sábado, 17 de janeiro de 2015

Corrida de São Sebastião é adiada para dia 24


Por ocasião do falecimento do Vereador Luis Carlos Marques de Melo a Corrida de São Sebastião que estava marcado para acontece neste sábado, 17, FOI ADIADO PARA DIA 24 DE JANEIRO, no mesmo local e horário. A organização do evento agradece a compreensão dos atletas e confirma que o regulamento será mantido, apenas com alteração da data. 


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Programação do 6º dia de festa de São Sebastião

Pe. Iranildo Virgílio da Cruz

16 de janeiro (Sexta-feira): Padroeiro da agropecuária;

05h – Caminhada penitencial 

8h às 11h; 14h às 17h: Confissões na igreja de São Sebastião 

19h e 30min.: – Novena – Missa e Casamentos comunitários 

Presidente: Pe. Iranildo Virgílio da Cruz (Reitor do Seminário Propedêutico – Emaús – 

Parnamirim)

Noiteiros: Pastoral da criança, Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima. 

Comunidades: Primeira Lagoa, Lagoa Seca, Lagoa dos Currais, Barbaço, Frei Damião.

5º dia do novenário de São Sebastião

O novenário e festa de São Sebastião, na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, segue em continuidade, desde o dia 11 e prossegue até o dia 20 com a tradicional procissão e missa de encerramento. E nesta quinta-feira, dia 15, foi realizado mais uma missa na Igreja de São Sebastião. O convidado especial para essa celebração foi o Pe. Germano Alves da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário – Caiçara-PB.






 


Fotos: Helaine

Ano da Paz proposto pela CNBB tem iniciativas pelo Brasil

Com a chegada do Ano Novo, iniciaram-se também ações pela Paz. Em 2014, os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovaram, por unanimidade durante a 52ª Assembleia Geral, o Ano da Paz. Trata-se de um período de reflexões, orações e ações sociais, que se estenderá até o Natal de 2015. Baixe aqui o banner do Ano da Paz.
No dia 1º de janeiro, paróquias da arquidiocese de São Luís (MA) reuniram fiéis para proclamar a paz. As missas começaram logo cedo, com participação de centenas de pessoas. Outras atividades estão previstas ao longo do ano na cidade, que pretende, ainda, contar com o engajamento de escolas, universidades e outros setores da sociedade. Na arquidiocese do Rio de Janeiro, também foram celebradas missas pela paz. O arcebispo, cardeal dom Orani João Tempesta, recordou que a “alegria nasce da paz que Cristo concede”.
“Que possamos viver este Ano da Paz com muitas bênçãos. Atitudes, gestos concretos e sempre pedindo ao Senhor que nos ilumine e que traga esta paz aos nossos corações, às famílias e a todo o mundo. Que a Paz reine em nossas fronteiras! Sejamos propagadores e testemunhas da paz, aquela paz que vem do Senhor”, disse o cardeal Orani.
 Com a proposta do Ano da Paz, a Igreja no Brasil quer ajudar na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas, explica o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner. “A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples", pontua dom Leonardo.
De acordo com os últimos dados do Mapa da Violência, mais de 56 mil pessoas foram assassinadas no Brasil em 2012. Os jovens são os principais afetados neste contexto, somando mais de 27 mil vítimas naquele ano.
Dom Leonardo afirma que as relações mais próximas, na atualidade, encontram dificuldade de manterem-se vivas e que há uma violência generalizada. "Violência que se manifesta na forma da morte de pessoas, na falta de ética na gestão da coisa pública, na impunidade. A violência, a falta de paz, provém do desprezo aos valores da família, da escola na formação do cidadão, do desprezo da vida simples", explicou.
Ações práticas
Para celebração do Ano da Paz, serão aproveitados os meses temáticos do Ano Litúrgico, como os meses vocacional, da Bíblia e da missão. "Vamos refletir durante o ano sobre o porquê da violência e sobre a necessidade de uma convivência fecunda e frutuosa. O Ano Litúrgico nos oferece oportunidades para pensar sobre a paz e a realidade da violência", lembrou dom Leonardo.
O arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, afirma que o Ano da Paz é um convite para reflexão sobre os motivos de tantos acontecimentos violentos. "Está na hora da sociedade brasileira dar passos no sentido de buscar uma harmonia maior no relacionamento humano. Os nossos relacionamentos estão muito degastados", ressalta.
Para dom Leonardo, o Ano Litúrgico oferece oportunidades para refletir sobre a paz e a realidade da violência. “Os meses temáticos como agosto, mês das vocações, setembro, mês da Palavra de Deus, outubro o mês das missões. Mas desejamos ter um dia para manifestar nas ruas de nossas cidades que acreditamos na paz, na fraternidade”. 
Fonte:CNBB

