sábado, 9 de setembro de 2017

Vicariato Episcopal Sul realizou Assembleia Pastoral em Nova Cruz




Párocos, administradores paroquiais, vigários paroquiais, diáconos, membros dos conselhos pastorais, articuladores dos Zonais e Paróquias, religiosas, além de representantes de cada expressão vinculada aos Setores ou Comissões arquidiocesanos e um representante de cada Comunidade de Vida e Aliança, das 34 paróquias do  Vicariato Episcopal Sul da Arquidiocese de Natal, participaram da Assembleia Pastoral. 

Na Assembleia Pastoral foi feita uma avaliação, por zonal, sobre a realização das ações e atividades previstas no plano arquidiocesano, com base nas metas do Marco Referencial da Ação Pastoral Arquidiocesana – 2016-2019. O resultado dos trabalhos realizados em grupos serão enviados para Arquidiocese de Natal, por meio do Pe. Severino dos Ramos, vigário episcopal sul, e Irmã Maria José - FDC, secretária do vicariato sul, que servirá de preparação para 57ª Assembleia Pastoral Arquidiocesana. 

A avaliação foi assessorada pelo Padre Robério Camilo da Silva, realizada no Centro Pastoral do Catolé, na Paróquia da Imaculada Conceição, em Nova Cruz, sábado, dia 9 de setembro, que contou com a presença do Pe. Pe. Matias Soares, e dos padres de Nova Cruz, Aerton Sales e Luciano Inácio, diácono Alexandre Rossino  e religiosas do Amor Divino. 
















Abertura da festa Nossa Senhora das Dores em Xique-xique


A abertura da festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira da comunidade Xique-xique, na Paróquia da Imaculada Conceição em Nova Cruz, aconteceu na noite do dia 08 de setembro. A missa foi presidida pelo Pe. Luciano Inácio,  vigário paroquial, seguida da quermesse. Durante o período festivo acontecerá recitação do terço, às 18h, seguida de celebração da palavra, às 19h, e quermesse às 20h.







Posse do Pe. João Batista foi alterada para o dia 20

FOTO: Cacilda Medeiros


A posse do Pe. João Batista de Lima como pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, em Lagoa Salgada, foi alterada para o dia 20 de setembro. Antes, a posse estava marcada para o 18 deste mês. A posse, no dia 20, acontecerá na Igreja matriz, às 19h. 

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Padre Aerton sorteia Bíblia no Programa Semeando a Paz


O pároco de Nova Cruz, Pe. Aerton Sales, apresentador do Programa de rádio, Semeando a Paz, realizou o primeiro sorteio no programa. Na manhã da sexta-feira, 08/09, ele sorteou uma Bíblia entre os ouvintes que participaram do programa durante a semana. O ganhador foi João Paulo, de Lagoa d'Anta. O programa vai ao ar, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 9h00 da manhã, pela 103,5 FM Curimataú, com o apoio da equipe da Pastoral da Comunicação.



Novos párocos da paróquia de Tangará e Lagoa Salgada serão empossados

 
 Pe. João Batista e  Pe. Lenilson Silva
Crédito: arquivo do Setor Arquidiocesano de Comunicação


A Paróquia de Santana Teresinha, em Tangará, terá novo pároco, a partir desta sexta-feira, 8 de setembro. Às 19h30, será celebrada missa, na Igreja Matriz, durante a qual será empossado o novo pároco, Padre Lenilson Silva das Chagas, transferido da Paróquia da Imaculada Conceição, de Lagoa Salgada. Em Tangará, ele sucede o Padre João Batista de Lima. Já, no dia 18 de setembro, às 19 horas, acontecerá a posse do Padre João Batista como pároco da Paróquia de Lagoa Salgada.



Comunidade recebeu imagem do Movimento do Terço do Homens


O Movimento do Terço dos Homens da comunidade Santa Maria Goretti da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, recebeu a imagem oficial do movimento. A missa de entronização da imagem aconteceu na última quarta-feira, 06 de setembro, presidida pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial. 

