sábado, 8 de fevereiro de 2014

Terço na Gruta


Aconteceu mais um momento mariano com recitação do terço na Gruta Nossa Senhora da Conceição na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz/RN. No sábado dia 8/02, teve a presença dos casais da Pastoral Familiar. O casal Junior e Iracilda acolheu a todos com muito satisfação. 








sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Matrículas para ECAN começam dia 10



A direção da Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal - ECAN abre o período de matrículas para o Curso de Comunicação para a Pastoral - turma 2014. As matrículas podem ser feitas, a partir de segunda-feira, 10, das 8 às 12h e das 13h30 às 17 horas, na sala da Pascom, situada no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral. São oferecidas 40 vagas, destinadas a agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais.

As aulas acontecem uma vez por mês, sempre em um final de semana (sábado e domingo), de março a dezembro, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, vizinho à antiga Catedral, na Cidade Alta - Natal. Durante o Curso, os alunos terão aulas de Pastoral da Comunicação, Metodologia de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Expressão Oral e Escrita, Comunicação na Liturgia, Rádio, Jornal Impresso, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Produção de Vídeo, Fotografia, Marketing, Comunicação Pessoal e Grupal e Assessoria de Comunicação.

No final do curso, cada aluno deve elaborar um projeto, no campo da comunicação, para executar na paróquia, onde está inserido.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Funcionários da Arquidiocese aderem ao "Medida Certa"

Reunião do grupo na sala da Pascom


Um grupo de funcionários da Arquidiocese de Natal decidiu participar de um processo de reeducação alimentar, ao qual denominaram "Medida Certa", fazendo referência a um quadro do programa Fantástico, da Rede Globo. O grupo é orientado pela nutricionista Márcia Roque, também funcionária da Arquidiocese. Na última terça-feira, 4, o grupo, formado por cerca de dez pessoas, teve o primeiro encontro com a nutricionista, quando ouviram informações sobre como se dará o processo da reeducação alimentar. Márcia Roque explica que a reeducação tem efeito mais eficaz do que a simples dieta. "Nesse processo de reeducação, a gente ensina às pessoas a escolher novos e melhor os alimentos. Também trabalhamos com as trocas inteligentes, que consiste em substituir um alimento calórico por outro menos calórico, mas com igual sabor", ressalta.

Na primeira semana do processo de reeducação alimentar, Márcia Roque conferiu peso e altura dos participantes, assim como solicitou exames bioquímicos, a fim de fazer uma avaliação antropométrica de cada um. O segundo passo será organizar um cardápio semanal, contendo todas as refeições diárias, para o grupo. A proposta é que os participantes se encontrem quinzenalmente para troca de experiências e para receberem as devidas orientações da nutricionista. O grupo viverá este processo de reeducação alimentar, acompanhado por Márcia Roque, até dezembro deste ano.
Foto: Cacilda Medeiros

Fonte: Arquidiocese de Natal

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pascom lança hotsite sobre Encontro Nacional

Os comunicadores que irão participar do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), a partir de agora, podem acompanhar toda a preparação do evento por meio de um hotsite. A página está no ar e foi lançada com o objetivo de oferecer informações aos interessados, como a programação, inscrições, local de hospedagem, trajeto etc.
Os internautas têm ainda a oportunidade de conhecer os conferencistas internacionais e nacionais que estarão no evento. O hotsite apresenta um layout moderno e com fácil navegação pelos conteúdos e galerias.
De acordo com o assessor da Rede de Informática da Igreja no Brasil (RIIBRA), padre Clóvis Andrade de Melo, o hotsite foi desenvolvido com a proposta de valorizar as informações do encontro. “É um espaço por meio do qual os comunicadores podem tirar suas dúvidas e acompanhar toda a preparação. Queremos que o evento seja um momento de comunhão e partilha entre os participantes”, disse.
Padre Clóvis comenta que, em breve, a página possibilitará a interação entre os participantes para troca de experiências das diferentes formas de fazer comunicação na Igreja no Brasil.
Cultura e tecnologias
O Encontro Nacional da Pascom nasceu com o objetivo de articular e animar a Pastoral da Comunicação na Igreja do Brasil. Este ano, o tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” será refletido nos seminários e painéis com a presença de pesquisadores da comunicação. Estão confirmados como palestrantes o padre jesuíta, Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, e Letícia Soberón, da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), entre outros especialistas.
O evento acontece de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP). As inscrições estão disponíveis até 23 de junho, com vagas limitadas. São esperados aproximadamente 700 participantes.

