sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Comunicação e Fé

A Paróquia de Nova Cruz circula a parti desta semana o Informativo paroquial Comunicação e Fé, edição de agosto. O destaque do mês é o Projeto de formação para agentes de pastorais, que será realizado durante todo este mês.





Pastoral da Criança promove a Semana Nacional de Aleitamento Materno



Com o tema “Amamente: torne o mundo mais amigo da criança”, iniciou no último domingo, dia 01 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Permanentemente, a Pastoral da Criança promove o aleitamento materno exclusivo para crianças com até seis meses de idade, isso protege o bebê contra doenças, desenvolve melhor e fortalece a criança.

O aleitamento materno é comprovado cientificamente como muito importante para a saúde da mãe e do bebê. Ele é completo para o bebê, sendo o único alimento de que ele precisa até os seis meses de idade. Por isso, os líderes da Pastoral da Criança conversam com as gestantes, com seus companheiros e com toda a família sobre a importância da amamentação.

Ao longo do tempo, o corpo da mulher modificará o leite de acordo com a necessidade do bebê. O leite materno terá outros nutrientes para que o bebê se desenvolva com saúde. Portanto, o leite materno é sempre adequado para a idade do bebê.

A mãe que amamenta não deve fumar, tomar bebida alcoólica ou outras drogas. Remédios só devem ser usados com orientação médica. Substâncias do cigarro, da bebida e de alguns medicamentos passam para o leite e podem prejudicar o bebê. Assim, a mãe que amamenta precisa ter cuidado, para o seu próprio bem, do bebê e também das outras pessoas da família.

No Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará) cada uma das 14 dioceses e prelazias está realizando algum tipo de ação.

De acordo com irmã Veneranda Alencar, coordenadora estadual da Pastoral da Criança, lideranças e comunidade vão realizar palestras, oficinas, estudos sobre o aleitamento materno. “É uma ação importante, afinal a nossa pastoral vem trabalhando esta ação (aleitamento) desde o seu princípio, e já são 27 anos de apoio e motivação”.

Fonte: CNBB

Semana Nacional da Família começa no domingo


“Família, formadora de valores humanos e cristãos”. Este é o tema da Semana Nacional da Família, que começa no próximo domingo, 8, dia dos pais. Esta é a 14ª edição do evento e repete o tema do 6º Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu no México, em janeiro de 2009.

“Nessa semana, as comunidades eclesiais, escolas, clubes, associações, animadas pela Pastoral Familiar, têm um espaço para preparar e organizar programações diversas, revigorando a integração familiar e ressaltando as virtudes e valores da família", disse o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Orlando Brandes.

“Queremos criar cada vez mais a tradição da Semana Nacional da Família, nas dioceses e nas paróquias de todo o Brasil. Fazer com que as famílias possam refletir sobre os temas, não somente na Semana Nacional, mas todos os dias”, completou dom Orlando.

Durante a semana, as paróquias trabalharão o tema de acordo com o livro “A Hora da Família 2010”, elaborado pela Comissão. O livro traz roteiros para celebrações nos lares, nos grupos e escolas.

Fonte: CNBB

Igreja e famílias celebram dia dos pais

Família dá testemunho de engajamento na Igreja
Foto: José Bezerra


Muitos lares brasileiros estão em festa, neste final de semana. É a celebração do Dia dos Pais que, no Brasil, acontece sempre no segundo domingo de agosto. Hoje, nos lares de muitas famílias, pelo Brasil afora, o pai recebe os “mimos” dos filhos e da esposa. Em alguns casos, é um presente, um bem material. Noutros, algo sem valor monetário, porém mais valioso que muitos presentes: é um abraço, um sorriso, um beijo, sempre acompanhados do tradicional “feliz dia dos pais”. Infelizmente, esta não é uma “regra geral” para todas as famílias.

Mas, por que celebrar o Dia dos Pais? Qual é a origem desta celebração? A história conta que tudo começou em 1909, quando a americana Sonora Luise resolveu homenagear o pai, William Jecson Smart. A partir desta homenagem, o interesse pela data difundiu-se, ultrapassando as fronteiras da cidade de Spokane, no Estado de Washington, e se tornando uma festa nacional, nos Estados Unidos, oficializada em 1972, pelo então presidente Richard Nixon.



