quinta-feira, 18 de julho de 2013

Arcebispo de Natal anuncia nomeações


O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, anunciou, na quarta-feira, 17, nomeações de padres para algumas funções, na Arquidiocese de Natal:

 
Pe. Ajosenildo Nunes – Paróquia de Nossa Senhora do Ó – Nísia Floresta

Pe. César Luiz Lima de Morais - Diretor espiritual do Curso de Filosofia, do Seminário de São Pedro

Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Paróquia  de Nossa Senhora Mãe dos Homens – João Câmara

 Pe. Francisco de Assis Fernandes Gomes – Vice-reitor do Seminário de São Pedro e vigário paroquial da Catedral
Pe. João Maria do Nascimento  – Coordenação Arquidiocesana de Campanhas

Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega – Reitor do Seminário de São Pedro

Pe. Valdir Cândido de Morais - Ecônomo da Arquidiocese

Pe. Valtair Lira Lucas - Diretor espiritual do Curso de Teologia, do Seminário de São Pedro

Fonte: Arquidiocese de Natal


“Viagem do Papa Francisco ao Brasil será emocionante”, diz porta-voz Pe. Lombardi



Uma viagem muito significativa a seu continente com um programa denso de eventos, entre os quais uma visita a uma favela, a Vigília de oração com os jovens e a santa missa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Desta forma, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, resumiu a visita apostólica do Papa Francisco ao Brasil, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, no Vaticano.  

O Porta-Voz apresentou o programa da primeira viagem apostólica internacional do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, de 22 a 28 de julho, por ocasião da 28ª JMJ. O roteiro está acrescido de várias novidades, em vista do que estava previsto por seu predecessor, Bento XVI.


"O Papa Francisco recebe a herança de Bento XVI. A viagem já estava decidida, mas certamente o programa foi também adaptado, enriquecido por ulteriores eventos com a mudança de Pontificado. Para dar algum exemplo, a peregrinação a Aparecida, ou mesmo a visita à favela, ao hospital, o encontro com o Comitê do Celam. Esses são elementos que não estavam no calendário no primeiro projeto de viagem, elaborado segundo as possibilidades do Papa Bento XVI."

Segunda-feira, 22 de julho, durante o voo para o Rio de Janeiro está previsto o habitual encontro com os jornalistas: "O encontro se terá, porém o Papa me disse que gostaria de fazê-lo de modo diferente. Não teremos o clássico esquema perguntas-respostas. Disse-me que tem a intenção de cumprimentar todos eles. Certamente será um belo encontro, amplo, cordial, porém não com a fórmula da entrevista com perguntas e respostas."

O Papa chegará ao Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, 22 de julho. Para os deslocamentos do Papa pela cidade será utilizado carro fechado para os trechos mais longos, e carro aberto para os trechos mais breves. Não estão previstos compromissos para a terça-feira, dia 23. Na quarta-feira começará um denso programa de encontros e celebrações:

"E será dedicado principalmente a essa peregrinação a Aparecida, fortemente querida pelo Santo Padre que irá à capela do Santuário, onde é conservada a imagem de Nossa Senhora. Depois, se transferirá para a nave da Basílica para a celebração da missa. Ao término, se deslocará para o Seminário "Bom Jesus". Voltará ao Rio de Janeiro e irá diretamente a um hospital da venerável Ordem Terciária Franciscana, concluindo assim o dia de quarta-feira."

Na quinta-feira – prosseguiu Pe. Lombardi – o Papa irá ao "Palácio da Cidade", ou seja, à Prefeitura do Rio de Janeiro, onde abençoará as bandeiras olímpicas. Depois disso, o Papa irá à Comunidade de Varginha, uma favela. Durante o itinerário está previsto que entre numa das casas, onde terá um breve encontro com a família residente. Depois continuará seu itinerário até o campo de futebol e ali terá um encontro com a comunidade. Na parte da tarde se realizará a festa de acolhimento dos jovens em Copacabana, portanto, o primeiro grande encontro do Papa com os jovens da Jornada Mundial da Juventude.

Na sexta-feira – continuou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé – o dia começará com as confissões numa localidade que se chama Quinta da Boa Vista e está previsto que atenda a confissão de cinco jovens. Após as confissões, o Papa se deslocará para o Arcebispado.

O Papa e o Arcebispo irão à capela, cumprimentarão as irmãs e as pessoas da residência e depois irão à sacada central da residência arquiepiscopal para a recitação do Ângelus. Depois, o Papa entrará novamente na residência, cumprimentará o Comitê organizador e almoçará com 12 jovens. Na parte da tarde – considerando que se trata da sexta-feira – se terá a Via-Sacra e em cada estação se abordará um problema importante na perspectiva dos jovens.

