sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bispos ouvem as TVs católicas no Seminário de Comunicação


O Seminário de Comunicação, que acontece no Rio de Janeiro para bispos brasileiros desde terça-feira, 12, reuniu na tarde de hoje dirigentes de seis TVs católicas numa mesa-redonda, coordenada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta. Os representantes das TVs apresentaram aos bispos a história, estrutura e políticas de comunicação de suas emissoras.

Padre César Moreira, da Rede Aparecida de Comunicação destacou que o projeto da Rede é a “valorização do humano como forma de chegar ao divino”.

Ana Paula Guimarães, do Sistema Canção Nova de Comunicação, exibiu um vídeo contando a história da Comunidade Canção Nova e seu trabalho através dos meios eletrônicos. “A Canção Nova é mais que meio de comunicação; é uma comunidade”, observou Ana Paula.

Da TV Horizonte, da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), veio o padre Giovane Marques, que destacou a importância das TVs trabalharem em parceria. “Não temos pretensão de atingir o país, mas apenas a arquidiocese”, disse. Segundo informou, a TV Horizonte retransmite 55% da programação da TV Aparecida.

O fundador da TV Século 21, padre Eduardo Dougherty, lembrou os inícios da Associação Senhor Jesus, que deu início à Século 21. Entusiasta do ensino à distância, ele defendeu “uma escola virtual da CNBB ou das dioceses” com cursos de formação sob demanda.

JáSecobbTVs2 Monteiro Neto, da Rede Vida de Televisão, apresentou vários números sobre o “Canal da Família” e destacou sua diferença em relação às demais. “A Rede vida não é uma emissora educativa, mas comercial. Isso a diferencia das emissoras, nossas irmãs”, disse.

Representando a TV 3º Milênio, de Maringá (PR), Éverton Barbosa falou das dificuldades da emissora para se sustentar. A solução encontrada foi criar parceria com o projeto “Evangelizar é preciso”, do padre Reginaldo Manzotti.

Além das TVs, a Signis Brasil, associação católica criada em dezembro do ano passado, apresentou seus projetos aos bispos. A presidente da entidade, Irmã Helena Corazza, explicou que a Signis Brasil reúne todos os meios católicos. “Somos pequenos, mesmo que pareçamos grandes”, disse.

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, sugeriu que as TVs tivessem programas em rede. A ideia também foi defendida pelo representante da TV 3º Milênio e pelo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa.

Já o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais chamou a atenção para a comunhão eclesial que deve marcar as TVs católicas. “A Igreja é uma comunhão. Cada canal [de televisão] tem uma inspiração própria. É preciso ver em que medida se pode expressar uma comunhão eclesial pela pluralidade das TVs”, observou.

Fonte: CNBB

Semana Missionaria termina domingo, dia 17


A Semana Missionária da Paróquia de Nova Cruz está acontecendo desde o último dia 10, com a participação de 11 seminarista e agentes pastorais . Uma grande ação evangelizadora está sendo desenvolvida por todos que estão envolvidos. A programação termina domingo, 17 , com missa e despedida dos missionarios. Confira abaixo a programação:

15/07 – Sexta-feira – Bairro do Planalto

08h – Visitas às famílias - seminaristas e agentes pastorais

15h – Caminhada das crianças e adolescentes saindo da Igreja da Mãe Peregrina para a Escola Márcio Marinho

15h30min – Momento celebrativo e recreativo com crianças e adolescentes na escola Márcio Marinho

19h – Celebração Eucarística em frente à Igreja da Mãe Peregrina

Tema: Vós sois sal da terra, vós sois a luz do mundo

Pregador: Pe. Edilson Nobre

Animação: Ministério Canto Novo

20h – Exibição do Filme “Sal da terra, luz do mundo”

16/07 - Sábado – Bairro Santa Maria Goretti e Antônio Peixoto

Memória de N. Srª do Carmo e dos Mártires de Cunhaú

08h – Visitas às famílias

15h – Continua visitas às famílias nos Bairros

18h – Procissão Luminosa saindo de São Sebastião para a Igreja de Santa Maria Goretti - cada pessoa deve levar uma lanterna com vela

19h – Missa da Luz

Tema: Façam tudo o que Ele vos disser

Pregador: Seminarista Emerson

20h – Momento da Juventude no Centro Pastoral

Exibição do Filme “Maria Goretti”

