonte: CNBB

terça-feira, 29 de março de 2011

Dois zonais realizam Miss@o.Com



No próximo final de semana, a Pastoral da Comunicação realiza encontros Miss@o.Com, em dois zonais. No sábado, dia 2, o encontro será com as equipes da Pastoral a Comunicação das paróquias do 5º zonal, formado pelas paróquias de Angicos, Santana do Matos, Lajes, Pedro Avelino, São Rafael e Afonso Bezerra.

Domingo, dia 3, será com as equipes da PASCOM do 8º Zonal, das 13h30 às 16h30, em Brejinho. O 8º Zonal é formado pelas paróquias de Santo Antônio, Nova Cruz, Monte Alegre, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Passa e Fica, Brejinho e a Área Pastoral de Serra de São Bento. No encontro, a coordenação Arquidiocesana trabalha o tema Motivação e Liderança no trabalho pastoral.

Vigário para o clero comemora ordenação


O Vigário Episcopal para o Clero, assistente eclesiástico da Pastoral da Comunicação e Administrador Paroquial da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, Pe. Edilson Soares Nobre, completará 20 anos de ordenação presbiteral, dia 6 de abril. Ele presidirá missa em ação de graças, na Matriz da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, naquele dia, às 19 horas, e se confraternizará com os paroquianos.

O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, confirmou presença na celebração. Fiéis de outras paróquias onde o Pe. Edilson já trabalhou também estarão presentes.

Mutirão brasileiro de comunicação lançará site oficial

Dia 30 acontecerá o lançamento oficial do site do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação. Veja o convite abaixo:

segunda-feira, 28 de março de 2011

Encontro zonal do Dízimo em Nova Cruz

Aconteceu no último domingo, 27, o encontro zonal da Pastoral do Dízimo, no Centro Pastoral do Catolé, em Nova Cruz. Todas as paróquias e uma area pastoral estiveram bem representadas. O encontro foi assessorado pela equipe arquidiocesana da Pastoral do Dízimo e contou com participação dos padres Edilson Nobre e Janilson Macedo, além do seminarista Shirleno e as Ir. filhas do Amor Divino.

Membros da equipe paroquial do Dízimo em Nova Cruz

O casal articulador zonal do Dízimo,
Manoel de Lima e Eliene de Sena


Membros da equipe diocesana do dízimo

Momento da entrega da cruz e envio dos agentes do dízimo
para a missão nas paroquias







Pe. Janilson realizou benção da Pia Batismal da Igreja de São Sebastião

No domingo, dia 27, na missa das crianças o Pe. Janilson Macêdo fez a celebração da benção da Pia Batismal da Igreja de São Sebastião, da Paróquia de Nova Cruz. Foi um momento muito esperado para os fiéis daquela comunidade que a muito tempo esperava pro esse momento.

A Pia batismal está instalada do lado direito da igreja, lá todas as segunda-feiras, acontece batizados, antes feita próximo ao altar, agora será na pia batismal. Nos próximos meses a igreja vai ganhar novos bancos.






Pascom capacita novos membros

A Pastoral da Comunicação de Nova Cruz iniciou a preparação para novos membros. A Pascom convidou jovens e adultos que já receberam o sacramento da crisma e que não estão engajados em nenhum pastoral para participar do processo de formação para novos membros. A preparação começou no ultimo dia 25, com a apresentação da pascom, o que é e o que faz. No próximo dia 8, acontecerá outra reunião com os jovens e adultos. Na ocasião os participantes terão um momento de espitualidade e será apresentado o trabalho desenvolvido pela equipe da pascom de Nova Cruz. A reunião contará com a presença do Pe. Edilson Nobre. O objetivo é despertar os participantes para ingressarem na pascom e ajudar nas atividades previstas no plano