sexta-feira, 12 de outubro de 2012

28º Domingo do Tempo Comum - Reflexão dominical



A literatura deste 28º domingo do Tempo Comum e 2º domingo do mês missionário nos proporciona a reflexão sobre os verdadeiros valores que devem nortear a nossa vida cristã. Temos a nosso favor a Palavra proclamada e a Eucaristia: seu Corpo compartilhado. Nelas Deus põe à nossa disposição todo o seu ser.

1ª leitura (Sb 7,7-11)

          Segundo a narração bíblica, o rei Salomão teve um sonho: podia pedir o que desejasse e lhe seria concedido.
          Teria ele pedido ouro, saúde, poder, força, ou mesmo o mal para algum possível inimigo seu? Nada disso, mas, ao invés e tão somente ele disse a Deus: “eu não passo de um adolescente, não sei como governar um povo tão numeroso. Dai, pois, ao vosso servo, ó Senhor, a sabedoria, um coração sábio, capaz de discernir entre o bem e o mal” (I Rs 3,4-15).
          É essa, portanto, a reflexão sobre a escolha feita por Salomão, oferecida pela primeira leitura. É admirável o discernimento do rei sábio, entre escolher a sabedoria de Deus e qualquer outro bem. Todos os tesouros e qualquer outro bem, relacionado com a sabedoria são como lama. Sua primeira e grande preocupação não é outra, mas viver e governar a partir da justiça. E foi isso que, de maneira humilde e confiante, ele pediu a Deus e terminou sendo contemplado de maneira generosíssima.
          A sabedoria como dom do Espírito Santo, nos possibilita orientar a nossa vida segundo os intuitos divinos.
Dai-nos, ó Espírito Santo, os dons da inteligência e sabedoria.  Dom de entender e saborear os mistérios divinos...
E o mais importante, é que Jesus constatou que a sabedoria divina é revelada de modo especial entre os de mente e coração abertos, os pequenos e os pobres e é ocultada aos grandes e “inteligentes” deste mundo (Mt 11, 25-26).

Evangelho (Mc 10,17-30)

Talvez não fosse demais, fazer aqui e daqui de onde estamos a seguinte interrogação: O que e como fazer para ser feliz? Contextualizando o trecho bíblico colocado à reflexão, está o Mestre e seus discípulos a caminho de Jerusalém. A finalidade que tem essa e outras viagens realizadas por Jesus, o timoneiro da paz, é a de cunho pedagógica. Como não explicar aos seus seguidores a relação e, consequentemente, o devido cuidado que eles devem ter com os bens materiais, mostrando assim a conduta que eles precisam demonstrar na hora de segui-lo.
Hoje nos deparamos com uma exigência não menos inferior a tantas outras já feitas por Jesus. Dessa feita, trata-se da coragem de desprender-se dos próprios bens. Aliás, é condição para o seguimento ser discípulo missionário a Jesus de Nazaré.
Concretamente, trata-se de um jovem rico que, num certo dia se apresenta e lhe pergunta: “Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?”
No mínimo deve ser um israelita piedoso que sabe que tudo se recebe de Deus “como herança”: a terra (Sl 135,12), a lei (Sl 119, 111), a bênção, as promessas (Hb 6,12), o Reino de Deus (Mt 25,34). Ele só não sabia que nada é concedido como prêmio pelas boas ações. Tudo é dom.
O rapaz demonstra que estava ansioso por encontrar-se com Jesus, o “bom Mestre” para, no mínimo, ser justificado em sua mentalidade e em suas atitudes “ingênuas”. Jesus, porém, não hesitou em desarmá-lo por perceber uma intenção bajuladora: “Ninguém é bom a não ser Deus”.
Um detalhe entre tantos é que no encontro com Jesus é determinante para estar com ele, a superação das prescrições legalistas. O jovem é interpelado a fazer uma retrospectiva dos mandamentos; aliás, ele diz que conhece a todos: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude” (v. 20). O interesse do interpelante é quanto à justiça social: respeito à vida. Deus, portanto, nada pede para si; fazendo para os próximos, fazemos a Ele.
Mais um pormenor: parece tratar-se de um rico. E, esse, tem consciência de não haver cometido injustiças ao acumular riquezas; no final das contas, tudo é consequência das bênçãos divinas. Ora, Jesus comprova que não basta ter feito nada de mal, não basta ter observado, pedagogicamente, os mandamentos, mas exige uma doação total: “Só uma coisa lhe falta: vá, venda tudo o que tem e dê aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois venha e siga-me!” (v. 21). A reação do rico evidencia claramente como as riquezas são obstáculos no caminho do Reino (cf. vv. 22-25).
“Será que o rico se salvará?” Jesus ao ouvir a resposta do jovem rico, “fixou nele o olhar e o amou”. Que olhar misericordioso! Não obstante o estado emocional do jovem, Jesus percebe nele possibilidades para avançar, por isso lança a proposta: “Vai, vende tudo o que tens e distribui aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me” (v. 21).
Não é possível tornar-se discípulo seu se o coração não estiver desprendido de tudo o que se possui: sucesso, objetos, honras, e tantas outras mazelas.
Na segunda parte (vv. 23-27) nos relata as considerações de Jesus sobre os perigos das riquezas. Estas constituem o obstáculo mais grave que impede alguém ser promovido a cristão: “É mais fácil – ensina Jesus – passar o camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar o rico no Reino de Deus.”
“Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. Aos discípulos que deixam tudo para segui-lo, Jesus lhes garante que usufruirão dos benefícios do Reino de Deus.
Um convite a todos nós: Todos estamos convidados por Jesus a desvencilharmo-nos da escravidão do ter para tornarmo-nos instrumentos de um novo mundo. Esse, sem sombra de dúvida, é o jeito sábio de viver.

