sábado, 28 de setembro de 2013

LÁZARO, O CONSOLADO! O RICO, O ATORMENTADO!

    26º Domingo do Tempo Comum

·                    Evangelho: Lc 16,19-31
                É Lucas o evangelista que, intencionalmente, nos apresenta Jesus a caminho de Jerusalém. Seria desnecessário dizer que esta “viagem” percorrida pelo caminheiro Jesus que lá vai indo, carrega consigo uma acepção teológico-catequética.  Ou seja, o Mestre precisa concluir sua missão, tendo que anunciar o seu Projeto de salvação também a Jerusalém, responsável por calar até os profetas de Deus, mesmo que seja preciso correr riscos. “A viagem de Jesus culmina em Jerusalém, onde será morto pelo poder político e religioso, mas ressuscitará vitorioso”.
                Por detrás das palavras, Lucas parece insistir no fato de que essa viagem é, portanto, o caminho de quem aceita ser discípulo missionário de Jesus, ou seja, a estrada a ser trilhada pela comunidade. Agora, porém, ocorre-me uma indagação: Então, para alguém se candidatar a ser cristão, a condição sine qua non (sem o qual não pode) é assumir opções e riscos, os mesmos do Mestre?
                Um detalhe não menos importante, é que esta parábola não é encontrada em todos os evangelhos; ela é uma especialidade própria na “mesa” de Lucas.
                               De certo modo, é típico do Evangelho de Lucas realçar, mais do que os outros, as “inversões da situação”, em que os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos: trata-se da parábola do endinheirado e do pobre Lázaro (Lc 16,19-31).
                               Inversões de valores: É interessante salientar aqui as desproporcionalidades: Por exemplo, as sobras da mesa do rico não vão para o pobre, mas para os cachorros. A vida do cachorro do rico é mais importante do que a vida do pobre. Outro elemento importante é que Lázaro tem nome, enquanto o rico não se sabe o seu nome (não tem identificação). Outro diferencial: Enquanto Lázaro vai para “o seio de Abraão”, o rico, entretanto, vai para o xeol, a região dos mortos.
                               Conferindo a retrospectiva (v. 19): “Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e dava festas esplêndidas todos os dias. Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, ficava sentado no chão junto à porta do rico. Queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico,...”.
                               A parábola faz uma alusão a uma realidade marcada pela dureza, isolamento, incredulidade: consequências próprias do viver em função “do ter pelo ter”. Os pobres não têm absolutamente nada a perder; por isso, os seus corações vivem disponibilizados para os outros.
                               Todos são iguais em matéria de morte, mas o destino é diferente: “Lázaro é levado pelos anjos junto de Abraão (v. 22), isto é, torna-se íntimo daquele que foi solidário com o mais fraco”. Inversão de situação: o rico está em aflição e Lázaro bastante sossegado em companhia de Abraão.
                               “A pessoa só tem um coração; se o coração se afeiçoa ao dinheiro, fecha-se ao irmão. Os ricos são infelizes porque e rodeiam de bens como de uma fortaleza. Os pobres não têm nada a perder. Por isso, ´as mãos mais pobres são as que mais se abrem para tudo dar’”.
                Conclusão: quanto a esta passagem, agora compreendo bem o que Jesus quer dos fariseus: “Ele está tentando fazer ver aos fariseus é que, num tempo onde os meios para entrar no Reino de Deus estão na Lei de Deus, eles correm o risco de abraçar não a Lei, mas o que é abominável aos olhos de Deus”.
                         É sobre esse pano de fundo que Jesus conta a parábola do rico e de Lázaro: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

                               Para refletir:
ü    Como reagimos como cristãos em face das clamorosas injustiças sociais? Tomamos posições parecidas com as de Jesus? Ou será que não ficamos assistindo, passivamente, dizendo que tudo enfim, é vontade de Deus?
ü    A quantas andamos em matéria de teoria, discursos, conversas? E de prática?



                Paróquia da Imaculada Conceição
Nova Cruz – RN

Pe. Francisco de Assis Inácio

Pároco

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Padre Reginaldo Manzotti fará show na festa dos Mártires

Pe. Reginaldo fará show em Uruaçu
Crédito: divulgação

A Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, se prepara para centenas de fiéis, dia 3 de outubro, feriado no estado do Rio Grande do Norte, no encerramento da festa dos Protomártires do Brasil. A festa vem sendo celebrada desde o dia 22. Diariamente, no Monumento dos Mártires, às 19 horas, há adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa. As pregações seguem o tema: “Com o testemunho dos Mártires, continuamos a missão de Jesus no mundo”.