O sábado começará com uma grande missa na Catedral do Rio de Janeiro, com os bispos da Jornada Mundial da Juventude, os sacerdotes, os seminaristas e os religiosos. Após esta missa, o Papa irá imediatamente ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro onde haverá o encontro com a classe dirigente do Brasil. Depois disso, o Papa terá um encontro e almoço com os cardeais e bispos do Brasil.

Na parte da tarde se deslocará para o lugar onde se realizarão a Vigília de oração e a missa conclusiva da Jornada Mundial da Juventude. Trata-se de uma área que foi batizada como "Campus Fidei", na localidade que se chama Guaratiba, precisou Pe. Lombardi.

Após a Vigília de oração o Papa retornará ao Sumaré, e os jovens ficarão no Campus Fidei. Na manhã seguinte, domingo, o Papa voltará ao Campus Fidei e, às 10h, teremos a missa conclusiva, a grande missa conclusiva da Jornada Mundial da Juventude. No final será anunciado o lugar da próxima edição da JMJ.

Padre Lombardi lembrou que o Papa Francisco será o terceiro Pontífice a visitar o Brasil: "João Paulo II esteve quatro vezes, Bento XVI uma vez. Agora, na primeira viagem apostólica internacional de Francisco, o terceiro Papa a visitar o Brasil. O Papa foi convidado pelos bispos organizadores e promotores da JMJ e o Papa Francisco confirmara imediatamente, poucos dias após a sua eleição, que faria esta viagem. Portanto, permitiu a toda a organização continuar trabalhando sem incertezas."

Por fim, Pe. Lombardi deteve-se também sobre a situação no Brasil, por conta das manifestações das últimas semanas.

"Naturalmente, sabemos que há esta situação nas últimas semanas, nos últimos tempos, com manifestações. Muitos se perguntam se haverá tais manifestações também por ocasião da visita do Papa. Não se sabe. Temos confiança total, como sempre, também na capacidade por parte das autoridades governamentais de gerir de modo crível e bem estas situações. Portanto, iremos com total serenidade, sabendo que estas manifestações não têm nada de específico em relação ao Papa e à Igreja."

Fonte: CNBB

Inscrição promocional para o 8º Muticom encerra dia 31



Evento será realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro, em Natal (RN) e terá como tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”

O prazo da taxa promocional para o 1º lote de inscrições do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 31 de julho. Até esta data, o valor da inscrição será R$ 100. Após este período, o valor passará para R$ 130, encerrando no dia 10 de outubro. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever por meio do site do encontro, que é www.muticom.com.br e gerar o boleto para pagamento.

O Muticom vai ser sediado em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro, com o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”. A programação vai contar com a realização de conferências, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros, além de Grupos de Trabalho, novidade para esta edição, que vai possibilitar a apresentação de experiências exitosas no campo da comunicação. O encontro também vai contar com uma programação cultural, focando os artistas locais, bem como, o funcionamento de uma feira de comunicação.

O evento é voltado para comunicadores populares, jornalistas, professores, estudantes de comunicação, agentes da pastoral da comunicação e pesquisadores, com o objetivo de debater os processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade.

O 8º Muticom é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Arquidiocese de Natal e Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

Fonte: Arquidiocese de Natal

'Tributo à Virgem' vai reunir mais de 20 cantores em Aparecida



Mais de 3 horas de show com a presença de nomes da música brasileira, oração e reflexão. É neste formato que foi estruturado o Tributo à Virgem, que acontece na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider (Pátio das Palmeiras) no dia 23 , às vésperas da visita do papa Francisco a Aparecida.
O objetivo da atividade, segundo o bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, é inserir os fiéis que aguardam a chegada do Pontífice, em uma atmosfera de espiritualidade.
O show terá início às 19h30 e entrada franca.

Já estão confirmados:

- Agnaldo Timoteo
- André Leonno
- As Galvão
- Cantores de Deus
- Célia e Celma
- Elba Ramalho
- Grupo Ir Ao Povo
- Ir. Kelly Patricia
- Jair Rodrigues
- Luciana Mello
- Pe. Alessandro Campos
- Pe. Antonio Maria
- Pe. João Carlos
- Hugo e Thiago
- Renato Teixeira
- Sérgio Reis
- Tony Allysson

Cerca de 5 mil pessoas são aguardadas para a atividade.
Os cantores participarão da missa presidida pelo papa Francisco no dia 24, às 10h30.