No Brasil, a data teria sido criada pelo publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50. “No Brasil, conta-se que teria sido comemorada, pela primeira vez, 1953, no dia de São Joaquim, patriarca da família. Nesta época, o dia de São Joaquim já celebrado, mundialmente, era comemorado no dia 16 de agosto”, comenta Dom Orani João Tempesta, em artigo publicado no dia 11 de agosto de 2007, no site da Canção Nova.

Fonte Jornal A Ordem

Nova Cruz desenvolve projeto de formação

Participantes dos encontros, em 2009
Foto: Flávio Luiz

Agentes pastorais da Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, participam de um projeto de formação, desenvolvido durante este mês de agosto. Os encontros de formação acontecem aos sábados, das 8 às 12 horas, na Igreja Matriz. No dia 7, o tema do encontro foi Sacramentos, abordado pelo Pe. Darci Lopes. No próximo dia 14, será sobre a Sagrada Escritura, sob a orientação do Pe. José Adelson. No dia 21, o Pe. Roberlan Roberto falará sobre Eclesiologia e, no dia 28, o tema será Doutrina Social da Igreja, com assessoria do Pe. Iranildo Augusto.

Também, em Nova Cruz, a Pastoral da Criança fará mutirão de visitas às famílias, a partir de amanhã. A finalidade é fazer as famílias conhecerem o trabalho desenvolvido pela Pastoral.

Já, a Pastoral da Juventude comemorará a Semana Nacional do Estudante, com atividades a serem realizadas no período de 13 a 15 deste mês.

Fonte Jornal A Ordem

Religiosos se encontrarão na Catedral

Ir. Aline Marie, coordenadora da CRB - núcleo de Natal
Foto: Cacilda Medeiros


Religiosos e religiosas da Arquidiocese de Natal se reunirão na Catedral Metropolitana, dia 15 próximo, das 8 às 13 horas. O encontro, organizado pela Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, núcleo de Natal, será em comemoração ao Dia do Religioso. O tema do encontro será “A dimensão profética da vida consagrada na Igreja de Natal”, e será desenvolvido pela Irmã Neiva Sampaio, FMA, e por membros da Comunidade de Casais Vida Nova. Às 11 horas, haverá celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo. Após, será servido um almoço de confraternização.

A coordenação da CRB pede que os religiosos confirmem presença através dos telefones: (84) 3273-3903 e 8857-5546 ou pelo e-mail: crbnucleodenatal@hotmail.com.

Fonte Jornal A Ordem

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CNBB tem novo assessor para a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem um novo assessor para a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia. Trata-se do padre Hernaldo Pinto Farias , 46, mineiro de Belo Horizonte e pertencente à Congregação do Santíssimo Sacramento. Padre Hernaldo substituirá o padre Gustavo Haas, ex-assessor da Comissão, que assume a catedral metropolitana Nossa Senhora de Deus, da arquidiocese de Porto Alegre (RS).

Padre Hernaldo nasceu em 1964 e foi ordenado padre em 18 de julho de 1992. É bacharel em Teologia, pelo Instituto Teológico São Paulo e licenciatura em Filosofia, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga (SP). É mestre e doutor, respectivamente, em Teologia Dogmática e em Sagrada Liturgia, pelo Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma (ITA).

O atual assessor da Comissão para a Liturgia, antes de assumir o cargo foi vigário paroquial da catedral Nossa Senhora da Boa Viagem, em Belo Horizonte; Professor de Liturgia do Centro de Teologia Eucarística Pastoral (CETEP); membro da Equipe de Reflexão da Pastoral Litúrgica da CNBB, entre outros.

Fonte: CNBB

Campina Grande: Ano Sacerdotal termina com a ordenação novos padres



Após peregrinações e encontros regionais e diocesanos, fortalecendo a espiritualidade através do tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do Sacerdote”, encerrou no dia 4, o Ano Sacerdotal na diocese de Campina Grande (PB).

A data que também celebra o Dia do Padre e de São João Maria Vianney, patrono dos presbíteros, marca a abertura do Mês Vocacional na diocese e será coroada com a ordenação de seis novos padres. São eles: Antônio Batista Lima, Dezenilton da Silva Santos, João Paulo Souto Victor, Leandro Márcio de Normândia, Raniery Alves dos Santos e Ruan Peron de Medeiros Lim
a. A celebração será realizada no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.