No dia 3, a programação começará às 7 horas, com missa, no Monumento, presidida pelo Padre André Martins; às 9h haverá outra celebração, na Vila de Uruaçu. No Monumento, ainda serão celebradas missas às 10h e às 12 horas. No horário das 10 às 14 horas, também haverá atendimento de confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. Às 16 horas, haverá show com o Padre Reginaldo Manzotti, de Curitiba (PR) e coordenador da Associação ‘Evangelizar é Preciso’. Ele se tornou conhecido, no Brasil inteiro, através dos programas que leva ao ar através de várias emissoras de rádio e de televisão. 

A programação da festa dos Mártires, em Uruaçu, será encerrada com missa, às 18 horas, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Festa de São Francisco


Teve inicio a festa em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro das comunidades de Primeira Lagoa e Juriti. A festa começou dia 25 e prossegue até dia 4 de outubro. Durante o período festivo haverá celebrações e quermesses. Em Juriti, no dia 28, terá Cristoteca, com o DJ Diogo Oliveira. Em ambas, haverá missa, marcando o encerramento das festividades, no dia 4 de outubro. As festas contarão com a participação dos padres Francisco de Assis Inácio e Pedro Cunha, respectivamente pároco e vigário paroquial de Nova Cruz.


Fotos: publicada no facebook

Pastoral do Menor é beneficiada com ação do IFRN Campus Nova Cruz


A Pastoral do Menor da Paróquia de Nova Cruz recebeu dos Professores do grupo de Administração do IFRN Campus Nova Cruz, alimentos não perecíveis arrecadados durante o I SIMPADIF - Simpósio de Administração do IFRN. A entrega de alimentos arrecadados aconteceu na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro. 




Fotos: Arquivo Facebook do IFRN Campus Nova Cruz


terça-feira, 24 de setembro de 2013

SAR realizará Encontro em Nova Cruz


O Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal realizará Encontro de Monitoramento do SAR, próximo sábado, dia 28 de setembro, no salão do ECC, das 8 h as 12 h, para tratar de assuntos importantes para o município. O SAR convida todos as entidades que são acompanhadas pelo serviço para participarem. 

Fotos da capacitação do SAR realizada em Nova Cruz



Seminaristas fazem campanha para arrecardar brinquedos

Seminaristas do Propedêutico e amigos apresentam a caixa para receber brinquedos
Crédito: cedida

Seminaristas do Propedêutico, do Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, realizam uma campanha de arrecadação de brinquedos, que serão doados à Liga do Câncer, na Policlínica, na semana da criança. “O objetivo é promover a alegria das crianças portadoras do câncer”, dizem os seminaristas. Eles disponibilizaram duas caixas, nas quais as pessoas podem deixar os brinquedos para serem doados. Uma caixa se encontra na Igreja Virgem dos Pobres, e a outra no Carmelo, ambos em Emaús.

Fonte: Arquidiocese de Natal 

Cristoteca animará comunidade do Juriti




A Cristoteca da comunidade do Juriti será realizado dia 28, a partir das 20h, com o DJ Diogo. Não percam será um momento muito especial. Senhas já a vendas ao preço de R$ 2,00 reais.


Fonte: dasdores2011.blogspot.com.br/

Inscrições para os Prêmios de Comunicação da CNBB têm início no dia 30



No período de 30 de setembro a 31 de dezembro de 2013, estarão abertas as inscrições para os “Prêmios de Comunicação da CNBB”. Os prêmios são promovidos pela Conferência dos Bispos por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação. Serão escolhidos os melhores trabalhos produzidos entre 2012 e 2013, cujos objetivos coincidam com valores humanos, cristãos e éticos. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá durante a 52ª Assembléia Geral dos Bispos, programada para o mês de maio de 2014, em Aparecida (SP).

São quatro categorias, sendo os prêmios Margarida de Prata para o cinema, Microfone de Prata para o rádio, Clara de Assis para a televisão e Dom Hélder Câmara para a imprensa. “Nesta longa trajetória, a CNBB vem trabalhando para que essas produções culturais estejam sustentadas nos valores humanos, éticos e cristãos. Desta forma, a Conferência busca estabelecer um diálogo com o mundo da comunicação, da cultura e da criação artística e, ao mesmo tempo, reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais”, destaca a assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari.