Segunda leitura (Hb 4,12-13)
          Dizem ser possível, às vezes, alguns responsáveis pelo comentário sobre as leituras, mas, também outros comunicadores da Palavra, o próprio padre, por exemplo, por não está bem preparado, começa a divagar.
          A leitura de hoje nos ensina que a Palavra de Deus é muito diferente dessas divagações. Ela tem cinco características: a) Ela é “viva e eficaz”; b) A Palavra de Deus, além disso, é “cortante e penetrante” mais do que uma espada afiada, rija, inflexível: penetra até o âmago de quem a escuta; c) Por fim, é também “juiz” de todas as nossas ações.
          Se alguém disser que ao ouvir a Palavra, ele ficou sossegado, tranquilo e calmo, esta certamente não foi Palavra de Deus, foi sim, pluma que acaricia orelhas, ou dosagem de anestésico (algo que suprime a sensibilidade da consciência).
Concluindo:
          - Se queremos ser discípulos missionários do Senhor, procuremos viver sabiamente o que vem de Deus. Sábio é aquele (a) que se esforça a fazer o bem a qualquer um (a).
          - Como se adquire a sabedoria? A sabedoria se adquire e se cultiva pela oração e pela meditação da Palavra de Deus.
          - Peregrino, o serei sempre. Serei, seremos sempre peregrinos neste mundo (casa de Deus), em caminhada para a terra prometida. Mas com a Palavra de Deus nos orientando, nos iluminando; sem ela, nos desorientamos levados por tantas outras “palavras” que pessoas e mundo nos oferecem.

Pe. Francisco de Assis Inácio
Pároco de Nova Cruz - RN

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Blog da Pascom fica entre os melhores do Brasil e está na final


Este blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz ficou classificado entre os 100 melhores blog na categoria religião, no Prêmio Top Blog Brasil. Desde já agradecemos a você que votou e agora vamos votar novamente. A partir de agora está valendo o segundo turno para eleição do Top3 " Os finalistas" - Júri Popular e Acadêmico. 


O período de votação do SEGUNDO TURNO pelo júri popular (Internauta) e avaliação pelo Júri Acadêmico começou no dia 10/10/2012,  às 14h – horário de Brasília e encerra dia 10/11/2012, às 14h - horário de Brasília. No segundo turno somente participam da  eleição os blogs eleitos no TOP100 “OS MAIS VOTADOS ” - júri popular,  em cada grupo e categoria que receberem o maior número  de votos no primeiro turno. Você pode votar 1 vez por email, 1 vez por Facebook e 1 vez pelo Twitter.

Para votar basta clicar na imagem VOTE AQUI, em seguida abrirá uma página onde você pode digitar nome e e-mail e clicar em VOTAR.




Primeira página do blog


Página para votar


Planalto realizará 4ª festa da padroeira





O bairro Planalto, em Nova Cruz, festejará a padroeira, Mãe Peregrina, de 15 a 18 deste mês. A programação tem início dia 15 próximo, às 19h, com missa, presidida pelo vigário paroquial, Padre Janilson Macedo. Os festejos seguem até o dia 18, com atividades religiosas e sociais. 