17/07 – Domingo

07h30min – Missa de despedida dos missionários na Igreja Matriz

Presidida pelo Pe. Janilson Macedo

Paróquia de Sant’Ana celebra festa e aniversário


Pe. Josino Raimundo, Adm. Paroquial de Santana do Matos
Foto: José Bezerra


A paróquia de Sant’Ana, de Santana do Matos, celebra a festa da padroeira, a partir deste fim de semana, prosseguindo até o dia 26 deste mês, com o tema “Sant’Ana, evangelizando, há 190 anos, à luz da Palavra”. A festa acontece no contexto das comemorações dos 190 anos de criação da paróquia. Foi aberta ontem, com carreata, às 18 horas, e, a partir de hoje, dia 17, haverá novenas e pregações, diariamente, sempre às 19 horas. A cada noite, a novena será presidida por um padre convidado. Também, a cada noite, haverá noiteiros, envolvendo grupos de pastorais, serviços, movimentos e instituições da comunidade.

O Administrador Paroquial, Pe. Josino Raimundo da Silva, e agentes pastorais foram a equipe de coordenação da festa.

Na programação social, hoje, acontece a II Cavalgada de Sant’Ana, a II Feirinha e II Encontro de Bandas de Música. As atividades sociais são várias e se estendem até o dia 26. A festa será encerrada no dia 26, com a seguinte programação: às 5h, alvorada; às 9h, missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo; às 12h, pipocaço e, às 16h, procissão e missa de agradecimento, presidida pelo Mons. Lucas Batista Neto.


Fonte: Jornal A Ordem online

Mutirão reúne comunicadores de todo o Brasil

Cacilda Medeiros e Pe. Edilson Nobre, da coordenação da Pascom
Foto: José Bezerra


Onze pessoas da Arquidiocese de Natal participam do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação, de 17, até o dia 22, no Rio de Janeiro. O evento reúne bispos, padres, diáconos, religiosos, agentes da Pascom, profissionais e estudantes de Comunicação Social, de todo o Brasil.

Nas manhãs do Mutirão haverá painéis temáticos, nos quais serão discutidos os caminhos e desafios da comunicação, dentro e fora da Igreja. Entre os palestrantes dos painéis estão o presidente do Conselho Pontifício da Comunicação Social, Dom Claudio Maria Celli; o cineasta Cacá Diegues, e o Diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger. À tarde, haverá oficinas, grupos de trabalho e visitas a instituições que trabalham com comunicação,

no Rio de Janeiro. Também haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação da CNBB, com participação do Pe. Fábio de Melo.

O grupo da Arquidiocese de Natal, que participa do Mutirão, é composto pelo Pe. Edilson Nobre e Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana da Pascom; Pe. João Maria do Nascimento, pároco de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas; Milton Dantas, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Criança, e mais sete agentes paroquiais da Pascom.

Os mutirões brasileiros são promovidos a cada dois anos, pela CNBB, buscando refletir sobre os meios e processos de comunicação. Nesta edição, o tema das discussões é: “Comunicação e Vida: diversidade e mobilidades”.

Fonte: Jornal A Ordem online

quinta-feira, 14 de julho de 2011

SEMANA MISSIONÁRIA: Missa na Igreja de N.S.da Piedade no Frei Damião.

A missa que encerrou as ações da Semana Missionária no Bairro Frei Damião na Quarta feira, na Igreja de Nossa Senhora da Piedade foi Presidida pelo Padre Iranildo Virgílio ( de Nova Cruz) e a pregação do tema: "Misericórdia eu quero, não sacrifício" foi feita pelo Padre Edilson Nobre, Pároco de Nova Cruz. A população atendeu ao chamado dos Missionários e superlotaram a Igreja do Bairro:

Padre Edilson no momento da Omilia/ Pregação

Fotos Claudio Lima.

PROGRAMAÇÃO DA QUINTA FEIRA (14/07)

08h: Visitas ao Cedrom, Santa Luzia, Delegacia Pública e Escolas.
15h: Momento celebrativo e animação para crianças e adolescentes
19:30h: Hora Santa Vocacional - Adoração ao Satíssimo Sacramento. Tema: Os diversos ministérios na vida da Igreja . Pregador: Pe. Iranildo Virgílio. Animação Ministério da RCC.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SEMANA MISSIONÁRIA: Bairro do Frei Damião recebe missionários durante o dia desta quarta feira.

Dando prosseguimento à Semana Missionária promovida pela Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, os Seminaristas do Seminário São Pedro, Agentes de Pastorais, movimentos e serviços estão realizando diversas atividades no Bairro do Frei Damião durante todo o dia de hoje.