Segundo o bispo diocesano de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, nos últimos dois anos foram ordenados 15 novos sacerdotes na diocese, sendo sete em 2008 e oito em 2009. “Com os seis que serão ordenados hoje, chegamos ao total de 21 padres em três anos”, frisou.

Para dom Jaime, esse número representa o desenvolvimento da missão cristã. “Isso é fruto de um árduo e dedicado trabalho desenvolvido pela equipe de formação do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, na última década. Assim, com o acréscimo destes padres, o serviço do culto divino, o atendimento espiritual, a administração dos sacramentos, o trabalho pastoral e missionário e as demais atividades e serviços serão aperfeiçoados e ampliados”, destacou.

Para o coordenador do clero diocesano, padre Romualdo Vieira, o Ano Sacerdotal foi preparado para ser concluído com ordenações. “A Igreja no mundo encerrou este Ano no último mês de junho, mas como podemos ajustar esta programação conforme a agenda diocesana, decidimos então concluir com um grande acontecimento, ou seja, ordenações”, frisou.

Na Arquidiocese de Natal a data também foi comemorada na casa do clero, em Emaús, com celebração da Santa Missa, e presença de diversos padres.

Fonte: CNBB

Manifestação pró Ficha Limpa


Aconteceu em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, em Brasília, dia 04 de agosto, uma manifestação pró Ficha Limpa. A data é véspera do último dia para que os Tribunais Regionais Eleitorais respondam aos pedidos de impugnação de candidaturas. A concentração dos manifestantes, organizados pelo comitê do Movimento de Combate Corrupção Eleitoral (MCCE) do Distrito Federal, será às 16h, em frente ao Memorial JK, no Eixo Monumental. Às 17h, eles seguirão até a entrada do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF).

A manifestação quer garantir o cumprimento da Lei 135/2010, da Ficha Limpa, nas eleições deste ano. Participarão do ato, moradores das cidades de Samambaia e do Recanto das Emas (cidades satélites de Brasília), além de representantes de organizações da sociedade civil.

A Lei da Ficha Limpa foi sancionada pelo presidente Lula no dia 04 de junho de 2010, depois de dois anos de campanha e da arrecadação de 1,7 milhão de assinaturas de apoio à proposta. Na semana passada, a Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com apoio do MCCE, lançou um portal para o cadastramento dos candidatos que estão de acordo com a lei da Ficha Limpa. O site tornar mais transparente o processo eleitoral, a partir da divulgação dos gastos de campanha de cada candidato.

Fonte: CNBB

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nova Cruz recebeu alimentos do Mesa Brasil

A Paróquia da Imaculada Conceição recebeu 8 toneladas de feijão do Programa Mesa Brasil do SESC/RN, para serem doados as familias acompanhadas pela Pastoral da Criança e do Menor. A entrega aconteceu na manhã de terça-feira, 3 de agosto, no Centro Pastoral do Catolé. A entrega contou com a participação do Pe. Iranildo Augusto, Vigário Paroquial da Paróquia de Nova Cruz, Ir. Aparecida da Silva representando a Pastoral da Criança, Líderes da Pastoral da Criança, Lurdete Franco pela Pastoral do Menor, Evilene Oliveira, coordenadora do programa e Raimundo Martins, Presidente do sindicato Varejista de Nova Cruz. Cerca de 170 familias foram beneficiadas com o feijão que foi entregue no mesmo local.



Foto: cedida


o Programa tem uma iniciativa de ação social permanente na área de segurança alimentar e nutricional sustentável, e conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. Além de alimentos, o Programa Mesa Brasil recebe doações de produtos de higiene pessoal, material de limpeza, vestuário, material escolar e utensílios domésticos que são doados as famílias carentes.


Raimundo Martins, presidente do Sindicato Varejista de Nova Cruz



Fotos: Pe. Iranildo Augusto

Novo Batistério do Santuário Nacional será inaugurado


O Santuário Nacional inaugura no próximo dia 15 de agosto o Batistério, espaço reservado para o Sacramento do Batismo, na Casa da Mãe Aparecida. A obra, iniciada em 14 de outubro de 2009, fica localizada à esquerda da Tribuna Dom Aloísio Lorscheider, na Nave Sul da Basílica.