No dia 18, às 18h30, haverá procissão, seguida de missa, presidida pelo pároco, Padre Francisco de Assis Inácio. Na ocasião, os membros da Mãe Peregrina farão a consagração a Nossa Senhora.

No bairro planalto está sendo construída a capela Mãe Peregrina desde 2009. O toda renda da festa social será revestida para continuidade da obra. 

Ano da Fé será aberto no Brasil na festa da Padroeira



O Ano da Fé, que será oficialmente aberto pelo Papa Bento XVI em Roma nesta quinta-feira (11), terá início oficial na Igreja do Brasil no dia 12 de outubro, data em que se comemora a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A abertura se dará durante a missa solene da festa no Santuário Nacional, às 10h, que terá a presidência do Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convidou Dom Claudio para presidir a Celebração Eucarística porque o Cardeal Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, está em Roma onde participa da abertura a convite do papa. 

Dom Damasceno explicou que esta não é a primeira vez em que o Papa proclama um Ano da Fé. “O Papa Paulo VI, que é hoje venerado como Servo de Deus, proclamou também o Ano da Fé em 1967”. 

O presidente da CNBB ressaltou ainda que Bento XVI, na Carta Apostólica Porta fidei (Porta da Fé), recorda a beleza e a centralidade da fé a nível pessoal e comunitário e fazê-lo em uma dimensão missionária. 

“Precisamos fazer com que a beleza e a centralidade da fé cheguem até as pessoas que não conhecem Jesus Cristo e também na ótica da nova evangelização, isto é, fazer com que as pessoas que foram evangelizadas, mas que se esqueceram de Jesus recuperem a sua fé e retornem a vida da comunidade”, acrescentou o Cardeal.

Dom Damasceno reforçou que o Ano da Fé deve ser um momento para propor a leitura dos documentos do Concílio Vaticano II e aprofundar a sua reflexão para encontrar uma luz para nos guiar como cristãos no mundo de hoje.

“Portanto, a renovação da fé deve ser prioridade, um compromisso de toda a Igreja nos nossos dias”, acrescentou.

Fonte: CNBB

Congresso Eucarístico marca 250 anos de paróquia



Igreja Matriz de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu
Foto: José Bezerra


A Paróquia de Santana e São Joaquim, em São José de Mipibu, realiza o 4º Congresso Eucarístico, de 21 a 28 deste mês. O evento marca os 250 anos de criação da paróquia, uma das mais antigas da Arquidiocese de Natal. Antecedendo ao Congresso, a Paróquia realiza Semana Missionária, de 14 a 21.

A abertura oficial do Congresso acontece no próximo dia 21, às 19 horas, com missa, na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebispo emérito, Dom Matias Patrício de Macêdo. No período de 22 a 26, a programação diária será a seguinte: 5h, caminhada eucarística; das 7 às 12h, adoração ao Santíssimo Sacramento, na Matriz; das 9 às 11 h, atendimento de confissões, também na Matriz; das 14 às 17h, visita aos enfermos; e, às 19 horas, celebração eucarística. No dia 24, a missa será presidida pelo presidente do Regional Nordeste 2, da CNBB, Dom Genival Saraiva, e, no dia 26, pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales.
De 22 a 26, das 15 às 16 h, também serão realizados encontros com a participação de alunos das escolas municipais. O sábado, 27, será dedicado à comemoração dos 30 anos de fundação do Movimento Eucarístico Jovem – MEJ e dos 15 anos do Mejinho.

A programação de encerramento do Congresso, dia 28 de outubro, será a seguinte: 5 horas, alvorada e caminhada; às 9 h, celebração do Sacramento da Crisma, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; 11 h, adoração e bênção do Santíssimo; às 16h, procissão, seguida de missa, também presidida pelo Arcebispo.

Em São José de Mipibu foram realizados, anteriormente, três Congressos Eucarísticos Paroquiais, sendo o primeiro, em 1936; o segundo, em 1986, e o terceiro em 1996. A programação do 4º Congresso é coordenada pelo pároco, Padre Matias Soares, e pelo vigário paroquial, Padre José Lenilson de Morais.