Pela manhã aconteceu a tradicional Caminhada penitencial da Igreja de São Sebastião até a Igreja de Nossa Senhora da Piedade no Bairro Frei Damião, que contou com celebração Penitencial e Café comunitário. Logo em seguida houve um mutirão de Confissões na mesma Igreja com presença de Padres do 8º Zonal. Neste mesmo momento os seminaristas acompanhados de agentes da Paróquia realizaram visitas às famílias do Bairro que teve prosseguimento durante a tarde.

Além da Unção dos Enfermos ministrados pelos padres Edilson Nobre e Janilson, os moradores receberam o convite para participar da Celebração de Missa logo mais a noite na Igreja de N. Senhora da Piedade presidida pelo Padre Edilson Nobre que terá como tema: Misericórdia eu quero, não sacrifício, com a animação do grupo CANTO NOVO. Confira alguns momentos do dia de hoje no bairro Frei Damião:

Missionários realizam trabalho hoje no Frei Damião
Padres ministraram as Confissões individuais


Seminaristas se preparando para as visitas às famílias


Visitas as famílias que ouviram o Evangelho e foram convidadas para a Missa à noite



Doente receberam a Unção dos Enfermos m suas residências

Fotos: Claudio Lima

terça-feira, 12 de julho de 2011

Semana Missionaria movimenta Nova Cruz


A paróquia de Nova Cruz está movimentado toda a cidade com a realização da Semana Missionária. Visitas as famílias, celebrações, reza do terço momentos recreativos com crianças e adolescentes fazem parte da programação que teve inicio no último dia 10. A programação se estende a todos os bairros de Nova Cruz. Confira nas fotos como está acontecendo a Semana Missionaria.


Missa do feirante, realizado dia 11




Celebração eucaristica, dia 12
Na capela Sagrada Família







Fotos: Diogo Oliveira e Washington Baraunas

Dom Matias realiza mudanças nas paróquias



O Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, anunciou o remanejamento de vários padres, no final do retiro do Clero, realizado em Fortaleza-CE, de 4 a 8 deste mês. “Ao todo, são 11 mudanças, que serão efetivadas a partir de agosto, em datas a serem anunciadas”, informa o vigário episcopal para o Clero, Pe. Edilson Nobre. Dentre as mudanças, um padre da Arquidiocese fará uma experiência no exterior. “O Pe. Raul Clepson de Macêdo pediu a Dom Matias para fazer uma experiência de três anos, em Portugal”, explica o Pe. Edilson.

As mudanças são as seguintes: Pe. Ailson Bezerra do Nascimento sai de Macau e assume a paróquia do Divino Espírito Santo, de Vera Cruz; o Pe. Lenilson Silva das Chagas sai de Jandaíra e assume a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macau; o Pe. Flávio Bezerra da Silva deixa Vera Cruz e será vigário paroquial de Macau; o Pe. João Paulo da Silva deixa a função de vigário paroquial de Pedro Velho e assume a paróquia de São José Operário, de Jandaíra; o Pe. Leilson Leandro da Silva sai de Várzea e assume a função de vigário paroquial de São Francisco, de Pedro Velho; o Pe. Francisco César de Bessa deixa Serra Caiada e assume a paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, de Ipanguaçu; o Pe. Jonerikson Gomes da Silva sai de Macaíba e assume a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Serra Caiada; o Pe. Manoel José da Silva sai de Parnamirim e assume a paróquia de Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre; o Pe. André Martins de Melo assume a função de vigário paroquial de Macaíba; o Pe. Manoel Henrique de Paiva retorna à Arquidiocese a assume a função de vigário paroquial de Parnamirim.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Dom Matias, Arcebispo de Natal
Foto: José Bezerra

Arcebispo criará mais uma paróquia



O Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, transformará a Área Pastoral de São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Gostoso, em paróquia, dia 15 próximo, às 19h30. O atual responsável pela Área, Pe. Iranildo Augusto de Assis, será o primeiro administrador paroquial. A partir de 15 de julho, a Arquidiocese de Natal contará com 83 paróquias e quatro áreas pastorais.

O Padre Iranildo Augusto assumiu a presidência do Programa de Esporte e Lazer - PELC, de São Miguel do Gostoso, no último mês. O programa acompanha 180 pessoas e, para isto, conta com recursos do governo federal, além de parcerias com organizações locais. O Pe. Iranildo Augusto foi vigário paroquial de Nova Cruz.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Ainda há tempo para participar das atividades do Muticom 2011




No ultimo domingo, 10 de julho, foram encerradas as inscrições pelo site para o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação. Mas quem não se inscreveu ainda terá a chance de participar. Durante o evento, nos dias 17 e 18 de julho, os interessados poderão fazer a inscrição, pessoalmente, no estande de credenciamento. Será mantida a taxa de R$ 80 e a escolha das oficinas, ficará condicionada às vagas disponíveis.

