sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Arquidiocese de Natal lança revista dos Mártires

Capa da revista “Especial Mártires”, que será lançada dia 28



A revista A Ordem – especial Mártires será lançada neste sábado, 28, às 16h30, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. O lançamento ocorrerá dentro da programação em ação de graças pela canonização dos Mártires. A revista, com 60 páginas e uma tiragem de cinco mil exemplares, foi produzida pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal. O conteúdo conta a história dos dois massacres, ocorridos no Rio Grande do Norte, no ano de 1645; matérias sobre as quatro paróquias da Arquidiocese de Natal que são dedicadas aos Santos Mártires; testemunhos de devotos; artigos; entrevista o arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes, o ‘padrinho dos Mártires’; informações sobre os processos de beatificação e de canonização, e uma reportagem sobre a celebração de canonização dos Protomártires do Brasil, que aconteceu no último dia 15, presidida pelo Papa Francisco, na Praça de São Pedro, em Roma.

A intenção dos editores é que a revista seja uma fonte de pesquisa para quem deseja conhecer mais sobre os primeiros Santos Mártires do Brasil. A partir do dia 30 de outubro, ela poderá ser adquirida na sala do Setor de Comunicação, situada no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral Metropolitana de Natal), no valor de dez reais. Os interessados em adquiri-la também podem obter mais informações através do telefone (84) 3615-2800 ou do e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br

Fonte: arquidiocesedenatal.org.br




Arquidiocese de Natal celebra missas em ação de graças pela canonização

Basílica de São Pedro, por ocasião da canonização, no último dia 15
 (Foto: L'Osservatore Romano)


Centenas de fiéis devem se dirigir ao monumento dedicado aos Mártires, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, neste sábado, dia 28 de outubro, para render graças a Deus pela canonização dos Protomártires do Brasil. Pela manhã, das 7 às 12h, a programação será voltada à comemoração do Dia Nacional da Juventude, em nível arquidiocesano. Às 10h e às 12h, serão celebradas missas. A partir das 14 horas, serão realizados shows religiosos, no palco do monumento. O primeiro terá a animação da cantora religiosa potiguar, Fátima Santos. Às 15 horas, subirá ao palco o grupo Cantores de Deus, de São Paulo.

Às 16h30, haverá o lançamento da Revista ‘A Ordem – especial Mártires’, produzida pelo Setor de Comunicação da Arquidiocese de Natal. O impresso, com 60 páginas, traz a história dos massacres ocorridos em 1645, no Rio Grande do Norte; entrevista com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, o ‘padrinho’ dos Mártires; matéria sobre os processos de beatificação e de canonização; artigos, e uma reportagem sobre a celebração de canonização, realizada dia 15 de outubro, na Praça de São Pedro, em Roma, presidida pelo Papa Francisco.

Ainda no sábado, 28, em Uruaçu, às 17 horas, será celebrada a solene missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo emérito de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes, concelebrada por 14 arcebispos e bispos do Rio Grande do Norte e de outros estados, e padres do clero da Arquidiocese de Natal. A celebração será transmitida pela TV União (de Natal), TV Canção Nova e por uma cadeia de mais de 15 emissoras de rádio. Após a missa, haverá a apresentação da ‘Cantata dos Santos Mártires’, organizada pela Fundação José Augusto, do governo do Estado.

No dia seguinte, 29, às 10 horas, será celebrada a segunda missa em ação de graças pela canonização. Será no Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, zona oeste da capital, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

E, no dia 4 de novembro, às 16 horas, a celebração acontecerá na capela de Nossa Senhora das Candeias, na comunidade de Cunhaú, no município de Canguaretama, presidida por Dom Jaime.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Paróquia abre inscrição para Missionários da Imaculada


A Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, está período de inscrição para os fieis que desejarem ser Missionários da Imaculada.Para fazer inscrição a pessoa precisa comparecer a secretaria paroquial, na Igreja Matriz, ou na secretaria da Igreja de São Sebastião, pela manhã ou tarde. 