Fonte: Sala de Imprensa do Santuário Nacional -  (12) 3104 1041
                      imprensa2@santuarionacional.com

Campus Fidei quase preparado para receber os jovens e o Papa



Toda a infraestrutura para os dois últimos eventos com a presença do Papa Francisco no Rio de Janeiro já está em fase final de montagem. O Campus Fidei, em Guaratiba, local onde serão realizadas a Vigília e a Missa de Envio, nos dias 27 e 28 de julho, terá uma estrutura completa para receber os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude.

Todo o terreno, que tem área total de 1,362 milhão de metros quadrados, está sendo dividido em 22 lotes, cada um com área equivalente, em média, a sete campos do Maracanã. Esses lotes contarão com 32 ilhas de serviço distribuídas entre eles, onde haverá lanchonetes, banheiros, torre de vigilância e bebedouros. Os peregrinos também vão poder comprar produtos oficiais da JMJ Rio2013 na Loja Oficial.

Tudo foi projetado para que os peregrinos não precisem se deslocar entre os lotes para encontrar os serviços desejados. Cada lote terá grades de proteção em seu entorno, mas também várias saídas, com cerca de 40 metros de largura, todas com placas que vão sinalizar a sua localização. Elas possibilitarão a entrada e saída dos peregrinos com segurança e tranquilidade.

Com 75 metros de largura e 68 metros de profundidade, o palco onde estará o Papa Francisco comportará 750 convidados. Uma plataforma elevatória vai dar acesso ao Altar e às sacristias.

O conjunto de elementos já foi quase todo montado. Dele, fazem parte uma cruz de 33 metros de altura, duas estruturas de ferro que lembram a posição de mãos em oração na direção do céu, colunas com as palavras "amizade", "amor" e "união" e torres de ferro que contornam o palco, que remetem a um órgão de tubos e têm inspiração nas catedrais góticas.

Todos os peregrinos, sobretudo aqueles que estão em setores mais distantes, poderão acompanhar tudo o que acontecer no palco pelos 33 telões de LED espalhados pelos lotes.

Operários trabalham com emoção

Com muita dedicação, os operários têm trabalhado para deixar tudo pronto e preparado para a chegada do Papa Francisco.Eles estão espalhados por todo o terreno, seja na montagem do palco e do “Media Center”, na colocação das grades dos lotes ou na operação de máquinas e caminhões.

Marco Antônio Silveira é responsável pela montagem de octanorm, que são as divisórias utilizadas na montagem de “estandes”, como as lanchonetes, os postos médicos, entre outros. Para ele, trabalhar nas obras está sendo uma experiência única, com muitos aprendizados. “É um megaevento. Então, isso para nós só nos engrandece no trabalho, sabendo que, de alguma forma, a gente contribuiu um pouquinho para o Papa fazer um ótimo evento”, disse.

Veja os números de Campus Fidei:

    Terreno de 1,362 milhão de m²;
    22 lotes;
    32 ilhas de serviço;
    Área de cada lote correspondente a, em média, sete campos do Maracanã;
    33 telões de LED para o público;
    4673 banheiros para os peregrinos, dos quais 270 adaptados para pessoas com deficiência física;
    615 lavatórios;
    4.920 pias / bebedouros;
    2.016 posições de mictório;
    12 milhões de litros de água, distribuídos por 177 bolsões;
    Tamanho do palco: 75 metros de largura por 68 metros de profundidade.

Fonte: CNBB

terça-feira, 16 de julho de 2013

Voluntários da JMJ estão no Rio


Milhares de jovens de diversas cantos do Brasil, como Ricardo Alvarenga da Arquidiocese de São Luis (MA), estão no Rio de Janeiro para ajudarem outros jovens que vão participar da Jornada Mundial da Juventude como voluntários.

Veja em que áreas eles estarão atuando:

Há diversas funções para os voluntários.

· Na hospedagem;

· Nos aeroportos e rodoviárias;

· Nos pontos de informação;

· Na organização dos eventos de massa;

· Nos atos culturais;

· Na liturgia;

· Nas catequeses;

· Na tradução;

· Nos serviços de saúde (apenas brasileiros)

· Nos setores administrativos;

· Na comunicação (redes sociais);

· No auxílio aos portadores de necessidades especiais;

· Etc.