Encontro Nacional da PJ reunirá lideranças jovens do Brasil, em Manaus

Com o lema “No Encontro das Águas, Partilhamos a Vida, o Pão e a Utopia”, acontece, de 18 a 25 de janeiro, o 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, em Manaus (AM). A abertura oficial do evento contará com missa campal, no anfiteatro da Ponta Negra, às 17h30.
São esperados mais de 600 jovens e assessores da Pastoral da Juventude dos 18 regionais da Igreja do Brasil. De acordo com o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Castriani, a arquidiocese está pronta para receber os participantes. “Precisamos priorizar três equipes; acolhida, hospedagem e alimentação”.
Missão e identidade
Ao todo, 270 famílias em 34 paróquias e áreas missionárias irão acolher e hospedar os participantes do 11º ENPJ. Para a secretária nacional da PJ, Aline Ogliari, o evento quer fortalecer a missão da pastoral.
“A expectativa é que esse encontro seja um profundo marco em nossa história pastoral, que ele traga novos ares, fortaleça nossa identidade, e que sejamos capazes de cada vez mais ler e acolher os sinais dos tempos, traduzindo em experiências cada vez mais proféticas do anúncio e testemunho do Reino”, explica.
Na programação do encontro estão previstasmesas de debate, seminários, noites culturais, partilha com as famílias. Haverá, ainda, o passeio ao encontro das águas e a missão jovem. A missão se dará em 48 locais, nas estradas, comunidades indígenas, ribeirinhas e na área urbana do centro e periferia.
Para marcar o encerrando do ENPJ, os jovens farão um ato público pela Reforma Política Democrática. 
CNBB com informações do Jovens Conectados. 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

3ª Corrida de São Sebastião será realizado dia 17



Com a realização da tradicional festa de São Sebastião, a Paróquia de Nova Cruz em parceria com diversas entidades promovem nesta sábado, dia 17 de janeiro a terceira edição da Corrida Rústica São Sebastião, com largada e chegada em frente à Igreja São Sebastião. O percurso é de 8.100 (oito mil e cem) metros, com início a partir das 16 horas. Os atletas poder fazer sua inscrição até 15 de janeiro nos locais: 

Nova Cruz: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, das 08:00 às 17:00 horas
Natal: na Pista de Atletismo da UFRN, com o Professor Batista da Equipe de Atletismo Desafio, nas 3ª e 5ª feira, das 17:00 às 19:30 horas;
Internet: através do site www.equipedesafio.esp.br

O evento será realizado pela Associação Cultural Esporte Clube União de Nova Cruz, com apoio do Conselho da Comunidade de Nova Cruz, Ministério Público (2ª Promotoria de Justiça de Nova Cruz), Poder Judiciário (Juizado Especial Criminal e Vara Criminal) da Comarca de Nova Cruz/RN, Polícia Militar, através do 8º Batalhão de Polícia Militar e 5º Distrito Policial Rodoviário de Trânsito, Paróquia da Imaculada Conceição-Igreja Católica e Prefeitura Municipal de Nova Cruz, e com assessoria técnica da Equipe de Atletismo Desafio de Natal/RN. 

Taxa de inscrição:

A inscrição será realizada mediante a contribuição de uma (1) lata de leite em pó, que será doada às crianças carentes de Nova Cruz/RN. A doação acima mencionada deve ser entregue no momento em que o atleta for retirar o seu kit de participação da prova, no dia 17/01/2015.








Fotos da 2ª corrida realizado em 2014


Veja como foi o 4º dia da novena de São Sebastião

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 14, o 4º dia da novena e festa de São Sebastião, na paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN. O pároco Pe. Francisco de Assis presidio a missa que contou com grande número de féis devotos. 