As manhãs do Muticom serão dedicadas aos painéis temáticos, nos quais vão ser discutidos os caminhos e desafios da comunicação tanto na Igreja, quanto no mundo. Nesses painéis, está confirmada a presença de Dom Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício de Comunicação Social, do cineasta Cacá Diegues, do Diretor da Central Globo de Comunicação Luiz Erlanger, do jornalista e apresentador da Globo News André Trigueiro, entre outros convidados.

À tarde, os inscritos poderão participar das oficinas técnicas, gerenciais ou pastorais, ministradas por professores da PUC-Rio e de instituições de todo o Brasil. Serão aulas práticas, com conteúdos pensados para melhorar a comunicação nas comunidades, em diferentes mídias. Além das oficinas, os Grupos de Trabalho serão espaços para discussões teóricas relacionadas à comunicação na Igreja.

E como oração e ação caminham juntas, as atividades do Muticom incluem Oração da Manhã, Angelus e Missa com Vésperas, além da Adoração ao Santíssimo Sacramento ao longo de todos os dias. A programação litúrgica será realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no próprio Campus da PUC-Rio.

Durante todo o evento, os participantes poderão visitar a Feira da Comunicação, com estandes de diferentes instituições. Na feira, no anfiteatro e em outros espaços do campus, diferentes atividades culturais acontecerão ao longo dos dias, com apresentações de artistas católicos e de MPB. O destaque desta edição do Muticom é a participação do cantor Jorge Vercillo e da Bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.

Outro ponto alto do Muticom será a entrega dos prêmios da CNBB, transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. O evento terá a participação do Padre Fábio de Melo, que irá entregar o prêmio Clara de Assis de Televisão e deve apresentar uma de suas músicas.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Começou a Semana Missionária em Nova Cruz


Teve inicio na noite de domingo, 10, a Semana Missionário na Paróquia de Nova Cruz. Uma missa na Igreja Matriz, presidida pelo Pe. Edilson Nobre e concelebrada pelos Padres Janilson Macedo de Nova Cruz e Iranildo Virgilio, vice reitor do Seminário São Pedro, acolheu os 11 seminaristas que vieram fazer missão em Nova Cruz. Uma vasta programação tomará conta da cidade, por todos os bairros. Acompanhe a programação da semana missionaria, na lateral deste blog.


No final da missa aconteceu o envio dos seminaristas que juntos com os missionarios locais irão visitar várias familias novacruzense.
Fotos: Washington Baraunas

CNBB promove, em outubro, Congresso sobre Animação Bíblica da Pastoral


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, de 8 a 11 de outubro, em Goiânia, o 1º Congresso Brasileiro de Animação Bíblica da Pastoral. O evento, que é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e pela Sociedade dos Catequetas Latino-americanos (Scala), pretende reunir 500 pessoas de todo o país.

“Um dos objetivos do Congresso é dinamizar o processo de reflexão e ação da Igreja, fazendo com que cada fiel, cada pastoral e as demais iniciativas eclesiais sejam perpassadas pela Palavra de Deus”, explica a assessora da Comissão Bíblico-catequética, Maria Cecília Rover.

As 500 vagas foram distribuídas proporcionalmente pelos 17 Regionais da CNBB e destinam-se aos secretários executivos dos Regionais; coordenadores regionais da Animação Bíblico-catequética (ABC); bispos referenciais da ABC nos regionais; biblistas; padres, seminaristas, agentes de pastorais e movimentos, líderes de animação bíblica.

Fonte: CNBB

Manhã de espiritualidade da Pascom

Os agentes da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz, tiveram uma manhã de espiritualidade conduzido pelo pároco, Pe. Edilson Nobre. Oração, reflexão e meditação fizeram parte da programação que aconteceu na comunidade de Pedra Tapada, domingo, 10.


Após o Pe. Edilson refletir com os agentes da Pascom, sobre o significado do retiro, eles tiveram momentos de escutar, meditar a Palavra de Deus e em grupo fizeram a leitura orante do evangelho.
Fotos: Flavio Luiz, Diogo Oliveira e Vinicius Lima

Coordenadora da PJ participou do Lançando Redes


Karla Priscila, coordenadora da Pastoral da Juventude em companhia com outra jovem, ambas da Paróquia de Nova Cruz, participaram da oficina lançando rede do Centro Marista de Pastoral, de Natal. A oficina aconteceu no Colégio Marista de Natal, no periodo de 8 a 10, e contou com uma presença de muitos jovens oriundos de outras paróquias da Arquidiocese de Natal.


Assessores da oficina