sexta-feira, 18 de junho de 2010

Casais do ECC realizam arraiá


Os casais do ECC de Nova Cruz realizam neste sábado, dia 19, o Arraiá Junino, no Centro Pastoral do Catolé, a partir das 20 horas. Muita animação, quadrilha junina, comidas típicas e forró. O arraiá do ECC é aberto para todos os que desejarem participar. Veja nas fotos do arraiá realizado em 2009, como o evento é muito animado.

Quadrilha junina, forró...

O lampião apareceu em 2009, e neste ano? vá lá, pra ver...

Churrasco, bolos, salgados e muita comida...


Fotos: Flavio Luiz

Estátua de Santa Rita será inaugurada no final de junho

Estátua de Santa Rita é a maior da América Latina
Foto: Cacilda Medeiros

A Paróquia de Santa Rita de Cássia, de Santa Cruz, vive intensa programação, neste mês, em preparação para a inauguração da maior estátua religiosa da América Latina. Desde o dia 5, no território da Paróquia, vem acontecendo a Missão Santuário, com visitas às famílias e escolas e celebrações eucarísticas.

Nos dias 26 e 27, a programação será intensificada. No dia 26, às 12 horas, haverá reza do terço de Santa Rita e encerramento da Missão Santuário; às 16h, haverá missa, seguida de procissão

luminosa, da Matriz para o Santuário, conduzindo a imagem de Santa Rita. Lá, haverá a bênção e solenidade de inauguração da imagem. Depois, a procissão retornará à Matriz, onde haverá show religioso.

No dia 27, as atividades iniciarão às 7h, com missa, na Matriz, e início da visitação dos romeiros ao Santuário. Às 9h, haverá terço de Santa Rita e atendimento de confissões; às 10h, missa, na Matriz; às 12h, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, no Santuário; às 15h, show religioso, na Praça da Matriz; e, às 17h30, missa, na Praça da Matriz, presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Essa missa será transmitida pela Rede Vida de Televisão.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diocese de Salgueiro: população de fiéis ultrapassa a marca de 350 mil habitantes


Foi criada, pelo papa Bento XVI, uma nova diocese no Brasil. Trata-se da diocese de Salgueiro (PE), que é o desmembramento das dioceses de Petrolina (PE) e de Floresta (PE). Além da criação da nova diocese, o Papa também nomeou o seu primeiro bispo, que será frei Magnus Henrique Lopes, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

A nova diocese tem mais de 17 mil quilômetros quadrados de área, e conta com a população de aproximadamente 440 mil habitantes, destes, segundo dados da diocese de Petrolina, 352 mil são católicos. Como a sede é na cidade de Salgueiro, a diocese será composta pelos municípios de Verdejante, Cedro, Serrita, Terra Nova, Parnamirim, Granito, Moreilândia, Exu, Bodocó, Ouricuri, Trindade, Ipubi, Araripina e Cabrobó, dando um total de 17 paróquias, 14 sacerdotes, 28 seminaristas, seis frades e 16 freiras.

Segundo o bispo diocesano de Petrolina, dom frei Paulo Cardoso, na escolha de Salgueiro como sede diocesana foram considerados aspectos que facilitam a comunicação entre as regiões diocesanas e outras regiões importantes do estado de Pernambuco, como a posição econômica da região. Dom Paulo aproveitou para solicitar o empenho dos diocesanos, principalmente dos que comporão a nova diocese, no sentido de formar o patrimônio material para a nova diocese bem como, na formação da mentalidade de Igreja, de Povo de Deus (Cultura de diocese).

“A criação da nova diocese é um antigo sonho dos bispos que governaram a diocese de Petrolina, e o pedido de criação foi feito ainda no governo do bispo anterior, dom Gerardo Andrade Ponte, ganhando redobrada atenção minha”, destacou dom Cardoso.


Conforme define o Código de Direito Canônico, “a diocese é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do bispo com a cooperação do presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica” (cân. 369).

Fonte: CNBB

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Oitavo zonal organiza Encontrão

Alguns padres do 8º zonal
Foto: Flavio Luiz

Os padres das paróquias e Áreas Pastorais do 8° zonal da Arquidiocese de Natal se reunirão, dia 22, das 8 às 12 horas, em Vera Cruz, com o objetivo de preparar o Encontrão do Povo de Deus. O evento será realizado dia primeiro de agosto, em Nova Cruz. O encontrão do Povo de Deus é uma das ações prevista no Plano Pastoral.

Além da pauta e da organização do Encontrão, os padres também planejarão os encontros de formação dos leigos do oitavo zonal. Neste ano, a formação para o laicato será dada no segundo semestre.

Frade natalense é nomeado bispo da nova diocese pernambucana

Frei Magnus Lopes, nomeado bispo da Diocese de Salgueiro
Foto: José Bezerra

O guardião e ecônomo do Convento Santo Antônio, em Natal, Frei Magnus Henrique Lopes, OFMCap, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, nesta quarta-feira, dia 16, o primeiro bispo da nova Diocese de Salgueiro, no alto sertão pernambucano. O anúncio foi feito pelo nomeado, acompanhado do Arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, e do bispo de Nazaré (PE), Dom Frei Severino França, que também é capuchinho, na manhã deste dia 16, no Convento Santo Antônio, através da Rádio Rural de Natal e das emissoras da Diocese de Petrolina.