 Esse grupo de missionários realizarão visitas durante a peregrinação e a pesquisa religiosa durante o período de 03 a 28 de novembro, pelas comunidades e bairros do território paroquial. Para ser missionário basta ter a disponibilidade para realizar missão durante os 20 dias da peregrinação, em preparação para o novenário da festa da padroeira. 

Missa com oração de cura acontecerá dia 31


Neste mês de outubro a missa com oração de cura e libertação será realizada, excepcionalmente, na última terça-feira do mês, dia 31, a partir das 19h00, na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial. A missa acontece mensalmente em Nova Cruz, na última quinta-feira do mês. Apenas este mês será na última terça-feira.



quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Pascom contará com equipe de comunicação durante o novenário da festa



A Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, formou uma equipe de comunicação para cobertura durante a peregrinação e novenário festa da padroeira. Eles utilizarão os meios de comunicação da paróquia pra fazer a cobertura desse período festivo, através de áudio,  vídeo,  fotos e redes sociais.

A atuação da equipe já começará na peregrinação da imagem que acontecerá de 03 a 28 de novembro. A pascom convidou outras pessoas que gostam de comunicação e já atuam na área da comunicação para integrar a essa equipe. A primeira reunião da equipe aconteceu na terça feira,  24, a equipe se para planejar as atividades que serão realizadas  antes, durante e depois da festa. 

Canção Nova lança devocionário e livro dos Mártires


 
Card Devocionario

Nesta quinta-feira, 26, na Comunidade Canção Nova, na cidade de Cachoeira Paulista (SP), haverá o lançamento do “Devocionário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu”, do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do livro “O Grito do Amor”, do Padre José Pereira Neto, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Canguaretama. Os dois livros foram publicados pela editora da Canção Nova.

Card livro martires

Na quinta-feira, pela manhã, Dom Jaime e o Padre Neto cumprirão uma agenda de entrevistas, em Cachoeira Paulista. Às 14 horas, no Rincão do Meu Senhor, Padre Neto fará uma pregação com o tema: “Meu Senhor, Meu Deus”. Às 16 horas, no Santuário Pai das Misericórdias, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo, Dom Jaime. Na ocasião, haverá o lançamento do Devocionário e do livro.

À noite, a partir das 20 horas, Dom Jaime e o Padre Neto participarão do programa “Escola da Fé”, apresentado pelo professor Felipe Aquino, na TV Canção Nova.

Fonte: Arquidiocese de Natal

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Paróquia divulga programação para dia de finados



A Paróquia da Imaculada Conceição divulga os locais e horários para as missas dos fiéis falecidos para o dia 02 de novembro. Este ano as missas acontecerão nos cemitérios dos municípios de Nova Cruz e Lagoa d’Anta. Confira horários de missas no Dia de Finados: 

 Cemitério de Nova Cruz – 7h30
Cemitério dos Bastiões (Xique Xique) – 16h00
Cemitério de Primeira Lagoa – 17h00
Cemitério do Juriti – 17h00
Cemitério de Fortaleza – 17h30h
Cemitério de Lagoa d’Anta – 19h00
Cemitério de Nova Cruz – 19h00

Paróquia de Nova Cruz realizará pesquisa religiosa


A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta realizará uma pesquisa religiosa. A iniciativa é do pároco, Pe. Aerton Sales, cuja finalidade é conhecer melhor o território da paróquia, através dos dados que serão coletados nas residências das famílias católicas. 

A pesquisa acontecerá durante o período da peregrinação, de 03 a 28 de novembro, através do grupo de Missionários da Imaculada. Eles acompanharão a Imagem peregrina, visitando as famílias e fazendo a pesquisa. Segundo o Pe. Aerton, a pesquisa servirá para conhecer ainda a necessidade pastoral e evangelizador. Diante do resultado que será apresentado na assembleia pastoral em dezembro deste ano, será planejado algumas atividades para evangelizar e oferecer os sacramentos para aqueles que ainda não tem. 