O espaço de 140 metros quadrados, é uma extensão da arquitetura do Santuário, idêntico à Capela da Ressurreição, onde estão depositados os restos mortais dos bispos que foram os pastores da Arquidiocese de Aparecida. O novo batistério contará com uma bela fonte Batismal, além do Altar dos Santos Óleos, ornamentado com painéis do artista sacro Cláudio Pastro.

Cada uma das obras têm seu próprio significado:

Fonte Batismal

Ocupa o centro físico do espaço e simboliza o túmulo do Ressuscitado. É o centro do Mistério Batismal Cristão: "pelo Batismo (mergulho) fomos sepultados com Cristo a fim de que levemos uma vida nova" Rm 6,3.

Toda feita em mármore travertino bem polida, tem forma quadrada.

Em seu interior, em mosaico colorido, a cruz centro do cosmo, é o sinal que marca da salvação do Cristo em seu Ministério Redentor.

Três pequenos degraus em tons azuis, assinalam a descida do Senhor aos infernos para salvar e recuperar toda a humanidade.

Nas paredes laterais externas, cenas entalhadas nesse mármore (baixo relêvo) com a síntese da fé batismal.

O Ambão, a pomba e o círio pascal

O Ambão corresponde à pedra do túmulo onde o próprio Senhor é o primeiro a testemunhar sua ressurreição, lugar da "Palavra Sopro" da Vida. Sobre o Ambão, uma pomba é a base do Círio Pascal.

Do Ambão jorra uma lâmina d'água que enche esse "poço-túmulo", e em seu frontispício gravado ao alto:"Tu és o meu filho, eu te gerei" Lc 3,22.

O Piso

Tem dois movimentos: o da água em movimento (ação do Espírito que dá vida nesse local) e sai da Fonte-Túmulo para fertilizar os quatro cantos da Terra e o Sol, os raios de luz.

Aqui o batizado torna-se o iluminado por Aquele que é a luz do mundo. Nota-se uma ligação com piso da Basílica e sua simbologia.

Os Arcos

Nove "arcos romanos" circundam o espaço.

Suas paredes em mármore e, ou granito possuem cores diferentes, painéis que simbolizam água em movimento.

Na parede do fundo, em marchetaria, uma grande cruz (em tom vermelho) com 5 pontos (as 5 Chagas). Dela sai o "rio da vida", a fonte nova que dá vida aos cristãos e ao mundo.

Corresponde à CRUZ da Redenção, símbolo máximo do Ministério Pascal. Numa das laterais as palavras Pai, Filho e Espírito Santo, a fórmula batismal por excelência.

No "Altar" foi gravado a palavra CHRISTUS, cristão ungido. É no Mistério do Cristo que nos tornamos Filhos Adotivos, Cristãos.

Sobre ele, 3 Ampolas em cristal e prata guardam os Santos Óleos para a unção do neófito.

A Porta

A porta de folha dupla, no Adro do Batistério, será executada em estrutura de ferro e revestimento em bronze patinado (2,30 m x 3,62 m). As inscrições serão realizadas com gravação em baixo relevo.

“PAX”

Paz é a palavra chave gravada no piso, à entrada. Trata-se da primeira saudação do Ressuscitado à comunidade dos discípulos e, assim, é uma,

saudação pascal. A vida cristã conduz à paz e harmonia consigo mesmo e com os outros.

A Cúpula

Toda em porcelana ouro corresponde à luz deifica, primeira manifestação do Espírito (Gn 1, 1-2); Deus está presente nesse local, pois o ouro é o material da divindade.

O novo espaço acolherá, a partir de sua inauguração, todas as celebrações de batizados no Santuário, que antes aconteciam em uma capela no subsolo do Santuário Nacional.

Fonte: catolicanet.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Inscrições para Mutirão encerram dia 15



As inscrições para o 1º Mutirão Estadual de Comunicação estarão abertas até o dia 15 de agosto e podem ser feitas com as coordenações paroquiais da Pascom ou na sala da coordenação arquidiocesana, no Centro Pastoral Pio X - subsolo da Catedral Metropolitana ou ainda através da internet, no endereço: www.arquidiocesedenatal.org.br. A taxa de inscrição é de trinta reais, dando direito a material utilizado no Mutirão, almoço nos dois dias e certificado.