Após o anúncio, Frei Magnus disse que estava embuído de um sentimento de nobreza, mas, ao mesmo tempo, de desafio. “Sei que vou assumir uma diocese que está sendo criada agora. Por isso, vou consciente de que é um desafio grande. Como também sei que é um desafio ser pastor, no contexto da sociedade em que vivemos”, revelou. O pai do frade, João Gregório, que também estava presente no Convento, não escondia a emoção. “Estou sentindo a maior alegria. Nunca imaginei ver meu filho sendo bispo. Só desejo que Deus o guarde e que ele seja muito feliz”, falou, com poucas palavras. Outro que estava feliz com a nomeação era o Arcebispo de Natal. “Vejo este momento com muita alegria e esperança. Tenho certeza de que ele vai corresponder às nossas expectativas, sendo um bom pastor. É um sertanejo que volta ao sertão, como bispo”, disse Dom Matias.

A ordenação do Dom Frei Magnus acontecerá dia 17 de setembro, às 19 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. Ele escolheu como lema episcopal: “Tudo posso naquele que me fortalece”, uma citação de São Paulo aos Filipenses. A posse, na recém-criada diocese de Salgueiro, será dentro de um mês após a ordenação.

Fonte:www.arquidiocesedenatal.org.br

terça-feira, 15 de junho de 2010

Natalenses relatam como viveram o encerramento do Ano Sacerdotal

Entrada no Papa na Praça de São Pedro, no dia 11 de junho
Foto: Michael Santos


“Saio de Roma edificado e volto para junto do meu povo fortalecido”. Estas palavras resumem o sentimento do pároco da Paróquia de Nísia Floresta, Pe. Inácio Henrique Teixeira, na manhã do último dia 11, logo após ter participado da missa de encerramento do Ano Sacerdotal, na Praça de São Pedro, no Vaticano. Pe. Inácio é um dos mais de 30 padres da Arquidiocese de Natal que foram, em peregrinação a Roma e à Terra Santa, no período de 8 a 20 deste mês.


Mesmo para quem já mora há quatro anos em Roma, como é o caso do natalense, Diác. César Luiz de Morais, as celebrações de encerramento do Ano Sacerdotal foram especiais. “Primeiro, para mim foi uma grande graça ter sido ordenado diácono durante o Ano Sacerdotal. Isso me ajudou a pensar mais profundamente no meu ministério, sobretudo nas promessas que fiz. E, durante as celebrações de conclusão deste Ano, senti-me especialmente tocado pelas palavras do Papa, quando falou sobre o celibato, tão difícil de ser compreendido pela sociedade secularizada e moderna, mas que é sempre um dom de Deus, possível de ser vivido com fidelidade”, comenta o Diác. César.

Já o Pe. Flávio José de Medeiros Filho, da Arquidiocese de Natal, residente em Roma e que exerce o ministério da Basílica Vaticana de São Pedro, denomina de “graça particular e especial”, a vivência do Ano Sacerdotal. “Poder ser testemunha de uma nítida manifestação de que somos um ‘reino de sacerdotes’, como diz a Sagrada Escritura, não somente pelo número de padres que peregrinam a Roma para responder ao convite feito pelo Santo Padre, mas também encontrar-se movidos pela consciência de que todos somos participantes do único e eterno sacerdócio de Jesus e que aquilo que nos congrega nos faz sentir unidos é a celebração eucarística”.

Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Crianças com câncer recebem apoio

Sede do GACC, vizinha à Catedral Metropolitana
Foto: José Bezerra

A paróquia da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação realiza uma ação missionária e evangelizadora através da capela da Santíssima Trindade, na sede do Grupo de Apoio à Criança com Câncer - GACC. Os trabalhos constam da recitação do terço, adoração ao Santíssimo e leitura e reflexão do evangelho, de segunda a sexta-feira, às 15 horas. Também há celebração de missa, toda primeira terça-feira de cada mês.

Dez leigas, coordenadas por Tereza Cristina, do GACC, e pelo Pároco, Pe. Aerton Sales, e o Vigário Paroquial, Pe. Jailton Soares, realizam o trabalho. “Nosso objetivo é minimizar a dor das crianças e seus familiares, através da oração”, informa o Pe. Aerton.


Fonte: www.arquidiocesedenatal.org.br

Miss@o.com do 8º zonal foi realizado em Passa e Fica


Agentes da Pastoral da Comunicação de Nova Cruz, Serra de São Bento e de Passa e Fica, participaram do Miss@o.com do 8º zonal, realizado no dia 13 de junho, em Passa e Fica. Trata-se de um encontro de formação cujo o tema foi: Pastoral para comunicação e comunicação para pastoral, com assessoria da coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação.

Foto: Cacilda Medeiros

O diácono Sidney Firmino esteve lá no encontro
Fotos: Flavio Luiz