sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Missa de encerramento da festa de Nossa Senhora da Piedade



A Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz realizou o encerramento da festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião. Na tarde/noite desta sexta-feira, 02/02, os fieis após a participação da procissão participaram da missa presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco, concelebrada pelo Pe. Luciano Inácio, vigário paroquial, e com participação do diácono Alexandre Rossino e as religiosas Filhas do Amor Divino. 




 








Multidão de fieis vão as ruas para procissão de Nossa Senhora da Piedade



Uma multidão de fieis devotos de Nossa Senhora Senhora da Piedade participaram da procissão de encerramento da festa da padroeira do bairro Frei Damião, em Nova Cruz/RN. A procissão aconteceu na tarde da sexta-feira, 02, e contou com a presença dos padres Aerton Sales, pároco, Luciano Inácio, vigário paroquial e do diácono Alexandre Rossino.  








Religiosas do Amor Divino realizaram renovação dos votos


Na manhã desta sexta-feira, 02 de fevereiro, aconteceu a celebração de renovação de votos das Irmãs Filhas do Amor Divino. Na ocasião, as Irmãs Marilda Oliveira e Diana Cristina fizeram a profissão perpétua. Outras religiosas celebraram 25 anos; outras, 50, 60, 65 e 70 anos de vida religiosa. A celebração aconteceu no auditório do Colégio das Neves, no Alecrim, e foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

 O dia também tem uma grande importância para os católicos, porque é o momento em que a Igreja celebra a Festa de Apresentação do Senhor, relembrando o dia em que Jesus foi apresentado ao Templo por Maria e José. O gesto da apresentação relembra o oferecimento da vida de Jesus Cristo a Deus, vislumbrando que Sua Existência está voltada para a humanidade. Esta celebração também é conhecida como Festa da Purificação de Nossa Senhora. 

Na ocasião as religiosas Ir. Maria José, Celma Maria e Auriane Chaves, também fizeram a professam sua fé e renovam seus votos de forma pública. Elas residiram na comunidade Mãe Admirável na Paróquia de Nova Cruz. Os padres Aerton Sales e Luciano Inácio participaram da solenidade. 




Fotos: Arquidiocese de Natal

Paróquia de Nova Cruz divulga novos horários das missas


Brasão da Paróquia


A Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta, divulga os novos horários de algumas missas que passarão a ser realizados a partir deste mês de fevereiro. A missa do domingo na Igreja Santa Terezinha em Lagoa d'Anta, será realizada a partir das 19h00. A missa na Igreja Matriz de Nova Cruz acontecerá a partir das 19h30. Na comunidade de Primeira Lagoa, a missa passará para o terceiro sábado do mês às 19h00. As demais missas continuam nos horários normais. Os novos horários já começarão a ser realizados a partir deste próximo domingo, 04 de fevereiro. 

Segundo o Pároco Pe. Aerton Sales, as mudanças nos horários foram necessárias para melhor atender os fieis e para que os padres tenham mais tempo para locomoção entre Nova Cruz e Lagoa d'Anta, além de acolher melhor os paroquianos. 

No domingo as missas serão nos seguintes horários e locais: 

Igreja Matriz de Nova Cruz - 7h30 e 19h30

Igreja de São Sebastião em Nova Cruz - 17h00

 Igreja Santa Terezinha em Lagoa d'Anta - 19h00

Ainda a partir deste mês acontecerá a missa do Batalhão Espiritual de São Sebastião, todo dia 20 de cada mês na Igreja de São Sebastião em Nova Cruz , a partir das 12h00. Além da missa das almas, na primeira segunda-feira, no cemitério de Nova Cruz, às 16h00 e a missa com oração de cura, na última quinta-feira de cada mês, às 19h00.



Paróquia encerra hoje festa de Nossa Senhora da Piedade

Fotos do encerramento realizada em 2017

A Paróquia da Imaculada Conceição encerra a festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião, com procissão e missa, na tarde desta sexta-feira, 02/02. A procissão sairá às 17h00, da Igreja Nossa Senhora da Piedade, e percorrerá as seguintes ruas: Romildo Arruda Câmara, José Soares de Sena, Ver. Pedro Tavares Sobrinho, Carlos Alexandre, Sargento Pinheiro e Rua Vereador Neco Moreira (ao lado da Praça Frei Damião) chegando ao local da missa de encerramento. A expectativa é uma multidão de fieis participem da procissão como acontece anualmente no encerramento da festa. 