Padre Matias Soares recebeu cumprimento do Papa Francisco




O Padre Matias Soares, do clero da Arquidiocese de Natal, atualmente residente em Roma, onde faz mestrado, esteve, neste sábado, 21, com o Papa Francisco. O cumprimento aconteceu por ocasião do encontro do Santo Padre com alunos e diretores do Colégio Pio Brasileiro, local que acolhe cerca de cem padres do Brasil que moram em Roma, para estudar. " A saudação ao Santo Padre foi um momento ímpar na minha vida. O Papa Francisco é uma benção de Deus para a Igreja e para o mundo", disse o Padre Matias.

(Foto: L'Osservatore Romano)
Fonte: Arquidiocese de Natal

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Pároco apresentou nova programação da peregrinação



O pároco Pe. Aerton Sales, da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz reuniu os animadores das comunidades para apresentar nova programação da peregrinação da imagem centenária da Imaculada Conceição. A peregrinação acontecerá de 03 a 28 de novembro por algumas comunidades rurais e bairros de Nova Cruz e a cidade de Lagoa d'Anta. A reunião preparatória aconteceu no salão do ECC, no último domingo, 22. Na ocasião o pároco Pe. Aerton Sales, apresentou a programação da peregrinação e toda estrutura para a realização da peregrinação. Este ano a imagem irá peregrinar acompanhado por um grupo de pessoas, denominado de Missionários da Imaculada, que visitarão as famílias.

O objetivo da peregrinação é preparar os paroquianos para vivência do novenário e festa da padroeira, que acontecerá de 29 de novembro a 8 de dezembro. Durante o período da peregrinação acontecerá a recitação do Ofício de Nossa Senhora, envio dos missionários para as comunidades. Momentos de oração e louvor serão realizados para acolher a imagem peregrina. No dia seguinte, a imagem sai em carreata para visitar outra comunidade até dia 28 de novembro, quando será realizado o grande Arrastão dos Filhos da Imaculada pelas ruas de Nova Cruz. 



Setor Juventude realizou DNJ em Nova Cruz


O Setor Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz e Lagoa d'Anta, realizou encontro comemorativo ao Dia Nacional da Juventude - DNJ 2017. O evento aconteceu no salão paroquial de São Sebastião, no último domingo, 22 de outubro. A programação aconteceu momentos de oração, animação, pregação sobre o tema e lema do DNJ, apresentação teatral, louvor,  Show de calouros com músicas Marianas  e  terminou com recitação do terço mariano. 





8º zonal se reuniu em Brejinho



Padres, diáconos, religiosas, articuladores zonais e paroquiais, além de agentes de pastorais das paróquias do 8º Zonal participaram do encontro, na última sexta-feira, 20 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Brejinho. 

Na ocasião os participantes refletiram sobre o tema: Setorização Missionária, com base na 2ª meta do Marco Referencial da Arquidiocese de Natal. O encontro será assessorado pelo Pe. Edvaldo Alexandre de Brito, Pároco da Paróquia Nossa Senhora  das Dores – Brejinho/Passagem. Antes aconteceu uma reflexão sobre missão, através da missionária Maria Augusta, do Piaui. 

O próximo encontro do 8º zonal acontecerá no dia 15 de dezembro, em Nova Cruz, para planejar as atividades para 2018.  





domingo, 22 de outubro de 2017

Arquidiocese realizará coletiva de imprensa sobre a canonização


Dom Jaime atenderá a imprensa, no dia 23 (Foto: Cacilda Medeiros)


A Arquidiocese de Natal realizará uma entrevista coletiva, na próxima segunda-feira, 23, às 10 horas, no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral). O assunto será os “Mártires de Cunhaú e Uruaçu, os primeiros Santos Mártires do Brasil”, canonizados pelo Papa Francisco, no último domingo, 15. Na coletiva, atenderão à imprensa, o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e o vice-postulador do processo de canonização, Padre Júlio César Souza Cavalcante. Na ocasião, será apresentada a positio, que é o relatório final do processo de canonização, preparado pelo postulador junto à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, o Padre Giovanni Califano.

Fonte: Arquidiocese de Natal