Os regulamentos de cada prêmio e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site da CNBB a partir do dia 30 de setembro. 

Reconhecimento

Completando 46 anos, o prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos. Foi criado em 1967 e já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens e menções especiais. Ir. Élide Fogolari lembra que esse prêmio surgiu no período da Ditadura Militar no Brasil, para um contraposição contra a restrição do Governo sobre as produções culturais. A premiação é reconhecida pelos cineastas e produtores nacionais.

Foram premiados cineastas como Walter Salles por Central do Brasil, Terra estrangeira e Abril despedaçado; Silvio Tendler por Os anos JK, Jango, Castro Alves- Retrato do poeta e Utopia e barbárie, Josué de Castro, cidadão do mundo; Roberto Farias por Pra frente Brasi; Leon Hirszmann por São Bernardo, Eles não usam black-tie e Imagens do inconsciente; João Moreira Salles por Nelson Freire, entre muitos outros.

Conheça os prêmios
- 11º Prêmio Dom Hélder Câmara de Imprensa foi criado em 2002. Tem por objetivo premiar profissionais da mídia imprensa, cujas reportagens tragam em seu conteúdo valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos, com vistas a construção da cidadania e a construção da cultura da paz.

- 8º Prêmio Clara de Assis para a Televisão foi criado em 2005. Tem por objetivo premiar programas televisivos nacionais, produzidos e exibidos por emissoras comerciais, educativas ou comunitárias brasileiras e que trazem em seu conteúdo valores humanos, sociais, políticos, cristãos e éticos.

- 44º Prêmio Margarida de Prata foi criado em 1967 pela Central Católica de Cinema, no âmbito do então Secretariado de Opinião Pública da CNBB. Tem por objetivo premiar as produções nacionais do cinema brasileiro, obras que apresentem em suas temáticas e artística valores humanos, éticos e espirituais.

- 22º Prêmio Microfone de Prata foi criado em 1989. Tem como objetivo principal incentivar e apoiar a produção e a qualidade de programas radiofônicos não só religiosos, evangelizadores, mas também de promoção humana, reconhecendo o valor do que já se faz e buscando aperfeiçoar.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Paróquia de Nova Cruz estréia programa na Rádio Talismã FM


“Evangelizar é nossa missão”, é o nome do novo programa de rádio da Paróquia de Nova Cruz, apresentado pelo pároco Pe. Francisco de Assis, na rádio Talismã FM 99,3. O programa vai ao ar todos os sábado, das 9h às 9h30, ao vivo, e pode ser ouvido através da internet no endereço www.talisma993fm.com.br. A estréia do programa aconteceu no último dia 21 de setembro.

Campanha Missionária 2013 refletirá sobre o tema “Juventude em Missão”


No ano em que a Igreja no Brasil dá destaque especial para a evangelização da juventude, a Campanha Missionária, que acontece no mês de outubro, também enfatiza o dinamismo dos jovens. Com o lema “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), a Campanha foi apresentada em coletiva de imprensa, na última quarta-feira, 18, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).

“A Igreja é por sua natureza missionária. E esta campanha deseja recordar essa dimensão”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Sérgio Braschi. “Pelo batismo e pela Crisma, somos ungidos para levar o Evangelho, levar a missão de Jesus. Essa Campanha quer nos comprometer, de uma maneira concreta, no apoio aos missionários além fronteiras”, completa.

Tal apoio se efetiva por meio da coleta, que será realizada em todas as comunidades no Dia Mundial das Missões, este ano em 20 de outubro. “Estes recursos são importantes: uma pequena parte fica para a organização da Campanha e a manutenção das POM, e a maior parte é enviada para o Fundo Mundial de Solidariedade, em Roma, que financia projetos de ajuda a missões em todo mundo, especialmente na Ásia e na África. São projetos como sustento de dioceses, manutenção de seminários, obras sociais e assistência aos missionários”, explica padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM.

A organização da Campanha no Brasil é de responsabilidade das POM, em parceria com duas Comissões Episcopais da CNBB: a de Ação Missionária e a da Amazônia. Os subsídios foram enviados para as comunidades de todo o país: 190 mil livretos da novena missionária; 22 mil DVD’s com testemunhos; 8 milhões de folhetos com orações para as missas dominicais; 11 milhões de envelopes para a coleta.