Padre Aerton presidiu missa da 7ª noite da Festa de Nossa Senhora da Peidade



A sétima noite da Festa de Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião, em Nova Cruz/RN, foi presidida pelo pároco Pe. Aerton Sales. Na missa o Pe. Aerton também fez a doação da rosa a Nossa Senhora, como aconteceu durante as noites de festas. Nesta noite (01/02) na programação cultural aconteceu o festival de prêmios. 

Este ano a festa foi realizada de 26 de janeiro a 02 de fevereiro, sendo pela primeira vez que a festa aconteceu o septenário, ou seja, 7 dias de festas, por ocasião da missa com oração de cura, que aconteceu dia 25 de janeiro, dia em que começava a festa. Uma vasta programação religiosa e social foi realizada no período da festa em  Nova Cruz/RN.














terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Paróquia de Nova Cruz tem novo articulador



Na Assembleia Pastoral o Pároco Pe. Aerton Sales apresentou o novo articulador paroquial. É o José Galdino da Rocha, conhecido por Junior de Santa Luzia (foto), por ser morador daquele bairro, em Nova Cruz. A partir deste mês ele assume essa função na Paróquia da Imaculada Conceição, formada pelos municípios de Nova Cruz e Lagoa d'Anta. Junior tem a missão de auxiliar os padres na organização, planejamento e articulação nas atividades e eventos da paróquia. A assembleia aconteceu no último domingo, 28 de janeiro. 

Fieis participam de caminhadas e missas na festa de Nossa Senhora da Piedade



Fieis paroquianos estão participando das caminhadas e missas pela manhã no bairro Frei Damião, em Nova Cruz. A partir das 5h00 eles saem da igreja Nossa Senhora da Piedade e seguem até a casa de uma família do bairro onde acontece a missa. A programação faz parte da festa de  Nossa Senhora da Piedade, padroeira do bairro Frei Damião. No último dia da caminhada, quinta-feira, 01 de fevereiro, acontecerá caminhada, missa e café partilhado na praça do Frei Damião. 





segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Paróquia realizou assembleia pastoral e definiu atividades para 2018



A Paróquia da Imaculada Conceição formada pelos municípios Nova Cruz e Lagoa d'Anta realizou a Assembleia Pastoral, na manhã do último domingo, 28/01, na quadra de esportes do Colégio de Nossa Senhora do Carmo, e teve a direção do pároco Pe. Aerton Sales, que na ocasião fez uma apresentação do significado da Igreja Católica Apostólica Romana fundada por Jesus Cristo: “A Igreja foi fundada no tempo por CRISTO Redentor”. (“Gaudium et spes” (40 b)). “O CRISTO Senhor fundou uma só e única Igreja”. (“Untatis Redint gratio” (1a)), e ainda dados estatístico no Brasil e no Mundo, e ainda apresentou ainda os dados estatístico relacionada a Paróquia da Imaculada Conceição, ambos dados extraídos do IBGE.

O Pe. Aerton apresentou também o resultado da pesquisa religiosa realizada no mês de novembro de 2017, durante a peregrinação da imagem da padroeira, cuja informações servirá para a ação pastoral que será realizada neste ano. As informações e dados da pesquisa mostra em quantidades aproximada de pessoas que vão a missa com frequência, raramente, ou nunca vão a missa. Pessoas que não são batizados, não fizeram 1ª Eucaristia, não fizeram o Sacramento da Crisma, não são casados na Igreja e são engajados em alguma pastoral, movimento ou serviço. Todos os dados coletados são referente as comunidades rurais de Nova Cruz  e Lagoa d'Anta, como também aos bairros de Nova Cruz.

Em relação as atividades o Pe. Aerton apresentou a proposta das atividades prevista para o zonal, vicariato sul e paróquia. Na Paróquia, as missas do domingo em Lagoa d'Anta, passará para 19h00, e na matriz de Nova Cruz, passará para às 19h30, ambas a partir do domingo, 04 de fevereiro de 2018.

Foi apresentado todo calendário de eventos e atividades das pastorais, movimentos e serviços, tais como os encontros de formação que serão promovidos pela paróquia. Neste ano a paróquia realizará 3 romarias, sendo uma para Cunhaú, em Canguaretama, dia 28 de março; para Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, dia 22 de abril e para Aparecida/SP, de 22 a 26 de agosto. Ainda será realizado um curso de Bíblia, de 18 a 30 de junho, com as Irmãs Apóstolas da Palavra. No dia 12 de março, a paróquia realizará a celebração em comemoração aos 163 anos de criação da paróquia.

No final do encontro Pe. Aerton apresentou os coordenadores das  pastorais, movimentos e serviços, e também os membros do Conselho Pastoral e do Conselho das Comunidades.