 

 

Padre Rodrigo Fernandes é o novo coordenador do Setor de Comunicação



O Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, nomeou o Padre Rodrigo Fernandes de Souza Paiva (foto) para a função de coordenador do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal. Padre Rodrigo já fazia parte do Setor, atuando como referencial para a Pastoral da Comunicação, no Vicariato Episcopal Norte. Ele também continua como administrador da Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes, em Touros.

No Setor de Comunicação, ele sucede o Padre Júlio César Souza Cavalcante. Ele também continua como membro do Setor, na função de diretor de programação da Rádio Rural de Natal.



quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CNBB divulga mensagem aos brasileiros para as celebrações do dia 7 de setembro





A conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a mensagem para o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil. No documento, a entidade encoraja as pessoas de boa vontade a se mobilizarem pacificamente na defesa da dignidade e dos direitos do povo brasileiro, propondo “a vida em primeiro lugar”. A instituição convida as comunidades a se unirem ao movimento O “Grito dos Excluídos” e, nesta data também, o Conselho Permanente da CNBB sugere as comunidades rezem juntos pela realidade brasileira no O Dia de Oração e Jejum pelo Brasil.

Leia a mensagem na íntegra: AQUI

Fonte: CNBB

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Padres de Nova Cruz visitam 8º BPM e foram recebido pelo comandante



Na manhã desta quarta feira, 06 de Setembro, o Pároco de Nova Cruz, Pe. Aerton Sales, acompanhado do Vigário Paroquial, Pe. Luciano Inácio visitou o 8º Batalhão de Polícia Militar -8º BPM sediado em Nova Cruz, oportunidade em que foi recebido pelo seu comandante, o Tenente Coronel Genilton Tavares. A visita faz parte do projeto de relacionamento com as instituições do município promovido pelos padres recém chegados à Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa D’anta.

Inicialmente os padres foram conhecer a Capela de Santo Expedito e lá foram recepcionados pela equipe que cuida e realiza as atividades religiosas formada de senhoras familiares de Policiais ali lotados e da comunidade novacruzense. 




Em seguida, o comandante levou os padres a conhecer as instalações internas do BPM, as salas de operações policiais, de monitoramento da cidade, os seus departamentos administrativos e por fim, a sala de reuniões em que vários policiais estavam em atividade de alinhamento, oportunidade em que o Padre falou da importância do trabalho deles para a segurança de nossa população, concluindo com a recitação de um salmo bíblico correspondente à função dos PMs.









Em seu gabinete, o comandante Tenente Coronel Genilton Tavares explicou as dificuldades enfrentadas pelo seu contingente no dia-a-dia na segurança pública. No entanto, colocou o batalhão à disposição para manter e ampliar o bom relacionamento entre a Igreja católica e o 8º BPM. Em contrapartida, Pe. Aerton Sales afirmou que, mesmo a Capela de Santo Expedito não pertencendo à paróquia local, tanto ele quanto o Pe. Luciano,  não medirão esforços para estarem sempre presentes e atuantes nos momentos em que forem solicitados pelo comando do 8º BPM, seja para celebrações ou para palestras motivacionais.



A Capela Santo Expedito tem como Pe. Capelão, João Batista Chaves da Rocha, da Paróquia Militar do RN sediada em Natal.

(Pascom Nova Cruz)

Padres de Nova Cruz visitam capela de São Sebastião e inicia mudanças




Logo após a visita ao 8º BPM na manhã desta quarta feira, 06 de Setembro, Pe. Aerton Sales, Pároco e Pe. Luciano Sales, Vigário Paroquial se dirigiram até a Igreja de São Sebastião, com o intuito de iniciar algumas ações que visam melhorar a organização das missas na capela. As primeiras ações foram mudanças na ordenação dos bancos dos fiéis, dos elementos do Altar e dos locais para os Ministros da Eucaristia e dos Ministérios de Música.






Pe. Aerton explicou que outras mudanças serão feitas em breve para melhor acomodar os católicos e para melhorar os aspectos, visual e auditivo das celebrações na Igreja de São Sebastião, por perceber ele que é crescente o número de fiéis que participam de seus eventos.