O Mutirão será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Colégio Nossa Senhora das Neves, situado no bairro do Alecrim, em Natal. A programação terá início às 8h, do sábado, com momento de acolhida. Das 9h30 às 12h, será uma conferência sobre "a comunicação a serviço da Palavra", proferida pelo jornalista Ismar de Oliveira Soares, professor da USP. À tarde, serão oferecidas 11 oficinas, encerrando com o lançamento do CD "Buscai as coisas do alto", do Pe. Héliton Marconi, coordenador da Pascom na Diocese de Caicó. "Sobre as oficinas, lembramos que cada pessoa só pode se inscrever em uma, já que acontecerão simultaneamente", esclarece Cacilda Medeiros, da coordenação arquidiocesana.

No dia 29, as atividades iniciam com missa, às 7h30, presidida pelo bispo referencial da Pastoral da Comunicação no Regional Nordeste 2, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. Após a missa, o tema "Pastoral da Comunicação no RN: missão e desafios", será exposto através de um painel, conduzido pelos coordenadores da Pascom na Arquidiocese de Natal e nas Dioceses de Mossoró e de Caicó.

O Mutirão é aberto a agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais, comunicadores populares, profissionais e estudantes de comunicação social, de todo o Rio Grande do Norte.

Pastoral revitaliza equipes paroquiais

Milton Dantas, coordenador arquidiocesano
Foto: Cacilda Medeiros


A coordenação arquidiocesana da Pastoral da Criança decidiu revitalizar o trabalho em algumas paróquias. “Com a certeza de que é necessário prevenir enquanto é tempo, a Pastoral da Criança se lança em águas mais profundas reativando a ação em vários municípios”, conta o coordenador arquidiocesano, Milton Dantas.


No município de Bom Jesus, Pastoral realizou em encontro para capacitar líderes e já está acompanhando quatro comunidades. Em Baía Formosa, aconteceu o primeiro momento de capacitação para líderes. “Atualmente, o grupo está estudando o material pedagógico da Pastoral”, adianta Milton. Neste fim, de semana, é a vez de 35 novos líderes da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Macaíba, participarem de formação para o trabalho de acompanhamento de gestantes e crianças com idade entre zero e seis anos de idade.
Fonte: www.arquidiocesedenata.org.br

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Festa do povo de Deus foi um sucesso

Foi uma grande festa do povo de Deus do 8º zonal, em Nova Cruz, no último domingo. Estamos falando do Encontrão do povo de Deus, realizado pelas paróquias e áreas pastorais do 8º zonal da Arquidiocese de Nata. A festa teve inicio com a palavra de acolhida do Pe. Edilson Nobre, administrador paroquial da paróquia de Nova Cruz, em seguida aconteceu a celebração de acolhida para a palavra de Deus, que foi entronizado com uma bela coreografia, feita por jovens de Nova Cruz.
Depois foi a vez da presença do Pe. Humberto Negreiros, que fez um bonito show, dando destaque a palavra de Deus. A paróquia Nossa Senhora da Penha, de Monte Alegre e a área pastoral Nossa Senhora das Dores, de Brejinho, fizeram as apresentações culturais. O encontrão terminou com celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Edilson Nobre, e con-celebrada pelos padres do zonal e Pe. Mario Gomes, Coordenador do zonal fez a homilia.



Uma mutidão lotou o ginásio

Apresentação dos jovens de Brejinho



Pe. Humberto Negreiros animou a mutidão





As pastorais, movimentos e serviços estavam presente

Fotos: Flavio, José Carlo e Robervanio

domingo, 1 de agosto de 2010

Inicio do Encontrão do povo de Deus

A Paróquia de Nova Cruz sediou neste domingo, primeiro de agosto, o Encontrão do povo de Deus do 8º zonal. Veja como foi a abertura do encontro que teve uma boa participação dos agentes de pastorais, movimentos e serviços das paroquiais e áreas pastorais do zonal. Amanhã teremos a matéria completa.






Fotos: José Carlos e Robervanio