Padre Francisco das Chagas de Souza assume o governo da Arquidiocese de Natal


O Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza, assume o governo da Arquidiocese de Natal, no período de 6 a 13 de fevereiro. Isto acontece porque o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, está em peregrinação no México, juntamente com um grupo de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. O Vigário Geral, Padre Edilson Nobre, goza férias, a partir desta quinta-feira.

Padre Chagas dará expediente, neste período, na cúria metropolitana, no horário da manhã.

Foto: O Vigário Episcopal Urbano, Padre Francisco das Chagas de Souza, assume o governo da Arquidiocese de Natal, no período de 6 a 13 de fevereiro. Isto acontece porque o Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, está em peregrinação no México, juntamente com um grupo de bispos do Regional Nordeste 2, da CNBB. O Vigário Geral, Padre Edilson Nobre, goza férias, a partir desta quinta-feira.

Padre Chagas dará expediente, neste período, na cúria metropolitana, no horário da manhã.

FOTO
LEGENDA: Pe. Chagas, vigário episcopal urbano
CRÉDITO: José Bezerra

Foto Legenda: Pe. Chagas, vigário episcopal urbano
Crédito: José Bezerra

Feliz aniversário Claudio Lima!

Hoje e sempre, você merece muitos abraços e homenagens. Que Deus, nosso Pai, ilumine ainda mais seu caminho, para que possa conquistar todos os seus sonhos. Queremos também te agradecer, por tudo o que tem feito para que a nosso trabalho e vivencia  fique cada vez melhor.



Claudio Lima é radialista, professor e assessor de eventos. Trabalha pela Pascom cobrindo eventos na paróquia e fora dela. Também tira fotos e faz anúncios e gravações de divulgações para paróquia. 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014
MENSAGEM

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2014
Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Boletim da Santa Sé
Fez-Se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza (cf. 2 Cor 8,9)
Queridos irmãos e irmãs!
Por ocasião da Quaresma, ofereço-vos algumas reflexões com a esperança de que possam servir para o caminho pessoal e comunitário de conversão. Como motivo inspirador tomei a seguinte frase de São Paulo: « Conheceis bem a bondade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza » (2 Cor 8,9). O Apóstolo escreve aos cristãos de Corinto encorajando-os a serem generosos na ajuda aos fiéis de Jerusalém que passam necessidade. A nós, cristãos de hoje, que nos dizem estas palavras de São Paulo? Que nos diz, hoje, a nós, o convite à pobreza, a uma vida pobre em sentido evangélico?

Paróquia planeja formação litúrgica para leigos e músicos

Aconteceu nesta terça-feira, dia 04, às 20h, na Matriz, um encontro que reuniu agentes de pastorais, coordenadores e membros de ministérios de música, e leigos para analisar e planejar ações para a melhoria da liturgia na paróquia da Imaculada Conceição. O pároco Pe. Francisco de Assis e o vigário Pe. Pedro Cunha dirigiram o encontro e pautaram alguns problemas e melhorias sobre a ação litúrgica dentro das celebrações.

Os participantes também fizeram avaliações e deram sugestões para o assunto. Foi definido que uma vez por mês, no quarto domingo, a paróquia fará um encontro de formação. O Casal Rosevaldo e Márcia foram eleitos coordenadores da Equipe Litúrgica. Todas as quartas-feiras a equipe de liturgia se reunirá na matriz da paróquia para planejar e definir ações para as celebrações da referente a semana.







O Casal Rosevaldo e Márcia são os coordenadores da Equipe Litúrgica

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Parabéns Washington!!!

Hoje é um dia especial para nós que fazemos a Equipe da Pascom de Nova Cruz; hoje é o aniversário do nosso grande amigo Washington Barúna. O aniversariante trabalha pela Pascom registrando eventos com fotos e também representa a pastoral em reuniões diversas.  Desejamos que Deus abençoe você todos dias, com muita alegria, paz e sabedoria. Um forte abraço!!!!


segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Paróquia de Nova Cruz planeja CF 2014



Com o objetivo de planejar a Campanha da Fraternidade 2014, o Pároco, Pe. Francisco Assis Inácio convoca todos os coordenadores de Pastorais, movimentos e serviços para reunião extraordinária do Conselho Pastoral Paroquial - CPP. A reunião será sábado, dia 8 de fevereiro, no salão do ECC, a partir das 8h. A reunião do CPP acontece mensalmente todos 4º sábado do mês, porém este mês o Padre Assis fará reunião extraordinária. 