Fonte: Arquidiocese de Natal

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Comunidades em festa


Teve inicio dia 3 deste mês a Festa da Padroeira do bairro Antonio Peixoto, Nossa Senhora Aparecida,  na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz. A festa será realizado até dia 12 com vasta programação religiosa e social. Na noite de terça-feira, dia 9, aconteceu celebração da Palavra, com o Ministro da Eucaristia João de Dasdore. 

A festa continua até dia 12, quando comemora-se o Dia de Nossa Senhora Aparecida. A programação de encerramento terá inicio as 16 horas, com procissão, percorrendo algumas ruas do bairro. Às 17h30, será realizado a missa de encerramento, presidida pelo Pároco, Pe. Francisco de Assis.  A comunidades Lagoa Seca, Macacos e Assentamento também estão festejando a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.







Celebração no bairro Antonio Peixoto, realizada dia 9

Paróquia de Ceará-Mirim realiza Semana Missionária


Padre Bianor Júnior, administrador paroquial de Ceará-Mirim
Foto: Cacilda Medeiros

Uma vasta programação será desenvolvida na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Ceará-Mirim, no período de 14 a 21 de outubro. Trata-se da Semana Missionária. No próximo domingo, às 16 horas, durante celebração eucarística, na Igreja Matriz, os leigos serão enviados em missão.

Durante a semana, os missionários farão visitas ao Hospital Doutro Percílio. Lá, também, haverá atendimento de confissões e será ministrado o Sacramento da Unção dos Enfermos. Nos setores territoriais, haverá momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, reza do terço e do Ofício de Nossa Senhora e celebração de missa. O encerramento da Semana Missionária será no dia 21, às 16h30, na Igreja de São Geraldo.  

A programação completa está disponível no site da Paróquia: www.nsconceicao.com.br.

Fonte: Arquidiocese de Natal 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

1º dia do Sínodo: Nova Evangelização, um desafio



Os trabalhos da 13ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização foram abertos na manhã desta segunda, 08, com a oração das Laudes, presidida pelo Papa, na Sala Paulo VI. Bento XVI se dirigiu aos 262 padres sinodais de todo o mundo com as seguintes palavras: “O cristão não deve ser morno; este é o mais grave perigo para o cristianismo de hoje: a tepidez desacredita o cristianismo” – refletiu o Papa.

Logo após, teve início a primeira sessão solene, com a saudação dos presidentes-delegados e a introdução do Secretário-Geral do Sínodo, Dom Nikola Eterovic. Ele destacou que um dos desafios para a Nova Evangelização é o individualismo. “A nossa cultura exalta o indivíduo e minimiza a relação necessária entre as pessoas. Exaltando a liberdade individual e a autonomia, é fácil perder de vista a nossa dependência dos outros e a responsabilidade diante do outro.”

A Nova Evangelização não é um programa, disse Dom Eterovic. Trata-se de um modo de pensar, de ver e de agir. “É como uma lente através da qual vemos as oportunidade de proclamar novamente o Evangelho. É também um sinal de que o Espírito Santo continua a trabalhar ativamente na Igreja.”

Para o Secretário-Geral do Sínodo, no centro da Nova Evangelização está a renovada proposta do encontro com o Senhor Ressuscitado, o seu Evangelho e a sua Igreja àqueles que não acham mais atraente a mensagem da Igreja.

Saiba mais AQUI
Fonte: CNBB

Três brasileiros ao lado do Papa na abertura do Ano da Fé



Na próxima quinta-feira, dia 11 de outubro, o Santo Padre, o papa Bento XVI, presidirá uma celebração eucarística que marcará o início do Ano da Fé e o 50° da abertura do Concílio Vaticano II. Foram convidados para concelebrar a missa os líderes das Igrejas Orientais Católicas e os Presidentes das Conferências Episcopais de todo o mundo, assim como os 69 bispos que participaram do Concílio Vaticano II. Doze deles já confirmaram presença.

Da América Latina, três padres conciliares do Vaticano II concelebrarão com Bento XVI. Dois são brasileiros: o cardeal arcebispo emérito de Belo Horizonte (MG), dom Serafim Fernandes de Araújo; e o bispo emérito de Iguatu (CE), dom José Mauro Ramalho de Alarcón Santiago. Dom José de Jesús Sahagún, bispo emérito de Ciudad Lázaro Cárdenas, em Michoacán, no México, é o terceiro latino-americano.

Também concelebrando com o Papa estará dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No dia seguinte, dia 12 de outubro, Bento XVI celebrará novamente com os padres conciliares no túmulo de São Pedro.

Fonte: CNBB