Ao termino da missa, a Pastoral da Comunicação realizou sorteios de camisetas. Concorreram ao prêmio todos os assinantes do jornal "A Ordem", informativo arquidiocesano, distribuído em toda a arquidiocese de Natal. Os ganhadores são: Irmãs Franciscanas do Bom Conselho (Colégio N. Senhora do Carmo) e Dona Maria Tenório, moradora da rua Dr. pedro Velho - próximo da Matriz.

Aos que desejarem ser assinantes do Jornal A Ordem procurem os agentes da Pastoral da Comunicação ou secretarias. O valor semestral do exemplar custa 13 reais e o valor anual é de 25 reais, com entrega domiciliar.

Após a missa aconteceu a quermesse com  apresentação e show de Diego e Banda.













Fotos: Robervânio

Paróquia encena vida de São Sebastião

A Paróquia de São Sebastião, do bairro do Alecrim, Natal/RN, realizara encenação da vida e martírio de seu padroeiro, chamado de " Auto de São Sebastião", dia 18 de Janeiro, após a novena. A entrada e franca.


Fonte: Arquidiocese de Natal

Ex-vigário de Nova Cruz presidiu 3º dia da festa de São Sebastião

Pe. Janilson Macedo presidiu nesta terça-feira, dia 13 de janeiro, mais uma noite do novenário e festa de São Sebastião. O mesmo foi recebido com muita alegria pelos fiéis da paróquia. Junto com todos os devotos, agentes de pastorais, noiteiros, padrinhos celebrou o 3º dia de festa. Após a missa deu inicio mais momento de quermesse e show sócio-cultural. veja as fotos:











Fotos: Diogo

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Programação do 4º dia de festa de São Sebastião

Pe. Antônio Gomes da Silva
Pe. Antônio Gomes

14 de janeiro (Quarta-feira): Padroeiro dos injustamente perseguidos

05h - Caminhada penitencial 

Das 8h às 11h; e das 14h às 17h: Confissões na igreja de São Sebastião 

19h e 30min.: – Missa 

Presidente: Pe. Antônio Gomes da Silva - Paróquia de N. Senhora da Conceição – São Rafael) 

Noiteiros: Pastoral da Comunicação (PASCOM), Terço dos homens, Casa do Terço. 

 Comunidades: Trigueiro, Assentamento José Rodrigues, Fortaleza, Cedron, Santa Luzia, 

Portal do Agreste.

Após a missa tem quermesse e show com Diego e Banda.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Programação do 3º dia de festa de São Sebastião

Pe. Janilson Francisco de Macêdo

13 de janeiro (Terça-feira): Testemunho de Fortaleza

05h - Caminhada penitencial 

19h e 30min.: – Missa 

Presidente: Pe. Janilson Francisco de Macedo

Noiteiros: Pastoral Familiar, Pastoral do Menor, Infância Missionária. 

Comunidades: Lagoa de Serra, Conceição, Maranhão e Curralinho.

Show Sócio-cultural: Edson show

Pe. João Pedro celebrou o 2º dia da festa de São Sebastião

Um dos convidados especiais deste novenário de São Sebastião, o Pe. João Pedro Sobrinho Filho, da Paróquia de São Miguel, Extremos/RN, celebrou neste dia 12, o 2º dia de festa em honra ao padroeiro. Com a presença de muitos fiéis que lotaram a igreja, a missa foi realizada com a co-celebração do pároco de Nova Cruz, Pe. Francisco de Assis Inácio, que deu as boas vindas a todo os presentes na missa.

O destaque da noite foi também a grande quantidade de jovens, frutos dos diversos grupos juvenis da parójquia, além de crismandos e coroinhas, que foram convocados a serem noiteiros desta missa. Também foram noiteiros do dia as rádios agreste FM, Talismã FM e Curinataú AM.

Após a celebração aconteceu a entrega das lembranças da festa aos padrinhos da noite e logo depois os fieis se dirigiram para a praça onde está funcionando a quermesse. O show sócio-cultural deste dia ficou por conta da apresentação de Tercio Luiz.


















Fotos: Josias