Seminário de São Pedro celebra 95 anos


O Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, celebra 95 anos de fundação no próximo dia 19 de fevereiro. Para celebrar a data, uma programação festiva foi planejada, com a celebração de um tríduo, no período de 17 a 19 de fevereiro. As celebrações vão acontecer às 19h, seguidas de atrações culturais. O tema será “Seminário de São Pedro: 95 anos oferecendo mãos ungidas para o serviço da fé”. Cada noite haverá uma reflexão, acerca da identidade da vida sacerdotal. A figura do padre será meditada no âmbito de três esferas: 1ª noite: como homem chamado à vida; 2ª noite: como chamado a ser cristão inserido no mundo; 3ª noite: como escolhido por Deus a serviço da humanidade. No dia 20, encerrando as comemorações, vai acontecer a ordenação diaconal de quatro seminaristas: Alan Lago, Erivaldo Barbosa, Idelbrando Medeiros e João Batista Nunes. A celebração vai acontecer às 17h, na Catedral metropolitana de Natal. 

Ainda alusivo ao aniversário do Seminário de São Pedro, estão programadas uma mostra fotográfica e a reedição de um livro histórico, previstas para acontecer no mês de agosto. O Seminário foi fundado no dia 15 de fevereiro de 1919, pelo segundo arcebispo de Natal, Dom Antônio dos Santos Cabral.

Fonte: Arquidiocese de Natal

Padres participarão do 15º Encontro Nacional de Presbíteros


Pe. José Adelson também representa o clero da Arquidiocese de Natal na 
Comissão Regional de Presbíteros
Crédito: José Bezerra

Os Padres José Adelson Rodrigues, Alcimário Pereira e Abelardo Freitas representarão a Arquidiocese de Natal no 15º Encontro Nacional de Presbíteros, realizado na cidade de Aparecida (SP), no período de 5 a 11 deste mês. O tema do encontro é “Concílio Vaticano II e os presbíteros do Brasil: testemunhas de fé, esperança e caridade”. "Antes de tudo, o padre é um homem de Fé, esperança e caridade, que vem do meio do povo, e deve ser testemunha dessas virtudes", explica o Padre José Maria Ribeiro, presidente da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil.

O evento é organizado pela Comissão Nacional de Presbíteros que, desde o ano passado, organizada o Encontro

Fonte: Arquidiocese de Natal

Curso para Bispos aborda a missão na Igreja



A vida consagrada e a missão dos bispos são temáticas escolhidas para a edição 2014 do Curso para Bispos promovido, anualmente, pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Os documentos da Igreja Ad gentes, Perfectae Caritatis e Christus Dominus servem como base para os estudos do episcopado. O curso tem início nesta segunda-feira, 3, e prosseguirá até a sexta, 7.


De acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, esta edição do curso é continuação dos estudos e reflexões propostas pelo Concílio Vaticano II.

“Temos aproveitado para revisitar os documentos do Concílio nas comemorações dos seus 50 anos. A cada ano aproveitamos para aprofundar alguns dos temas dos documentos conciliares. Os conferencistas trazem todos os textos e discussões que se sucederam nestes anos, depois da aprovação e divulgação do documento conciliar. Tem sido de uma riqueza imensa”, explica dom Orani.

Entre os conferencistas estão o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.

Consciência Missionária

O cardeal Filoni abordará o documento Ad Gentes, tratando do perfil missionário na atualidade. A palestra irá tratar da consciência missionária e do compromisso de enviar missionários para as regiões de missões e para os continentes fora do Brasil.

“É importante notar que muitas novas comunidades enviam missionários para a Europa, que vive uma profunda crise de vocações. Mas os padres diocesanos também devem se empenhar na abertura ao espírito missionário nos países que nos evangelizaram no passado e nas grandes regiões da Amazônia, que precisam de evangelizadores e anunciadores da Palavra de Deus pelo autêntico testemunho de vida, levando os sacramentos e o encontro pessoal com o Cristo”, comenta dom Orani.

Dom João Braz de Aviz apresentará o documento Perfectae Charitatis, que reflete sobre as questões ligadas à dimensão vocacional e das experiências da vida religiosa.

Outros bispos da CNBB foram convidados como o bispo de Garanhuns (PE), dom Fernando José Guimarães, que abordará as experiências e desafios específicos da Vida Consagrada e o bispo emérito de Petrópolis (RJ), dom Filippo Santoro, com o tema "A missão do bispo à luz do Decreto Conciliar Christus Dominus.