Fonte: CNBB

Semana Missionária acolhe jovens peregrinos em mais de 150 cidades brasileiras

Jovens da Coreia

Na preparação final para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, chegaram ao Brasil nesta segunda-feira, 15 de julho, cerca de 30 mil jovens de diferentes países para participar da Semana Missionária. “Eles estão espalhados por mais de 150 cidades brasileiras para se somarem aos nossos jovens. Do Amazonas ao Rio Grande do Sul vêem chegando para conhecer o nosso chão, o nosso cheiro, a nossa comida, a nossa cultura e espiritualidade”, relatou numa rede social o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Ribeiro.

“Sei que temos milhares de jovens que prepararam com muito carinho esta semana que antecede a jornada. Tenho notícias tão especiais de todo o Brasil através das redes sociais. De encher os olhos também foi ver milhares de jovens chegando em terras cariocas com o sorriso no rosto e brilho no olhar. Os nossos voluntários que com disposição, amor e responsabilidade ouviram o convite de Jesus: Vem e segue-me!”, avaliou o assessor.

A Semana Missionária é uma iniciativa da CNBB para proporcionar uma experiência missionária aos jovens. A programação em cada diocese foi preparada sobre três pilares: a espiritualidade, a solidariedade missionária e a cultura; e será realizada também nas dioceses que não terão a presença de jovens estrangeiros.

As principais atividades desta semana são realizadas entre os dias 17 e 20 de julho. Após esta data, os jovens estrangeiros e brasileiros se deslocarão para a cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: CNBB

Nova Cruz festejou 50 anos de sacerdócio de Dom Matias

     A Paroquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz festejou neste ultimo domingo, dia 14, os 50 anos de Ordenação Sacerdotal do Bispo Emérito de Natal Dom Matias Patrício de Macêdo.

     Dom Matias, hoje com 77 anos de idade, foi ordenado padre no dia 14 de julho de 1963, pelo então Bispo Auxiliar de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, na Catedral de Natal (hoje, Antiga Catedral). No dia 12 de julho de 1990, ele foi eleito Bispo da Diocese de Cajazeiras, na Paraíba. A sagração episcopal foi no dia 21 de outubro de 1990, tendo como Bispo sagrante Dom Alair Vilar Fernandes de Melo e, como consagrantes, Dom Manuel Tavares de Araújo e Dom Zacarias Rolim de Moura.

    Gratos pelo carinho e pelo seu pastoreio de 22 anos na Paroquia de Nova Cruz, o pároco Pe. Francisco de Assis, o vigario Pe. Pedro juntamente com os fieis paroquianos realizaram junto a outros sacerdotes convidados e diáconos, missa de ação de graças pelo seu aniversário de 50 anos de sacerdócio. A missa foi realizada na Igreja de São Sebastião.


     Dom Matias fez questão de usar sua primeira casula, veste sacerdotal, de sua ordenação. no final foi distribuído aos fieis lembranças de aniversario.Após a missa aconteceu um jantar de adesão no Centro Pastoral do Católe. 

Entrada

Altar

Salmo, Vera Avelino

Leitura, Clóvis Patrício, irmão de Dom Matias

Homilia 

Homilia

Preces, Prefeito Cid Arruda e primeira dama Valéria

Flores dos fieis, homenagem no Ofertório

Consagração, Sacerdotes e Diáconos convidados

Consagração

Fieis na Igreja de São Sebastião

Homenagens

Homenagens

Parabéns, Dom Matias com sua sobrinha e Josué, membro da pascom

Mais Fotos AQUI

Fotos: Robervânio Heverton

Semana Missionária arquidiocesana será encerrada em Uruaçu


Várias paróquias da Arquidiocese de Natal realizam Semana Missionária, no período de 16 a 20 deste mês. A atividade antecede a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28.

No próximo dia 20, caravanas das paróquias se dirigirão até o Monumento dos Mártires, na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante, para o encerramento da Semana Missionária. Lá, a programação começará às 9 horas, com um momento de oração. Logo após, serão oferecidas seis tendas temáticas, simultaneamente. Nas tendas haverá reflexão sobre o serviço da caridade, assessoria e acompanhamento de grupos de jovens, campanha contra a violência e extermínio dos jovens, redução da maioridade penal, drogas e Youcat - o catecismo jovem. Paralelo às tendas, haverá a 'Feira das Expressões'. "Cada pastoral, movimento e expressão jovem vai expor o trabalho que realiza", explica o coordenador do Setor Juventude, Padre Inácio Lopes. Às 15 horas, será celebrada missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, terá show com Isaque Galvão.

A Semana Missionária acontece em todas as dioceses do Brasil. Em algumas dioceses, especialmente as que estão no estado do Rio de Janeiro e em estados vizinhos, as atividades contarão com a participação de jovens peregrinos de outros países.

Fonte: Arquidiocese de Natal