“Que todos procurem estes subsídios que já estão nas dioceses e que sejam utilizados da melhor maneira possível”, explica dom Sérgio. Ele também destacou o papel dos Conselhos Missionários Diocesanos e Paroquiais na motivação da Campanha. Todo o material está disponível também no site das POM, e pode ser baixado gratuitamente.

Fonte:  CNBB

Papa Francisco faz mudanças na Cúria Romana



O pontífice aceitou o pedido de renúncia, por limite de idade, do cardeal Manuel Monteiro de Castro como penitenciário-mor e nomeou como seu sucessor o cardeal Mauro Piacenza, até então prefeito da Congregação para o Clero;

Na Congregação para a Doutrina da Fé: confirmou como prefeito Dom Gerhard Ludwig Müller; como secretário dom Luis Francisco Ladaria Ferrer; e nomeou secretário adjunto dom Joseph Augustine Di Noia, até então vice-presidente da Pontifícia Comissão «Ecclesia Dei»; confirmou ainda os membros e os consultores, nomeando como novo consultor dom Giuseppe Sciacca, secretário adjunto do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica;

Na Congregação para a Evangelização dos Povos: confirmou como prefeito o cardeal Fernando Filoni; como secretário Dom Savio Hon Tai-Fai; como secretário adjunto dom Protase Rugambwa; e todos os membros e consultores do Dicastério;

Na Congregação para o Clero: nomeou como prefeito o arcebispo Dom Beniamino Stella, até então presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica; confirmou como secretário dom Celso Morga Iruzubieta; e nomeou como secretário para os Seminários dom Jorge Carlos Patrón Wong, elevando-o à dignidade de arcebispo;

Na Administração do Patrimônio da Sé Apostólica: nomeou delegado da Seção Ordinária o Mons. Mauro Rivella, do clero da arquidiocese de Turim.

O Santo Padre nomeou núncio apostólico na Alemanha dom Nikola Eterovic, até então secretário geral do Sínodo dos Bispos, e chamou para suceder-lhe no mesmo cargo dom Lorenzo Baldisseri, até então secretário da Congregação para os Bispos.

O papa Francisco nomeou ainda como núncio apostólico em Serra Leoa dom Miroslaw Adamczyk, até então núncio na Libéria e Gâmbia.

Por fim, o pontífice nomeou como núncio apostólico e presidente da Pontifícia Academia Eclesiástica o Mons. Giampiero Gloder, Conselheiro de Nunciatura, elevando-o a dignidade de arcebispo.

Fonte: Rádio Vaticano

Justiça condena mandante do assassinato de Dorothy Stang a 30 anos de prisão



A Justiça do Pará condenou, no fim da noite dessa quinta-feira (19), o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, a 30 anos de prisão, inicialmente em regime fechado, pela morte da missionária Dorothy Stang, na qualidade de coautor e mandante do crime. O julgamento, o quarto realizado após recursos dos advogados, durou mais de 14 horas. A sentença foi lida pelo juiz Raimundo Moisés Alves Flexa. 
Dorothy Stang foi morta a tiros no município de Anapu, no sudoeste paraense, em 12 de fevereiro de 2005. De acordo com o Ministério Público, ela foi assassinada porque defendia a implantação de assentamentos para trabalhadores rurais em terras públicas que eram disputadas por fazendeiros e madeireiros da região.

As investigações das polícias Civil e Federal na época do crime indicaram que Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Batista foram os autores do assassinato. Amair Feijoli Cunha, o Tato, foi apontado como intermediário. Ele foi contratado por Bida e por Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, que pagaram R$ 50 mil pelo assassinato da missionária, conforme a investigação. A defesa de Bida alegou que não havia evidências suficientes que comprovasse o envolvimento do fazendeiro no caso.

Condenado a 30 anos no primeiro julgamento, em 2007, Bida teve direito a novo júri em 2008, quando foi absolvido. O segundo julgamento, no entanto, foi anulado por fraude processual. No terceiro julgamento, que durou mais de 50 dias, Bida voltou a ser condenado, mas os advogados conseguiram a anulação alegando cerceamento de defesa.

Na ocasião, o fazendeiro foi a júri representado por um defensor público, que admitiu posteriormente não ter tido acesso a todo o processo, o que foi usado pela defesa posterior de Bida para pedir a anulação do julgamento.

Fonte: www.pom.com.br