Tradição

O Curso para bispos no Centro de Estudos e Formação do Sumaré começou em julho de 1990, com a presença do então cardeal Joseph Ratzinger e o tema “O ministério Petrino em nosso tempo”. Daquela data em diante, com apenas duas exceções, todos os anos tem sido realizado o evento.

Fonte: CNBB

Pascom do Regional Nordeste 2 planeja 5º Mutirão Regional de Comunicação


Os seminaristas Antônio Roberto e Rodrigo Paiva, representarão a Arquidiocese de Natal no Encontro de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação, do Regional Nordeste 2, que será realizado de 14 a 16 deste mês, em Campina Grande (PB). A reunião é promovida pela Comissão Regional da Pascom, cujo bispo referencial é Dom Manoel Delson Pedreira, da Diocese de Campina Grande.

Durante o encontro, os coordenadores vão elaborar o Projeto Regional da Pascom, que é uma indicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB. A organização do 5º Mutirão Regional de Comunicação, que será realizado de 29 a 31 de agosto, em Campina Grande, também estará na pauta do encontro. "Os coordenadores irão avaliar o andamento da organização, trazer contribuições e iniciar o processo de escolha da sede do 6º Muticom Regional, que deverá acontecer em 2016", explica a coordenadora regional da Pascom, Márcia Marques.

FOTO

Pascom se reuniu em Lagoa d'Anta


 A Pastoral da Comunicação da Paróquia de Nova Cruz realiza reuniões mensais com a finalidade de planejar, articular, capacitar e meditar. No dia primeiro de fevereiro, os membros da Pascom foram até a cidade de Lagoa d'Anta para a reunião com os membros da Pascom daquela cidade. Na ocasião foi entregue o plano de atividades da Pascom para ser executada neste ano e apresentado os meios de comunicação utilizado pela equipe da Pascom de Lagoa d'Anta para evangelizar. Recentemente a equipe criou um blog: pascomlagoadanta.blogspot.com.br, para divulgar as atividades.

A próxima reunião será dia primeiro de março, na sala da Pascom em Nova Cruz, com a presença dos membros da Pascom de Lagoa d'Anta. 




Mensagem ao Dia Mundial da Vida Consagrada

Na celebração do 18º Dia Mundial da Vida Consagrada, 02 de fevereiro, o arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães, envia mensagem aos Institutos Seculares e de Vida Consagrada.
No texto, o arcebispo destaca que os consagrados têm a missão de "ajudar os homens e as mulheres do nosso tempo a se encontrar com Jesus e ter a alegria de carregá-lo no coração". Dom Pedro recorda as palavras do papa Francisco, na Evangelli Gaudium, na qual disse que a vida consagrada é "um meio privilegiado de evangelização eficaz".
"Neste dia de feliz comemoração dos vossos estados de vida, façamos votos que todas as comunidades paroquiais ou outras formas de comunidades e diferentes famílias religiosas se reúnam para momentos de oração e fervorosa ação de graças", desejou o arcebispo.

Fonte: CNBB

Procissão e Missa da festa de Nossa Senhora da Piedade

Aconteceu neste ultimo domingo, dia 02 de fevereiro, o encerramento da festa de Nossa Senhora da Piedade, no bairro Frei Damião, na cidade de Nova Cruz, com a tradicional procissão dos fiéis com a imagem e a missa. 

A chuva que tem caído sobre a cidade nestes últimos dias, não intimidou os fiéis devotos de N. Sra. da Piedade. Grande número de pessoas participaram da procissão com a imagem. Debaixo de guardas-chuvas, o povo seguiu cantando e rezando, percorrendo diversas ruas do bairro.Viu-se no meio da multidão muitas pessoas vestidas com túnicas azuis, descalças, ou com algum objeto em mãos fazendo assim promessas ou cumprido-as.

Após a procissão, deu-se inicio a missa de encerramento da festa. Depois de nove dias de caminhadas penitenciais, reza do terço e oficio, celebrações, missas, shows ao vivo e quermesse, o povo de Deus se reuniu mais uma vez para homenagear a Mãe de Deus. A missa foi celebrada pelo pároco de Nova Cruz, o Pe. Francisco de Assis Inácio.

Houve ao termino da celebração, os agradecimentos a todos que ajudaram na festa. Ainda teve os sorteios de brindes e de três carneiros.












Fotos: Robervânio Heverton